No WhatsApp Business, existe uma ferramenta chamada catálogo de produtos, que permite a divulgação de fotos, descrição, preço e demais informações sobre itens vendidos em lojas virtuais. O uso dessa funcionalidade aprimora a experiência de venda e abre mais um canal de vendas com os clientes do e-commerce.
Que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa de comunicação, disso ninguém duvida. Mas você sabia que o aplicativo de mensagens possui um recurso gratuito útil para converter mais vendas em lojas virtuais?
Estamos falando do catálogo de produtos do WhatsApp, disponível na versão Business.
Se a sua loja virtual já possui um número de telefone específico para atendimento aos clientes, vale a pena transformar em uma conta empresarial para utilizar essa funcionalidade.
Vamos explicar tudo sobre o catálogo de produtos no WhatsApp e ensinar um passo a passo para colocar no ar. Acompanhe!
O que é o catálogo de produtos do WhatsApp?
O catálogo de produtos do WhatsApp é uma funcionalidade gratuita, disponível para as contas empresariais que utilizam o WhatsApp Business.
Funciona como uma vitrine de produtos virtuais, o que permite ao lojista apresentar parte do que está disponível para venda no e-commerce.
É possível incluir informações como:
- Nome do produto;
- Foto do produto;
- Descrição;
- Link para finalização da compra na loja virtual;
- Código do produto.
As informações e imagens do catálogo de produtos ficam disponíveis junto ao contato da empresa. Quando um cliente salva esse contato e toca na imagem de perfil, tem acesso ao catálogo.
Benefícios de criar um catálogo no WhatsApp para sua loja
Utilizar o catálogo do WhatsApp para divulgar os produtos da sua loja virtual é uma alternativa interessante e com grandes benefícios.
Por exemplo:
➡️ Comunicação direta e efetiva
Com o catálogo, é simples enviar informações sobre produtos diretamente aos clientes.
Ao invés de enviar várias imagens dentro da conversa, o compartilhamento do catálogo permite uma comunicação mais eficaz, apresentando todas as informações centralizadas sobre os produtos, em complemento ao e-commerce oficial.
➡️ Experiência de compra simplificada
A partir do catálogo, os clientes podem visualizar os produtos disponíveis, preços e descrições diretamente no WhatsApp, deixando a plataforma externa apenas para fechamento da compra.
Essa ação economiza tempo e simplifica o processo de compra, permitindo ao cliente ir direto ao que interessa rapidamente.
➡️ Complemento ao atendimento
O catálogo do WhatsApp é atribuído ao perfil Business, que, geralmente, é o mesmo canal utilizado para atendimento ao cliente.
Ao disponibilizar os produtos, durante o atendimento, a pessoa responsável pode compartilhar itens complementares à conversa, oferecendo novas opções aos clientes.
➡️ Oportunidade para ações exclusivas
A ferramenta é um ótimo complemento para as ações promocionais do e-commerce.
Com o catálogo, é possível criar promoções exclusivas dentro da ferramenta e trabalhar as listas de transmissão do próprio WhatsApp para comunicar sobre essas ações especiais.
➡️ Flexibilidade para edição
As edições de catálogos dentro do WhatsApp são fáceis e simplificadas.
Isso permite a atualização de fotos e descrições de produtos sem interferir na experiência do usuário, que sempre terá acesso a um conteúdo atual.
🎥 Aprenda a fazer textos para descrições de produtos:
Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp? 4 dicas
Agora que já entendemos quais são os benefícios de criar um catálogo de produtos para o WhatsApp, vamos aprender boas práticas para uso dessa funcionalidade.
Confira 4 dicas para exercitar no momento de criar um catálogo para a sua loja virtual no aplicativo de mensagens.
Crie descrições objetivas
Além do nome do produto, você pode preencher detalhes na descrição.
Como estamos falando de uma ferramenta acessada pelo celular ou dispositivos móveis, é importante atentar para a quantidade de caracteres.
Por isso, foque nas informações mais importantes, como tamanho, cor e uso, e evite detalhes pouco expressivos, como adjetivos e contexto de uso. Deixe para aplicar a criatividade na loja virtual.
Utilize fotos reais dos produtos
Cada produto no catálogo do WhatsApp pode ter até 10 imagens ilustrativas.
