Criar um cupom de desconto auxilia a loja virtual a vender mais, fidelizar clientes e recuperar carrinhos perdidos. Para que a ação seja positiva e não impacte as finanças do e-commerce, é necessário ter atenção à margem de desconto promovida, à frequência de disparo de códigos e ao valor mínimo de compra.
Aprender a como criar um cupom de desconto traz grandes vantagens para as lojas virtuais.
Falando enquanto consumidores: levanta a mão quem tem um carinho especial por aquela loja virtual que sempre envia um cupom de desconto no seu aniversário. ✋
Ou, então, quando você está namorando há muito tempo um produto, chega a colocar no carrinho de compras e desiste de fechar a compra. Mas, depois de algum tempo, recebe um desconto que faz toda a diferença no preço final.
A verdade é que os cupons, ou códigos de desconto, são desejados pelos clientes, e nós queremos te ajudar a utilizar essa ação como parte da sua estratégia de venda.
Acompanhe o conteúdo a seguir sobre cupons de desconto e aprenda, inclusive, a como criar códigos de desconto para o seu e-commerce.
O que é cupom de desconto em uma loja virtual?
Sabe quando você está fazendo aniversário, ou faz um primeiro cadastro em uma loja, e recebe um tipo de código para ganhar desconto em compras?
Esse é um exemplo de cupom de desconto utilizado nos e-commerces.
Um levantamento da OLX, divulgado pelo Valor Investe, mostrou que 53% dos compradores estão sempre em busca de promoções e vantagens financeiras. É o que comprova também uma pesquisa feita pela Yampi, que destacou que lojas que criam cupons de desconto convertem 5% a mais em vendas.
O código de desconto costuma ser composto por números e letras (alfanumérico), geralmente em caixa alta ou mesclando letras maiúsculas e minúsculas.
Também variam quanto ao uso. Podem ser de uso único e intransferível, vinculados a algum dado pessoal do cliente, ou um código de uso geral, disponibilizado a partir de alguma plataforma ou comunicação específica, com validade limitada.
Cada tipo de cupom serve como ação para diferentes estratégias de fidelização de clientes. Vamos entender quais são as principais ao longo do artigo.
5 vantagens de oferecer cupom de desconto para seus clientes
Sim, os consumidores ficam felizes com cupons de desconto. Mas os lojistas virtuais, também.
Oferecer cupons realmente vantajosos para os clientes impacta financeiramente e na reputação da loja. Confira os principais benefícios:
1. Aumenta as vendas da loja virtual
Ofertar códigos de desconto ajuda no aumento das vendas online. Isso acontece porque os clientes entendem que estão em vantagem e finalizam a compra.
Além disso, o uso de cupons de desconto ajuda as lojas virtuais a venderem 5 vezes mais, conforme dados avaliados aqui na Yampi,
2. Ajuda a fidelizar clientes
As lojas que oferecem cupons de desconto incentivam mais vendas e fidelizam clientes.
Ainda mais quando esse tipo de promoção é ofertada em momentos específicos, como em aniversários ou celebrações de relacionamento com a loja.
Receber um cupom personalizado faz com que o cliente se sinta valorizado, o que resulta em uma maior aderência à loja virtual e, como consequência, à fidelização.
3. Promove o engajamento com a loja virtual
O engajamento no e-commerce representa as visitas e compras. Mas, também, o compartilhamento das ofertas com outros clientes, busca de conteúdos em redes sociais, avaliações e demais ações que aumentam o movimento na loja virtual.
Com cupons de desconto que representam vantagens reais aos clientes, esse engajamento acontece de maneira natural.
💡 Aliás, essa pode ser uma estratégia complementar: oferecer cupons de desconto para indicação de novos clientes (também chamado de Member Get Member).
4. Incentiva a recuperar carrinhos abandonados
Cerca de 68% dos carrinhos de compras no e-commerce são abandonados, de acordo com uma pesquisa interna realizada na Yampi.
Oferecer um código de desconto para finalizar a compra é uma das principais alternativas para recuperar vendas consideradas perdidas.
Leia também: Como recuperar e evitar carrinhos abandonados
5. Estimula compras com valores maiores
Esse benefício acontece, principalmente, quando o valor do desconto é relacionado com uma compra mínima. Ou, então, quando o cupom é progressivo.
Além da vantagem óbvia para o cliente, que pode organizar uma compra com mais produtos em uma mesma loja virtual, os cupons de desconto aumentam o ticket médio do e-commerce.
Principais tipos de cupons de desconto
Falando em tipos de cupons, vamos entender quais são os mais populares para uso no e-commerce.
