Se você tem uma operação de dropshipping, ou até mesmo e-commerce com estoque, e trabalha com fornecedores internacionais, é sempre bom ficar de olho no calendário de feriados da China, especialmente no Ano Novo Chinês 2024.
Afinal, mudanças na rotina dos fornecedores chineses, ainda que eventuais, podem afetar diretamente a sua operação.
Essa comemoração pode se estender por até duas semanas e ocasionar o fechamento de fábricas, atrasos nos pedidos e alto valor dos fretes.
Mas calma! Você não precisa interromper as suas vendas. Esse pode ser um período desafiador, mas nada que um bom planejamento e estratégias certeiras não sejam capazes de contornar. Aliás, esse vai ser o ano do dragão, signo chinês que é sinônimo de prosperidade.
Neste artigo, vamos te mostrar como o Ano Novo Chinês de 2024 impacta as operações de dropshipping e e-commerce no mundo todo e como se preparar para encarar esse período da melhor forma possível!
O que é o Ano Novo Chinês? 🐉
Para muitos países orientais, a virada do ano segue o calendário chinês, que se baseia não só no movimento do Sol, mas também nas fases da Lua. Por isso, o início do ano acontece em datas diferentes e também é chamado de Ano Novo Lunar.
É a festividade mais importante do calendário chinês e, apesar de durar sete dias oficialmente, pode se estender por até quinze dias! Nesse período, os chineses costumam tirar férias ou folgas – o que inclui fornecedores e trabalhadores de fábricas, transportadoras e bancos.
Cada ano é atribuído a um dos doze animais do Horóscopo Chinês: 2024 será o ano do dragão, único ser mitológico do zodíaco chinês.
Quando é o Ano Novo Chinês de 2024?
Em 2024, o Ano Novo Chinês começa em 10 de fevereiro não só para a China, mas também na Tailândia, Cingapura, Taiwan, Filipinas, Brunei, Coreias, Malásia e parte da Índia. E se estende até o dia 28 de janeiro de 2025.
Já o feriado público das comemorações é de 8 dias na China e começa na véspera, no dia 9 de fevereiro. Assim, escritórios, bancos, fábricas, lojas e a maioria dos serviços não essenciais fecham as portas durante uma semana de férias.
Já Taiwan goza de 7 feriados de 8 a 14 de fevereiro em 2024, enquanto os residentes de Hong Kong e Macau têm feriados de 8 dias, de 10 a 17 de fevereiro de 2024.
Os feriados em outros países do Sudeste Asiático, como Cingapura, Malásia, Indonésia, Tailândia e Filipinas, duram de 1 a 3 dias.
O Ano Novo Chinês influencia apenas operações de dropshipping?
As operações de dropshipping são as mais afetadas pelos feriados do Ano Novo Chinês, mas não são as únicas: quem tem loja virtual com estoque também pode ter prejuízos no período das festividades.
Afinal, o Ano Novo Chinês pode causar atrasos na produção e envio de produtos, afetando a cadeia de suprimentos global. Isso impacta não apenas lojas de dropshipping, mas qualquer empresa que dependa de fornecedores ou fabricantes chineses.
Muitas fábricas e empresas na China fecham durante o período do Ano Novo Chinês. Isso pode resultar em atrasos na produção e entrega de mercadorias para empresas em vários setores, não apenas no comércio eletrônico.
Além disso, é comum que trabalhadores migrantes chineses voltem para suas casas durante o feriado, o que pode resultar em escassez de mão-de-obra em certas regiões e setores, afetando a produção e os serviços.
Portanto, enquanto o impacto direto pode ser mais evidente em setores como o de dropshipping, os efeitos do Ano Novo Chinês se estendem a várias áreas da economia global. Empresas de diversos setores precisam se preparar para lidar com as consequências desse feriado anual na China.
Qual é o impacto do Ano Novo Chinês no e-commerce?
