Pode até ser que, em um passado bem, bem distante, o e-commerce já tenha sido uma tendência para ficar de olho, uma modalidade de negócio que despontava como uma oportunidade para quem queria começar a empreender na internet. Hoje, o cenário é outro, e precisamos estar de olho nas tendências do e-commerce para seguir se destacando frente à concorrência.
O e-commerce deixou de ser uma promessa para o futuro e se tornou uma realidade concreta, batendo recordes de faturamento ano após ano. Para 2023, a expectativa não é diferente: o segmento deve faturar algo próximo de US$ 171 bilhões só no Brasil.
Por isso, conhecer as tendências desse setor é fundamental para garantir uma generosa fatia desse bolo, tanto para quem quer ingressar nesse mercado, quanto para quem já tem um e-commerce e quer aumentar as vendas no próximo ano.
Conheça aqui as principais tendências do e-commerce para 2023 e se prepare para começar o ano com o pé direito 👟
Tendências do e-commerce para 2023
O crescimento acelerado do e-commerce tem surpreendido até mesmo os mais otimistas do mercado. Só para você ter uma ideia, o comércio eletrônico cresceu 785% quando comparamos o período pré e pós-pandemia, de acordo com um levantamento da SmartHint.
Os motivos por trás desses resultados impressionantes têm relação com as mudanças nos hábitos de consumo, e, principalmente, com a necessidade das empresas e dos consumidores de se adaptar ao meio digital.
É por essas e outras que não dá para fechar os olhos para as tendências desse segmento. Se atentar ao que promete fazer sucesso pode ser a diferença entre ter um negócio bem-sucedido ou ser engolido pela concorrência.
Para te ajudar a se preparar, listamos aqui algumas das principais tendências do e-commerce para o próximo ano:
1. M-Commerce
Se antes o computador era o principal meio através do qual as pessoas faziam compras, hoje o comércio eletrônico está migrando para o celular. E tudo promete que, em 2023, o m-commerce estará ainda mais presente na jornada de compra dos consumidores.
Em outras palavras, m-commerce é todo aquele comércio eletrônico feito através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Uma pesquisa realizada pela Mobile Time confirma esse pressentimento: 80% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra através do celular nos últimos 30 dias. E esse número só promete crescer!
Por isso, se você quer fazer de 2023 o melhor ano do seu e-commerce, é importante estar atento a essa tendência. Escolha uma plataforma que ofereça uma boa navegação pelo celular para a sua loja e verifique se todas as páginas são responsivas a diferentes tamanhos de tela.
Você também pode avaliar a possibilidade de criar um aplicativo para o seu e-commerce, mas esse é um passo que deve ser dado com cautela. Afinal, o Brasil é o país que mais desinstala apps no mundo.
2. Prazos de entregas menores
Se os smartphones trazem mais comodidade na hora de comprar, é um fato que eles também são um dos responsáveis pelo imediatismo dos consumidores.
Cada vez mais impacientes, os clientes não querem mais aguardar semanas para receber um produto. Por isso, prazos de entrega cada vez menores serão um diferencial competitivo importante para o seu e-commerce crescer em 2023.
Vale a pena apostar em formas de entrega que possam ser integradas à sua loja virtual para agilizar o processo, além de configurar as suas próprias regras de frete com planilhas que funcionam como backup, caso algum servidor saia do ar.
Ou seja: na hora de criar o seu e-commerce, conte com uma boa plataforma que ofereça integrações com os melhores parceiros logísticos do mercado e se organize para que o processo de compra não seja interrompido.
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3. Chat como canal de atendimento
O imediatismo não está só na hora de receber os produtos: os consumidores esperam ser atendidos rapidamente, em qualquer situação e a qualquer momento. Para 2023, uma das tendências fundamentais para qualquer e-commerce vai ser o chat ao vivo como canal de atendimento.
Aposte nesse recurso para agilizar o atendimento ao cliente, e também para sanar dúvidas, auxiliar na compra e até vender diretamente ao consumidor. Você pode, por exemplo, integrar chatbots na sua loja virtual para tornar todo esse processo automatizado.
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4. Social Commerce e Community Commerce
As redes sociais estão assumindo, cada vez mais, um papel central na decisão de compra. Isso significa que, no ano que vem, vai ser impossível ignorar esse meio para aumentar as vendas online.
Social commerce significa utilizar as redes sociais para vender. Nesse caso, o processo de compra pode ser realizado inteiramente na rede social ou começar nela e se encerrar na loja virtual.
Já community commerce é uma estratégia para viralizar conteúdo entre o público-alvo da sua loja virtual. Embora ocorra em qualquer rede social, esse método encontrou no Tik Tok um ambiente próspero, que permite a rápida propagação de conteúdos com potencial viral, as famosas trends.
Essa é uma das grandes tendências para 2023 e tem como foco um relacionamento mais estreito com o cliente.
