Como começar no dropshipping: essa é a principal dúvida de quem pensa em ingressar nesta modalidade de vendas e não sabe como dar os primeiros passos. Afinal, o drop pode ser um negócio altamente lucrativo, mas também desafiador para iniciantes.
Essa modalidade de vendas permite deixar a parte de envio, estoque e embalagem com fornecedores. Mas, apesar dessa grande facilidade, como todo negócio o dropshipping também tem suas peculiaridades.
Além de firmar parcerias, investir na divulgação de produtos e criar uma loja virtual atraente, é preciso estudar a modalidade, seus benefícios e desvantagens para que o seu negócio seja bem-sucedido.
Se você está pensando em ingressar nesse mercado, mas não sabe como começar no dropshipping, continue a leitura e veja o que você precisa saber antes de dar o pontapé inicial.
Dropshipping vale a pena?
Quando o assunto é dropshipping, não faltam promessas na internet de grandes faturamentos em curtos períodos de tempo. Mas, será que fazer dropshipping vale a pena?
A resposta é simples: sim, o dropshipping vale a pena.
A verdade é que essa modalidade de vendas traz uma série de facilidades para quem quer começar a vender online. Mas como qualquer outro negócio, requer estudos de mercado, análise da concorrência e flexibilidade para se adaptar às demandas.
Além disso, uma operação de dropshipping de sucesso precisa de bons fornecedores, uma estratégia certeira de precificação e um catálogo de produtos atraentes.
Para avaliar se o drop é o modelo de negócio certo para você, veja algumas vantagens e riscos dessa modalidade:
Vantagens do dropshipping
A grande vantagem do dropshipping é que não é preciso se preocupar com estoque, embalagens e depósito de produtos: essa parte fica sob responsabilidade dos fornecedores parceiros.
Isso também diminui os custos da operação e faz com que esse modelo tenha um baixo investimento inicial, tornando o drop uma modalidade econômica e ideal para quem está começando.
Afinal, quando um produto encalha na prateleira, você não têm custos com estoque parado e pode simplesmente trocar os itens da sua loja que não estão performando bem.
Além disso, outro benefício de começar no dropshipping é a possibilidade de oferecer produtos variados. Como você não precisa se preocupar com a produção e estoque de produtos, consegue oferecer uma variedade maior de itens.
Riscos do dropshipping
Como todo modelo de negócio, é normal que alguns riscos possam prejudicar a operação. O primeiro deles é a alta concorrência desse segmento, que vem crescendo exponencialmente no Brasil.
Apesar deste ser um risco, é possível contornar essa situação com uma boa pesquisa de mercado, análise dos concorrentes, boa escolha do nicho de atuação e a mineração de produtos vencedores, capazes de fazer o seu negócio se destacar dos demais.
Outro fator importante que pode ser uma desvantagem em alguns casos é a falta de controle da logística. Justamente por esta etapa ficar sob responsabilidade dos fornecedores, é fundamental escolher bem os parceiros da sua operação para não cair em nenhuma cilada que pode prejudicar a imagem da sua loja.
Dropshipping é crime?
As diversas vantagens e benefícios desse modelo de negócios podem até levantar suspeitas, mas o dropshipping não é crime! É importante ressaltar, no entanto, que como qualquer negócio, a operação de drop precisa, obrigatoriamente, ter um CNPJ para que esteja formalizada.
Mas então porque muitas pessoas pensam que o drop é ilegal?
Muitos empreendedores de primeira viagem ignoram a formalização da empresa, o que torna todo o processo ilegal. Além disso, é importante que, na hora de usar fornecedores internacionais, sejam pagos os devidos impostos durante a importação de produtos.
Burlar o sistema para evitar o pagamento de taxas da alfândega também coloca a operação na ilegalidade e pode prejudicar o seu negócio.
Portanto, o dropshipping é sim uma prática legal, desde que seja feito respeitando a legislação brasileira.
Qual o investimento inicial para dropshipping?
Um dos grandes benefícios do drop é que esse modelo tem um baixo investimento inicial, além de custos reduzidos de operação. Mas quanto custa para começar uma operação de dropshipping do zero?
Bom, o primeiro passo é mapear tudo o que você precisa para que a sua loja esteja no ar. Por exemplo, será necessário investir em um computador e internet para começar. Além disso, você vai precisar registrar um domínio próprio para o seu site e formalizar a sua empresa com um CNPJ.
