Assim como as lojas físicas decoram suas vitrines, no e-commerce é mais do que fundamental criar banners para a loja virtual! Afinal, são eles que vão destacar ofertas, apresentar produtos e indicar promoções atraentes.
Neste artigo, você vai aprender a criar artes para os banners, a importância de usar esse recurso, dicas para fazer banners atraentes e até frases para se inspirar.
Vamos lá?
O que é um banner?
Um banner para loja virtual é uma imagem visual exibida na página inicial ou em outras seções de uma loja online. Esse elemento tem como objetivo chamar a atenção dos visitantes e promover produtos, ofertas especiais, promoções sazonais ou qualquer outra informação que o lojista considere relevante para os clientes.
Dessa forma, os banners para loja virtual geralmente são posicionados de forma estratégica em locais de destaque, como no topo da página inicial, em um carrossel rotativo ou em áreas específicas.
Eles podem conter imagens, texto persuasivo, botões de chamada para ação (CTA) e outros elementos visuais que incentivam os visitantes a explorar mais a loja e a tomar decisões de compra.
Em outras palavras, os banners são uma ferramenta importante no marketing digital e no design de e-commerces, pois desempenham um papel crucial na criação de uma experiência atraente para o usuário. Mas vamos falar mais sobre isso a seguir 👇
A importância de um bom banner para sua loja virtual
Os banners para e-commerce desempenham uma função muito importante na experiência do cliente dentro do site.
Afinal, são eles que direcionam os usuários para determinada página, indicam categorias de produtos, destacam promoções e setores que você pretende aumentar o tráfego ou impulsionar as vendas online.
Além disso, os banners ajudam na identificação da marca, reforçando a identidade visual e ajudando a firmar o branding da loja. É por isso, por exemplo, que você deve criar os banners de forma alinhada com as cores e estilos da sua marca.
Para datas comemorativas, como Dia do Cliente, Black Friday, Natal e outros, os banners das lojas virtuais, junto com outras técnicas de layout, ajudam a identificar que a loja aderiu às promoções sazonais.
Dessa forma, os banners são responsáveis por direcionar o cliente aos pontos de maior interesse, como ofertas exclusivas e sessão de outlet.
🖌️Aprenda como criar um branding para vender mais:
Tipos de banner para e-commerce
Dependendo do tema e da plataforma utilizados para construir o e-commerce, podem existir inúmeros tipos de banner. Aqui, você vai conhecer os principais modelos de banners.
Banner estático
O banner estático é modelo padrão, que consiste em uma imagem estática, ou seja, sem movimento, com texto, gráficos ou fotos. É usado em todos os espaços do e-commerce que permitem o uso de banners. Confira o exemplo abaixo:
Banner em vídeo
O banner em vídeo é uma versão do banner animado, mas toda a arte é transformada em um arquivo de vídeo. Pode ser usado em qualquer espaço do site, mas comumente dão destaque na página inicial.
Banner paisagem
A versão de banner paisagem se apresenta na horizontal e é mais utilizado como o banner principal da página inicial, pois ocupa mais espaço na tela.
Banner na vertical
A versão de banner na vertical faz com que o banner seja melhor alocado nas laterais do site, dando destaque a pontos específicos, mas com menor impacto do que o banner horizontal.
Banner quadrado
O banner quadrado requer menos espaço para ser disposto e pode ser usado em vários locais do site. Por exemplo, ele traz destaque para categorias e produtos, mas com menos impacto.
Banner mobile
O banner para dispositivos móveis é uma adequação das versões normais, mas com formato que permite uma melhor leitura e aproveitamento a partir de telas menores.
Banner em carrossel
O banner em formato de carrossel é uma disposição diferente do banner horizontal, que consistem em 3 ou mais banners que surgem, de tempos em tempos, principalmente no cabeçalho da loja virtual.
Veja também: Como vender mais com os temas personalizados da Yampi
Como criar banner para loja virtual em 8 dicas
Para que você alcance bons resultados, os banners devem seguir alguns pontos importantes. Confira, a seguir, 8 dicas que desenvolvemos para facilitar a etapa de criação dos banners:
1. Defina o objetivo do banner
Você quer destacar uma seção do site? Trazer uma categoria de produtos à tona? Divulgar um lançamento exclusivo? Ou, então, as promoções sazonais de uma data específica? Quem sabe aumentar as vendas de produtos com baixa visibilidade na loja?
Portanto, se faça essas perguntas e registre o objetivo do banner em questão.
2. Selecione o local no site
Com o objetivo definido, revise os espaços do e-commerce que podem ser utilizados para incluir esse banner. Geralmente são: página inicial, cabeçalho, páginas de categorias, laterais do site.