Para aproveitar essa oportunidade, você pode apostar em conteúdos orgânicos, anúncios pagos, posts impulsionados, lives ou ações com influenciadores. Além disso, plataformas como Instagram e Facebook já contam também com recursos destinados a compras.
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5. Serviços de assinatura
As vendas recorrentes ou os clubes de assinatura são uma tendência que vem se consolidando ao longo dos anos e se popularizando cada vez mais: até o final de 2023, espera-se que essa modalidade alcance 75% das empresas!
O foco desses serviços de assinatura não é o produto em si, mas a experiência proporcionada ao cliente. Claro, se o produto não for bom, o seu negócio não será bem-sucedido, mas é importante aproveitar esse contato frequente com o consumidor para fidelizar através de uma experiência incrível.
Isso inclui embalagem, processo logístico de entrega e atendimento, para além de somente o produto. Essa tendência pode ser uma grande oportunidade para construir uma boa relação com seus clientes, diversificar a sua carteira de produtos/serviços e encantar os consumidores.
6. Cashbacks e cupons de desconto
A tradução do termo “cashback” em inglês significa “dinheiro de volta”: é o mesmo que oferecer um programa de bônus ou recompensas para os clientes, reembolsando parte do valor gasto. Essa estratégia é uma boa forma de fidelização, já que estimula novas compras.
É também um dos aspectos que os consumidores mais prestam atenção: cerca de 48% levam em consideração o cashback na hora de comprar, enquanto outros 61% estão de olho nos cupons de desconto, segundo uma pesquisa da Mobile Time.
Para 2023, pense em maneiras de evidenciar as ofertas do seu e-commerce e planeje a criação de programas de recompensa para clientes recorrentes.
Como preparar o seu e-commerce em 2023
Ligar o radar para as tendências do próximo ano é importante para preparar o seu e-commerce. Afinal, você pode usar esses insights para saber onde focar seus esforços em 2023.
E se você está querendo ingressar nesse mercado ou potencializar o seu negócio online, é muito importante contar com a plataforma certa, que te ofereça os recursos necessários e um suporte especializado para tirar suas dúvidas e te ajudar a lucrar.
Veja como você pode preparar o seu e-commerce (ou começar seus planos de vender online) com a Yampi:
Loja Virtual responsiva
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A gente te ajuda a não deixar passar a tendência de m-commerce: nossa plataforma oferece recursos nativos com foco na experiência e usabilidade do usuário em diferentes tamanhos de tela.
Além de disponibilizar um botão de compra rápida, que incentiva seus clientes a comprarem mais itens, nossa Loja Virtual também conta com um mini carrinho lateral de fácil visualização e um botão flutuante, que fica sempre visível aos seus clientes.
E se os cupons de desconto e o cashback estão entre as principais tendências para o próximo ano, então a Yampi é realmente o lugar certo para o seu negócio!
Você pode criar cupons no seu Painel Administrativo, no computador, ou através do nosso App. Também é possível programar para que cupons sejam enviados de forma automática e personalizar as ofertas como e quando quiser… A sua imaginação é o limite!
Integrações Essenciais
As redes sociais estão no centro das tendências para 2023, portanto, é importante contar com integrações que facilitem as vendas nesses canais e que direcionem o usuário para o seu e-commerce.
Com os recursos da nossa Loja Virtual, fica mais fácil disponibilizar seus produtos nos catálogos do Facebook e Instagram, além do Google Shopping.
Ainda dá para usar outras integrações para incluir chats de atendimento no seu site, incorporar parceiros logísticos com excelentes prazos de entrega e automatizar pagamentos recorrentes para clubes de assinatura.
Checkout Transparente
A experiência do usuário continua sendo um dos aspectos mais importantes para qualquer e-commerce. E agora, com a Lei Geral de Proteção de Dados, os consumidores estão mais atentos à segurança das suas informações e dados sensíveis.
Para que seus clientes se sintam seguros em inserir os dados do cartão, utilize nosso Checkout Transparente, líder nacional de vendas. Ele centraliza todas as etapas de pagamento em uma única página e oferece mais segurança e credibilidade para os consumidores.
Já quem é lojista conta com recursos nativos que ajudam a impulsionar vendas, como o Order Bump e o Upsell. A melhor parte? Você não precisa pagar nada a mais por isso!
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Comece o ano do seu e-commerce com o pé direito
Agora que você já sabe quais as principais tendências do segmento de e-commerce para 2023, que tal colocar suas ideias em prática? Essa é uma boa oportunidade de se planejar para alavancar suas vendas.
E se você precisa de alguma ajuda para aproveitar essas tendências na sua loja virtual, conte com a gente! Temos recursos simples e poderosos, pensados para oferecer a melhor experiência aos usuários e aumentar o faturamento do seu e-commerce.