Você sabia que, além de bons produtos e uma estratégia de marketing alinhada, você também precisa de uma boa biografia para o Instagram? Pois é, esse pequeno texto, de poucos caracteres, deve conter um resumo atraente e claro do que o seu cliente quer saber sobre a sua marca.
O Brasil tem mais de 89% dos usuários de internet presentes no Instagram, por isso, ter um bom perfil na rede social, com bio completa e útil, traz muitos benefícios para a loja virtual.
Neste artigo, você vai entender tudo sobre como criar uma boa biografia para loja virtual no Instagram, além de conferir exemplos para se inspirar na hora de escrever a sua!
O que é a bio do Instagram?
A bio do Instagram é o espaço destinado para descrever brevemente do que se trata aquele perfil. Essa seção aparece logo abaixo do nome do perfil.
Abaixo do espaço de biografia são alocados os principais links: por exemplo, você pode colocar o endereço eletrônico da sua loja virtual ou um link para o atendimento por WhatsApp.
Em outras palavras, a biografia compreende todo o espaço com informações da empresa, como nome, categoria da página, opções de contatos, links, pronomes e botão de chamada para a ação (entre em contato/pedir uma refeição/reservar).
Algumas especificações técnicas sobre o texto de biografia do Instagram:
- Existe um limite de 150 caracteres no texto, incluindo espaços em branco;
- Desde abril de 2023, é possível incluir até 5 links externos na bio.
Confira como é a bio do Instagram da Yampi:
A importância da biografia em uma loja virtual no Instagram
Se engana quem pensa que a bio do Instagram é pouco relevante para o perfil do e-commerce.
Afinal, esse espaço deve conter as principais informações sobre a empresa, atuação, propósito, posicionamento e canais de comunicação.
Isso porque o Instagram é uma rede de conexões sociais e a biografia é o “cartão de visitas” que apresenta tudo o que é necessário saber sobre a loja.
Quando as publicações atingem novos públicos através da rede de descoberta do Instagram, o potencial cliente que se sentir atraído pelo conteúdo vai buscar mais informações sobre a loja no perfil.
Pontos de atenção para a bio do Instagram
Alguns detalhes podem passar despercebidos, mas fazem a diferença na construção da biografia do Instagram, como:
✨ Confira a quantidade de caracteres utilizados em ferramentas gratuitas, como o Google Docs ou o Vai Caber no Instagram;
✨ Inclua emojis que representam a sua marca, como um coração com a cor principal utilizada pela loja virtual ou um símbolo específico (lua, sol, símbolo de paz, entre outros);
✨ Utilize ferramentas de inteligência artificial generativa para aprimorar as ideias de texto, como o Bard e o ChatGPT;
✨ Considere utilizar o Linktree ou outras opções que agregam vários links em um só no link da bio.
O que colocar na biografia de uma loja virtual?
Entendemos que a bio, além do texto de apresentação, é um conjunto de informações.
Mas o que colocar em cada um dos espaços? Vamos explicar as possibilidades:
Nome
O nome é utilizado para destacar o nome completo da loja no perfil do Instagram. Por exemplo: Yampi Plataforma de E-commerce.
Link do Threads
Threads é o aplicativo de textos curtos do Instagram, similar ao X/Twitter. Para as lojas virtuais que possuem perfil nessa rede social, o @ identificador no Threads aparece abaixo do nome.
Nome de usuário
O nome de usuário é o alias, ou arroba (@) da loja, que é utilizado para localizar o perfil na rede social. Por exemplo: @somosyampi (aproveita e segue a gente lá 😉).
Pronomes
Os pronomes ajudam a entender o gênero de identificação de quem utiliza o perfil do Instagram, seja uma loja virtual ou uma pessoa física. São representados por ela/elas, ele/eles, elu/elus (para o caso de gênero neutro). Não é um campo obrigatório, caso você tenha dúvidas de qual selecionar.