A boa notícia é que para montar a sua loja virtual não é preciso desembolsar nada. Na Yampi, você cria e personaliza a sua loja como quiser e não paga nada por isso, apenas quando começar a vender e estiver lucrando com o seu negócio.
Outro investimento fundamental para alcançar bons resultados no drop é a divulgação da loja virtual para atrair visitantes e clientes. Seja através de anúncios pagos, como também parcerias com influenciadores digitais.
Tem como iniciar no dropshipping com pouco ou nenhum dinheiro?
Montar e personalizar a loja virtual de drop com a Yampi é gratuito, mas outros aspectos da operação demandam algum investimento inicial.
Portanto, é muito difícil começar no dropshipping com nenhum dinheiro, mas é extremamente possível ser bem sucedido no novo negócio com pouco capital.
Afinal, uma das grandes vantagens do drop é ser um modelo economicamente viável para iniciantes no e-commerce.
🎙️Quer uma fonte de inspiração? No primeiro episódio do YampiCast, você conhece a história de Iagor Gonçalves, que mesmo jovem e com pouco investimento conseguiu alcançar o sucesso com dropshipping:
É preciso ter CNPJ para fazer dropshipping?
Sim! Para que a sua operação de dropshipping esteja dentro da legalidade e possa estar em dia com as obrigações fiscais, é fundamental ter um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
Para isso, é preciso seguir os passos:
- Escolha qual será a natureza jurídica da sua empresa: Sociedade Empresária Limitada (com sócios), Sociedade Limitada Unipessoal (sem sócios) ou Empresário Individual;
- Escolha o código CNAE – classificação de atividades econômicas. Para dropshipping, você pode optar pelo código “7490-1/04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”;
- Escolha o porte da empresa: Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou outros portes;
- Escolha do regime tributário;
- Protocolo de documentação na Junta Comercial;
- Solicitação de licenciamento, caso necessário.
5 coisas que você precisa saber antes de começar no dropshipping
Para iniciar sua operação de dropshipping, é importante analisar não só os benefícios dessa modalidade, mas também ficar de olho em outros aspectos.
Listamos aqui 5 coisas que você precisa saber sobre como começar no dropshipping:
1. Você vai ter que estudar muito
A facilidade da operação de drop é uma grande vantagem, mas não muda o fato de que é preciso estudar muito para ter um negócio de sucesso.
O primeiro passo é definir qual o tipo de loja virtual você quer ter, se mais nichada ou mais abrangente. Em seguida, é preciso analisar o mercado, os concorrentes, as tendências e o comportamento do seu público-alvo.
A partir disso, você também precisa pesquisar e encontrar bons fornecedores, minerar produtos vencedores (atraentes para a sua audiência) e divulgar a sua loja em diferentes canais para atrair mais visitantes.
Ou seja: você deve ter disposição para aprender estratégias de marketing e vendas, gestão de negócios e a desenvolver habilidades no relacionamento com fornecedores.
Uma boa solução para facilitar o trabalho é utilizar plataformas de fornecedores de dropshipping para minerar produtos, além de ter acesso a diversos fornecedores diferentes e poder escolher, entre eles, os parceiros certos.
🎥Fique por dentro do mercado de drop:
2. Não precisa ter experiência com e-commerce
Se engana quem pensa que para começar no dropshipping é preciso ter experiência prévia com e-commerce.
A modalidade de vendas é uma das mais democráticas: basta escolher uma boa plataforma para montar a sua loja virtual, cadastrar os produtos e começar a vender.
Claro que existem mais etapas para colocar sua operação no ar, mas quando você opta por uma plataforma de fácil usabilidade e que permite integração com fornecedores de dropshipping, seu negócio já tem meio caminho andado.
3. Sua loja não vai competir com grandes e-commerces
Muitas pessoas ficam receosas de entrar no dropshipping por achar que vão concorrer com grandes e-commerces, como AliExpress, Amazon e Mercado Livre. A verdade é bem diferente.
Enquanto esses grandes players oferecem um leque gigantesco de soluções, isto é, não possuem uma segmentação de mercado, você pode investir na criação de um e-commerce de nicho, voltado para um público-alvo específico.
Assim, ao delimitar a audiência com quem a sua operação de drop está conversando, mais assertivas são as suas campanhas de marketing para atrair os visitantes certos e maiores as chances de conquistar autoridade perante o seu público.
Se você não quiser começar uma loja nichada, aposte em uma boa mineração de produtos e invista em anúncios para atrair visitantes para o seu negócio.
