Quer abrir uma loja virtual de roupas e não sabe por onde começar? Você está no lugar certo!
O mercado brasileiro de e-commerce segue aquecido, principalmente para os bens de consumo, como vestuário. Além de ser um dos nichos que mais cresce, o segmento de roupas também é um dos mais concorridos.
Por isso, criamos um guia atualizado para que você tenha todas as informações necessárias para abrir uma loja virtual de roupas.
Vale a pena abrir loja virtual de roupas?
Com um mercado tão aquecido e tão competitivo, fica a dúvida se ainda existe espaço para empreender com uma loja virtual de roupas.
A verdade é que, sim, há muito espaço para criar novos negócios digitais e prosperar.
Em 2023, uma pesquisa interna da Yampi mostrou que a abertura de novos e-commerces cresceu 56% em relação ao ano anterior. E que os principais segmentos de atuação para abertura de novas lojas virtuais foram, respectivamente: eletrônico, decoração, vestuário e beleza.
Aliás, um dado curioso: comprar roupas novas deixa as pessoas felizes. Isso é o que revela um estudo da Opinion Box sobre consumo de moda: 52% das pessoas que compram vestuário associam a ação a um momento de felicidade.
Ou seja, se você tem dúvidas se vale a pena abrir uma loja virtual de roupas, a resposta é: sim! Mas o sucesso vai variar de acordo com o esforço em criar um mix de produtos interessantes e as estratégias de vendas utilizadas na loja.
💡Leia também: Ideias de nomes para lojas de roupas
Quanto custa abrir uma loja online de roupas?
O valor de investimento inicial para começar uma loja de roupas online depende de alguns fatores.
O primeiro deles é o segmento de atuação. Quanto mais geral, maior é o investimento.
O segundo fator é o estoque. A decisão de ter um estoque próprio na loja virtual ou revender de outros fornecedores impactam o investimento inicial.
O terceiro ponto é a margem de lucro estimada sobre as vendas – ou markup. A partir do markup, é possível entender qual é o estoque mínimo necessário para atingir o lucro pretendido, e quanto isso vai custar.
O quarto ponto é o faturamento estimado. Com o markup definido, quanto maior o faturamento, maior é a quantidade de produtos em estoque.
O quinto fator é o fornecedor escolhido. Ter um fornecedor único, comprar de vários distribuidores, contratar fabricantes, ser o próprio fabricante de roupas… Essa decisão muda a necessidade de investimento.
Ou seja, não existe uma receita pronta de quanto é necessário para abrir uma loja virtual de roupas. O tipo de negócio é o que vai definir qual o valor financeiro necessário para começar.
Nos próximos tópicos, vamos explicar os detalhes de cada ponto para que você não tenha dúvidas na hora de abrir a sua loja virtual de roupa.
Quanto ganha uma loja virtual de roupas?
A margem de lucro de um e-commerce varia entre 20% e 30% sobre o valor investido inicialmente, como mostra o Sebrae.
Mas entender a fundo quanto ganha um e-commerce de roupas envolve, também, calcular outros fatores.
O principal deles é o lucro sobre as vendas. Com o preço de custo das peças e a taxa de lucro estimada, que determinam a precificação do produto, é possível ter uma ideia do quanto se espera ganhar em cada peça vendida.
A partir disso, é necessário descontar os custos de manutenção da loja, como o plano contratado da plataforma de e-commerce, internet, luz, sistemas ERP, publicidade, entre outras possibilidades.
O ticket médio de vendas por período ajuda a entender qual a média de vendas e quanto os clientes estão gastando na loja virtual.
Ou seja, quanto vai ganhar a sua loja virtual, de fato, só a experiência vai dizer.
💡 Precificar e estipular uma margem de lucro adequada ajuda muito para que o faturamento cubra os gastos.
O que é necessário para abrir uma loja virtual de roupas?
Existe uma lista de itens básicos necessários para abrir uma loja virtual. Vamos começar pela estruturação do e-commerce.
Segmento de mercado
O segmento de atuação da loja virtual de roupas é o primeiro passo para abrir um e-commerce do tipo.
Alguns exemplos de segmento:
- Roupas femininas;
- Roupas masculinas;
- Roupas fitness;
- Moda infantil
Identidade da marca
A identidade da marca é a personalidade – ou persona – que define como a marca vai se comportar, o que vai vender, como vai vender e outros detalhes de comunicação.
