Aprender a como configurar a loja Yampi é simples. Ajuste as configurações iniciais, os meios de pagamento e frete disponíveis, os produtos e registre o domínio para garantir a disponibilidade da loja. A identidade visual também é um ponto importante para definir e unificar desde o princípio.
Para quem está iniciando no e-commerce, escolher uma plataforma completa, com plano gratuito, é a melhor opção. Por isso, hoje vamos ajudar você a como configurar a loja na Yampi.
Desde o plano Basic, que não tem mensalidade, disponibilizamos tudo o que é necessário para realizar vendas, controlar estoque e acompanhar as métricas da loja virtual.
Acompanhe o conteúdo para aprender um tutorial básico para configurar a sua loja virtual na Yampi e iniciar os trabalhos com a plataforma que mais converte no Brasil.
Como configurar sua loja virtual Yampi? 8 passos essenciais
Se você está começando agora no e-commerce, ou se está migrando de plataforma, logo logo vai descobrir que configurar a sua loja virtual na Yampi é mais fácil do que você pensa.
Confira quais são os 7 passos básicos para configurar a sua loja Yampi.
1. Abra uma conta grátis na Yampi
O primeiro passo parece óbvio, mas é necessário reforçar. Para ter uma loja com a gente, você precisa criar a sua conta gratuita na plataforma Yampi.
Acesse nosso site e preencha suas informações básicas, como nome completo, e-mail e nome da loja. Siga os passos que vão surgindo e finalize o acesso.
É importante definir autenticação em dois fatores na loja virtual desde o princípio, para evitar problemas de segurança. Para isso, configure um modo de envio de código para validação, que será solicitado cada vez que você acessar a loja.
O tipo de assinatura padrão para novos lojistas é a Basic, o nosso plano sem mensalidade.
2. Defina uma identidade visual básica para o e-commerce
Criar uma identidade visual para a sua loja virtual é relevante desde o princípio, porque é isso que vai possibilitar a identificação e a diferenciação do seu e-commerce entre os concorrentes.
As primeiras necessidades envolvem a escolha de cores, do logotipo, de como serão as imagens e o direcionamento básico de texto.
Com o passar do tempo, você vai aprender a otimizar os textos e criar melhores imagens. Mas definir a identidade visual desde o princípio garante que o básico da sua marca sempre irá se manter.
🎥Tudo sobre imagens, vídeos e textos para a sua loja virtual:
3. Faça as configurações iniciais da loja
Quando falamos em configurações iniciais, nos referimos ao nome da loja, principais títulos e descrições.
O cliente precisa entender onde ele está, o que a loja vende, quais são os meios de pagamento e, claro, quais produtos estão disponíveis.
Essas configurações iniciais precisam ser realizadas antes de qualquer outra ação.
4. Disponibilize os produtos
Agora, é necessário cadastrar os produtos disponíveis para venda na sua nova loja virtual da Yampi.
Organize o mix de produtos com nome, descrição dos detalhes (cor, tamanho e demais variações), e fotos de ângulos diferentes, que demonstrem a utilização dos produtos e os detalhes visuais.
Nesse momento, você também precisa configurar o estoque e as quantidades disponíveis dos produtos.
5. Ajuste os meios de pagamento
Com a estrutura básica da loja organizada, você precisa configurar os gateways de pagamento.
Desde o plano Basic, o plano sem mensalidade da Yampi, os lojistas contam com 5 dos principais gateways de pagamento disponíveis no mercado.
Configure uma ou mais opções para fornecer alternativas aos clientes.
Lembrando que a configuração dos meios de pagamento demanda a abertura de uma conta para a loja virtual em cada um dos afiliados disponíveis.
💡Leia também: Como funciona um gateway de pagamento e quais são os melhores?
6. Configure o frete
Por padrão, as lojas virtuais da Yampi já possuem um tipo de frete configurado. Mas você precisa fazer ajustes para que seu cliente tenha mais opções.
É possível ajustar o frete para contar com o apoio de parceiros, como a Frenet. Para isso, também é necessário abrir uma conta para a loja no site do parceiro.
7. Disponibilize um canal de atendimento oficial
Mesmo que você ainda não tenha definido quais canais abrir para a loja virtual, é necessário ter uma central de atendimento desde o princípio.
Isso auxilia a construir a reputação da loja virtual, algo que é extremamente importante, principalmente para novos e-commerces.
Para simplificar, inicie com um canal de atendimento através do WhatsApp Business, que necessita apenas de um número de telefone e algumas configurações básicas. A integração é gratuita com a Yampi.
💡Leia também: Como fazer atendimento pelo WhatsApp?
8. Personalize e registre o domínio
A estrutura básica do seu e-commerce está organizada. Agora, você precisa personalizar e registrar o domínio.
Por padrão, as lojas virtuais da Yampi contam com um domínio simples, que aparece como “https://nomedaloja.catalog.yampi.io/”.
Para garantir que a sua loja será encontrada e seus clientes sentirão confiança para realizar compras, é importante personalizar um domínio próprio.
O registro do domínio é a segunda etapa, que garante que o nome escolhido está disponível e não será utilizado por outra empresa. Caso alguém realize o registro antes de você, será necessário alterar.
Para pesquisar um domínio, acesse o site do registro.br e digite a opção. Se estiver disponível para uso, o registro pode ser realizado no mesmo site.
🎥Aprenda tudo sobre domínio para loja virtual:
Tutorial feito? Sua loja Yampi está pronta para vender!
Seguindo os 8 passos iniciais, sua loja estará disponível e pronta para receber novos visitantes – e muitos clientes!
Com o passar do tempo, você aprende facilmente a fazer otimizações de conteúdo e preencher mais detalhes para tornar sua loja virtual cada vez mais atrativa.
1 – Abra uma conta grátis na Yampi
2 – Defina uma identidade visual básica
3 – Faça as configurações iniciais
4 – Disponibilize os produtos
5 – Ajuste os meios de pagamento
6 – Configure o frete
7 – Disponibilize um canal de atendimento
8 – Personalize e registre o domínio