4. É preciso testar muito
Uma das grandes vantagens do dropshipping é a flexibilidade para alterar fornecedores e mudar o catálogo de produtos para se adequar à demanda. Então, se você pensa em ter um negócio altamente adaptável, o drop é a escolha certa.
Para conquistar o sucesso no dropshipping, é preciso testar até encontrar o caminho certo. Pode ser que você precise trocar de fornecedor até encontrar aquele que tem o melhor custo-benefício, por exemplo. Também é possível que a sua loja virtual precise adequar o preço dos produtos para conquistar e fidelizar clientes num primeiro momento.
A cada novo teste, seja na aparência da sua loja ou em fatores operacionais, anote os resultados, faça análises e comparações. Não tenha medo de errar: é através de erros e acertos que você vai conseguir encontrar a receita para brilhar no drop.
Ah, e não se esqueça de testar os produtos que você vai comercializar! Além de permitir que você crie descrições mais detalhadas e fiéis aos produtos, essa atitude possibilita verificar a qualidade e escolher os melhores fornecedores.
5. Você consegue começar sua operação com baixo investimento
Não é por acaso que o modelo de dropshipping é um dos mais procurados por quem quer começar a empreender online ou ter uma renda extra: estima-se que o mercado deste segmento alcance o valor de US$ 1.670 bilhões até 2031!
A melhor parte é que não é preciso desembolsar uma grande quantidade de dinheiro para começar a operar. Para criar a Loja Virtual com a Yampi, por exemplo, não se gasta nem um centavo no primeiro momento: você só paga quando vender.
Um dos investimentos recomendados é o teste dos produtos, como dissemos anteriormente, além dos anúncios para atrair visitantes para a sua loja. Na sua operação de dropshipping, você também pode trabalhar com a compra sob demanda. Isto é, você só adquire o produto do fornecedor depois que o cliente finalizar o pedido e tiver o pagamento aprovado – o que diminui custos e limita riscos.
Como começar no dropshipping do zero? Veja primeiros passos
No dropshipping, não é preciso se preocupar com o estoque, mas você precisa dedicar tempo para o planejamento da sua operação. Veja como começar no drop do zero:
1. Escolha um nicho de mercado
O primeiro passo é identificar um nicho de mercado para a sua loja. Esta etapa não é obrigatória, afinal, você pode ter uma loja mais abrangente, que vende de tudo um pouco.
No entanto, nichar a atuação do seu negócio facilita na hora de encontrar produtos e traçar estratégias de marketing para a sua loja.
2. Selecione os produtos
Também conhecida como mineração de produtos, a seleção de itens para a operação de dropshipping é uma etapa delicada. É através dessa atividade que você consegue encontrar produtos vencedores e oferecer boas ofertas para os seus clientes.
Uma dica para facilitar esse processo é escolher uma boa plataforma para criar a sua loja virtual. Na Yampi, por exemplo, você conta com integração com ferramentas de mineração, como a Adminer, que utiliza inteligência artificial para te ajudar a analisar os produtos.
3. Escolha os fornecedores
Uma operação de dropshipping de sucesso envolve não só encontrar produtos campeões, mas principalmente escolher bons fornecedores. Afinal, uma decisão errada aqui pode colocar em risco a sua loja virtual e prejudicar a experiência dos seus clientes.
Quem começa no dropshipping com a Yampi garante integrações com plataformas de fornecedores, como Nimble (AliExpress), Wiio e SourcinBox, onde é possível minerar produtos e encontrar parceiros internacionais.
4. Teste os produtos
Qualquer dropshipper de sucesso vai te dizer que esse é o segredo para ter bons resultados. Testar os produtos antes de cadastrar no seu site é uma forma de ter certeza da qualidade dos itens minerados, além de avaliar como é a entrega do fornecedor parceiro.
5. Ofereça descrições detalhadas dos produtos na loja
Comprar em uma loja virtual tem apenas uma desvantagem em relação às lojas físicas: não é possível ver de perto ou tocar o produto desejado. Por isso, é importante que você ofereça descrições detalhadas do item, como tamanho e especificações, mas também fotos e vídeos que auxiliem o cliente e impulsionem a decisão de compra.
6. Divulgue sua loja
Atividade fundamental em uma operação de dropshipping, é através da divulgação da sua loja virtual que você vai atrair clientes e trazer mais tráfego para o seu site. Por isso, não tenha medo de testar diferentes canais para fazer anúncios e pensar em criar ações com influenciadores para aumentar a visibilidade do seu negócio.
