Preparar promoções para o Dia das Crianças é fundamental para sua loja online! Essa data é uma ótima chance de aumentar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar quem já conhece seu e-commerce. Ofertas criativas não só elevam o ticket médio, mas também fazem sua loja se destacar e proporcionam uma experiência de compra incrível.
Sua loja virtual já está preparada para a campanha de Dia das Crianças 2024?
O seu e-commerce deve aproveitar o movimento da data comemorativa para decolar suas vendas online. Continue a leitura para aprender a otimizar a sua loja virtual e se preparar para a campanha de Dia das Crianças 2024.
Como foram as vendas no Dia das Crianças em 2023?
O cenário do ano passado destaca a importância cada vez maior de vender pela internet!
Isso porque as vendas online do Dia das Crianças 2023 apresentaram aumento de 5,5%, versus 0,7% das vendas em lojas físicas. Contabilizando os números totais do varejo, 2023 apresentou crescimento de 1,1% segundo dados do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado).Além disso, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do Dia das Crianças 202
melhor campanha de Dia das Crianças.
O que vender no Dia das Crianças? Descubra produtos favoritos
Aqui vai uma lista dos produtos mais procurados para o Dia das Crianças em 2024, segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, para que você possa se programar com antecedência e rever o estoque da sua loja virtual.
Quais são os tipos de presentes com mais intenção de compra no Dia das Crianças de 2024?
- Brinquedos e Jogos (45%)
- Vestuário e Calçados (21%)
- Cosméticos e Perfumaria (8%)
- Jogos eletrônicos e Artigos eletrônicos (6%)
Quando começar a Campanha de Dia das Crianças 2024?
O Dia das Crianças acontece todos os anos na mesma data: 12 de outubro. Com isso em mente, você consegue organizar a programação para personalizar a sua loja virtual e criar ofertas com, no mínimo, 30 dias de antecedência.
Não sabe por onde começar? Sugerimos que divida o processo por etapas:
- Definição do objetivo da data – organizar quais serão os objetivos de venda da campanha de Dia das Crianças para a sua loja;
- Separação dos produtos da campanha – escolher quais são os produtos que devem receber foco e esforço para vender mais;
- Atualização das fotos – produzir fotos recentes e dentro da temática da data;
- Criação dos materiais para redes sociais – planejar e preparar os conteúdos que serão utilizados, além de organizar um calendário específico para a data.
Essas são quatro etapas iniciais para colocar a campanha de Dia das Crianças na ativa, e que podem ser preparadas com antecedência.
Mas sabemos que você quer vender, então vamos ao que interessa: a seguir, confira dicas de como sua loja pode vender mais no Dia das Crianças 2024.
24 dicas para sua Campanha de Dia das Crianças vender mais
Quer saber como vender mais na campanha de Dia das Crianças da sua loja virtual?
Separamos 22 dicas, que vão desde a personalização da loja até uso de aplicativos terceirizados conectados ao e-commerce. Acompanhe!
1. Antes de tudo, crie um plano
Falamos sobre isso antes, mas não custa reforçar: a comemoração acontece sempre no mesmo dia e mês, o que facilita na hora de pensar com antecedência na campanha de Dia das Crianças.
Traçar um plano com objetivos, canais de comunicação, métricas para avaliar o sucesso e demais informações faz toda a diferença na execução – e evita que você seja pego de surpresa por um produto fora de estoque.
Invista um tempo preparando o plano de execução da campanha e siga para os próximos passos!
2. Prepare a divulgação
Planeje os conteúdos que você deseja divulgar e organize um calendário estratégico para as publicações. Para garantir que a sua loja esteja bem posicionada nos resultados de busca, otimize o SEO do seu e-commerce para atrair tráfego orgânico.
Não esqueça da mídia paga: um bom planejamento de tráfego pago pode ser o diferencial da sua campanha de Dia das Crianças.
3. Crie uma landing page para a campanha
Landing pages são importantes para aumentarem a conversão da sua campanha de vendas. Isso porque além de funcionar como uma página de aterrissagem, elas podem direcionar o consumidor diretamente para os produtos que você deseja.
Assim, você concentra esforços na personalização de um canal específico e consegue avaliar melhor as métricas de sucesso dos acessos e conversões. Além disso, é possível integrar o Checkout Transparente da Yampi e realizar suas vendas na própria LP.
4. Utilize e-mail marketing
São duas dicas:
Se você ainda não tem um mailing segmentado para a data, vale criar uma landing page antes da campanha para coletar novos cadastros. Por exemplo: ofereça um cupom de desconto exclusivo para quem se cadastrar.
Se você já tem um mailing segmentado, desenvolva disparos de e-mail marketing com lembrete da data, dicas de quais serão as promoções da sua loja, cupons de desconto, e por aí vai.
Afinal, a ideia central é engajar as pessoas com maior probabilidade de fecharem compras no Dia das Crianças. Quanto mais segmentado o público, melhor.