💡Leia também: Como criar um branding para e-commerce
Mix de produtos
A partir dos itens anteriores, o mix de produtos é o próximo item obrigatório. Um mix nada mais é do que o conjunto de produtos que devem ser vendidos na loja virtual.
Exemplos de mix de produtos:
- Camisetas, calças e bermudas;
- Biquínis, sungas e moda praia em geral;
- Camisas sociais, blazers e trajes formais.
Fornecedores
Os fornecedores são fabricantes terceirizados responsáveis pela disponibilização dos produtos a serem vendidos na loja.
Plataforma de e-commerce
Plataformas de e-commerce são sites que permitem a criação e personalização da loja virtual, como é o caso da Yampi.
Sistema de pagamentos
O sistema de pagamentos da loja virtual geralmente é o próprio gateway disponível na plataforma.
Como é o caso da Yampi, existem várias opções, que permitem ao lojista escolher qual é a mais vantajosa ou que tenha conexão com o banco de interesse.
Embalagem dos produtos
Os produtos vendidos na loja de roupa virtual precisam ser entregues da melhor maneira possível. Por isso, as embalagens são itens essenciais na abertura de um novo negócio.
Com esses pontos definidos, é necessário seguir para os detalhes da operação da loja virtual. Vamos ver alguns deles a seguir 👇
Cadastro e descrição
Cadastrar corretamente os produtos na plataforma de loja virtual auxilia na gestão do e-commerce e controle de estoque. Com descrições adequadas e atraentes, o público sabe o que esperar do produto e tem maior probabilidade de fechar a compra.
Personalização
Personalizar a loja virtual envolve criar imagens, textos, selecionar cores e demais elementos que representem a identidade da marca.
💡Leia também: Como personalizar loja virtual
Canais oficiais de comunicação
Os canais oficiais são os meios acessíveis aos clientes finais para entrar em contato com a loja virtual. As redes sociais como Instagram e TikTok entram nessa categoria, mas também WhatsApp Business e e-mail.
Sistema de atendimento ao cliente
Um sistema de atendimento ao cliente envolve os canais que falamos antes, as pessoas e o processo de atendimento como um todo.
Como abrir uma loja virtual de roupas do zero: 18 dicas
Chegou o momento de aprender como abrir uma loja virtual de roupas.
Desenvolvemos um guia com 18 passos essenciais para quem quer colocar o sonho do e-commerce próprio em prática.
Acompanhe!
Escolha um nicho de atuação
O nicho de atuação representa a área ou segmento de público que vai ser atendido pela sua loja virtual.
A escolha depende de vários fatores, incluindo o gosto pessoal do lojista.
Se você estiver com dúvidas, vale uma pesquisa em tendências nas redes sociais e no próprio Google sobre quais são as peças de vestuário em alta no momento.
✨ Dica: para um primeiro momento, opte por não segmentar tanto a atuação da loja virtual de roupas, vendendo um mix variado de produtos até entender a repercussão com os clientes.
Pesquise sobre o mercado
A pesquisa de mercado, junto com o nicho de atuação, fornece informações sobre como se comporta, o que e como compra o público de interesse da sua loja virtual.
É uma etapa que gera bastante trabalho de pesquisa, mas vale a pena para evitar erros de principiante, como não saber o que o público deseja comprar.
✨ Dica: utilize sites como Opinion Box, Statista (para quem lida bem com o idioma inglês), e o Think With Google com artigos em português para ter acesso a pesquisas de tendências de consumo gratuitamente.
Selecione a melhor plataforma de e-commerce
Existem muitas opções de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. A Yampi, como falamos, é uma delas.
A escolha da plataforma é o que vai definir a qualidade da sua loja virtual, a facilidade de personalização e navegação dos clientes.
✨ Dica: pesquise a opinião dos usuários em canais especializados, como Reclame Aqui.
Desenvolva a sua marca
O desenvolvimento da marca do seu e-commerce de roupas define, além do que vender, como vender e comunicar o que é vendido.
Criamos um conteúdo aprofundado sobre como trabalhar o branding para lojas virtuais que vale a pena estudar.
Defina fornecedores de confiança
Os fornecedores, como falamos, são os meios para conseguir os produtos que você deseja comercializar.