Como montar uma loja virtual de dropshipping?
Para montar uma loja virtual de dropshipping, o primeiro passo é estudar o mercado e encontrar oportunidades de negócio. Isso significa que você precisa prestar atenção nas demandas e nos itens desejados pelo público – esses insights podem te ajudar, inclusive, na hora de minerar produtos e encontrar fornecedores.
Vale lembrar que, quando o assunto é dropshipping, preço e qualidade não são diferenciais para se destacar: são essenciais. Então, para conquistar o seu diferencial competitivo, a dica é olhar bem para a estratégia e para os fornecedores a serem escolhidos.
Em seguida, é preciso encontrar uma boa plataforma para criar a sua loja virtual: opte sempre por aquelas que permitem personalizar o site e oferecem integrações com outras ferramentas para fazer drop.
Uma vez decididos os produtos que serão vendidos ou o nicho de atuação do seu site, é hora de registrar o seu domínio. Uma dica para criar o nome da sua marca é pensar em algo marcante e que seja fácil de pronunciar.
O branding, inclusive, pode destacar o seu site dos demais e atrair visitantes. Com a identidade da loja virtual em mãos, personalize o seu site de acordo com o nome e as cores da sua marca. Não esqueça de trazer elementos para impulsionar a conversão, como banners de ofertas, cupons de desconto e provas sociais.
Por fim, vamos ao cadastro de produtos: capriche na descrição, fotos e vídeos para encantar os clientes!
Como escolher a melhor plataforma de dropshipping?
Existem diversas plataformas para escolher na hora de fazer dropshipping e cada uma delas tem suas particularidades e funcionalidades.
Para te ajudar a escolher a melhor, vamos listar aqui o que você precisa se atentar na hora de montar sua operação de drop:
Integrações essenciais com outras plataformas
Verifique se a solução escolhida oferece integrações essenciais com outras plataformas, tanto para mineração de produtos quanto para fornecedores. Na Yampi, por exemplo, você pode integrar sua loja com a Adminer, para facilitar a mineração de produtos, e com plataformas de fornecedores do AliExpress, dentre outros.
Gratuidade para cadastrar quantos produtos quiser
Verifique se há alguma taxa por produto cadastrado ou mensalidade a ser paga na hora de criar a sua loja virtual. Muitas plataformas por aí anunciam serviços gratuitos, mas na hora de ler as letras pequenas, você descobre que há mensalidades ou período de teste.
No Plano Basic da Yampi, por outro lado, não tem pegadinha: essa opção é gratuita para sempre. Ideal para quem está começando, pois é possível cadastrar quantos produtos quiser sem precisar pagar nada por isso. O dropshipper só paga algo quando vender – ou seja, quando já estiver lucrando.
Personalização da plataforma
Para garantir a conversão dos clientes e os resultados nas vendas, você deve ter liberdade para personalizar a sua loja, mudar elementos de lugar e alterar os banners que desejar. Portanto, opte por uma plataforma que garanta a personalização completa.
🎥 Veja como é fácil personalizar sua Loja Virtual na Yampi:
Recursos oferecidos
Na hora de optar pela melhor plataforma de dropshipping, vale conferir quais recursos ela oferece e se eles são gratuitos e suficientes para a sua operação.
Além disso, observe se esses recursos te ajudam a aumentar a conversão e impulsionar as vendas, como Order Bump, Upsell, cupons de desconto, Recuperação de Carrinho Abandonado e provas sociais.
Checkout Transparente
Quando mal integrado à loja e mal projetado, o checkout pode ser uma pedra no seu caminho, prejudicando as vendas e afastando clientes. Portanto, é importante contar com uma plataforma que ofereça o Checkout Transparente já integrado – ele é responsável por simplificar o fluxo de pagamento e reunir todas as etapas em uma única página.
Assim, o cliente tem mais segurança para inserir dados sensíveis e finalizar a compra. Na Yampi, além desse produto já vir integrado na Loja Virtual, você também pode personalizar para que ele fique com a cara do seu site e não pareça que o cliente está indo para fora da loja para passar o cartão.
Crie sua loja de dropshipping grátis com a Yampi
Agora que você já sabe como começar no dropshipping, que tal criar a sua loja virtual gratuitamente e começar a vender sem estoque?
Conte com a Yampi para ter seu próprio negócio online, integrado com as melhores ferramentas para decolar nas vendas.