Call to action, ou CTA, é um convite direto para realizar alguma atividade, com o uso de um verbo de ação indicando o que deve ser feito: “compre agora”, “se inscreva em nosso canal”. No e-commerce, é comum utilizar CTAs em botões para finalização de compra, próximos aos produtos.
Quando desejamos que o nosso cliente ideal faça alguma ação de conversão na loja virtual, utilizamos o chamado call to action.
Também conhecido como CTA ou chamada para a ação, o call to action é parte de uma estratégia de marketing e serve para incentivar uma ação.
Mais do que incentivar, na verdade. É um convite para converter, como comprar um produto, baixar um catálogo, acessar os canais de atendimento da loja virtual, entre outras possibilidades.
Entenda como utilizar o call to action corretamente no e-commerce com a Yampi.
Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto e, de quebra, confira mais de 35 opções de CTA para adequar e utilizar!
O que é call to action (CTA)?
Call to action, ou CTA, é um termo em inglês que significa, em tradução literal, “chamada para a ação”.
É uma frase que inicia com um verbo de ação e convida a pessoa leitora a realizar algo, como clicar, acessar, baixar, entre outros exemplos. A ideia é solicitar uma ação imediata.
Escrever um bom call to action requer conhecimentos básicos em técnicas de copywriting e, por vezes, gatilhos mentais, para indicar uma ação que deve acontecer em um prazo determinado. Por exemplo: “compre agora”, “garanta as últimas unidades”, “leve agora e pague apenas ano que vem”.
No marketing, não existe uma origem específica sobre o surgimento do termo, mas é um conceito amplamente utilizado para indicar o próximo passo em um e-commerce, que envolve a finalização da compra.
E onde fica o CTA nas páginas de e-commerce? Em um botão, geralmente colorido, ao fim da página ou próximo do preço do produto. Mas existem outros usos, que vamos explicar a seguir.
Tipos de call to action para loja virtual
No contexto de uma loja virtual, o call to action é utilizado de várias maneiras.
Mesmo que a conversão principal para o e-commerce seja, de fato, a venda, existem outras ações que contribuem para os objetivos de marketing da loja.
Os principais usos de CTA no e-commerce são:
Em botões
Os botões são os tipos mais comuns para uso de CTA. Indicam a compra ou acesso direto e efetivo a alguma coisa.
Na página de compras, os botões podem estar próximos ao preço do produto. Ou, então, no carrinho para fechar a compra.
Em banners
Os banners são compostos por imagens e alocados em diversas partes do e-commerce, como na página principal, categorias, ao longo das páginas direcionando para produtos complementares, e por aí vai.
Incluem textos em formato CTA direcionando para uma ação de clicar ou acessar.
💡Leia também: Ideias para criar o banner perfeito para a sua loja
Em formato de pop-up
O uso de CTA em pop-up é amado e odiado por muitos. O pop-up é um tipo de banner que “surge” ao longo de uma página, ou quando o usuário direciona o cursor do mouse para fechar a aba.
Ao utilizar texto com CTA em um pop-up, é possível direcionar o visitante para alguma ação específica, como conhecer a nova coleção, por exemplo.
Em formulários
Quando utilizados em e-commerces, os formulários com CTA indicam que a pessoa preenche os dados para receber algo em troca.
Entre os tipos de uso mais comuns, está o preenchimento para inscrição na newsletter da loja virtual.
Elementos do CTA para e-commerce
Para criar um bom call to action, é importante ter atenção aos detalhes que envolvem o texto, como:
- Objetivo de marketing: ainda que seja parte de um processo de conversão, o objetivo de marketing por trás do CTA pode variar entre compra, aumento da base de leads (em inscrições para newsletter ou formulários), ou aumento da base de seguidores (em CTAs para seguir nas redes sociais, por exemplo);
- Verbo: todo CTA possui um verbo de ação, como “comprar”, “clicar”, “acessar”, “inscrever”, entre outros. Verbo de ação é todo aquele que indica algo a ser feito no texto;
- Flexão do verbo: a conjugação do verbo pode variar, mas o mais comum é utilizar no presente do indicativo, como em: “se inscreva na newsletter agora”. Verbos no infinitivo também podem ser utilizados (como em “comprar agora”), mas não é o ideal;
- Complemento: para indicar uma ação rápida, além do verbo, deve haver um complemento simples na frase, contendo poucas palavras, como em “acesse aqui a nova coleção”.
