A avaliação de produtos consiste em um tipo de feedback realizado por clientes sobre um produto comprado. Por isso, oferecer um espaço dedicado para avaliações no e-commerce aumenta a percepção positiva sobre a loja e pode incentivar outros compradores a fazerem um pedido.
Quem nunca acreditou mais na avaliação de um produto do que na descrição da loja?
A verdade é que entender a opinião de outras pessoas ao escolher determinado produto faz parte da experiência de compra online.
Uma vez que nos baseamos em fotos e descrições para finalizar uma compra em loja virtual, contar com avaliações de produtos realizadas por outros compradores auxilia na confiança, tanto da loja quanto da qualidade do que é ofertado.
Vale investir na promoção de avaliações para o e-commerce? Como incentivar clientes a deixarem um feedback após a compra? Aprenda tudo sobre o assunto neste artigo!
O que é a avaliação de produtos no e-commerce?
A avaliação de produtos é um texto opinativo sobre os aspectos da compra realizada no e-commerce.
Esses comentários podem conter informações sobre qualidade, tamanho, cor, o quão fiel o anúncio é sobre o produto de fato, entre outros pontos relevantes para a experiência de compra.
Na loja virtual, essa avaliação pode ser publicada como anônimo ou com nome e foto de quem realizou a compra.
Ainda, as avaliações sobre os produtos podem se estender e falarem da loja virtual como um todo, na própria plataforma ou em sites externos, como é o caso do Reclame Aqui.
Esse tipo de avaliação é considerado como uma ferramenta de prova social, que, como o nome sugere, representa a comprovação de que o produto real reflete as informações e fotos disponibilizadas no anúncio.
A importância da review de produtos para seus clientes
Antes de finalizar uma compra, 90% dos consumidores analisam até 10 avaliações sobre o produto, segundo pesquisa do Reclame Aqui.
Ou seja, a avaliação é uma ferramenta que impacta na confiança de quem está comprando em determinada loja virtual.
Um ponto muito relevante: não são apenas os comentários positivos que importam. Mas, também, os negativos.
Outro dado, apresentado pelo Guia dos Melhores, mostra que 78% das pessoas consideram um conjunto de avaliações positivas e negativas antes de finalizar uma compra.
Afinal, se existem apenas comentários positivos sobre um produto, é provável que exista algum tipo de fraude.
Benefícios de oferecer review de produtos no e-commerce
Para o e-commerce, o feedback sobre os produtos é um tipo de prova social que ajuda, diretamente, na conversão de mais vendas.
Considerando que as pessoas buscam entender a experiência de outras antes de finalizar uma compra, contar com avaliações reais sobre os produtos vendidos traz maior confiança para o e-commerce.
Solicitar reviews para os clientes também é uma maneira de manter a audiência engajada na loja virtual. Segundo o Statista, 52% das pessoas publicam avaliações regularmente, considerando a audiência global, sendo que a loja virtual é a segunda maior fonte de informação e pesquisa sobre produtos.
Aliás, a prática de publicar avaliações é tão relevante para mudar a opinião de futuros clientes que existem até mesmo serviços especializados na compra e venda de reviews de produtos para disponibilização em e-commerces.
Porém, atenção: não recomendamos o uso desse tipo de estratégia, até porque a generalização dos comentários é perceptível e pode trazer consequências negativas para a reputação da loja virtual.
Como oferecer avaliação de produtos na sua loja Yampi
É possível solicitar e liberar o espaço para mostrar as avaliações dos produtos na sua loja da Yampi e nós explicamos como.
O recurso “Avaliações” está disponível em todos os modelos de loja virtual. Para ativar essa funcionalidade, siga o passo a passo:
- No menu lateral, acesse “Canais de venda”;
- Siga para “Loja virtual”;
- Clique em “Temas” e, em seguida, “Personalizar”;
- Na página inicial, no menu da lateral esquerda, estão dispostos todos os blocos de conteúdo disponíveis;
- Em “Avaliações”, configure a quantidade de avaliações permitidas ou, se preferir, clique no ícone em formato de olho para ocultar a seção.
As avaliações estão disponíveis tanto na página inicial da loja virtual Yampi quanto nas páginas de produtos. O processo de configuração é o mesmo.
Na página de configuração de produtos, é possível selecionar quais comentários devem ou não aparecer nas avaliações públicas. Para fazer a análise, selecione “Produtos” e, em seguida, “Avaliações”.
Como incentivar a avaliação de produtos com clientes
Até aqui, você já deve ter entendido que solicitar e receber avaliações sobre os produtos comercializados na sua loja virtual é fundamental para receber mais compras e converter mais clientes.
Existem 4 estratégias básicas que podem ser colocadas em prática para incentivar que clientes deixem avaliações sobre os produtos.
Vamos entender cada uma delas a seguir.
Respondendo aos comentários anteriores
Sim, manter respostas dos feedbacks deixados por clientes na sua loja virtual incentiva outras pessoas a avaliarem as compras.
Isso funciona porque, ao visualizar o retorno da loja virtual, clientes entendem que a opinião é valorizada e se sentem mais inclinados a publicarem a própria opinião.
Vale para comentários positivos e, principalmente, negativos. Lembrando que na sua loja virtual Yampi é possível aprovar os comentários que você deseja.
Mantendo o espaço de avaliações disponível
Como vimos no passo a passo, é possível ocultar o espaço de avaliações nas lojas construídas dentro da plataforma de e-commerce Yampi.
A funcionalidade vem ativada por padrão, e não é sem motivos.
