A análise SWOT é uma ferramenta estratégica utilizada para identificar os pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de um negócio. Para quem tem um e-commerce, essa análise é crucial para entender os aspectos internos e externos que podem impactar o desempenho da loja virtual.
A análise SWOT, ou análise FOFA, é uma ferramenta poderosa para identificar melhorias no seu e-commerce e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Afinal, esse é um dos métodos mais populares de avaliação, e tem grandes benefícios para você e seu e-commerce.
Portanto, acompanhe este artigo até o fim para entender tudo sobre a origem da SWOT, benefícios e exemplos práticos para replicar na gestão da sua loja virtual.
O que é análise SWOT?
A análise SWOT é uma ferramenta de análise utilizada para auxiliar na tomada de decisão dentro de um planejamento estratégico, a partir da consulta de uma matriz de informações. A sigla SWOT é composta pelas iniciais das palavras-chave em inglês:
- S – Strengths, ou “forças”;
- W – Weaknesses, ou “fraquezas”;
- O – Opportunities, ou “oportunidades”;
- T – Threats, ou “ameaças”.
Em uma versão brasileira, a SWOT também é chamada de FOFA – forças, oportunidades, fraquezas, ameaças.
A origem mais aceita da matriz SWOT tem como referência o consultor de gestão Albert Humphrey, que desenvolveu a técnica enquanto trabalhava no Instituto de Pesquisa de Stanford, na década de 1960.
Mas existem relatos de que a técnica apareceu em alguns estudos de caso na década de 1950, no periódico Harvard Business School.
Mas o que veio primeiro, a matriz ou a análise? A matriz SWOT. Isso porque o método de análise foi desenvolvido apenas na década de 1980.
Assim, de lá até os dias atuais, a análise SWOT segue sendo um dos principais métodos de avaliação, que direciona a estratégia de vários setores e é muito utilizada no comércio virtual.
Para que a análise SWOT serve em um e-commerce?
Agora que entendemos o que é e qual a origem da análise SWOT, a dúvida que fica é: como utilizar essa metodologia para a gestão de um e-commerce?
Para isso, precisamos explorar um pouco mais sobre cada ponto.
Considere que a análise SWOT – ou FOFA – cria uma relação de informações importantes sobre a empresa.
💪 Em Forças, relacionamos todos os pontos positivos da loja virtual, que a diferem dos concorrentes;
💡 Em Oportunidades, alocamos as informações sobre onde ainda há espaço para inovar na loja virtual;
😧 Em Fraquezas, estão os pontos internos que podem ser prejudiciais ao e-commerce;
😠 Em Ameaças, estão os fatores externos que podem prejudicar a operação do e-commerce.
Dessa forma, cada um desses pontos deve ser preenchido, preferencialmente, em um documento para manter o registro e acompanhamento, seja em papel ou digital.
Ao preencher cada um dos pontos, ganhamos visibilidade sobre o cenário da loja virtual e podemos analisar qual a melhor estratégia para aproveitar as Forças e Oportunidades na solução das Fraquezas e Ameaças.
Além de auxiliar na visão geral do negócio, a análise SWOT ajuda no crescimento do e-commerce, na avaliação da maturidade e na identificação de pontos a serem melhorados. É uma técnica que não deve ser ignorada, pois pode guiar a tomada de decisão de forma mais assertiva e estratégica
Nathalia Bettoni, Coordenadora de Marketing na Yampi
5 benefícios de usar matriz SWOT nas empresas
Falamos sobre alguns usos da análise SWOT, mas é importante detalhar as vantagens de utilizar essa metodologia na gestão de lojas virtuais, que são:
- Maior estratégia competitiva: a análise SWOT também ajuda os lojistas a compreenderem melhor os concorrentes e como estão posicionados no mercado, permitindo a criação de estratégias como ajuste de oferta ou novos produtos, para competirem com maior assertividade.
- Identificação de oportunidades de mercado: a análise SWOT permite que os e-commerces identifiquem novas oportunidades de mercado, baseadas em tendências ou comportamento dos próprios clientes.
- Gestão de riscos: ao avaliar as ameaças, os gestores podem desenvolver estratégias proativas para diminuir possíveis riscos, como mudanças no consumo dos clientes, novos concorrentes no mercado ou produtos.
- Otimização de recursos: a gestão da loja virtual ganha um aliado na otimização de recursos ao entender quais são as fraquezas e as oportunidades, fortalecendo as áreas que mais precisam de investimento.
- Oportunidade de inovação: a metodologia de análise SWOT pode inspirar inovações e melhorias nos produtos existentes, ajudando os lojistas virtuais a se manterem relevantes no mercado.
Em resumo: utilizar o método de análise SWOT levanta informações, que geram conhecimentos aprofundados sobre o negócio, transformando dados em vantagem competitiva para as lojas virtuais.
Onde usar a análise SWOT no planejamento da loja?
O uso da análise SWOT, ou análise FOFA, para a gestão de uma loja virtual acontece em várias frentes, e não é exclusivo de uma só área.
