Capilaridade logística é a capacidade que uma loja virtual tem para entregar os produtos com o menor tempo e custo possível, dentro de regiões específicas, distribuindo produtos de maneira rápida e eficiente e aumentando o alcance geográfico das entregas. No e-commerce, essa estratégia melhora a experiência do cliente, aumenta o retorno de compradores e, como consequência, impacta na fidelização.
Já ouviu falar sobre o conceito de capilaridade logística?
Dentro de um plano de expansão e abrangência, um e-commerce pode investir em dark stores em locais específicos de grandes capitais, ou cidades que fazem parte da estratégia de vendas, para aumentar a capilaridade logística da loja virtual.
O termo tem relação com a capacidade de abrangência logística de uma loja virtual. Quanto maior a capilaridade logística, maior é o alcance da loja.
Vamos entender a aplicabilidade desse conceito no e-commerce neste artigo. Continue a leitura com a gente!
O que é capilaridade logística?
Capilaridade logística é a capacidade de uma loja virtual distribuir produtos de maneira abrangente, cobrindo uma grande área entre as regiões de interesse para a expansão da atuação da loja.
Diferente de outros modelos de distribuição, a capilaridade logística tem o objetivo de alcançar o maior número de locais para entrega de produtos no menor tempo possível.
Essa estratégia faz parte de um conjunto de modelos de distribuição populares no e-commerce, como o JIT (Just-in-Time, ou, em tradução livre, “na hora”) e a distribuição centralizada.
Algumas diferenças essenciais entre as três estratégias:
- JIT: mantém estoques mínimos e entrega conforme a demanda, “na hora” dos pedidos;
- Distribuição centralizada: opera a partir de um único centro logístico com estoque próprio, centralizando a logística toda de um mesmo lugar;
- Capilaridade logística: mantém pequenos espaços de entrega distribuídos ao longo de uma região, com estoques próprios.
Ao optar por aumentar a capilaridade logística, a loja virtual aumenta, também, o alcance e a agilidade das entregas.
Porém, ao aderir à capilaridade logística, o e-commerce precisa investir mais na parte de gestão e manutenção de estoque, uma vez que passa a atuar em mais espaços ao mesmo tempo.
Mas qual é a melhor estratégia para o e-commerce? Isso depende dos objetivos de negócio da loja e do quanto a gestão pode investir em logística.
Para aumentar o alcance da loja sem prejudicar as entregas, a capilaridade logística vale a pena. Por outro lado, quem quer menor custo com manutenção de estoque, descobre que a JIT funciona melhor. Para ter um estoque maior e prevenir faltas, mesmo que a entrega sofra atrasos, a distribuição centralizada é a melhor opção.
A importância da capilaridade logística para seu e-commerce
Oferecer uma entrega rápida e eficiente é um diferencial competitivo para as lojas virtuais. Uma boa capilaridade logística pode reduzir o tempo de entrega e conquistar clientes em mais regiões.
Vamos entender quais são os principais pontos de impacto do aumento da capilaridade logística no e-commerce.
Redução nas taxas de abandono de carrinho
Quando o cliente percebe que o tempo de entrega é longo ou que o frete é caro, é comum que ele desista da compra. Segundo dados da Opinion Box, 65% dos compradores abandonam o carrinho quando percebem que o frete é mais caro do que imaginavam.
Uma boa capilaridade logística ajuda a diminuir o tempo e o custo das entregas, por contar com centros de distribuição em mais localidades – inclusive, próximas dos clientes.
Leia também: Dicas para recuperar e evitar carrinho abandonado
Aumento na satisfação de clientes
Com entregas mais rápidas e custos menores de frete, os clientes recebem os produtos com menor tempo de espera e satisfazem as expectativas de contar com a compra no momento em que desejam. Como resultado, o e-commerce é percebido por ter um excelente serviço.
Os dados não mentem: 93% dos consumidores são mais favoráveis a retornarem para comprar novamente de um local que prestou um bom serviço ou atendimento, como mostra a pesquisa do HubSpot.
Maiores chances de fidelização
A partir da capilaridade logística e do bom atendimento, resultante da presença em mais áreas estratégicas, os clientes retornam.
O que clientes recorrentes se tornam para a loja virtual? Clientes fidelizados. A médio e longo prazo, a fidelização auxilia na manutenção dos negócios a longo prazo.
Afinal, manter um cliente recorrente custa entre 5 a 7 vezes menos para o e-commerce do que conquistar um novo cliente – frase clássica de Philip Kotler, uma das principais referências em marketing do mundo.
Diminuição no custo do frete
A proximidade dos centros de distribuição com os clientes reduz as distâncias percorridas e, consequentemente, o custo de transporte.
Empresas com alta capilaridade logística conseguem negociar preços melhores com transportadoras ou até optar por entregas mais rápidas, mantendo a eficiência de custos.
Para o e-commerce, isso significa uma maior possibilidade de oferecer frete grátis ou com descontos realmente atrativos, sem comprometer as margens de lucro das vendas.
Como desenvolver e aumentar a capilaridade no seu negócio
Investir no aumento da capilaridade logística do e-commerce resulta em grandes benefícios para a gestão, mas requer um aporte – tanto financeiro quanto de tempo – maior para manter uma operação que flua tranquilamente.
