Já parou para pensar que a área de atuação do seu negócio pode determinar o sucesso dele? Pois é: quando o assunto é e-commerce, o nicho de mercado deve ser muito bem escolhido para garantir bons resultados e uma concorrência não tão acirrada.
A gente sabe que escolher um segmento, entre tantos que existem, não é tarefa fácil e pode trazer muita dor de cabeça a quem quer começar a vender na internet.
Por outro lado, o grande benefício de escolher bem é ter um negócio mais rentável. Isso porque os e-commerces de nicho apresentam maior valor agregado para o grupo segmentado e permitem direcionar as ações da empresa de acordo com um público específico.
Isso gera mais autoridade para o seu negócio perante os concorrentes generalistas e, consequentemente, traz melhores taxas de fidelização e engajamento.
Se você está querendo tirar o seu e-commerce do papel, ou precisa de uma ajudinha para se reposicionar no mercado, confira este artigo para saber como escolher um nicho de mercado para o seu negócio 💡
O que é nicho de mercado?
Nicho de mercado é uma delimitação de um grupo de pessoas com interesses, gostos e hábitos específicos. Portanto, um e-commerce de nicho é aquele que foca em atender e suprir as necessidades de uma fatia mais restrita do mercado.
Existem nichos mais amplos e outros mais afunilados. Por exemplo, o segmento de pets representa uma ampla porção do mercado, enquanto o nicho de alimentação natural para pets atende um público com interesses ainda mais específicos.
Um e-commerce de nicho busca solucionar as necessidades de grupos particulares, ao contrário da estratégia de “vender para todo mundo”.
Qual a diferença entre nicho e segmento de mercado?
Eles podem até parecer a mesma coisa, mas têm significados diferentes quando o assunto é estratégia de negócio.
Se você não sabe a diferença entre nicho de mercado e segmento de mercado, é hora de descobrir, afinal, esse conhecimento pode te ajudar a construir um negócio mais assertivo e rentável:
Segmento de Mercado:
Um segmento de mercado refere-se a um grupo de consumidores que compartilham características semelhantes e têm necessidades ou preferências em comum. Essas características podem incluir demografia (idade, sexo, renda), psicografia (valores, estilo de vida, personalidade) ou comportamento de compra (frequência de compra, preferências de marca).
Por exemplo, um segmento de mercado pode ser mulheres entre 25 e 35 anos, que são profissionais urbanas e têm interesse em produtos de beleza sustentáveis. Dentro desse segmento, as empresas podem desenvolver estratégias de marketing e produtos específicos para atender às necessidades e preferências desses consumidores.
Nicho de Mercado:
Um nicho de mercado é uma parcela menor e mais específica dentro de um segmento de mercado maior. Ele se concentra em atender às necessidades de um grupo ainda mais especializado de consumidores, e muitas vezes são caracterizados por sua singularidade, demandas exclusivas ou falta de concorrência direta.
Por exemplo, dentro do segmento de mercado de produtos de beleza sustentáveis para mulheres jovens, um nicho poderia ser produtos de beleza veganos, especificamente formulados para mulheres com pele sensível. Percebeu como o nicho de mercado é mais singular do que o segmento?
A identificação e exploração de nichos de mercado pode ser uma estratégia eficaz para empresas que buscam diferenciação e vantagem competitiva.
Qual a importância de definir um nicho de mercado?
Se você está começando agora a desenhar o seu e-commerce e pensa que segmentar um nicho de mercado pode diminuir as vendas online, continue a leitura para entender um pouco mais sobre como os e-commerces de nicho podem ser altamente rentáveis:
Mais autoridade para o seu e-commerce
Delimitar a atuação do seu negócio com base em um nicho oferece mais possibilidades de se destacar frente aos seus concorrentes.
Esse posicionamento de marca é fundamental para que o seu e-commerce conquiste autoridade perante uma audiência específica, algo muito importante quando falamos de vendas online, onde há infinitas opções.
Campanhas de marketing mais assertivas
Ao invés de atirar para todos os lados, você pode focar seus esforços e sua estratégia em atingir um público que está mais interessado em seus produtos e serviços. Quanto mais específica for a atuação do seu e-commerce, mais chances do consumidor se identificar com a sua marca.
Leia também: Guia completo de marketing para e-commerce
Melhores taxas de fidelização
Oferecer produtos especializados também garante que o cliente sinta que suas necessidades são atendidas, o que aumenta a taxa de fidelização e pode conquistar promotores da sua marca.
Quando os consumidores se sentem valorizados, tendem a recomendar um e-commerce nas redes sociais. Publicidade orgânica e positiva é o sonho de todo empreendedor!
