Aprenda como enviar encomenda pelos Correios. Para enviar pedidos da sua loja virtual através dos Correios, escolha a modalidade de envio e disponibilize o preço final para o cliente selecionar. Lembre de enviar sempre o código de rastreio para quem está comprando.
O envio de encomendas pelos correios é uma das maneiras mais populares de frete realizadas por lojas virtuais no Brasil – e internacionais, também.
A instituição pública, em operação há mais de 362 anos, realiza mais de 1,5 milhão de entregas por dia – e é a única empresa que atende todos os estados e municípios brasileiros.
Por aqui, você vai aprender a fazer o processo logístico da sua loja virtual através dos Correios, integrando o sistema no e-commerce e utilizando os tipos de frete disponíveis.
Vamos lá?
Quanto custa enviar encomendas pelos Correios?
O frete é um dos fatores mais importantes para definir se uma compra será finalizada ou não pelo cliente final. Uma pesquisa do Opinion Box mostrou que, para 65% dos compradores entrevistados, o custo final do frete é o que determina a compra em uma loja ou outra.
Para garantir que quem está comprando receba a informação correta, lojistas devem ter atenção aos pontos de cálculo do frete.
O custo para enviar encomendas de e-commerce através dos Correios depende de fatores como:
- Distância entre centro de distribuição da loja virtual e endereço de quem realizou a compra;
- Modalidade de frete;
- Peso e tamanho da embalagem e produto.
Em 2025, existem 6 tipos diferentes de frete nos Correios. São eles:
- Sedex Hoje – para envios com entregas no mesmo dia, disponível de segunda a sexta;
- Sedex 10 – para entregas até às 10h do dia útil seguinte;
- Sedex 12 – para entrega até às 12h do dia útil seguinte;
- Sedex padrão – para entregas em até 1 dia útil.
O tempo e disponibilidade de cada Sedex varia conforme peso da embalagem, endereço de entrega e área de cobertura. Por exemplo, para envios Sedex Hoje, 10 e 12, a área disponível é menor, ao contrário do Sedex padrão, que abrange todo o país.
Como esses envios costumam ser mais caros para o consumidor final, existem mais duas opções que cabem no bolso e são mais atrativas para quem não possui pressa em receber a encomenda.
- PAC – Prática, Acessível e Confiável, com entrega a partir de 5 dias úteis em todo o território nacional;
- Correios Mini Envios – a partir de 8 dias úteis, em todo o território nacional, para pacotes com até 300 gramas.
O PAC é a modalidade mais utilizada em comércios eletrônicos por conta do preço, disponibilidade e prazo de entrega.
Leia também: Como oferecer frete mais barato na sua loja virtual
Quais tipos de embalagens os Correios aceitam?
Os Correios aceitam diferentes tipos de embalagem, que podem ser adquiridas junto à agência ou compradas em lotes e personalizadas para a loja virtual.
- Caixas de papelão – recomendadas para produtos de pequeno a grande porte;
- Envelopes plásticos almofadados – ideais para itens pequenos e relativamente sensíveis;
- Envelopes simples – para envio de documentos e folhas em geral;
- Tubos de papelão – utilizados para o envio de materiais como cartazes, plantas ou outros itens cilíndricos.
A atenção está no tamanho e dimensões permitidas para o envio dos pacotes.
Para caixas de papelão
- Dimensão mínima: comprimento de 15 cm, largura de 10 cm e altura de 1 cm.
- Dimensão máxima: comprimento de 100 cm, largura de 100 cm e altura de 100 cm.
- Soma das dimensões (comprimento + largura + altura): deve estar entre 26 cm e 200 cm.
Para envelopes
- Dimensão mínima: comprimento de 16 cm e largura de 11 cm.
- Dimensão máxima: comprimento de 60 cm e largura de 60 cm.
- Soma das dimensões (comprimento + largura): deve estar entre 27 cm e 120 cm.
Existe, também, um limitador de peso para envios através dos Correios, que não pode ultrapassar 30 quilos.
Mais detalhes podem ser obtidos no guia técnico de embalagens, disponível neste link.
A importância de contar com uma embalagem correta
Escolher a embalagem certa para os produtos vendidos é parte da garantia de que a compra chegue segura ao destino e impacta na experiência do cliente com a sua loja virtual.
Quando adequada, ajuda a evitar danos e, como consequência, perdas financeiras para a loja virtual, como custos de logística reversa e devolução de produtos.
Além da proteção, a embalagem precisa ser apropriada para o tipo de produto. Produtos frágeis, como eletrônicos ou itens de vidro, exigem materiais de proteção, como plástico-bolha ou isopor.
Já produtos mais resistentes podem ser embalados de maneira simples, mas sempre levando em consideração o tamanho, peso e formato do item.
Lembre que o custo do frete também possui relação com o tamanho da embalagem, então opte por enviar o produto em uma caixa condizente com o tamanho, sem exagerar para mais ou para menos.
Leia também: Como escolher embalagens para e-commerce?
Como enviar encomendas pelos Correios? 9 passos essenciais
Os Correios possuem um sistema eficiente de envio para todo o território brasileiro – não é sem motivos que são ofertados como frete na maioria dos e-commerces.