Em primeiro lugar, o e-commerce precisa ter algum tipo de funcionamento físico, como uma loja ou um hub de distribuição.
A partir disso, se você já entendeu que essa estratégia faz sentido investir em capilaridade logística para o seu e-commerce, existem 4 pontos principais para colocar em prática, que envolvem estoque, distribuição e entregas.
Aumente a quantidade de centros de distribuição
Descentralizar o estoque e utilizar centros de distribuição em diferentes localidades diminui o tempo de transporte e o prazo das entregas, mas possui um custo maior no investimento.
Mas existem opções viáveis, como os hubs de distribuição, que concentram várias empresas em um mesmo espaço e fazem o controle da logística dos envios.
Firme parcerias com empresas de logística
Firmar parcerias com transportadoras de diferentes regiões ajuda a aumentar o alcance geográfico das entregas, com fretes geralmente mais atrativos para o cliente final.
Além disso, empresas de transporte locais conhecem bem as áreas em que operam, o que garante mais eficiência e rapidez nas entregas. Enquanto as empresas de logística com maior abrangência nacional possuem custos mais atrativos por quantidade de entregas.
Invista em dark stores
Dark stores são centros de distribuição estrategicamente localizados, que funcionam exclusivamente para gerir a logística de pedidos online.
Para pequenos e médios e-commerces, que buscam melhorar a capilaridade logística, investir em dark stores é uma estratégia eficaz e que agiliza a entrega nas proximidades, reduzindo o tempo entre o pedido e a chegada ao cliente.
Centralize o controle de estoque
Um dos maiores desafios para garantir a capilaridade logística é gerenciar os estoques de maneira eficiente e precisa.
Centralizar o controle de estoque significa utilizar uma plataforma unificada que integre todos os canais de venda, desde a loja virtual até o centro (ou centros) de distribuição, fornecendo uma visão completa e em tempo real do que está disponível em cada local.
4 tecnologias para melhorar a capilaridade logística
Softwares de gestão de estoque, rastreamento de pedidos e controle de pedidos são tecnologias essenciais para quem deseja investir em capilaridade logística no e-commerce.
Para quem possui e-commerce na plataforma Yampi, sabe que todas as lojas virtuais possuem acesso a mais de 50 aplicativos para integração, que simplificam várias etapas da gestão.
Confira 4 categorias de tecnologias necessárias para melhorar a capilaridade logística da loja virtual, com exemplos disponíveis na Yampi.
Gestão de estoque
Gerenciar o estoque é um dos pilares para garantir uma boa capilaridade logística.
Os sistemas de gestão de estoque permitem controlar o fluxo de produtos em tempo real, o que ajuda a evitar a falta de itens ou perdas por estoque parado.
A partir de softwares que automatizam a entrada e saída de produtos, é possível garantir que sempre haja estoque disponível nos pontos de distribuição.
Quem possui loja na Yampi, pode integrar aplicativos como Bling ou Tiny ERP, que ajudam a organizar a gestão de estoque, entre outras funcionalidades.
Rastreamento de pedidos
O rastreamento em tempo real permite que você e seus clientes acompanhem o status das entregas de maneira precisa.
Essas ferramentas não apenas oferecem visibilidade sobre onde o produto está, mas também ajudam a antecipar problemas, como atrasos ou falhas no processo de entrega.
Essa tecnologia pode ser integrada ao seu sistema de logística por meio de plataformas como o Rastreio.net, Correios ou o Melhor Rastreio, disponíveis na loja de aplicativos da Yampi.
Logística
A logística eficiente não se limita apenas à entrega final do produto ao cliente, mas abrange todas as etapas, desde o armazenamento, o gerenciamento, a separação dos pedidos e o envio para diferentes regiões, considerando custos de gestão e frete.
Plataformas de logística como Intelipost, Frenet e Conectenvios oferecem opções de integração que permitem ao lojista escolher as transportadoras mais adequadas para cada região, dependendo do prazo de entrega e dos custos. E estão disponíveis, também, para todas as lojas Yampi.
Ter uma operação de e-commerce com aplicações de loja física é possível e traz bons resultados para o faturamento.
Previsão de demanda
A previsão de demanda é um sistema que analisa, a partir da quantidade de vendas por pedidos em períodos de tempo, qual é o comportamento de compra dos clientes e quais serão as necessidades futuras de compra, de acordo com a base de dados históricos.
Parece muito complexo, mas essa ação permite que os lojistas antecipem picos de demanda e ajustem estoques com antecedência, de acordo com a localidade e o consumo.
Para quem utiliza a Yampi, as previsões de vendas estão disponíveis no painel de controle da loja virtual, mas também podem ser complementadas com a inclusão de sistemas ERP, disponíveis para integração direta.
Capilaridade logística é a capacidade de uma loja virtual distribuir produtos de maneira abrangente, cobrindo uma grande área entre as regiões de interesse para a expansão da atuação da loja e diminuição nos prazos de entrega de produtos.
Redução nas taxas de abandono de carrinho
Aumento na satisfação de clientes
Maiores chances de fidelização
Diminuição no custo do frete
Aumente a quantidade de centros de distribuição
Firme parcerias com empresas de logística
Invista em dark stores
Centralize o controle de estoque