5. Personalize a sua loja virtual
Ainda que você tenha desenvolvido uma landing page, a sua loja precisa ter a cara do Dia das Crianças nas partes centrais.
Assim, você pode criar um banner específico que direciona para a landing page, disponibilizar links ao longo das páginas, um submenu novo “Especial Dia das Crianças”, entre outros.
💡Neste artigo trazemos várias dicas simples para personalizar a sua loja virtual Yampi
6. Personalize as suas redes sociais
Deixe as páginas oficiais da sua loja com a cara da sua campanha de Dia das Crianças também!
Por exemplo: você pode trocar a imagem da capa e colocar algum detalhe que remete à data no avatar/imagem de perfil para personalizar.
7. Produza conteúdo com as palavras-chave da sua loja virtual
O Google Trends mostrou que o interesse pela palavra-chave “presente de dia das crianças” teve o maior pico de pesquisas desde 2004.
Além das palavras-chave do segmento da sua loja, procure desenvolver conteúdos de blog, descrições de produtos,, landing pages e redes sociais (sim, palavras-chave funcionam nos textos de redes sociais, como as legendas das publicações).
Isso aumenta a probabilidade de encontrarem a sua loja virtual como resultado de pesquisas sobre o que comprar no Dia das Crianças.
🎥Assista agora como fazer descrição de produtos:
8. Prepare os canais de atendimento
Seu WhatsApp, e-mail ou outro canal de atendimento deve receber um fluxo maior de chamados em campanhas especiais.
Para que tudo flua sem grandes problemas, é importante criar processos de atendimento, com perguntas frequentes e orientação a quem será responsável por responder os clientes do seu e-commerce.
9. Faça integrações inteligentes na loja virtual
Existem muitas ferramentas que auxiliam na gestão da sua loja virtual e são muito úteis para as campanhas de datas comemorativas, como o Dia das Crianças.
Por exemplo: integre o WhatsApp Business para atendimento, envio de mensagens de carrinho abandonado e atualizações sobre o pedido.
Ou, então, conecte com um dos sistemas de e-mail marketing disponíveis, como o Mailchimp ou o Mailee, para criar comunicações específicas para cada segmentação, com disparos automatizados.
10. Facilite os meios de pagamento
Ofereça sempre mais de um meio de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto e Pix. Com mais opções de pagamento, maior a chance do seu cliente fechar a compra.
11. Disponibilize o Pix parcelado
Falando em facilitar o pagamento, o Pix parcelado é uma nova opção de pagamento que ajuda a suavizar o preço total, dividindo em parcelas a serem pagas através do Pix.
Dessa forma, essa funcionalidade é muito bem-vinda para quem não tem ou não utiliza cartão de crédito. Na sua Loja Virtual da Yampi, é possível ativar essa modalidade através do aplicativo da Pagaleve.
12. Ative o Compre Junto
A Yampi tem uma série de recursos gratuitos para ajudar a aumentar as vendas em datas comemorativas como o Dia das Crianças. Uma delas é o Compre Junto, que ajuda a escolher produtos que combinam entre si com as escolhas do cliente, oferecendo um desconto para a compra em conjunto.
Além de ser uma ótima opção para aumentar o ticket médio da venda – e dar destaque a produtos que não teriam tanta visibilidade na sua loja.
13. Envie cupons de desconto
Essa é uma das principais estratégias para fazer uma campanha de Dia das Crianças de sucesso. Se você seguiu todas as dicas deste artigo, deve ter definido, no planejamento, o quanto deseja vender. Com isso em mente, defina o valor do desconto ou a porcentagem que você pode oferecer.
Não esqueça de criar descontos que sejam atraentes o suficiente para encantar os clientes. Depois disso, divulgue os cupons através de e-mails marketing, redes sociais e banners no seu site.
14. Faça um concurso cultural nas redes sociais
Essa dica é ótima para engajamento dos clientes.
Por isso, defina um tema do concurso relacionado ao Dia das Crianças, como “A Melhor História da Infância” ou “Antes e Depois: Crianças versus Adultos”, com cupons de desconto como prêmio.
Lembre de criar regras claras, incluindo a forma de participação, prazo e critérios de avaliação.
15. Forneça opções de entrega
Ofereça várias opções de entrega, como entrega expressa, programada e padrão, além de retirada no local. Não esqueça de indicar o melhor meio de acompanhar as atualizações de entrega.
Aliás, também vale oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor, incentivando compras maiores.
16. Ofereça brindes nas compras
Escolha brindes legais e relacionados ao Dia das Crianças, como pequenos brinquedos, adesivos, ou amostras grátis de produtos infantis.
Além disso, você também pode definir regras, como valor do pedido mínimo para o brinde.
17. Crie um guia de presentes
Essa dica ajuda muito quem não sabe o que comprar no Dia das Crianças.
Afinal, na landing page da campanha de Dia das Crianças, você pode selecionar produtos para cada faixa etária, como brinquedos educativos para crianças menores ou eletrônicos para adolescentes.