Bio
A bio é o resumo do que é a loja virtual e do que faz, com até 150 caracteres de limitação. Importante destacar o que a loja faz, que tipo de produto comercializa, qual o diferencial de mercado e quais conteúdos pretende compartilhar na rede.
Links
No espaço de link, são permitidos 5 links externos, como e-commerce, atendimento, FAQ ou outra rede social.
Muitos perfis utilizam agregadores, como o Linktree, para concentrar vários links em um único. Se a loja virtual possui, além do e-commerce, um blog, canal no YouTube, no TikTok ou em outras redes sociais, vale analisar essa opção.
Página
A seção página permite que a loja virtual conecte o Facebook ao Instagram, indicando a página para compartilhar conteúdos, quando for do interesse do gestor de mídias sociais.
Categoria
A categoria indica qual é o segmento de atuação do perfil do Instagram, como vestuário, esporte, loja de produtos naturais, entre outros.
Opções de contato
No espaço de opções de contato, é possível indicar um telefone referente a um WhatsApp Business, um e-mail e um telefone comercial.
Botões de ação
Os botões de ação são indicados para simplificar o contato do cliente com a principal função da loja, como pedir refeição, agendar agora e fazer uma reserva. Funciona muito bem para lojas que vendem produtos alimentícios, por exemplo.
Exibição do perfil
A exibição do perfil é um espaço para configurar quais informações devem aparecer publicamente no contato, como e-mail ou WhatsApp Business.
75 ideias de biografia para loja virtual no Instagram
Precisa de uma ajuda para criar a bio do Instagram da sua loja virtual? Estamos aqui para ajudar!
Criamos uma série de exemplos para e-commerces de vários nichos de mercado para inspiração. Lembre de personalizar de acordo com o branding da loja para ter uma bio única e criativa.
Biografia para loja virtual de qualquer segmento
Para lojas virtuais de variados segmentos, confira as 15 ideias de bio para o Instagram:
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Biografia para loja virtual de acessórios
Confira 11 ideias de bio para lojas virtuais de acessórios.
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Biografia para loja virtual de roupas
Para lojas virtuais de roupas, veja 10 ideias que podem ser usadas tanto para vestuário masculino ou feminino, adulto ou infantil.
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Leia também: Ideias para nomes de lojas de roupas
Biografia para loja virtual de maquiagem
A seguir, veja 14 ideias de bio para loja virtual de maquiagem no Instagram.
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Biografia para loja virtual de variedades
Abaixo, temos 10 ideias de bio para o Instagram de lojas virtuais de produtos variados.
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Biografia para loja virtual infantil
Veja 15 ideias de bio para o Instagram de lojas virtuais que comercializam produtos infantis.
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Exemplos de bio do Instagram em lojas virtuais
Para inspirar, buscamos os perfis no Instagram dos 5 maiores e-commerces brasileiros, de acordo com o ranking da Conversion, e mostramos os detalhes a seguir.
Mercado Livre
A bio do Mercado Livre no Instagram destaca a atual participação do marketplace como patrocinador do reality show Big Brother Brasil 2024.
É uma marca que usa o humor como parte da persona digital construída, por isso a bio reforça que o perfil está destinado a “fofoquinhas” e comentários sobre o programa. Os emojis utilizados representam o serviço de entrega e as cores da marca.
No link, há um agregador próprio com um compilado de vários links.
Amazon Brasil
A Amazon Brasil é breve e simples na bio que utiliza no Instagram, seguindo o posicionamento global da marca, traduzido ao português – “Tudo para você, de A a Z”.
O único link disponível é o que envia para a página inicial do site da Amazon.
Shopee
A Shopee no Instagram se posiciona como uma influenciadora de compras, tanto é que essa é a informação destacada no espaço de descrição.
A marca usa um agregador de links no link da bio para disponibilizar diferentes canais, além da página inicial do site e download do aplicativo.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza utiliza a persona Lu do Magalu em todas as redes sociais.