3. Faça o redirecionamento correto
Os banners são elementos clicáveis da loja virtual. Por isso, cada um contém um link que direciona para o local definido no momento do objetivo. Essa é uma etapa importante e que muitas vezes é esquecida por quem está começando!
✨ Dica: se a sua loja virtual estiver configurada dentro do Google Analytics, você pode utilizar links de redirecionamento com parâmetros para entender se o uso do banner está sendo assertivo para a loja.
4. Crie o texto
Um banner é mais do que uma imagem bonita, precisa conter um texto informativo que traga relevância e destaque o objetivo. Portanto, capriche na copy de vendas e desenvolva um texto persuasivo, conciso e de fácil leitura.
5. Utilize um CTA
Dentro do texto do banner, inclua uma CTA – Call to Action. É um indicativo de ação em texto, que convida o leitor a fazer alguma coisa (uma chamada para a ação, em tradução literal).
Alguns exemplos são “confira aqui”, “compre agora”, “leia mais”, “clique aqui”.
Esse tipo de texto, normalmente, é incluído em um botão de cor diferente dentro do banner, que tenha bastante destaque e chame a pessoa visitante do seu site a realizar a ação desejada.
6. Desenvolva a arte
Com objetivo, local e texto definidos, crie a arte do banner seguindo os elementos da identidade visual da sua marca, como cores, fontes, gráficos e imagens. No caso de datas comemorativas, como Natal, por exemplo, você pode utilizar cores características para dar mais destaque ao banner.
7. Coloque em prática algumas técnicas de SEO
Para auxiliar na descoberta da sua loja virtual em pesquisas orgânicas na internet, os banners também podem ser otimizados.
Dessa forma: exporte os arquivos em formatos como .webp, nomeie o arquivo com as palavras-chaves da loja, da categoria e do motivo daquele banner (exemplo: “nomedaloja_banner_blackfriday”). Aliás, também vale adicionar um texto alternativo à imagem, auxiliando na leitura de pessoas com baixa visão e dos próprios robôs do Google.
8. Fique de olho no tamanho dos banners
Cada tipo de banner para e-commerce tem uma especificação de tamanho e dimensões, que impactam na experiência de navegação do site.
Por isso, na Loja Virtual da Yampi, a gente te ajuda com essa etapa e já te dá todas as medidas para você só se preocupar em criar o banner. Veja as dimensões abaixo:
Na Página Inicial da sua Loja, é possível incluir diferentes tipos:
Banner principal
- Banner de tela inteira: 1600 px x 667 px
- Banner de largura fixa: 1200 px x 500 px
- Versão para dispositivos móveis: 500 px x 375 px
3 banners
- Computador: 377 px x 276 px
- Versão para dispositivos móveis: 500 px x 375 px
2 banners
- Computador: 583 px x 350 px
- Versão para dispositivos móveis: 500 px x 375 px
1 banner
- Computador: 1200 px x 500 px
- Versão para dispositivos móveis: 500 px x 375 px
Já na página de categorias, as dimensões são as seguintes:
Banner da página de categorias
- Computador sem coluna de filtros: 1200 px x 350 px
- Computador com coluna de filtros: 890 px x 350 px
- Celular: 700 px x 616 px
Além disso, os arquivos precisam ser compactos com o menor tamanho possível para carregarem de forma rápida – o que melhora a experiência do usuário no seu site. Por isso, a recomendação para o peso do arquivo é de até 500kbps.
💡 Para diminuir o peso sem perder a qualidade de imagem, utilize uma ferramenta online e gratuita, como I love IMG.
15 frases para o banner do seu e-commerce
O texto é tão importante para o visual do banner quanto para indicar a ação que você deseja que o cliente realize.
Por isso, pensar em tipos diferentes de frases para cada momento, como datas festivas, promoções ou lançamentos, faz toda a diferença.
Portanto, criamos 15 modelos de frases para banners pensando em 6 momentos diferentes. Fique à vontade para utilizar como inspiração para o seu negócio!
Frases para banners de promoção
- “Oferta Relâmpago: Por tempo limitado, preços que vão te surpreender!”
- “Compre 2, Leve 3: Mais produtos, mais economia. Aproveite já!”
- “Frete Grátis: Compras acima de R$100,00. Aproveite a entrega por nossa conta!”
Frases para banners de Black Friday
- “Contagem regressiva para a Black Friday: Garanta seu desconto!”
- “Black Friday Estendida: Mais tempo para aproveitar os preços imperdíveis!”
