Você sabia que tirar uma loja virtual do papel vai muito além de encontrar a plataforma certa? É preciso, também, se preocupar com a transparência de informações da sua marca. Isso significa criar, também, páginas na loja virtual que cumpram esse papel.
Afinal, não é só disponibilizar produtos no seu e-commerce, mas também fornecer informações importantes sobre a sua marca e os seus valores para conquistar a confiança do seu público e garantir autoridade digital.
Neste artigo, vamos destacar algumas páginas para loja virtual que podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio e dicas para criar o conteúdo de cada uma delas.
10 páginas essenciais para ter na sua loja virtual
É normal que na hora de criar uma loja virtual, você esteja atento ao cadastro de produtos, à personalização do checkout e à criação de ofertas. Afinal, sem esses itens o seu e-commerce não para em pé.
Mas já parou para pensar em outras páginas, tão importantes quanto, que a sua loja deveria ter?
Algumas delas, inclusive, são necessárias para que o seu negócio esteja legalmente amparado: a informação e transparência são princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor. Outras, são necessárias para passar credibilidade e segurança para os seus clientes e garantir boas taxas de conversão.
Veja algumas páginas na loja virtual que são importantes para o sucesso do seu negócio e saiba como criar algumas delas:
1. Perguntas Frequentes
O famoso FAQ (Frequently Asked Questions, em inglês) é uma das páginas mais acessadas de lojas virtuais, além das páginas de produtos. Essa é uma ótima estratégia para sanar dúvidas e esclarecer perguntas frequentes.
Além de desafogar o seu atendimento ao cliente, o FAQ é uma página simples, onde você disponibiliza perguntas e respostas para agilizar a decisão de compra dos consumidores.
Criar uma página deste tipo também é uma boa opção para transmitir mais confiança aos clientes e melhorar o SEO (Search Engine Optimization, em inglês) do seu e-commerce, isto é, melhorar a posição da sua loja virtual nos resultados de busca do Google.
Quer algumas dicas para criar a sua página de FAQ? Dá uma olhada nesse passo a passo:
- Levante as principais dúvidas dos seus clientes
- Divida essas questões em categorias
- Utilize uma linguagem clara e acessível
- Disponibilize sua página em locais de fácil acesso
- Atualize o FAQ sempre que necessário
2. Quem somos
Muito mais do que uma oportunidade de mostrar aos consumidores sobre a sua marca, a página “Quem somos” (ou “Sobre nós”) serve para transmitir a missão, visão e valores do seu negócio.
É uma boa chance de encantar os clientes com a história da sua loja virtual e mostrar a identidade da sua marca. Podemos dizer que esse é o texto de apresentação da sua empresa, portanto, vale dedicar algum tempo para produzir esse conteúdo.
Você pode, por exemplo, falar da criação da loja, de experiências relevantes e do seu processo de fabricação dos produtos. Por exemplo, se você trabalha com dropshipping, pode contar como começou nesse segmento e mostrar que você tem um processo rigoroso para selecionar os melhores fornecedores e minerar produtos vencedores.
Veja algumas informações que você pode incluir nesta página:
- Informações úteis sobre a sua loja virtual
- Missão, visão e valores
- Principais qualidades dos seus produtos/da sua marca
- História da criação da sua marca
3. Blog
É verdade: nem todo e-commerce tem um blog. Mas você sabia que essa ferramenta simples pode trazer grandes resultados para a sua loja virtual?
Um blog atrai tráfego orgânico para o seu site através de SEO (Search Engine Optimization). Com um bom conteúdo, é possível aparecer nos primeiros resultados de busca do Google, melhorar a visibilidade da sua marca e gerar autoridade no segmento da sua empresa.
Além disso, esse pode ser um espaço para você mostrar a identidade da sua marca, falar de temas relevantes para o seu público e ampliar o alcance das suas redes sociais.