O perfil da marca é o perfil da influenciadora. Por isso, na bio do Instagram, estão as atribuições da Lu do Magalu e um agregador de links para os canais do Magazine Luiza.
OLX
A OLX resume, na bio do Instagram, o objetivo principal do marketplace: economia.
A biografia é simples e contém apenas um emoji que representa a cor principal da marca. Utiliza também um agregador de links com todos os principais canais da marca.
Não cometa estes 5 erros na biografia da sua loja virtual
Parece simples criar um texto pequeno de descrição e fornecer as informações da loja virtual na bio do Instagram.
E realmente é fácil, porque complementa a estratégia de comunicação do e-commerce e segue as definições de branding.
Para não ter erros comuns na descrição da bio do Instagram da sua loja virtual, fique de olho no que evitar e em como prevenir possíveis falhas.
Utilizar hashtags
As hashtags não possuem efetividade prática na bio do Instagram e não são clicáveis. Na maior parte das vezes, são apenas para consumir os caracteres disponíveis na descrição.
A menos que incentivar o uso de uma hashtag específica faça parte da estratégia de comunicação da loja, evite posicionar elas nesse espaço.
Exagerar nos emojis
Os emojis, quando bem utilizados, dão um toque de leveza na comunicação da loja virtual e podem reforçar o branding com cores e símbolos específicos.
Mas o uso exagerado na bio do Instagram polui o visual e consome os poucos caracteres disponíveis.
Abreviar muitas palavras
Como a quantidade de caracteres disponíveis na descrição é baixa, muitos perfis optam por abreviar palavras, como “pq” e “vc”.
Ao utilizar muitas abreviações, a descrição se torna poluída e, também, pode transparecer falta de profissionalismo com uma linguagem muito coloquial.
Procure sinônimos para substituir palavras longas e evitar a abreviação.
Texto muito genérico
Por mais que o espaço seja curto, a mensagem precisa ser eficaz o suficiente para que os seguidores entendam o que a loja virtual faz.
Se a descrição for muito genérica, como “loja de roupas online”, o perfil se torna pouco atraente aos visitantes.
Por isso, foque em responder o que é a loja virtual, o que faz e o que vai compartilhar no Instagram de maneira breve.
Não preencher os canais para contato
Se um cliente desejar entrar em contato com a sua loja virtual ao encontrar o perfil no Instagram, para qual canal deve enviar uma mensagem?
O botão “entre em contato” existe para isso – e não preencher com um e-mail com WhatsApp Business é uma falha que deve ser evitada.
Sem chamada para a ação
Qual é a primeira ação que você deseja que os visitantes realizem no perfil da sua loja virtual no Instagram?
Sem uma chamada para ação – um convite para fazer algo – as informações podem ficar soltas.
“Veja mais no link”, “Assista aos Stories”, “Veja o primeiro destaque” são exemplos de CTA (call to action, ou chamada para ação) que podem ser incluídos na bio do Instagram.
Outra opção são os botões de ação da própria rede social.
Conte com a Yampi para vender mais pelo Instagram
Criar uma biografia para loja virtual no Instagram é só um dos passos necessários para divulgar o seu negócio e alcançar novos públicos. Não esqueça que é preciso, também, conectar o seu site de vendas online com a rede social para começar a vender na plataforma.
Com a Loja Virtual da Yampi, você conecta o seu catálogo de produtos ao Instagram Shopping. O feed XML garante que tudo fique atualizado: quando você realiza mudanças no seu site, elas são automaticamente aplicadas ao seu catálogo na rede social.
A bio do Instagram é o espaço destinado para descrever brevemente do que se trata aquele perfil. Ela compreende todo o espaço com informações da empresa, como nome, categoria da página, opções de contatos, links, pronomes e botão de chamada para a ação, como “entre em contato” ou “pedir uma refeição”.
Nome
Link do Threads
Nome de usuário
Pronomes
Biografia
Links
Página
Categoria
Opções de contato
Botões de ação
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A bio do Instagram pode ter até 150 caracteres incluindo espaços em branco.