Como configurar a loja virtual Yampi? 8 passos simples para sair vendendo

Aurea Araujo 08/08/2024 3 min de leitura
tela de celular criando conta grátis na Yampi

Aprender a como configurar a loja Yampi é simples. Ajuste as configurações iniciais, os meios de pagamento e frete disponíveis, os produtos e registre o domínio para garantir a disponibilidade da loja. A identidade visual também é um ponto importante para definir e unificar desde o princípio.

Para quem está iniciando no e-commerce, escolher uma plataforma completa, com plano gratuito, é a melhor opção. Por isso, hoje vamos ajudar você a como configurar a loja na Yampi.

Desde o plano Basic, que não tem mensalidade, disponibilizamos tudo o que é necessário para realizar vendas, controlar estoque e acompanhar as métricas da loja virtual. 

Acompanhe o conteúdo para aprender um tutorial básico para configurar a sua loja virtual na Yampi e iniciar os trabalhos com a plataforma que mais converte no Brasil.

Como configurar sua loja virtual Yampi? 8 passos essenciais

Se você está começando agora no e-commerce, ou se está migrando de plataforma, logo logo vai descobrir que configurar a sua loja virtual na Yampi é mais fácil do que você pensa. 

Confira quais são os 7 passos básicos para configurar a sua loja Yampi. 

1. Abra uma conta grátis na Yampi

O primeiro passo parece óbvio, mas é necessário reforçar. Para ter uma loja com a gente, você precisa criar a sua conta gratuita na plataforma Yampi.

Acesse nosso site e preencha suas informações básicas, como nome completo, e-mail e nome da loja. Siga os passos que vão surgindo e finalize o acesso.

É importante definir autenticação em dois fatores na loja virtual desde o princípio, para evitar problemas de segurança. Para isso, configure um modo de envio de código para validação, que será solicitado cada vez que você acessar a loja. 

O tipo de assinatura padrão para novos lojistas é a Basic, o nosso plano sem mensalidade.

2. Defina uma identidade visual básica para o e-commerce

Criar uma identidade visual para a sua loja virtual é relevante desde o princípio, porque é isso que vai possibilitar a identificação e a diferenciação do seu e-commerce entre os concorrentes.

As primeiras necessidades envolvem a escolha de cores, do logotipo, de como serão as imagens e o direcionamento básico de texto.

Com o passar do tempo, você vai aprender a otimizar os textos e criar melhores imagens. Mas definir a identidade visual desde o princípio garante que o básico da sua marca sempre irá se manter. 

🎥Tudo sobre imagens, vídeos e textos para a sua loja virtual:

3. Faça as configurações iniciais da loja

Quando falamos em configurações iniciais, nos referimos ao nome da loja, principais títulos e descrições.

O cliente precisa entender onde ele está, o que a loja vende, quais são os meios de pagamento e, claro, quais produtos estão disponíveis.

Essas configurações iniciais precisam ser realizadas antes de qualquer outra ação.

4. Disponibilize os produtos

Agora, é necessário cadastrar os produtos disponíveis para venda na sua nova loja virtual da Yampi.

Organize o mix de produtos com nome, descrição dos detalhes (cor, tamanho e demais variações), e fotos de ângulos diferentes, que demonstrem a utilização dos produtos e os detalhes visuais.

Nesse momento, você também precisa configurar o estoque e as quantidades disponíveis dos produtos.

5. Ajuste os meios de pagamento

Com a estrutura básica da loja organizada, você precisa configurar os gateways de pagamento.

Desde o plano Basic, o plano sem mensalidade da Yampi, os lojistas contam com 5 dos principais gateways de pagamento disponíveis no mercado.

Configure uma ou mais opções para fornecer alternativas aos clientes.

Lembrando que a configuração dos meios de pagamento demanda a abertura de uma conta para a loja virtual em cada um dos afiliados disponíveis.

💡Leia também: Como funciona um gateway de pagamento e quais são os melhores? 

6. Configure o frete

Por padrão, as lojas virtuais da Yampi já possuem um tipo de frete configurado. Mas você precisa fazer ajustes para que seu cliente tenha mais opções.

É possível ajustar o frete para contar com o apoio de parceiros, como a Frenet. Para isso, também é necessário abrir uma conta para a loja no site do parceiro.

7. Disponibilize um canal de atendimento oficial

Mesmo que você ainda não tenha definido quais canais abrir para a loja virtual, é necessário ter uma central de atendimento desde o princípio. 

Isso auxilia a construir a reputação da loja virtual, algo que é extremamente importante, principalmente para novos e-commerces.

Para simplificar, inicie com um canal de atendimento através do WhatsApp Business, que necessita apenas de um número de telefone e algumas configurações básicas. A integração é gratuita com a Yampi.

💡Leia também: Como fazer atendimento pelo WhatsApp?

8. Personalize e registre o domínio

A estrutura básica do seu e-commerce está organizada. Agora, você precisa personalizar e registrar o domínio.

Por padrão, as lojas virtuais da Yampi contam com um domínio simples, que aparece como “https://nomedaloja.catalog.yampi.io/”.

Para garantir que a sua loja será encontrada e seus clientes sentirão confiança para realizar compras, é importante personalizar um domínio próprio.

O registro do domínio é a segunda etapa, que garante que o nome escolhido está disponível e não será utilizado por outra empresa. Caso alguém realize o registro antes de você, será necessário alterar.

Para pesquisar um domínio, acesse o site do registro.br e digite a opção. Se estiver disponível para uso, o registro pode ser realizado no mesmo site.

🎥Aprenda tudo sobre domínio para loja virtual:

Tutorial feito? Sua loja Yampi está pronta para vender!

Seguindo os 8 passos iniciais, sua loja estará disponível e pronta para receber novos visitantes – e muitos clientes!

Com o passar do tempo, você aprende facilmente a fazer otimizações de conteúdo e preencher mais detalhes para tornar sua loja virtual cada vez mais atrativa.

Quais são os passos para configurar loja virtual na Yampi?

1 – Abra uma conta grátis na Yampi
2 – Defina uma identidade visual básica
3 – Faça as configurações iniciais
4 – Disponibilize os produtos
5 – Ajuste os meios de pagamento
6 – Configure o frete
7 – Disponibilize um canal de atendimento
8 – Personalize e registre o domínio

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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