Dê preferência por utilizar fotos reais do produto, de vários ângulos, e algumas com sugestões de uso. Evite montagens e imagens muito genéricas. Inclusive, neste texto trazemos várias dicas simples para tirar excelentes fotos de produtos!
Importante: o formato recomendado das imagens para o catálogo do WhatsApp é vertical, nas dimensões 1080 por 810 pixels.
Foque na experiência do cliente
O WhatsApp está presente em 95% dos celulares brasileiros. Não é de se espantar que seja utilizado, majoritariamente, em dispositivos móveis.
Quando otimizar imagens e textos dos catálogos, pense sempre na experiência do cliente ao visualizar as informações.
Um exercício interessante de empatia é entender se você, enquanto pessoa que consome de outras empresas, entende o objetivo do catálogo criado para a sua loja virtual no WhatsApp Business.
Ou seja: as imagens mostram o que eu quero ver? Possui detalhes importantes para que eu entenda se desejo comprar o produto?
💡 Leia também: Como agradar e fidelizar clientes?
Dê preferência para os produtos mais vendidos
Ainda que seja possível subir até 500 produtos no catálogo, disponibilizar uma quantidade tão grande pode gerar mais confusão do que incentivar uma venda rápida.
Na dúvida sobre quais produtos divulgar através do catálogo do WhatsApp? Selecione os mais populares do seu e-commerce.
Como colocar o catálogo no WhatsApp Business
Gostou da ideia de ter um catálogo de produtos para a sua loja virtual, disponível no WhatsApp? Então, aprenda a utilizar essa funcionalidade com a gente.
Confira o passo a passo a seguir:
Crie uma conta no WhatsApp Business
Como o recurso está disponível apenas para contas empresariais, é necessário criar uma conta do tipo no WhatsApp.
A conta Business é gratuita e demanda apenas um número de telefone, que não pode ser o mesmo utilizado como pessoa física.
Acesse a loja de aplicativos do seu celular, pesquise e baixe o aplicativo “WhatsApp Business”. Após finalizar as configurações iniciais, toque em “Conhecer” > “Perfil comercial”.
Acesse os ajustes
Com o perfil comercial pronto, na página inicial do WhatsApp Business, clique nos 3 pontinhos ao lado direito superior da tela. Em alguns telefones, o símbolo pode ser um ^ invertido.
A seguir, toque em “Catálogo”.
Adicione os itens
Na opção “Adicionar itens”, inclua as imagens dos produtos que você deseja incluir no catálogo.
Lembrando que essas imagens precisam estar disponíveis no seu smartphone e que o aplicativo precisa ter permissão para acessar as imagens.
Descreva o produto
Após subir as fotos, é necessário incluir a descrição de cada item.
Defina nome, preço, informações adicionais e código de registro.
Indique o link de finalização
O link de finalização deve enviar para a página da sua loja virtual onde está alocado o produto específico.
O objetivo é que a pessoa apenas finalize a compra, então tente ser o mais objetivo possível para auxiliar na conversão.
Finalize o catálogo
Após revisar todas as imagens, informações e links de destino, o catálogo de produtos no WhatsApp Business está pronto.
Toque em “Adicionar ao catálogo” e aguarde a aprovação das imagens. A ferramenta segue uma política de mensagens e avalia todas as fotos publicadas, para evitar algum tipo de conteúdo sensível.
Precisa de mais ajuda ou ficou em dúvida sobre algum ponto específico? Confira o conteúdo completo na sessão de ajuda no WhatsApp.
Como divulgar o catálogo do WhatsApp com meus clientes?
Quando você finalizar as configurações e a ferramenta aprova as imagens, o catálogo de produtos do WhatsApp fica disponível junto ao perfil da empresa no aplicativo.
Isso quer dizer que, toda vez que alguém salvar o contato e tocar na foto de perfil ou no nome da empresa (nome de usuário no aplicativo), terá acesso às informações comerciais disponíveis e ao catálogo.
Agora, se você deseja enviar o catálogo aos contatos do WhatsApp em uma conversa particular ou via lista de transmissão, siga o passo a passo:
- Toque no ícone de 3 pontinhos, no canto direito superior da tela;
- Toque em “Catálogo”;
- Escolha um produto e toque em “Compartilhar”;
- Toque em “Enviar produto” e, na próxima tela, selecione quem deve receber o link do catálogo.