Entendemos a importância de contar com a opinião real de quem compra sobre a loja virtual e sobre os produtos. Por isso, a recomendação é manter sempre o espaço disponível para tal.
Lembrando que, caso haja algum tipo de comentário ofensivo, você sempre pode selecionar quais estarão disponíveis publicamente através do painel de configuração dos produtos na loja virtual.
Enviando e-mails para solicitar feedback
Outra funcionalidade disponível na Yampi é a solicitação de feedbacks por e-mail.
Nem sempre os clientes retornam à loja virtual que realizaram uma compra apenas para finalizarem a avaliação do produto. Por isso, enviar um e-mail de contato relembrando a compra, após alguns dias do envio, é uma estratégia recomendada para receber mais avaliações.
Na Yampi, é possível configurar até quantos dias após a troca do status do pedido para “Entregue” o e-mail de avaliação deve ser enviado.
Ofertando cupons de desconto
Em complemento ao uso de e-mail para solicitar avaliações, você pode ofertar cupons de desconto para quem deixar um feedback sobre o que comprou.
A proposta, além de incentivar as avaliações, auxilia na realização de compras recorrentes e, como consequência, no aumento do LTV por cliente.
Mas tenha atenção para não tornar esse tipo de incentivo algo recorrente. Utilize sempre que perceber uma diminuição no retorno sobre as avaliações.
5 dicas para responder as reviews de produto
Além de manter as avaliações disponíveis na página inicial do e-commerce e nas páginas de produtos, outro ponto importante é responder aos comentários.
Para isso, vale colocar em prática algumas dicas simples, mas efetivas, que auxiliam na manutenção do relacionamento com quem comprar de você.
Responda sempre que possível
Parece óbvio, mas não é raro encontrarmos lojas virtuais com avaliações e comentários nunca respondidos.
Se você solicitar aos clientes que deixem uma avaliação, o canal de comunicação foi aberto. Nada mais justo do que responder ao comentário.
Mas sabemos que, a depender do fluxo da loja virtual, essa atividade pode ser complexa. Por isso, recomendamos que, sempre que possível, invista tempo para responder as avaliações de clientes.
Personalize a resposta
A personalização da resposta às avaliações é um dos elementos que aumenta a percepção de valor do cliente sobre o relacionamento com a loja virtual.
Sempre que viável (porque podem existir respostas anônimas, por exemplo), utilize o nome próprio de quem avaliou para iniciar a resposta e busque elementos dentro do feedback.
Por exemplo, João comentou em uma camiseta preta que o tamanho ficou perfeito.
Uma resposta possível, seguindo esse exemplo, seria: “Agradecemos por seu feedback, João. Sabemos o quão importante é encontrar algo que combine com você e ficamos felizes em saber que cumprimos esse objetivo. Até a próxima compra!”
Leia com atenção
Em complemento ao ponto anterior, ler cada avaliação com atenção simplifica o processo de resposta e permite uma personalização mais adequada.
Sem contar que isso ajuda a disponibilizar informações que façam mais sentido para quem está visitando a loja virtual.
Evite respostas padronizadas
Com a correria do dia a dia, às vezes optamos por responder aos comentários com textos padronizados, que funcionam para quase todas as solicitações.
Quem comprar de você percebe isso, que acaba representando uma falta de cuidado com o relacionamento – mesmo que a experiência de compra tenha sido positiva.
Por isso, vale investir um tempo para responder cada comentário com algum elemento de personalização, mesmo que contenha uma base pré-definida.
Responda, também, aos comentários negativos
Algumas pesquisas mostram que é o conjunto dos comentários que impacta na escolha de comprar ou não de uma loja virtual.
Nesse sentido, também estão os comentários negativos, que representam uma experiência de compra não tão satisfatória, mas real.
Se existem apenas comentários positivos sobre algo, é algo a se desconfiar – é impossível agradar a todos, mesmo que seu produto seja incrível (e sabemos que é).
Responder aos comentários negativos demonstra a preocupação da loja em promover experiências melhores, e a aprimorar o atendimento quando necessário.
A avaliação de produtos é um recurso grátis na Yampi
O espaço de avaliações permite que os clientes publiquem detalhes de como foi a experiência de compra na sua loja virtual.
Para quem criou um e-commerce utilizando a plataforma que mais converte no Brasil – a Yampi – esse recurso é gratuito e vem ativado por padrão em todos os 7 modelos de loja que temos disponíveis.
Outro recurso interessante é o espaço de perguntas, que está disponível junto às avaliações, nas páginas de produtos. Nesse campo, é possível permitir que os clientes publiquem perguntas sobre o produto, que são selecionadas, revisadas e respondidas por quem está administrando a operação.
Com essas duas funcionalidades, você garante as provas sociais necessárias que comprovam a qualidade do que está sendo vendido no e-commerce.
A avaliação de produtos, também chamada de review, é um texto opinativo sobre os aspectos de uma compra realizada online, como comentários em relação à qualidade da peça, cor, tamanho, entre outros.
Responda aos comentários anteriores
Mantenha o espaço de avaliações disponível
Envie e-mails solicitando reviews
Oferte cupons de desconto caso as avaliações estejam baixas
No menu lateral, acesse “Canais de venda”;
Siga para “Loja virtual”;
Clique em “Temas” e, em seguida, “Personalizar”;
Na página inicial, no menu da lateral esquerda, estão dispostos todos os blocos de conteúdo disponíveis;
Em “Avaliações”, configure a quantidade de avaliações permitidas ou, se preferir, clique no ícone em formato de olho para ocultar a seção.