Lojas virtuais, e-commerces e operações de dropshipping em todos os lugares do mundo são impactados pelas comemorações do Ano Novo Chinês.
Isso porque o feriado ocasiona o fechamento total ou parcial de fábricas e depósitos, além do interrompimento de algumas atividades fundamentais, como bancos, correios e transportadoras.
Assim, não são raros os casos de fornecedores que paralisam as entregas uma ou duas semanas antes do Ano Novo Chinês. Isso pode resultar em alta no frete, falta de mercadorias e até mesmo cancelamentos de pedidos e insatisfações de clientes com atrasos na entrega.
Para aumentar ainda mais os desafios para os dropshippers, a paralisação das atividades causa um acúmulo de pedidos e a situação geralmente demora alguns dias para normalizar.
Em meio a tudo isso, a boa notícia é que com essas informações em mãos, você pode planejar as suas estratégias para que o Ano Novo Chinês não cause prejuízos à sua operação de dropshipping.
Como preparar meu e-commerce para o Ano Novo Chinês 2024?
Os feriados prolongados podem impactar (e muito!) a sua operação, seja ela drop ou loja virtual com estoque. É por isso que estamos aqui: para te ajudar a passar pelo Ano Novo Chinês da forma mais tranquila possível.
🖐️Confira 5 dicas para você aplicar no seu e-commerce nesse período:
1. Entre em contato com seu fornecedor
Se você trabalha com fornecedores chineses, é fundamental que você entre em contato com seu parceiro (ou parceiros, se você trabalhar com mais de um) para entender como será a operação durante as comemorações.
As datas de fechamento das atividades podem variar muito e você ainda pode encontrar fornecedores que vão interromper totalmente, enquanto outros vão trabalhar com produção reduzida.
Assim, você consegue programar suas estratégias e comunicar antecipadamente seus clientes sobre possíveis atrasos. Uma dica é criar um banner de destaque na sua Loja Virtual para informar que pedidos realizados neste período estão sujeitos a atrasos.
2. Monitore de perto os envios
Quem atua com dropshipping, sabe que essa é uma modalidade de vendas online para quem busca a praticidade de vender sem precisar se preocupar com estoque e envio de produtos. No Ano Novo Chinês, é preciso mudar um pouco essa premissa e prestar bastante atenção nas entregas.
O mesmo vale para quem tem loja com estoque: também pode ser preciso ficar de olho nos envios – que podem ser impactados pela paralisação de fornecedores, fábricas e parceiros.
Portanto, confira quais pedidos não foram enviados e avalie se há a possibilidade de atrasos. Caso afirmativo, comunique seus clientes o mais rápido possível e se prepare para tirar dúvidas e fornecer informações.
3. Adapte o seu catálogo e os anúncios
Como um bom lojista, você já sabe que flexibilidade é tudo para ter sucesso nas vendas online, não é mesmo? Pois com o Ano Novo Chinês não é diferente: esteja disposto a fazer pequenas mudanças na sua loja para passar por esse período sem grandes prejuízos.
Por exemplo, se um dos seus fornecedores disser que vai interromper totalmente a produção por quinze dias, você pode tirar os produtos deste parceiro, ou que são impactados por essa paralisação, temporariamente da sua loja.
Agora, se o seu fornecedor disser que vai apenas trabalhar com produção reduzida durante cinco dias, você pode diminuir a quantidade de anúncios em redes sociais para os produtos que ele produz.
Leia também: Tudo sobre tráfego pago para e-commerce
4. Dê atenção a outros aspectos da sua operação
Imagine o seguinte cenário: um cliente realizou uma compra no seu site e, quando foi acompanhar o status do pedido, descobriu que a sua loja está fechada. Desagradável, né? Por isso é importante manter a sua operação ativa e a todo vapor durante o Ano Novo Chinês.
Por exemplo, você pode aproveitar a diminuição nas vendas online para focar em outros aspectos do seu negócio, como as redes sociais, o atendimento ao cliente e a produção de conteúdos. Aposte em uma boa comunicação com os clientes para aumentar sua taxa de fidelização.