O catálogo também pode ser enviado para fora da ferramenta, copiando e colando o link no canal de interesse.
⚠️ Um ponto importante na comunicação de lojas virtuais através do WhatsApp é que sempre deve haver o consentimento do usuário sobre possíveis mensagens no aplicativo. Por isso, ao solicitar o contato telefônico dos clientes (seja por cadastro na loja virtual ou em outros meios), disponibilize uma caixa de seleção para que a pessoa indique se deseja ou não receber contatos neste meio.
Bônus: 6 dicas para gerenciar vendas pelo WhatsApp e loja própria
Além de escolher fotos, descrever itens e configurar a parte técnica do catálogo de produtos do WhatsApp, a gestão de vendas é parte essencial do uso dessa ferramenta.
Algumas ações auxiliam a garantir a ordem e obter os melhores resultados junto aos clientes. Confira 6 dicas de gestão.
Aplique estratégias diferentes para cada canal
Ter um catálogo no WhatsApp e uma loja virtual completa e atualizada são complementares. Mas pensar em estratégias de vendas diferentes para cada canal auxilia no aumento das vendas.
Lembra quando falamos em criar promoções exclusivas para o WhatsApp? Esse é um exemplo de estratégia focada em um canal.
Mantenha o catálogo sempre atualizado
Garanta que as informações sobre produtos, preços e disponibilidade estejam sempre corretas.
Mantenha um fluxo de atualizações regulares para publicar novos produtos, promoções e demais possibilidades.
Organize os produtos por categorias
Se você vende muitos produtos diferentes, mas de áreas em comum, experimente a organização do catálogo em categorias.
Essa funcionalidade ajuda na navegação de quem visita o catálogo, que pode encontrar facilmente o que precisa de acordo com o setor de interesse – como casa, decoração, saúde e bem-estar, entre outros exemplos.
Estabeleça processos claros para fechamento das vendas
Tenha um fluxo definido, desde o pedido até o pagamento e envio, e registre nas informações dentro do perfil do WhatsApp Business.
Isso ajuda a evitar confusões no momento de fechamento da compra e garante que o cliente entenda os detalhes de cada etapa, desde a visualização do produto no catálogo até a compra final.
Centralize a finalização das vendas na loja virtual
Ainda que exista a possibilidade de finalizar compras dentro do WhatsApp Business, através do WhatsApp Pay, opte por centralizar todos os fechamentos através de um link que envie para a sua loja virtual.
Organizar as informações das vendas em um mesmo canal, como faturamento e quantidade de produtos disponíveis, simplifica a gestão da loja virtual e garante o acesso às informações atualizadas.
Mantenha o estoque atualizado
Por último, mas não menos importante, crie um fluxo de atualização do estoque considerando os produtos divulgados no catálogo do WhatsApp.
Mesmo que a finalização seja fora da plataforma, é importante ter o controle do estoque para atualizar o catálogo sempre que necessário e evitar a venda de produtos que estão em falta.
Combine suas vendas no WhatsApp com uma loja virtual
Criar um catálogo dentro do WhatsApp Business é o complemento ideal para uma loja virtual completa.
Ao criar o seu e-commerce com a Yampi, você conta com a integração com o aplicativo nativa na ferramenta, o que facilita o atendimento e o compartilhamento de produtos nesse canal alternativo.
Para ativar a integração:
- Abra uma conta na Yampi;
- No painel de configuração, selecione “Apps” e, em seguida, “WhatsApp”;
- Siga as instruções que aparecem na tela para conectar a sua loja com o aplicativo.
Depois, basta incluir o botão de WhatsApp na página inicial da sua loja virtual e completar as configurações dentro do aplicativo.
Experimente essa e outras funcionalidades com a plataforma de e-commerce que mais converte no Brasil!
O catálogo de produtos do WhatsApp é uma funcionalidade gratuita, no WhatsApp Business, que funciona como uma vitrine de produtos virtuais. Com ela, é possível incluir informações como nome, foto e descrição do produto, além do link para finalização da compra na loja virtual.
Sim, você pode carregar até 500 produtos no catálogo do WhatsApp.
Crie descrições objetivas
Utilize fotos reais dos produtos
Foque na experiência do cliente
Dê preferência aos conteúdos mais vendidos
Crie uma conta no WhatsApp Business
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