🎥 Assista ao vídeo e confira algumas dicas de SEO para sua loja virtual:
4. Política de privacidade
Essa página não é uma escolha: a Política de Privacidade, também chamada de Termos de Uso, é obrigatória para todos os sites que lidam com dados dos usuários. Isso está valendo desde que a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor.
Por isso, esta página tem o dever de informar aos visitantes sobre o processamento de dados por parte do seu site. A Política de Privacidade deve conter todas as práticas e condutas que a sua empresa se compromete a seguir.
Geralmente, essa página precisa conter os seguintes tópicos:
- Dados e informações da sua loja virtual
- Quais dados dos usuários são utilizados e como eles são solicitados pela sua loja (mesmo aquelas informações que são rastreadas e não solicitadas)
- As leis de proteção de dados que a empresa está de acordo
- Por quanto tempo a sua empresa guarda os dados coletados dos visitantes
- Como o usuário pode solicitar mudanças em relação ao tratamento dos seus dados
- Informar se a sua loja compartilha os dados coletados com terceiros
- Informar sobre alterações na política de privacidade
Quer uma dica importante? Colete apenas os dados necessários para a sua empresa manter a operação e seja transparente quanto ao uso dessas informações.
5. Política de Troca e Devolução
Já imaginou um cliente que adquire algo no seu site e depois não encontra informações sobre como devolver ou trocar o produto? Além de desagradável, essa situação pode colocar a sua loja virtual em maus bocados.
Afinal, o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto nº 7962 garantem ao consumidor o prazo de sete dias corridos para solicitar a troca ou devolução do produto, a contar do ato de recebimento.
A diferença entre os dois é que, na troca, o consumidor precisa devolver um produto adquirido para receber outro no lugar. Já na devolução, o cliente apenas devolve o item, seja porque se arrependeu da compra ou porque o produto não correspondeu às suas expectativas.
Portanto, este é um espaço para deixar claro o prazo, regras para o reembolso e condições para a troca e devolução. Isso faz parte da gestão de relacionamento com os clientes e pode prevenir problemas no atendimento, além de conquistar uma boa imagem para a sua loja virtual.
6. Formas de Pagamento
Além de trazer mais comodidade para os clientes, oferecer diversas formas de pagamento pode te ajudar a conquistar mais consumidores. Isso porque há sempre quem prefira pagar no boleto e quem só compra no cartão de crédito.
Os clientes da Yampi que usam o nosso Checkout Transparente, por exemplo, garantem que seu público possa pagar da forma como desejar, seja Pix, boleto ou cartão de crédito.
Portanto, ter uma página na sua loja virtual dedicada a explicar quais as formas de pagamento que você aceita ajuda seus clientes a encontrarem informações úteis e faz com que se sintam mais seguros para finalizar uma compra.
7. Entrega de pedidos
Assim como as formas de pagamento, pode ser interessante incluir na sua loja virtual uma página dedicada às entregas dos pedidos. Isso passa mais confiança para aqueles clientes receosos, que ainda não conhecem a sua marca.
Vale detalhar as formas de envio disponíveis, quais são as etapas do processo de entrega, como e quando a sua empresa disponibiliza o código de rastreio, como é a embalagem dos produtos e como os clientes podem alterar o endereço de entrega.
8. Fale conosco
Tirando a página de produtos, talvez essa seja uma das páginas mais importantes da sua loja virtual. Isso porque ter uma seção destinada a “contato” pode trazer mais credibilidade para o seu negócio.
Clientes que ainda não conhecem a sua marca estão mais propensos a fazer uma compra se sentirem que podem confiar em você e que podem entrar em contato caso precisem. Por outro lado, clientes que já compram na sua loja virtual podem estar mais dispostos a voltar a comprar se souberem que o contato com a sua empresa é fácil e sem ruídos.
Isso significa que você precisa disponibilizar, no seu site, uma página destinada ao contato com a sua empresa, seja ele feito por telefone, e-mail, WhatsApp ou chat. Além disso, uma página na loja virtual de “fale conosco” também mostra que a sua marca está disposta a escutar os clientes, receber avaliações e feedbacks.
