Uma das grandes dúvidas de todo lojista é como cadastrar produtos na loja virtual. Pode até parecer que é uma atividade que não impacta os resultados do seu e-commerce, mas a verdade é que a forma como você preenche as informações durante o cadastro podem colocar a sua loja no topo ou fazer com que ela nunca seja encontrada pelos clientes.
Neste artigo, você vai entender exatamente o que precisa prestar atenção na hora de cadastrar os produtos na sua loja e, principalmente, vai conferir o passo a passo para fazer isso tanto no computador, quanto pelo celular. Boa leitura!
12 dicas de SEO para cadastro de produtos no e-commerce
Antes de mais nada, primeiro você precisa saber que o SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para que sua loja seja encontrada: essa técnica visa atrair tráfego orgânico para o seu e-commerce.
Por isso, na hora de cadastrar produtos, é necessário garantir que você esteja fazendo isso de acordo com as melhores práticas de SEO. Assim, seus produtos não só serão encontrados mais facilmente, como também vão atrair o público certo, aquele que de fato está interessado no que a sua loja tem a vender.
Confira 12 dicas de SEO que você deve prestar atenção para cadastrar os produtos:
1- Pesquisa de palavras-chave
O primeiro passo para cadastrar produtos com maestria é realizar uma pesquisa extensiva de palavras-chave relevantes para cada produto. Utilize ferramentas como o Google Keyword Planner, SemRush e Ahrefs para identificar as palavras-chave mais populares e relevantes para o seu nicho.
2- Título do produto otimizado
Crie títulos de produtos descritivos, claros e otimizados para SEO. Inclua a palavra-chave principal e características importantes do produto no título.
3- Descrições detalhadas
Escreva descrições de produtos únicas, detalhadas e informativas. Vale lembrar que o sucesso do SEO está atrelado, também, à experiência do usuário. Portanto, destaque os benefícios e recursos do produto, e inclua palavras-chave de maneira natural.
🎓Aprenda agora mesmo a criar descrições otimizadas:
4- URLs amigáveis
URL é uma abreviação para Uniform Resource Locator, que significa Localizador Uniforme de Recursos. Em outras palavras, é o endereço que aparece no navegador quando alguém entra no seu site.
Por isso, utilize URLs amigáveis, curtas e descritivas para cada página de produto. Evite URLs longas, com números ou códigos confusos. Não esqueça de inserir a palavra-chave do produto na sua respectiva URL.
5- Tags de título e meta descrições
Otimize as tags de título (title tags) e meta descrições para cada página de produto. Inclua a palavra-chave principal e uma descrição atrativa para melhorar o clique nos resultados de pesquisa.
6- Imagens otimizadas
Utilize imagens de alta qualidade e otimize para a web. Inclua descrições relevantes nas tags ALT das imagens para ajudar os motores de busca a entender o conteúdo.
7- Linkagem interna
Crie links internos entre produtos relacionados ou categorias semelhantes. Isso ajuda a melhorar a navegação do usuário e a distribuição de autoridade na sua loja virtual.
8- Avaliações e comentários
Incentive avaliações e comentários de clientes nos produtos. Além de fornecer informações valiosas para outros compradores, essas provas sociais também podem melhorar a classificação nos motores de busca.
💡Confira como é fácil inserir avaliações na Loja Virtual da Yampi:
9- Velocidade do site
Certifique de que o seu site e as páginas de produtos carregam rapidamente. A velocidade do site é um fator importante para a experiência do usuário e para o ranking nos motores de busca.
10- Responsividade
Garanta que o seu e-commerce seja responsivo e se adapte bem a dispositivos móveis. Isso é crucial, já que muitos usuários acessam sites de compras por meio de smartphones e tablets.
Na Yampi, a Loja Virtual não só é responsiva a diferentes tamanhos de tela, como todos os recursos e elementos são pensados para impulsionar as vendas online. Ao mesmo tempo, também oferece interface, experiência e usabilidade excepcionais para os compradores.
11- Sitemap XML
O Sitemap XML nada mais é do que um mapa do seu site, no qual você indica para os motores de busca quais páginas e produtos deseja indexar. Ou seja, criar e enviar um sitemap XML te ajuda a indexar e rastrear as páginas do seu site com mais eficiência.