- Cores: seguindo a lógica da psicologia das cores, o verde é a cor que mais estimula o clique, principalmente em botões com CTA;
- Página de destino: o hiperlink presente em botões, banners e outras possibilidades do e-commerce deve direcionar para uma página que complemente a indicação do CTA. Se é um botão de compra, por exemplo, direcione para o carrinho ou para a página de finalização.
Dicas para criar um call to action que converte
Pensamos em dicas práticas para que você aprenda a criar CTAs que convertam mais no seu e-commerce.
Acompanhe!
Conheça o público-alvo
Entender com quem você está falando ajuda a criar chamadas para a ação com maiores chances de conversão.
Por exemplo, se a sua loja virtual comercializa produtos exclusivos, para uma parcela específica de público, um CTA indicando a compra faz com que o tom se torne mais sobre varejo e represente menos a exclusividade.
Uma opção mais adequada, seguindo esse exemplo, seria, ao invés de “compre aqui”, um CTA estilo “garanta essa experiência”.
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Estude sobre copy
Escrever textos voltados para a conversão é parte da disciplina de copywriting. Diferente de redação, o copy, como é chamado, é um tipo de texto mais persuasivo, muito utilizado em CTAs.
Invista um tempo para aprender sobre copy com os conteúdos gratuitos disponíveis na internet.
Flexione corretamente os verbos
Falamos sobre o verbo de ação ser flexionado no presente do indicativo, com o modo imperativo, mas que também pode ser usado sem nenhum tipo de flexão.
O mais indicado, sempre, é o modo imperativo afirmativo, na conjugação presente do indicativo (compre, garanta, leve).
Mas nada impede que você teste o uso no infinitivo (comprar, garantir, levar) e verifique o que converte mais para o seu público-alvo.
Faça testes de cores
O verde é a cor mais fácil para ser processada pelo olho humano. Por isso, por histórico, é a cor mais utilizada em botões de conversão.
Mas, mais uma vez, somente o teste vai indicar qual é a melhor cor para os botões CTA do seu e-commerce.
Nessa matéria do Sebrae, por exemplo, profissionais de design e usabilidade indicam até mesmo o uso de cores quentes, como vermelho.
Invista na linguagem neutra
Para se tornar um e-commerce inclusivo, é importante investir no uso de linguagem neutra.
Por mais que o padrão seja utilizar palavras no masculino para ser “neutro”, existem opções eficazes que auxiliam na abrangência de públicos diversos.
Faça o exercício: ao invés de “compre e fique mais linda”, utilize “invista em você”.
Analise os dados de acesso
Ao testar novos formatos de CTA, cores, textos e verbos, foque em analisar os dados de acesso e mapeie cada clique.
Apenas ficando de olho nos dados e informações do e-commerce é que você aprende o que melhor funciona para o seu público-alvo.
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35 exemplos de call to action para usar no e-commerce
Os botões com chamadas para a ação, ou CTA, podem ser alocados em vários momentos do e-commerce.
Listamos 7 exemplos para 5 dos espaços mais comuns que vemos nas lojas virtuais, como finalização de compra, avaliação, redes sociais, coleção de produtos e atendimento ao cliente.
CTA para finalização de compra
Veja exemplos de CTAs comuns para o botão de compra:
- Compre agora;
- Garanta já o seu pedido;
- Confirme seu pedido;
- Adquira o produto;
- Aproveite a oferta;
- Leve seu carrinho;
- Clique para comprar.
CTA para avaliação de produto
A avaliação dos produtos é um elemento importante para garantir a veracidade da oferta e a qualidade, a partir do ponto de vista de quem comprou.
Confira exemplos de CTA para solicitar avaliações.
- Avalie este produto;
- Compartilhe sua experiência;
- Deixe sua opinião;
- Conte para a gente o que achou;
- Recomende este produto;
- Ajude outros clientes;
- Classifique de 1 a 5 estrelas;
CTA para seguir nas redes sociais
Quando a loja virtual compartilha os botões para os perfis oficiais que possui em redes sociais, utilizar um CTA ajuda a converter mais seguidores.
Veja alguns exemplos para utilizar na chamada para a ação:
- Siga a gente nas redes sociais;
- Acompanhe nossas novidades no [nome da rede social];
- Veja as novidades nas redes sociais;
- Se inscreva em nosso canal;
- Participe da nossa comunidade;
- Siga nossos perfis nas redes sociais;
- Explore nosso perfil no [nome da rede social].
CTA para acessar as coleções
Vale a pena utilizar botão de call to action para direcionar os clientes dentro da sua loja virtual, como no acesso às coleções.