Existem ainda outros motivos para você apostar na criação de uma página de contato:
- Atendimento e suporte: a clientes que já compraram com você e precisam de ajuda.
- Vendas: para ajudar clientes e tirar dúvidas de potenciais compradores.
- Recursos humanos: para atrair potenciais funcionários para a sua loja.
E se você acha que vai receber uma tonelada de e-mails e ligações ao criar essa página, aqui vai uma dica: não menospreze a página de perguntas frequentes, que falamos no começo deste tópico. É ela que vai ajudar a diminuir os chamados e a solucionar dúvidas dos clientes.
9. Como comprar
Outra opção de página para incluir na loja virtual é um guia de como comprar no seu e-commerce. Aqui, você pode explicar o passo a passo:
- Encontrar o produto;
- Colocar no carrinho;
- Ir para a finalização da compra;
- Preencher dados de entrega;
- Escolher uma forma de pagamento e o modelo de frete;
- Finalizar o pedido.
Para cada uma dessas etapas, o ideal é que você explique exatamente o que o seu cliente vai precisar preencher ou clicar, de forma que essa página da loja virtual funcione como um guia.
Apesar de parecer óbvia, a jornada de compra no comércio eletrônico ainda pode ser um desafio para alguns usuários. Além disso, essa página ajuda a indexar a sua loja nos resultados de busca.
10. Bônus: Landing Page
Landing pages são ótimas estratégias na hora de lançar novos produtos ou coleções, divulgar uma campanha promocional ou coletar leads para o seu e-commerce. Elas são páginas de vendas isoladas, que funcionam com o objetivo de converter.
Portanto, se você quer criar uma campanha de Black Friday, ou uma ação de Dia das Crianças, desenvolver uma landing page é uma boa ideia para ampliar os seus horizontes.
Com a Yampi, você consegue integrar o nosso Checkout líder em vendas nas suas LPs e converter o cliente ali mesmo, sem precisar tirá-lo da página para isso.
Como criar novas páginas na loja virtual Yampi?
Tendo em vista a importância das páginas na loja virtual, a Yampi oferece uma maneira simples de criar páginas informativas para você decolar o seu negócio. Vem com a gente!
No seu Painel da Yampi, clique em Configurações, no menu lateral esquerdo, e em seguida em Páginas Informativas. Selecione a opção “Nova Página” e dê um título para ela. Depois, insira o conteúdo que você deseja.
Agora é hora de preencher as informações de SEO: elas são extremamente importantes para atrair tráfego orgânico para o seu site. Por isso, inclua o título, descrição e link que você gostaria que aparecesse nos resultados de busca.
Crie sua loja virtual grátis na Yampi
Agora que você já sabe que uma loja virtual de sucesso não é feita só de produtos, mas também de páginas funcionais, que tal colocar o que aprendeu por aqui em prática?
O seu e-commerce não precisa ter todas as páginas que citamos neste artigo, mas algumas delas são obrigatórias para que o seu negócio esteja de acordo com as leis.
Outras, são importantes para que seus clientes tenham uma boa experiência navegando e comprando com você.
Com a Yampi, você cria sua loja virtual grátis e ainda pode criar quantas páginas informativas desejar! A melhor parte? É simples, fácil e intuitivo para que você não precise quebrar a cabeça.
Para mais dicas de como fazer sua loja virtual decolar, acompanhe nosso blog e os nossos conteúdos.
Perguntas frequentes
Quem somos
Blog
Política de privacidade
Política de troca e devolução
Formas de pagamento
Entrega de pedidos
Fale conosco
Como comprar
Landing page
Clique em “configurações” no Painel da Yampi
Após, clique em “Páginas informativas”
Selecione a opção “Nova Página” e dê um título
Insira o conteúdo que você deseja
Preencha as informações de SEO
Salve o resultado completo