Cupom de desconto por porcentagem
Com um cupom de desconto por porcentagem, a loja oferece um desconto em cima do que for comprado, que é variável.
Por exemplo: descontos de 10%, 15% ou 20%.
Também é possível organizar um valor máximo que esse desconto pode atingir dentro da compra, contendo um aviso de “limitado a X R$ por compra”.
Cupom de desconto com valor fixo
Diferente do exemplo anterior, o cupom de desconto com valor fixo determina o máximo de desconto que o cliente pode receber.
Pode estar atrelado a um valor de compra, como desconto de R$20,00 em compras acima de R$200,00.
Cupom de desconto por valor mínimo de compra
O cupom com desconto por valor mínimo de compra é um complemento ao exemplo que apresentamos antes.
Códigos de desconto relacionados com valores específicos no carrinho ajudam, principalmente, a aumentar o ticket de vendas da loja virtual.
Cupom para primeira compra
Esse tipo de cupom de desconto incentiva o visitante a realizar uma primeira compra na loja virtual.
Costuma ser atrelado a um tipo de cadastro, seja como cliente da loja ou como assinante de uma newsletter. Deve ser de uso único e intransferível.
Nesse cupom, a política de ser um desconto em valor fixo ou porcentagem da compra fica a cargo da decisão do lojista.
Cupom de desconto para frete
O cupom para desconto em frete auxilia o cliente com uma diminuição na taxa de entrega.
É uma alternativa interessante para entregas em regiões fora do eixo central do país, que costumam ter uma taxa mais elevada para frete.
Cupom de frete grátis
Diferente da opção anterior, o cupom para frete grátis fornece a opção de entrega sem custo para o cliente, retirando totalmente a taxa de frete.
Esse tipo de cupom pode ser o fator-chave para que o cliente escolha finalizar a compra, uma vez que o valor do frete é uma das principais causas de carrinhos abandonados.
Leia também: Dia do Frete Grátis
Cupom sazonal
Os cupons com descontos sazonais são ofertados aos clientes em momentos específicos, como aniversário, datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros).
São alternativas interessantes para incentivar mais vendas em momentos de alta rentabilidade para o comércio eletrônico.
Cupom para recuperação de carrinho
Falando em carrinhos abandonados, o cupom para recuperação de vendas é uma ação importante para conquistar clientes ou incentivar o retorno para a loja virtual, a fim de finalizar a compra dos sonhos.
Consiste em enviar um código para o cliente, relacionando com o carrinho abandonado na loja, e utilizando um texto atrativo que deixe clara a vantagem do cliente se retomar a compra.
🎙️Confira o YampiCast sobre carrinhos abandonados:
Como criar cupom de desconto e não prejudicar lucro
Ainda que tenha grandes vantagens, o uso indiscriminado de cupons de desconto pode causar uma ruptura nas finanças da loja virtual.
Por isso, é importante ficar de olho nestes 5 pontos de atenção antes de definir qual tipo de cupom ofertar aos clientes.
Entenda a margem de contribuição de cada produto
A margem de contribuição representa o valor que cada tipo de produto representa no lucro total do e-commerce.
Tendo essa margem especificada, se torna mais assertivo estipular o limite de desconto por categoria – evitando prejuízo.
Leia também: Métricas fundamentais para e-commerce
Calcule a margem de lucro da loja virtual
Outro cálculo importante é referente a taxa de lucro da loja virtual como um todo.
Nem sempre será algo simples de estipular, mas existem valores médios utilizados em e-commerces.
Por exemplo, no Brasil, alguns dados apontam que uma taxa média de lucro está entre 15% e 20% sobre o investimento nos produtos.
Com essa porcentagem detalhada, é possível estimar descontos dentro de uma faixa que ainda gere algum lucro para a loja virtual.
Defina uma política de descontos
Uma vez que os dados dos pontos anteriores estiverem definidos, é necessário criar uma política de descontos.
A política funciona como um documento em que o lojista define a margem máxima de desconto para cada tipo de produto ou categoria, bem como quando devem ser utilizados cupons.
Isso é especialmente importante para evitar decisões de última hora, como participar de uma data sazonal imperdível. Documentando a política de desconto, a decisão se torna mais estratégica.
Defina um prazo de uso
Junto da política de descontos, deve existir uma classificação de prazo de uso para cada tipo de desconto ofertado.
Por exemplo, se faz parte da estratégia utilizar cupons sazonais, por quanto tempo devem estar disponíveis?