Confira exemplos:
- Descubra nossas novas coleções;
- Explore todos os produtos;
- Navegue nas categorias;
- Conecte-se com seu estilo;
- Encontre aqui o que você procura;
- Mergulhe no universo da moda;
- Visualize todas as opções;
CTA para atendimento
O atendimento ao cliente é um dos principais pontos de contato.
Avalie os exemplos abaixo para indicar o espaço em que seus clientes podem encontrar os canais de atendimento oficiais.
- Entre em contato conosco;
- Tire suas dúvidas;
- Fale com um de nossos atendentes;
- Consulte nosso suporte;
- Envie uma mensagem;
- Peça ajuda;
- Acesse nossa central de atendimento.
Lembre de selecionar as opções que mais fazem sentido para o contexto da sua loja virtual e faça adequações para seguir o branding da marca.
Bônus: exemplos de CTA para redes sociais
Além da loja virtual, você também pode aplicar textos de call to action nas redes sociais utilizadas por sua empresa.
Em canais que permitem o clique em links, como o Facebook e o Whatsapp, é ainda mais simples.
Confira alguns exemplos e atualize o texto de acordo com o que faz mais sentido para a comunicação do seu e-commerce.
Exemplos de CTA para Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais populares, utilizadas por várias lojas virtuais, mas que não permite a inclusão de links clicáveis nas legendas das publicações no feed.
A solução é concentrar links na biografia do Instagram e nas publicações do Instagram Stories, junto ao sticker com link.
Confira exemplos de CTA para utilizar no Instagram da sua loja.
Para publicações no feed:
- Acesse o link da bio e saiba mais;
- Veja mais no link da bio;
- Fique de olho nos Stories;
Para Stories:
- Clique aqui para conferir;
- Clique e compre aqui;
- Leve para casa agora.
Para biografia:
- Veja a loja completa;
- Acesse nossa loja;
- Toque no link e acesse a loja.
Leia também: Dicas de como vender no Instagram
Exemplos de CTA para WhatsApp
O WhatsApp permite o envio de pequenos textos com links clicáveis, que podem ser disparados para os contatos da loja virtual. O interessante, aqui, é personalizar a comunicação com a variável de nome, funcionalidade disponível no WhatsApp Business.
Veja exemplos:
- Venha conferir;
- Veja mais aqui;
- Conheça a loja;
- Leve agora para casa;
- Compre e receba hoje mesmo;
Exemplos de CTA para Facebook
No Facebook, você pode compartilhar links clicáveis na legenda das publicações e incluir um CTA para que realizem uma ação, como:
- Confira a coleção acessando o link;
- Confira mais;
- Conheça as opções disponíveis;
- Veja mais no link;
- Visite a loja virtual.
Leia também: Dicas de como vender no Facebook
4 erros comuns ao criar CTA para loja virtual
O desenvolvimento de CTA para e-commerce é um processo que leva tempo até ser totalmente dominado. Enquanto você testa e acerta, é importante ficar de olho nos erros mais comuns.
Excesso de call to action em um mesmo espaço
Ter várias aplicações de chamadas para ação em um mesmo espaço causa mais confusão do que incentiva a conversão.
Além disso, incluir muitos botões de CTA em uma mesma página torna a página suspeita.
Nunca alterar o texto do CTA
Testes devem ser feitos constantemente para verificar o que converte mais. O mesmo deve ser feito com o CTA.
Manter o mesmo call to action de sempre é um erro por isso. Às vezes, vale a pena avaliar a performance de outros textos e criar testes A/B.
Utilizar cores desconexas da marca
Ainda que seja interessante utilizar outras cores e testar quais influenciam o clique para o seu público-alvo, é sempre importante evitar cores que fujam da identidade da loja virtual.
Na dúvida, faça seus testes com uma paleta de cores padrão, ou siga a melhor combinação com a estética da loja.
Manter textos vagos no CTA
Sim, utilizamos várias vezes como exemplo o “compre agora”, mas nem sempre essa será a melhor opção de CTA para o e-commerce.
Textos muito vagos, que não representam uma ação que faça sentido com o que está proposto na página, mais atrapalham do que ajudam na conversão.
Call to action (CTA) é uma frase que inicia com um verbo de ação e convida a pessoa leitora a realizar algo em um site, como clicar, acessar, baixar, entre outros exemplos. Na sua tradução do inglês, o termo significa “chamada para a ação”.
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