Escolha um que tenha boas avaliações de outros lojistas e pesquise sobre o histórico de qualidade.
✨ Dica: o perfil do Instagram Guia de Fabricantes possui uma lista de mais de 1.500 contatos brasileiros de fornecedores de roupas.
Registre o nome da loja virtual
O registro de nome da loja virtual garante que nenhum outro estabelecimento tenha direitos sobre a marca escolhida.
Após pesquisar a viabilidade, siga o processo de registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – para garantir a regularização.
Faça a precificação correta dos produtos
Falamos no início, mas vale repetir: a precificação é um dos pontos mais importantes para garantir a lucratividade da loja virtual de roupas.
✨ Dica: pesquise lojas concorrentes e avalie os preços praticados para comparativo.
Escolha uma margem de lucro adequada
A margem de lucro é um cálculo que envolve o lucro total da empresa dividido pela receita total.
Para quem está iniciando no e-commerce e ainda não tem esses dados consolidados, uma alternativa é estipular a margem de lucro por produto e incluir na precificação.
Considere o custo do produto como base para o lucro para definir uma porcentagem adequada sobre – que pode ser 5%, 10%, 20% ou outro valor que cubra o investimento inicial e parte dos gastos fixos da loja virtual de roupas.
Inclua ferramentas de gestão na loja virtual
As ferramentas de gestão são aplicativos terceirizados que podem ser conectados na loja virtual para auxiliar com dados e organização das informações.
Aqui, estão incluídos os ERPs, CRMs, gestão de logística e frete.
✨ Dica: confira na aba de integrações da sua loja virtual quais são as ferramentas disponíveis e pesquise sobre elas em sites de avaliação, como o Capterra.
Cadastre os produtos na loja virtual
Cadastrar produtos na loja virtual é mais do que apontar o nome, a cor e o tamanho.
Existem códigos e definições específicas para roupas que devem ser seguidas para padronizar e facilitar a gestão de estoque, tanto na loja quanto em aplicativos integrados à ela.
✨ Dica: veja como construir uma planilha de produtos na Central de Ajuda da Yampi.
Descreva os detalhes do que é vendido
Além dos dados disponíveis na planilha de produtos, é importante descrever as peças vendidas na loja virtual de roupas.
Inclua a maior quantidade possível de detalhes, como tipo de tecido, sugestão de uso (casual, noite, dia, inverno, verão, etc), combinações e o que mais for interessante para que o público entenda se o produto é o que está buscando.
Técnicas de SEO podem e devem ser aplicadas nas descrições do produto, nas páginas e em outros pontos do e-commerce.
🎥Aprenda tudo sobre SEO para e-commerce:
Crie imagens atrativas
As fotos e imagens ilustrativas, além de personalizar a loja virtual, ajudam a construir o imaginário das pessoas que desejam comprar de você.
O setor de vestuário exige um pouco mais de cuidado com as fotos de produtos produzidas, porque são essas imagens que definem para o cliente se faz sentido ou não comprar determinada roupa.
✨ Dica: criamos um guia para fotografar produtos de e-commerce com técnicas práticas para fazer em casa e com poucos recursos.
Tenha um planejamento de marketing
O planejamento de marketing – e comunicação também – define os canais, as mensagens e as ações que devem ser desenvolvidas no digital para ganhar mais visibilidade na loja virtual.
No desenvolvimento de um planejamento, é necessário considerar pontos como período, meios de comunicação, investimento disponível e dados para avaliar.
✨ Dica: o Sebrae possui uma formação de marketing digital para empreendedores 100% gratuita e online.
Monitore seu público-alvo
A pesquisa sobre público não para na primeira etapa dessa lista. Ela deve seguir ao longo da operação da loja virtual.
Monitorar o público-alvo da loja significa fazer pesquisas ativas, tanto em buscadores quanto redes sociais, mas seguir com atenção ao que é consumido a partir de relatórios do setor de vestuário.
Trace métricas de sucesso
A sua loja virtual gera muitos dados valiosos para melhorar a gestão e vender mais.
Selecione quais métricas devem ser as que definem o sucesso de cada ação desenvolvida, como acessos ao site e, claro, as conversões. Ter esses dados mapeados e definidos ajuda a entender se o caminho percorrido no e-commerce é o melhor ou se pode melhorar.
