Sua loja está preparada para aproveitar todas as oportunidades de vendas comemorativas do próximo ano? O planejamento do calendário comercial de 2024 começa hoje mesmo!
Afinal, seguir um calendário de datas especiais para o e-commerce é mais do que antecipar feriados. Com a previsão em mãos, você ganha tempo para preparar a sua loja e vender muito mais.
Por isso, continue a leitura para entender todas as oportunidades do calendário comercial de 2024. Temos uma surpresa esperando você no fim do texto.
A importância das datas comemorativas para o e-commerce
Sim, os feriados são muito desejados em todo o país. Quem não finaliza o ano anterior pesquisando pelos feriados do ano seguinte, que atire a primeira pedra.
Para os gestores de e-commerce, as datas comemorativas e feriados são ainda mais aguardados!
As datas comerciais do ano são oportunidades para vender ainda mais ao criar campanhas específicas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outros.
Só para você ter ideia, no Dia das Mães de 2023, o e-commerce teve um aumento de 11,8% nas vendas, quando comparado com o ano passado.
Por outro lado, o Natal registrou um lucro de R$2,8 bilhões em 2022 no e-commerce, com previsão de aumento estimado em 5%. Alguns canais, inclusive, afirmam que o lucro do Natal 2023 será o maior visto dos últimos 10 anos!
Isso sem falar da Black Friday, um dos momentos mais esperados para o e-commerce. Pois é, em 2023, a data registrou um faturamento no e-commerce de R$5,2 bilhões, segundo dados divulgados pelo InfoMoney.
Aqui na Yampi, nossos lojistas registraram mais de R$134 milhões em pedidos, com uma surpreendente marca de 167 pedidos realizados por minuto. Impressionante, não é mesmo?
Pois é, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para vender mais e planejar com antecedência as ações de marketing. Mais do que isso: ao antecipar as ocasiões, é possível gerenciar estoque, criar estratégias de relacionamento e até mesmo realizar testes para saber o que vende mais ou menos.
Nós sabemos bem o potencial que o calendário sazonal tem para aumentar as vendas do e-commerce. Por isso, confira a seguir os principais dias e datas para planejar o seu calendário de 2024 com a gente!
Quais são as datas comemorativas comerciais de 2024?
Então, vamos ao que interessa: as datas comemorativas de 2024.
Durante todos os meses do ano, temos possibilidades de datas comerciais que podem alavancar o faturamento da sua loja. Existem algumas ocasiões que funcionam mais para lojas com nichos específicos de atuação, mas outras, mais genéricas, podem ser exploradas por uma ampla gama de negócios digitais.
Para este levantamento, consideramos as principais datas para o comércio do próximo ano, dividindo as sessões mês a mês.
Datas comerciais de janeiro de 2024
- 07/01 – Dia do Leitor
Datas comerciais de fevereiro de 2024
- 10/02 a 13/02 – Carnaval
- 14/02 – Valentine’s Day/Dia de São Valentim
❗ Vale lembrar que o Dia de São Valentim não é uma celebração tipicamente brasileira, mas que é aproveitada por vários segmentos de comércio por ter relação com o Dia dos Namorados no exterior.
Datas comerciais de março de 2024
- 15/03 – Dia do Consumidor
- 17/03 – St. Patrick’s Day/Dia de São Patrício
- 31/03 – Páscoa
❗ Assim como o Dia de São Valentim, o Dia de São Patrício não é oficialmente celebrado no país, mas é utilizado como um dia de homenagem ao santo padroeiro da Irlanda. Dessa forma, a data acabou se transformando no dia da cerveja e costuma ser explorada por empresas do segmento de bebidas (não se esqueça da cor verde predominante no chopp e na cerveja 🍀).
Datas comerciais de abril de 2024
- 28/04 – Dia do Frete Grátis
Datas comerciais de maio de 2024
- 12/05 – Dia das Mães
Datas comerciais de junho de 2024
- 12/06 – Dia dos Namorados
- 20/06 – Início do inverno
Datas comerciais de julho de 2024
- 13/07 – Dia do Rock
❗ O Dia do Rock não é propriamente um feriado, mas é um dia que faz parte da cultura popular brasileira e é muito relembrado em lojas do segmento de produtos musicais.