Assim, é possível criar uma matriz SWOT para:
- Estratégia de marketing;
- Comunicação da loja virtual;
- Lançamento de novos produtos;
- Expansão da operação;
- Abertura de loja física;
- Em qualquer tipo de planejamento.
Por exemplo: ao levantar as forças da empresa, você está nomeando as vantagens frente aos concorrentes – o que gera argumentos de venda.
Ao listar as fraquezas, facilita a visualização de quais são os pontos a melhorar, que podem impactar negativamente o e-commerce.
Para fazer um bom uso da metodologia SWOT/FOFA, é importante entender, no detalhe, quais são os pontos de análise. E é sobre isso que vamos falar a seguir.
Pontos de análise da matriz SWOT
Como sabemos, a análise FOFA/SWOT considera 4 pontos: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Ainda, existe uma segunda divisão, que considera os fatores internos e externos à empresa.
Fatores internos
Os fatores internos são os que dizem respeito ao que acontece na gestão e dentro da operação de e-commerce. São eles: forças e fraquezas.
Forças
Forças, no contexto de um e-commerce, incluem os pontos fortes que diferenciam a empresa no mercado digital. Por exemplo:
- Plataforma de e-commerce robusta;
- Sistema de logística eficaz;
- Fornecedores de confiança;
- Atendimento ao cliente com qualidade.
Fraquezas
Já as fraquezas são os elementos internos que podem limitar o desempenho ou o crescimento da loja virtual, como:
- Falta de diversificação no mix de produtos;
- Gestão de estoque pouco organizada;
- Hospedagem de site com falha de segurança;
- Gateway de pagamento ineficaz.
Fatores externos
Os fatores externos estão relacionados ao mercado e às situações que ocorrem fora do ambiente da empresa. São eles: oportunidades e ameaças.
Oportunidades
Oportunidades são elementos que a empresa de e-commerce pode explorar para crescer ou melhorar o desempenho, tais como:
- Expansão da loja virtual para física;
- Parcerias estratégicas;
- Tendências de consumo favoráveis;
- Sazonalidade.
Ameaças
Ameaças são os riscos ou desafios no ambiente externo que podem afetar negativamente o desempenho do e-commerce. Por exemplo:
- Concorrência acirrada;
- Mudanças em regulamentação e taxas;
- Falta de insumos por conta de crises climáticas.
Quem pode preencher a matriz SWOT?
Ainda que seja uma ferramenta de análise, a SWOT não é um documento restrito para gestores. Na prática, qualquer pessoa envolvida com as mudanças dentro de uma operação de loja virtual pode preencher uma matriz SWOT para realizar a análise.
O ideal, porém, é que isso seja realizado por um time envolvido e responsável por aplicar as mudanças decorrentes da avaliação das informações.
Ou seja: não é um processo apenas “para o papel”, deve ser utilizado com responsabilidade e acompanhado periodicamente.
Como fazer análise SWOT para uma loja virtual
Iniciar uma análise SWOT requer um processo. Ou, melhor, uma organização em etapas, para garantir que a matriz seja preenchida da melhor maneira possível com as informações sobre a empresa.
Confira, no passo a passo a seguir, como realizar a análise SWOT/FOFA na sua loja virtual.
Crie uma equipe
Como falamos, a matriz SWOT pode ser preenchida por várias pessoas. Por isso, forme um grupo diversificado, incluindo membros de diferentes áreas da empresa, como finanças, marketing, vendas e operações.
A diversidade de opiniões enriquece a análise e garante que todos os aspectos que envolvem a loja virtual sejam abrangidos.
Defina o objetivo
A partir da equipe formada, está na hora de especificar o que se deseja alcançar com a análise SWOT para loja virtual.
Pode ser o lançamento de um novo produto, a expansão para novos mercados, ou a melhoria de processos internos. Ter um objetivo claro ajudará a orientar a análise e as discussões da equipe.
Preencha a matriz SWOT
Agora, chegou o momento de criar a matriz SWOT propriamente dita.
Para isso, divida uma folha em quatro quadrantes, para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Criar um modelo visual, como no exemplo acima, ajuda a organizar as informações de maneira clara e acessível.
Comece pelos fatores internos
Por ordem de prioridades, a equipe deve iniciar o levantamento dos pontos internos da loja virtual, como as forças e fraquezas.
Em comparação com a próxima etapa, essa é mais simples porque requer o conhecimento interno da empresa.
Liste os fatores externos
Os fatores internos, como oportunidades e ameaças, necessitam de pesquisa e avaliação, principalmente da concorrência.
Priorize o levantamento interno e direcione o time para avaliar os pontos externos com fontes e dados confiáveis.
Crie um plano de ação
Com base nas informações presentes na matriz SWOT, está na hora de partir para a análise.
Crie estratégias para aproveitar as forças e oportunidades, além de abordar as fraquezas e ameaças, definindo um prazo para que cada ação seja desenvolvida com responsabilidade.
Documente o processo
Além de descrever a matriz SWOT/FOFA, registre todos os detalhes ao longo do processo e as decisões tomadas.
Esse cuidado ajuda a manter a equipe alinhada, ao mesmo tempo que também serve como um registro valioso para análises futuras.