✨ Dica: confira esse artigo completo sobre as 12 principais métricas para e-commerce e como calcular cada uma delas.
Mantenha um atendimento adequado
Ter um atendimento assertivo e humanizado, além de resolver possíveis problemas, fideliza os clientes.
Por isso, desenvolva um processo de atendimento com canais adequados e treinamento para as pessoas responsáveis.
Esteja presente nas redes sociais
Sem dúvidas, estar presente nas redes sociais é necessário para qualquer tipo de loja, mas tem um apelo especial para os e-commerces de vestuário.
Isso porque as pessoas costumam pesquisar por tendências e avaliações sobre roupas com frequência, e as imagens ajudam a visualizar o uso das peças.
✨ Dica: vídeo é o melhor formato para redes sociais como Instagram e TikTok, o que é ótimo para dicas de uso e mostrar detalhes das peças.
Considere investir em anúncios pagos
Quando a loja virtual estiver organizada e os canais oficiais devidamente configurados, está na hora de investir em anúncios pagos.
Com os anúncios, tanto em redes sociais quanto no Google, as chances da sua loja atingir um público mais segmentado e mais propenso a comprar é maior.
💡Leia também: Como fazer tráfego pago para e-commerce?
Bônus: os 11 principais tipos de loja virtual de roupas
Na dúvida sobre qual segmento de atuação optar ao abrir a sua loja virtual de roupas?
Um levantamento do Sebrae avaliou os tipos de comércio eletrônico de vestuário para entender quem compra, quem vende e, principalmente, quais são as principais categorias.
Confira o ranking:
- Moda feminina – 50%
- Moda fast fashion – 10%
- Bebês, criança e/ou infanto juvenil – 7%
- Moda masculina – 5%
- Uniformes – 4%
- Moda íntima – 4%
- Moda plus size – 3%
- Moda streetwear – 2%
- Moda festa/noivas – 2%
- Moda evangélica – 2%
- Moda fitness – 2%
Qual o melhor site para abrir uma loja online?
A Yampi é a melhor opção para quem quer abrir uma loja virtual de roupa, e nós explicamos os motivos:
- Loja completa com baixo custo: com o plano Basic da Yampi, a mensalidade é gratuita e as taxas sobre vendas são pagas somente se houver alguma venda no período anterior.
- Planos para expansão dos negócios: além do plano Basic, a Yampi conta com o Starter e o Pro, que são ideais para lojas que estão crescendo e precisam de mais suporte à medida em que aumentam o faturamento.
- Funcionalidades para vender mais: com as opções de Order Bump e Upsell One-Click, sua loja fatura mais a cada nova compra.
- Modelos de loja gratuitos: temos 7 templates de loja virtual disponíveis sem custo para construir o seu e-commerce.
- Gateway de pagamentos disponíveis em todos os planos: são 5 gateways disponíveis no plano Basic e 9 no plano Starter e Pro, para que você escolha o melhor e mais vantajoso para a loja virtual.
Por esses e por vários outros motivos, a Yampi é a plataforma de loja virtual mais utilizada no comércio virtual brasileiro, como mostra o BuiltWith.
O valor de investimento inicial para começar uma loja de roupas online depende de alguns fatores, como segmento de atuação, tipo de estoque, margem de lucro estimada, faturamento estimado e fornecedor escolhido. Ou seja, o tipo de negócio é o que vai definir quanto custa abrir uma loja online de roupas.
Para abrir uma loja virtual de roupas é preciso escolher:
Segmento de mercado
Identidade da marca
Mix de produtos
Fornecedores
Plataforma de e-commerce
Sistema de pagamentos
Embalagem dos produtos
Além disso, também é preciso fazer:
Cadastro e descrição dos produtos
Personalização da loja
Canais oficiais de comunicação
Sistema de atendimento ao cliente
Segundo Sebrae, os principais tipos de comércio eletrônico de vestuário são:
Moda feminina – 50%
Moda fast fashion – 10%
Bebês, criança e/ou infanto juvenil – 7%
Moda masculina – 5%
Uniformes – 4%
Moda íntima – 4%
Moda plus size – 3%
Moda streetwear – 2%
Moda festa/noivas – 2%
Moda evangélica – 2%
Moda fitness – 2%