Você pode enviar o Sitemap do seu site pelo Google Search Console, plataforma gratuita do Google para averiguar o SEO da sua loja virtual.
12- Redes sociais e compartilhamento
Promova os produtos nas redes sociais e facilite o compartilhamento nas mídias sociais. Isso pode aumentar a visibilidade e direcionar mais tráfego para as páginas de produtos.
💡A gente tem ainda mais dicas para que sua loja fique incrível:
Como cadastrar produtos na Loja Virtual Yampi
Acredite se quiser: estar de olho nas boas práticas de SEO é a parte mais difícil de cadastrar produtos na sua loja virtual. Isso porque a Yampi faz boa parte do trabalho para você.
Agora, vamos aprender o passo a passo para cadastrar produtos na sua Loja Virtual Yampi:
1º Passo: Novo produto
Faça login na sua conta da Yampi e clique em Produtos, no menu lateral esquerdo. Em seguida, aperte o botão Novo Produto para começar a cadastrar um item do zero.
2º Passo: Informações básicas do produto
É hora de inserir informações sobre o produto que você está cadastrando. Primeiro, defina se ele é um produto físico ou digital (como infoprodutos, e-books, cursos, etc). Insira um nome e a descrição, lembrando de utilizar as boas práticas de SEO que você aprendeu neste artigo.
Você também pode incluir especificações técnicas, medidas, garantias e até links do YouTube que mostram como é o seu produto. Por fim, inclua a marca, o nível de relevância (que determina a prioridade nas buscas da sua loja) e o código NCM, se houver.
3º Passo: Detalhes do produto
Agora, vamos incluir mais detalhes sobre o item. Não pense que você pular esse passo, aqui vamos precisar definir informações importantes, como:
- se o produto está disponível
- preço de venda
- preço de custo
- preço promocional (se houver)
- código SKU
- se é um produto customizado
Além disso, é preciso informar o peso e dimensões do produto, pois isso interfere diretamente no valor do frete. Não esqueça de cadastrar variantes do item, como diferentes tamanhos, cores e materiais.
4º Passo: Imagens e SEO
Uma boa imagem do produto pode ser o diferencial para concretizar a venda, portanto, capriche neste passo. Inclua fotos em boa resolução e que mostrem de fato o produto. Também selecione as categorias em que este item deve aparecer, como Casa, Roupas e Decoração.
Não pense que agora você pode contar com a sorte: é hora de mostrar aos motores de busca exatamente como o seu produto deve aparecer. Inclua o título da página deste produto, o link (lembre de usar uma URL amigável) e a descrição da página – isso contribui para que o seu produto seja encontrado mais facilmente.
5º Passo: Frete e checkout (opcional)
Por fim, esta última etapa é opcional: você pode definir um frete customizado, fixo ou grátis, além de configurar o checkout caso esse produto seja adquirido pelo cliente. Isso inclui qual afiliação de pagamento usar e para onde direcionar o comprador após o pagamento.
Como cadastrar produtos na loja virtual pelo App da Yampi?
É tão fácil cadastrar produtos na Loja Virtual da Yampi que dá para fazer isso até pelo celular, em qualquer lugar, a qualquer momento.
Para isso, é preciso baixar o App da Yampi e seguir os mesmos passos anteriores.
<- Veja na prática
E como exportar produtos da Loja Virtual Yampi?
A exportação de produtos da sua Loja Virtual pode ser necessária para que você tenha um controle mais organizado do que tem em estoque. Assim, é possível compilar todos os seus produtos em uma planilha editável, que reúna informações relevantes sobre os itens que você tem disponível.