Para enviar encomendas através do sistema de uma maneira simples, siga esses 9 passos:
1. Habilite a opção de frete via Correios na loja virtual
Para permitir que os clientes escolham a opção de frete via Correios, é necessário integrar o sistema de cálculo de frete da plataforma dos Correios na loja virtual, através de plugins ou APIs específicas, dependendo da plataforma utilizada.
No caso da Yampi, a integração está disponível na loja de aplicativos.
2. Ofereça diferentes modalidades
Como vimos, os Correios oferecem diferentes modalidades de frete, como PAC e SEDEX.
Ao configurar o frete, disponibiliza mais de uma opção de envio para que os clientes escolham a que melhor se encaixa no tempo de entrega necessário e no custo final.
3. Calcule o preço do frete
O preço do frete pode ser calculado automaticamente pela plataforma do Correios, levando em consideração o peso, as dimensões da embalagem e o destino do envio.
Ao configurar o frete na sua loja virtual, garanta que os dados de peso e tamanho do produto sejam preenchidos corretamente, dentro das configurações, para que o valor do frete apresentado ao cliente final seja correto.
Leia também: O que é cubagem?
4. Prepare a embalagem
Prepare a embalagem de maneira adequada para o envio, garantindo que o produto esteja protegido durante o transporte.
A embalagem deve estar dentro dos limites de tamanho e peso estabelecidos pelos Correios.
Se for um ítem frágil, destaque essa informação utilizando uma etiqueta específica em um espaço visível externo da embalagem, para garantir maior cuidado no momento do transporte.
5. Organize a etiqueta de envio
A etiqueta de envio deve ser gerada após a confirmação do pagamento e do cálculo do frete. Ela pode ser impressa diretamente do sistema dos Correios, que contém as informações de destinatário, remetente e o código de rastreamento.
Alguns ERPs criam automaticamente esse tipo de etiqueta, mas também é possível utilizar as instruções disponíveis no site dos Correios para criar as suas.
6. Inclua a declaração de conteúdo
A declaração de conteúdo é obrigatória para o envio de mercadorias pelos Correios e deve ser preenchida corretamente.
Essa declaração deve informar o tipo de produto, o valor da mercadoria, a natureza do envio e o peso, e deve estar anexada na parte externa da embalagem, em local visível.
7. Realize a entrega em uma agência dos Correios
Após preparar a embalagem e gerar todos os documentos necessários, leve a encomenda até uma agência dos Correios para efetuar o envio.
A agência será responsável por pesar a embalagem, verificar a documentação e processar o envio para o destino indicado.
8. Solicite a coleta domiciliar, se necessário
Para casos em que não existe uma agência próxima ou não seja possível se deslocar até uma, você pode solicitar uma coleta domiciliar.
Para isso, entre em contato com os Correios e agende a coleta no centro de distribuição da sua loja virtual.
Esse serviço está disponível para clientes recorrentes, que possuam um contrato de prestação de serviços com o órgão – ideal para quem realiza muitos envios mensalmente. Confira mais informações aqui.
9. Guarde o código de rastreamento e envie para seu cliente
Após o envio, você receberá um código de rastreamento, que permite acompanhar o status da encomenda durante o transporte.
Esse código é importante para verificar possíveis atrasos ou problemas no envio.
Importante: envie o código de rastreio para seus clientes
A comunicação sobre o status do envio para os clientes é um ponto básico, mas que impacta diretamente na transparência e confiança com a loja virtual.
Por isso, além de guardar o código de rastreio para conferência do envio, é necessário compartilhar com quem realizou a compra o mais rápido possível. Além do código de rastreio, você pode enviar uma página para seu cliente acompanhar o status da compra.
Na loja virtual, isso pode ser realizado de maneira automática, configurando disparos de e-mail com regra de variação para incluir o código, ou manualmente.
Ainda, para simplificar o acompanhamento, você pode incluir um espaço na parte superior da loja virtual exclusiva para rastreamento de entrega.
Utilize o aplicativo dos Correios na sua loja Yampi
Conte com o serviço de logística mais abrangente do país na sua loja virtual.
Para quem utiliza a Yampi, a integração com os Correios é facilitada através da aplicação disponível na loja de aplicativos da plataforma.
Para instalar, basta localizar o “Correios V2” dentro da loja e clicar em “Instalar”.
As demais configurações são realizadas dentro do painel de administração da Yampi, em “Configurações” > “Logística”.
Venda mais com a Yampi e envie seus produtos mais longe com os Correios!
O preço do envio de encomendas de lojas virtuais pelos Correios varia de acordo com a distância entre o centro de distribuição e o endereço do comprador, o tipo de frete escolhido, assim como o peso e as dimensões da embalagem e do produto.
Os Correios aceitam embalagens de caixas de papelão, envelopes plásticos almofadados, envelopes simples e tubos de papelão – porém, é preciso estar atento aos tamanhos e dimensões para o envio de pacotes.
Habilite a opção de frete via Correios na loja virtual
Ofereça diferentes modalidades
Calcule o preço do frete
Prepare a embalagem
Organize a etiqueta de envio
Inclua a declaração de conteúdo
Realize a entrega em uma agência dos Correios
Solicite a coleta domiciliar, se necessário
Guarde o código de rastreamento e envie para seu cliente