Datas comerciais de agosto de 2024
- 11/08 – Dia dos Pais
Datas comerciais de setembro de 2024
- 15/09 – Dia do Cliente
Datas comerciais de outubro de 2024
- 12/10 – Dia das Crianças
Datas comerciais de novembro de 2024
- 29/11 – Black Friday
Datas comerciais de dezembro de 2024
- 02/12 – Cyber Monday
- 25/12 – Natal
- 31/12 – Reveillon
6 dicas para preparar seu e-commerce em datas sazonais
Agora que você já sabe quais são as principais datas comerciais em 2024, vamos falar sobre planejamento e execução para o seu e-commerce.
Participar das conversas sobre datas comemorativas é muito interessante para o comércio eletrônico. Como vimos, o faturamento do Natal ou Black Friday, por exemplo, faz toda a diferença na receita anual de uma loja virtual
A seguir, confira como fazer com que o seu e-commerce aproveite as datas comerciais do ano que vem da melhor maneira possível.
Planeje com antecedência
Estudar, analisar e selecionar as datas comemorativas de 2024 não deve ser uma tarefa feita em cima da hora: planejamento é a chave para aproveitar as ocasiões para alavancar as vendas.
Portanto, a melhor hora é agora: selecione quais datas fazem mais sentido com o seu negócio e planeje como participar em cada momento.
Vá além do calendário comum
As datas comerciais existem e fazem parte do imaginário popular. Mas que tal inovar e aderir a outras datas menos populares, como o Dia do Café ou Dia da Pizza?
Por isso, tenha em mãos um calendário comercial atualizado e avalie como a sua marca conversa com cada possibilidade.
Deixe a sua loja com a cara da data
A personalização do e-commerce é o que vai deixar claro ao seu cliente que a sua loja está participando da data celebrativa.
Invista em novos banners, troque cores e imagens, inclua gifs animados, emojis e o que mais fizer sentido – mas não exagere para evitar poluições visuais.
Faça promoções temáticas
O que os clientes mais buscam durante as datas festivas são ofertas que valem a pena. Se houver cupons de desconto e frete grátis, então, melhor ainda!
Avalie como a sua loja virtual pode participar da data promovendo descontos que valem a pena. Assim, aproveite para liberar o estoque dos produtos que estão há muito tempo parados fazendo liquidações temáticas.
Prepare um pacote de comunicações
Comunicar as promoções das datas festivas pode acontecer de várias maneiras: por e-mail marketing, redes sociais, mensagens por WhatsApp Business, entre outras possibilidades.
Portanto, entenda quais são as mais utilizadas por seus clientes no momento de fechar compras e crie um pacote temático, com textos personalizados, artes e banners.
Crie landing pages direcionadas
Ainda na proposta de personalizar a loja para a data, utilize landing pages específicas para centralizar as promoções temáticas, os produtos em oferta e caprichar na personalização.
As landing pages ajudam a entender se as ofertas de datas comemorativas estão adequadas porque fornecem dados de acesso exclusivos.
💡 Uma regra que vale para vários pontos da vida, e que também pode ser considerada, é de que nem tudo o que está disponível deve ser utilizado.
Por exemplo: se existe um dia muito específico no calendário de 2024, como o Dia do Folclore, mas a sua loja não vende produtos relacionados a nenhum segmento que converse com a temática, não precisa participar.
Se você precisa se esforçar para entrar na conversa, seus clientes também percebem.
Download grátis do Calendário Comercial 2024
A Yampi é a parceira ideal para que o seu e-commerce venda cada vez mais e lucre muito nas datas sazonais.
Para o próximo ano, o calendário da Yampi de datas comemorativas está ainda mais atualizado e conta com ideias de dias fora do comum para aproveitar na sua loja virtual.
07/01 – Dia do Leitor
10/02 a 13/02 – Carnaval
14/02 – Valentine’s Day/Dia de São Valentim
15/03 – Dia do Consumidor
17/03 – St. Patrick’s Day/Dia de São Patrício
31/03 – Páscoa
28/04 – Dia do Frete Grátis
12/05 – Dia das Mães
12/06 – Dia dos Namorados
20/06 – Início do inverno
13/07 – Dia do Rock
11/08 – Dia dos Pais
15/09 – Dia do Cliente
12/10 – Dia das Crianças
29/11 – Black Friday
02/12 – Cyber Monday
25/12 – Natal
31/12 – Ano novo
Planeje com antecedência
Vá além do calendário comum
Deixe a sua loja com a cara da data
Faça promoções temáticas
Prepare um pacote de comunicações
Crie landing pages direcionadas