Na Yampi, você tem 3 opções:
- Exportar produtos
- Exportar SKUs
- Exportar estoque
Cada uma dessas possibilidades vai gerar uma planilha e você vai receber, por e-mail, um link para download. Para isso, é preciso clicar em Ações, na página de Produtos, para selecionar o tipo de planilha que você deseja:
5 erros que atrapalham o cadastro dos produtos da sua loja
Tudo pronto para cadastrar seus produtos na loja virtual? Antes de colocar a mão na massa, preparamos um pequeno guia do que não fazer. Confira alguns erros que são muito comuns e que podem prejudicar o seu negócio:
1- Esquecer de preencher campos
Deixar um dos campos em branco pode fazer com que aquele produto nunca seja vendido. Já imaginou investir em anúncios nas redes sociais, atrair o cliente para a sua loja e ele deixar de comprar porque o produto não tem descrição? Afinal, quem compraria algo sem saber nenhuma informação sobre aquele item?
⚠️ Por isso, atenção redobrada na hora de preencher os campos durante o cadastro.
2- Não criar um título atraente
Não dá para julgar um bom livro pela capa, mas dá para julgar um produto pelo seu título. Afinal, essa pode ser a primeira impressão do cliente sobre o seu produto. Portanto, capriche no título!
Vale lembrar que ele precisa ser ao mesmo tempo instigante e descritivo, mas não deve ser muito longo.
3- Colocar fotos em baixa resolução
No e-commerce, onde não é possível pegar e ver de perto os itens que se pretende adquirir, as fotos e imagens fazem esse papel. Por isso, evite colocar imagens que estão com baixa resolução e não permitem ver direito como é o produto.
Quanto mais detalhes, melhor a experiência do seu cliente e maiores as chances de concretizar a venda. Só preste atenção para que os arquivos não sejam muito pesados a ponto de prejudicar a velocidade de carregamento da página! Nesse sentido, prefira o formato jpeg.
4- Esquecer de administrar os produtos
Não é só cadastrar e esquecer os seus produtos por lá: é preciso administrar, gerenciar e atualizar sempre que necessário. Até porque você precisa ter controle do que ainda possui em estoque e do que já não está mais disponível.
Afinal, já imaginou se um cliente compra um item que você não tem mais? Mantenha os seus produtos atualizados e não esqueça de sempre otimizar para que estejam bem posicionados nos resultados de busca.
5- Não utilizar recursos essenciais
Ok, você cadastrou todos os seus produtos seguindo as boas práticas de SEO, mantém eles atualizados com frequência e, ainda assim, não consegue emplacar as vendas? Talvez você esteja ignorando alguns recursos…
Por exemplo, seus produtos estão nas categorias corretas? Você criou kits entre os itens que você está vendendo? Já criou Order Bumps e Upsell para aumentar as vendas e dar mais visibilidade para alguns produtos? Chegou a configurar a ferramenta de Compre Junto para impulsionar ainda mais compras?
Depois de cadastrar os seus produtos, é essencial que você utilize esses recursos e funcionalidades nativas da Yampi. Afinal, todas essas ferramentas são gratuitas e foram pensadas para aumentar as vendas da sua loja.
A vantagem de cadastrar produtos na Yampi
Pronto, agora é com você.
Cadastrar produtos na sua Loja Virtual da Yampi é muito fácil e prático: você só precisa preencher os campos de forma estratégica para conquistar os clientes e atrair visitantes para a sua loja. Além disso, uma das grandes vantagens da Yampi é que o cadastro de produto não tem limite: você pode cadastrar quantos produtos quiser vender.
Para que os seus produtos apareçam nos resultados de busca, é essencial fazer pesquisa de palavras-chave e trabalhar esses termos no título e nas descrições do produto. Além disso, criar URLs curtas e amigáveis, inserir tags, utilizar imagens de boa qualidade e fazer linkagem interna são boas práticas de SEO. Garanta uma boa velocidade do site e envie o Sitemap no Google Search Console.
Após fazer login na sua conta da Yampi, clique em “novo produto”, preencha todos os campos e informações, informe detalhes do produto, insira boas imagens e informações de SEO e clique em ‘Salvar’.
Na hora de cadastrar produtos, não esqueça de preencher todos campos para que seu item seja encontrado. Não criar um título atraente e utilizar fotos em baixa resolução também são erros comuns na hora de cadastrar produtos. Esquecer de administrar com frequência os itens e otimizá-los, além de não usar recursos como Order Bump e Upsell também atrapalham a sua loja.