18. Faça descontos progressivos
O sistema de desconto progressivo pode ser feito para compras em todo o site, apenas na landing page ou em uma categoria de produtos específicos para o Dia das Crianças.
Por exemplo, se a pessoa comprar 1 produto, recebe 10% de desconto. Se forem 2, 20%, e por aí vai.
19. Disponibilize cashback
Cashback significa “dinheiro de volta”, e é uma estratégia ótima para reter os clientes por mais tempo.
Assim que a compra é finalizada, o cliente recebe alguma porcentagem sobre o valor que fica disponível em “caixa” no acesso dele no site.
20. Crie um kit de produtos temáticos
Essa dica vale para produtos de diferentes categorias, mas que fazem sentido dentro de um kit temático.
Por exemplo, em um kit de criança, você pode incluir uma peça de roupa e um acessório, e vender o kit com valor promocional.
21. Faça ofertas relâmpago
Que tal aproveitar o senso de urgência para gerar mais vendas no seu site? Selecione produtos populares, ou que estão com estoque alto, e ofereça um desconto atraente por um período restrito de tempo.
Você pode (e deve!) divulgar essa ação nas redes sociais, newsletter e com banners na sua loja. Nossa dica é deixar claro que o estoque é limitado e que a promoção terá pouca duração, para que os clientes se sintam mais motivados a comprar devido a sensação de escassez.
22. Ofereça a opção de presente “Caixa Misteriosa”
Crianças são curiosas, não é mesmo? Imagine presenteá-las com uma Caixa Misteriosa, repleta de produtos que só serão conhecidos na hora de desembalar o presente?
Você pode oferecer essa opção fazendo uma seleção de produtos da sua loja a um preço especial. Se quiser dar um toque a mais no item, permita a personalização da caixa, com a escolha da cor e formato da embalagem, além da gravação do nome da criança.
23. Sorteie um prêmio especial
Quem já foi criança sabe que certos presentes são grandes marcos na infância, como uma bicicleta, um videogame, uma viagem para um parque infantil… Pensando nisso, seu e-commerce pode sortear um prêmio especial para seus lojistas – ou melhor, para seus filhos e filhas!
Defina o prêmio a ser ofertado e o valor mínimo de compra para fazer parte do sorteio. Por exemplo, em compras a partir de R$ 400 concorra a um PlayStation 5. Essa promoção vai ser boa até para os pais, hein! 👀
24. Realize o Dia do Brinquedo Educativo
Se sua loja online é de brinquedos, que tal estimular as vendas ao mesmo passo em que incentiva a educação infantil?
Você pode escolher um dia específico do período de vendas para oferecer descontos especiais em brinquedos educativos! Não esqueça de divulgar a ação aos seus clientes via redes sociais e newsletter.
Atenção às regras de publicidade para crianças
Esse é um cuidado especial que você deve ter com as divulgações da sua loja, não só na campanha de Dia das Crianças, mas em outras datas comemorativas também.
Ainda mais se o seu negócio é especializado em produtos para o público infantil, a atenção deve ser redobrada.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estipula regras que devem ser seguidas na publicidade voltada a esses públicos.
Lembra aquelas propagandas do início dos anos 90 e 2000, com crianças ostentando produtos com frases como “eu tenho, você não tem?” Então, hoje em dia, essa tática é proibida.
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade desenvolveu uma cartilha para auxiliar nas melhores práticas e o que se deve evitar no momento de divulgar campanhas, principalmente no Dia das Crianças. Acesse a cartilha nesse link.
É hora de colocar a mão na massa!
Personalizar a sua loja virtual e planejar a sua campanha de Dia das Crianças são as partes mais difíceis: o resto, deixa com a gente! Na Yampi, você cria banners, cupons de desconto e coloca novas ofertas no seu e-commerce em questão de minutos!
Além disso, a gente oferece todas os aplicativos e recursos necessários para que você venda ainda mais em datas comemorativas!
Por isso, é só seguir essas dicas e sua loja vai estar preparada para ter a melhor campanha de Dia das Crianças.
O Dia das Crianças acontece todos os anos na mesma data: sendo assim, o Dia das Crianças 2023 será comemorado em 12 de outubro.
Crie um plano com antecedência
Prepare sua divulgação
Crie uma landing page personalizada
Utilize e-mail marketing
Personalize sua loja virtual
Personalize suas redes sociais
Produza conteúdo com as palavras-chave da sua loja virtual
Prepare os canais de atendimento
Faça integrações inteligentes na sua loja virtual
Facilite os meios de pagamento
Disponibilize o Pix parcelado
Ative o recurso Compre Junto
Envie cupons de desconto
Faça um concurso cultural nas redes sociais
Forneça várias opções de entrega
Ofereça brindes nas compras
Crie um guia de presentes para Dia das Crianças
Faça descontos progressivos
Disponibilize cashback
Crie um kit de produtos temático de Dia das Crianças
Brinquedos
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Jogos educativos
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