- “Descontos Surpresa: Cada clique revela uma oferta incrível. Confira!”
Frases para banners de lançamento
- “Novidade: Descubra o que acabou de chegar em nossa loja!”
- “Exclusividade: Seja o primeiro a experimentar nossa última criação!”
- “Novo no Catálogo: Conheça os produtos que acabaram de aterrissar em nossa loja!”
Frases para banners de limpa de estoque
- “Queima Total: Últimas unidades com descontos que vão te surpreender!”
- “Limpa de estoque: Produtos de qualidade com preços lá embaixo. Não perca essa chance!”
- “Última Chamada: Aproveite os descontos antes que tudo se esgote!”
Frases para banners de outlet
- “Saldo de Verão: Descontos para refrescar os seus dias sem pesar no bolso!”
- “Fashion Outlet: Peças de grife com descontos que fazem a diferença no seu estilo!”
- “Saldão de Calçados: Os modelos mais incríveis, com preços que você nunca imaginou!
🤔 Com pouca criatividade no dia? Experimente utilizar ferramentas de inteligência artificial para construção de textos, como o ChatGPT ou Bard. Você pode indicar comandos como: “crie 10 frases para promoções” ou “crie 10 frases para liquidação de moda”. Utilize os resultados como base para desenvolver as próprias da sua loja.
5 ferramentas gratuitas para criar o banner da sua loja
Criar banners para a sua loja virtual não precisa ser uma dor de cabeça. Hoje em dia, existem muitas alternativas gratuitas, gratuitas para teste ou com um baixo custo mensal, que permitem criar artes personalizadas seguindo a identidade visual da sua marca.
Algumas delas são:
Canva
Um dos queridinhos no desenvolvimento de artes e banners, o Canva tem uma grande variedade de opções na conta gratuita. Assim, é possível editar cores, imagens, fazer o upload de arquivos pessoais para complemento da arte e, ainda, modelos prontos para muitos tipos de negócio.
Na versão paga, existe um teste de 30 dias sem custo e, após o período, a assinatura começa a partir de R$34,90 por mês – o que permite acesso a vídeos e imagens premium.
Freepik
O Freepik é um repositório de imagens em vários formatos, vetores e artes com formatos de edição. As imagens, em maioria, são livres para uso comercial, mas é necessário atentar ao aviso na hora de fazer o download.
É gratuito e conta com muitas opções, mas para baixar mais do que 2 imagens por dia, é necessário estar logado no site.
Os planos pagos do Freepik começam a partir de €15,00 por mês (aproximadamente R$75,00).
Pixabay
Assim como o exemplo anterior, o Pixabay é um acervo de fotos, imagens e, claro, artes para banners.
O site permite o download do banco de imagens gratuitamente, mas é necessário criar uma conta gratuita.
Inteligência artificial para imagens do Bing
Na onda das ferramentas de inteligência artificial, a versão do Bing para criação de imagens pode ajudar na criação de banners para a sua loja virtual.
Assim, você pode experimentar inserir comandos como: “banner horizontal para uma loja virtual de roupas com temática Black Friday” e utilize os resultados como inspiração.
Bônus: como configurar os banners na sua loja Yampi
Aqui está um passo a passo para configurar banners dentro de lojas virtuais construídas na plataforma Yampi:
- Acesse o painel de administrador;
- No menu lateral esquerdo, clique em “Marketing” e, depois, “Banners“;
- Clique em “Novo banner”;
- Faça o envio da arte do banner e preencha as informações, como título, link de destino, cronômetro (se for alguma promoção com tempo de lançamento, como Black Friday), e vincule a uma categoria de produtos;
- Faça o envio da arte otimizada para dispositivos móveis também;
- Clique em “Salvar” e finalize a configuração.
🖌️Dê o play para saber como criar banners na Yampi:
Estático
Animado
Vídeo
Paisagem
Vertical
Quadrado
Mobile
Carrossel
Abaixo, você confere os tamanhos de banner para uma loja virtual da Yampi:
Banners para página inicial:
Banner de tela inteira: 1600 px x 667 px
Banner de largura fixa: 1200 px x 500 px
Versão para dispositivos móveis: 500 px x 375 px
Banners para páginas de categoria:
Computador sem coluna de filtros: 1200 px x 350 px
Computador com coluna de filtros: 890 px x 350 px
Celular: 700 px x 616 px
Defina o objetivo do banner
Selecione o local no site
Faça o redirecionamento correto
Crie o texto
Utilize um CTA
Desenvolva a arte
Coloque em prática algumas técnicas de SEO
Fique de olho no tamanho dos banners