É normal que clientes procurem o chat da sua loja ou enviem mensagens quando há atrasos dos pedidos: essa é a hora de encantar! Capriche no atendimento, seja empático e forneça informações para que o consumidor se sinta amparado.
5. Procure outros fornecedores
Você descobriu que seus fornecedores vão interromper totalmente as atividades por quinze dias? Pode ser que seja necessário procurar outros parceiros para este período.
Pesquise opções com boas oportunidades para o seu negócio e trace uma estratégia de vendas certeira para sair na frente da concorrência.
Como lidar com reclamações de atraso devido Ano Novo Chinês 2024?
Lidar com reclamações de atraso devido ao Ano Novo Chinês em 2024 exige uma abordagem transparente, proativa e centrada no cliente.
Para começar, é fundamental ser transparente desde o início, incluindo informações sobre possíveis atrasos devido às comemorações em sua política de envio ou na página de informações do produto.
Lembre de comunicar claramente os prazos de entrega esperados, destacando que a celebração do Ano Novo Chinês pode impactar os tempos de processamento e envio.
Além disso, mantenha os clientes informados regularmente sobre o status de seus pedidos, especialmente se houver alterações nos prazos de envio. Para isso, utilize e-mails e mensagens de texto.
Ah, e se surgirem reclamações, responda rapidamente, demonstrando empatia e oferecendo soluções alternativas, como a escolha de produtos similares em estoque ou a opção de reembolso.
Para se prevenir dessas situações, antes do Ano Novo Chinês, crie conteúdo informativo em seu site, blog ou nas redes sociais explicando o impacto do feriado e as medidas que você está tomando para minimizar os atrasos.
Uma vez passada a tempestade, não esqueça de avaliar o desempenho e as lições aprendidas, considerando ajustes em suas estratégias para lidar melhor com futuros eventos sazonais e feriados.
O lugar certo para seu e-commerce
São muitas as dificuldades que os lojistas enfrentam para manter a operação a todo vapor durante o Ano Novo Chinês. Por isso, nada melhor do que poder contar com uma plataforma que te dá todo o suporte necessário e te ajuda a diminuir os riscos.
Aqui na Yampi, você descobre que é muito fácil personalizar e mudar o seu catálogo de produtos para se adaptar às adversidades do mercado. Com apenas alguns cliques, é possível remover produtos, criar banners para a data comemorativa e comunicar seus clientes com rapidez.
Através das nossas integrações com plataformas de dropshipping, como AliExpress, Wiio e SourcinBox, você também pode pesquisar e se conectar com outros fornecedores, importando novos produtos para a sua loja de forma ágil e prática.
Sem falar que nosso time de especialistas está pronto para te ajudar se surgir qualquer dúvida no caminho.
Feliz Ano Novo Chinês 🧧
O Ano Novo Chinês é a virada do ano para muitos países orientais. A data segue o calendário chinês, que é baseado não só no movimento do Sol, mas também nas fases da Lua. Essa festividade, apesar de durar sete dias oficialmente, pode se estender por até quinze dias.
Em 2024, o Ano Novo Chinês começa em 10 de fevereiro não só para a China, mas também na Tailândia, Cingapura, Taiwan, Filipinas, Brunei, Coreias, Malásia e parte da Índia. E se estende até o dia 28 de janeiro de 2025.
As operações de dropshipping são as mais afetadas pelos feriados do Ano Novo Chinês, mas não são as únicas: quem tem loja virtual com estoque também pode ter prejuízos no período das festividades. Afinal, o Ano Novo Chinês pode causar atrasos na produção e envio de produtos, afetando a cadeia de suprimentos global.
1. Entre em contato com seu fornecedor
2. Monitore de perto os envios
3. Adapte o seu catálogo e os anúncios
4. Dê atenção a outros aspectos da sua operação
5. Procure outros fornecedores