Acompanhe periodicamente
Na internet, as coisas estão sempre mudando. Para lojas virtuais, acontece o mesmo.
Revisitar o documento e atualizar a análise SWOT periodicamente garante que as ações estão sendo seguidas e abre espaço para reavaliar necessidades.
Exemplos de matriz SWOT para e-commerce
Para facilitar o entendimento de como fazer uma análise SWOT para o seu e-commerce, criamos dois exemplos de matriz para loja virtual.
O primeiro, sobre uma loja de roupas e, o segundo, sobre uma loja de eletrônicos.
Matriz SWOT para loja de roupas
Nesse exemplo, o objetivo da análise SWOT para a loja de roupas é expandir o mix de produtos, investindo em novas opções para um e-commerce que já tem uma base de clientes fiéis.
O preenchimento da matriz fica assim, seguindo a tradução FOFA:
FORÇAS Reputação forte Base de clientes leais Experiência na gestão de e-commerce | OPORTUNIDADES Tendências de moda nas redes sociais Expansão de atuação Facilidade de encontrar novos fornecedores |
FRAQUEZAS Limitação de produtos Capacidade logística diminuída Recursos financeiros limitados | AMEAÇAS Concorrência intensa Mudanças rápidas no modo de consumo Economia do país |
A partir dessas informações, podemos traçar alguns planos de ação para cumprir o objetivo de aumentar o mix de produtos, como:
- Realizar uma pesquisa detalhada para identificar quais categorias de produtos novos teriam maior demanda e aceitação.
- Introduzir pequenas quantidades de novos produtos como testes e medir a resposta do consumidor, sem sobrecarregar o estoque.
- Investir em novas soluções logísticas para gerenciar eficientemente um inventário maior e mais diversificado.
Matriz SWOT para loja de eletrônicos
Nesse outro exemplo, uma loja virtual de eletrônicos tem o objetivo de investir na venda de smartphones.
O preenchimento da matriz fica assim, seguindo a tradução FOFA:
FORÇAS E-commerce estabelecido Experiência técnica | OPORTUNIDADES Crescimento do mercado de smartphones Parcerias com desenvolvedores de apps para divulgação |
FRAQUEZAS Alta competitividade de preços da concorrência Dependência de terceiros para logística | AMEAÇAS Instabilidade na economia do país Lançamentos mais rápidos do que a capacidade de acompanhar/investir |
Com esse cenário, para atingir o objetivo de investir nesse novo produto, o e-commerce pode estipular os seguintes planos de ação:
- Acompanhamento de tendências: pesquisar quais são os smartphones mais desejados para garantir que o estoque esteja alinhado com as preferências do consumidor.
- Estratégias competitivas de preços: criar estratégias como descontos por tempo limitado, ofertas de lançamento e programas de cashback na compra de aparelhos novos.
- Campanhas de marketing direcionadas: investir em campanhas de lançamento de novos modelos, utilizando segmentação em mídia paga nas redes sociais para atingir as pessoas mais adequadas para os smartphones.
Bônus: +5 modelos de plano estratégico para empresas
Gostou da análise SWOT e quer aprender mais sobre outros tipos de metodologia que ajudam na gestão do e-commerce?
Além da SWOT/FOFA, existem mais ferramentas que são muito utilizadas para estabelecer objetivos e auxiliar na tomada de decisão:
- SMART: sigla em inglês para Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Esta ferramenta é usada para definir objetivos claros e alcançáveis dentro de um período específico.
- OKR (Objectives and Key Results): é uma framework de gestão que ajuda as organizações a definir e rastrear objetivos e resultados-chave correspondentes. É uma ferramenta poderosa para alinhar e engajar equipes em torno de metas ambiciosas.
- Matriz de Eisenhower: método de organização para priorizar afazeres entre questões urgentes e importantes, ótimo para gerenciar pontos estratégicos no e-commerce.
- Business Model Canvas: o canvas de modelo de negócio utiliza elementos como propostas de valor, segmentos de clientes, canais de comunicação e vendas, estrutura de custos, e fontes de receita para organizar e relacionar as necessidades do e-commerce e ter uma visão completa do e-commerce.
- Análise de valor agregado: conhecida como EVA, é uma técnica de gestão de projetos utilizada para medir o desempenho através da comparação entre o trabalho planejado e o trabalho efetivamente realizado, em termos de custo e tempo.
Cada técnica pode ser usada de maneira independente ou em conjunto com a análise SWOT, para atingir os objetivos de crescimento do e-commerce.
A análise SWOT é uma ferramenta estratégica utilizada para identificar os pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de um negócio, auxiliando na tomada de decisão.
Qualquer pessoa envolvida com as mudanças dentro de uma operação pode preencher uma matriz SWOT – ou seja, não precisa necessariamente ser uma pessoa em cargo de liderança. Nesse sentido, indica-se que o preenchimento seja realizado por um time responsável por aplicar as mudanças decorrentes da análise.
Crie uma equipe
Defina o objetivo
Preencha a matriz SWOT, primeiro pelos fatores internos e, depois, externos
Crie um plano de ação
Documento o processo
Acompanhe periodicamente