Ou, se for um cupom de uso único vinculado a algum dado do cliente, quanto tempo a pessoa tem para utilizar até que vença?
Essas informações precisam ser claras para todos os envolvidos – e, principalmente, para o cliente.
Ofereça como parte de uma estratégia
Mencionamos, algumas vezes, a palavra “estratégia” como algo complementar ao uso de cupons. E é assim mesmo.
Uma estratégia para utilização de cupons de desconto é a melhor alternativa para que a ação seja efetiva e cumpra os objetivos da loja virtual.
Um exemplo de estratégia pode ser, justamente, o aumento do ticket médio em um período com vendas baixas. Ou, então, aumentar a fidelização de clientes.
Como criar cupom de desconto na Yampi
Para criar um cupom de desconto em uma loja desenvolvida na Yampi é muito simples.
No painel de administração da loja, acesse o submenu “Marketing”, disponível no canto esquerdo da tela. Após, clique em “Cupons” e, na tela, clique em “+ Novo cupom”.
Ao abrir o novo menu para desenvolvimento de cupons de desconto, é possível configurar o código personalizado (ou gerar um código único), incluir a descrição do cupom, o total disponível e outros detalhes, como valor mínimo de compra e data de validade.
Defina o valor total de desconto em porcentagem ou quantidade em reais, se aplica frete grátis e as regras do cupom. Após, clique em “Salvar”, no canto direito superior da tela.
⚙️Confira o passo a passo completo para criar cupons de desconto na Yampi.
Você também pode criar descontos progressivos! Essa funcionalidade oferece mais flexibilidade na criação de promoções baseadas na quantidade de itens comprados.
É possível configurar faixas de desconto como:
- Comprando 5 unidades ou mais: 10% de desconto
- Comprando 10 unidades ou mais: 15% de desconto
- Comprando 15 unidades ou mais: 20% de desconto
E mais: você pode escolher o critério de desconto, seja com base no valor total dos produtos ou na quantidade de itens adquiridos.
Ao optar pela quantidade de itens, você define a quantidade mínima para aplicar o desconto, e pode criar diversas faixas com diferentes níveis de desconto.
Para começar a utilizar, é simples: acesse Marketing > Faixas de desconto > Por quantidade de item 👇
Onde divulgar cupons de desconto?
Agora que você aprendeu tudo sobre cupons de desconto, como criar seus códigos e quais são as vantagens, precisa entender quais são os meios para divulgação mais adequados.
Cada canal possui vantagens e desvantagens, que vamos explicar a seguir.
E-mail marketing
O e-mail marketing é o canal que melhor direciona o uso de cupons de desconto. Isso porque as principais ferramentas de disparo de e-mail conseguem realizar filtros como localização, data de aniversário, gênero, entre outros.
💡 Dica extra: confira aqui quais são as ferramentas de e-mail disponíveis para integração na Yampi.
SMS
Por incrível que pareça, os disparos de SMS ainda são efetivos para estratégias de divulgação, principalmente para cupons de desconto.
Inclusive, 91% dos consumidores afirma que assinaria para receber informações por SMS, segundo pesquisa da Attentive.
O envio de mensagens curtas para os telefones dos clientes é um excelente complemento à estratégia de divulgação. Mas lembre que é necessário ter a autorização para enviar comunicados por telefone.
O WhatsApp está presente no celular da maioria dos brasileiros. A comunicação com marcas, através do WhatsApp Business, é uma prática comum para envio de status de pedidos, e é um ótimo meio para disparar cupons de desconto personalizados.
Vale lembrar que, assim como o SMS, o envio de mensagens para pessoas através do WhatsApp necessita de aprovação do cliente.
Redes sociais
Para cupons que sejam públicos e sem uso limitado, as redes sociais funcionam muito bem para divulgação.
É importante lembrar que, uma vez online, controlar os acessos ao cupom é uma tarefa quase impossível. Por isso, opte por divulgar nas redes sociais quando o tipo de código de desconto for por um período definido de tempo.
🎙️Aprenda a dar descontos com o YampiCast:
Crie cupons desconto na plataforma mais prática
Com a Yampi, além de contar com uma loja virtual completa desde o plano gratuito, você conta com todas as funcionalidades voltadas para aumentar as suas vendas.
E a facilidade não fica apenas no desenvolvimento de cupons de desconto. Toda a plataforma é pensada para que a usabilidade dos lojistas seja simples, focando na personalização e na integração com outras ferramentas.
Assim, você investe tempo criando estratégias para conquistar mais clientes e crescer com a gente!
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