Quer saber mais sobre tráfego orgânico? Então dê play abaixo para conferir nossas dicas de SEO!
Produtos e serviços com mais valor agregado
A depender do segmento que você escolher, o lucro também pode ser maior, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que seja pensado especialmente para suas dores.
O que isso significa? Nichar seu e-commerce pode ser uma estratégia para ter altos faturamentos.
Menos concorrência
Com um e-commerce de nicho, você não precisa concorrer com grandes players do mercado e pode conquistar uma fatia que não é atendida por marketplaces da internet.
Os principais tipos de nicho de mercado no e-commerce
No e-commerce, existem diversos tipos de nichos de mercado que você pode explorar, dos mais competitivos e comuns até os mais inusitados. Para te ajudar na escolha do melhor nicho para o seu negócio, separamos aqui alguns dos principais para você se inspirar:
Moda e acessórios:
Dentro do grande segmento de moda e acessórios, há uma infinidade de nichos específicos que podem ser explorados. Isso inclui moda plus size, moda infantil, moda fitness, moda praia e moda sustentável, por exemplo.
Leia também: Ideias de nomes para lojas de roupas
Saúde e bem-estar:
Com o aumento do interesse em saúde e bem-estar, os produtos nesse nicho também estão em alta demanda. Ou seja: vale investir em produtos como suplementos alimentares, equipamentos fitness e produtos de relaxamento e bem-estar.
Produtos personalizados ou exclusivos:
Essa é, inclusive, uma das grandes tendências de consumo! Portanto, oferecer produtos personalizados ou exclusivos pode ser um nicho altamente lucrativo. Por exemplo: itens como joias personalizadas, artigos de decoração personalizados, produtos de arte e artesanato feitos à mão, entre outros.
Produtos sustentáveis e ecológicos:
Com o aumento da consciência ambiental entre os consumidores, um dos nichos que vem crescendo de forma exponencial é o de produtos sustentáveis e ecológicos. Cada vez mais populares, esse nicho de mercado inclui roupas feitas de materiais orgânicos, produtos de beleza naturais e produtos de limpeza ecológicos.
Alimentos e bebidas especializados:
Esses também representam um nicho de mercado que vale a pena se atentar. Alimentos e bebidas especializados vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce e se consolidando como um nicho de mercado extremamente rentável. Alimentos gourmet, orgânicos, para dietas específicas (como sem glúten, vegano, etc.) e bebidas artesanais são alguns exemplos.
Hobbies e interesses específicos:
Existem inúmeros passatempos e interesses que podem ser atendidos com produtos específicos. Isso pode incluir produtos para entusiastas de jardinagem, colecionadores de arte, aficionados por tecnologia, entusiastas de jogos de tabuleiro, amantes de fotografia… se você pensar em qualquer atividade, pode ter certeza de que há um grupo para consumir esses produtos.
Esses são apenas alguns exemplos de nichos de mercado no e-commerce. O importante é identificar um nicho específico com uma demanda sólida e um público-alvo bem definido e, em seguida, oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades desse mercado de forma única e eficaz.
3 exemplos de nichos de mercado para loja virtual
Você já deve estar com a cabeça borbulhando de ideias para o seu e-commerce de nicho, né? Para quem quer uma ajudinha a mais, separamos aqui alguns exemplos de nichos de mercado que estão em alta:
Consumo consciente
A procura por produtos, serviços e marcas que se posicionam de forma sustentável segue firme e forte: de acordo com um relatório da Capgemini, 61% dos consumidores tentam causar um impacto positivo no meio ambiente através de ações cotidianas.
Esse mercado, ainda muito amplo, pode ser segmentado ainda mais para atingir públicos específicos: entre as possibilidades estão roupas feitas de material reciclado, cosméticos com embalagens retornáveis e produtos produzidos apenas sob demanda, para evitar o desperdício.
Produtos e serviços para pets
Se tem um segmento que está sempre em alta é o de pets: o Brasil é o terceiro país do mundo com mais animais de estimação e esse mercado fatura algo em torno de, nada mais nada menos, que R$ 52 bilhões.
De acessórios básicos a tecnologias inovadoras e alimentação natural, o mercado pet pode ser bem explorado para definir um nicho específico.
Games
Uma das consequência do isolamento social durante a pandemia de coronavírus iniciada em 2020 foi o aumento no número de pessoas que se divertem com jogos eletrônicos, sendo 3 em cada 4 brasileiros.
O crescimento de consumidores gamers abriu espaço para um nicho de mercado altamente lucrativo: o de games. Acessórios, computadores e cadeiras são alguns dos produtos que fazem sucesso entre esse público.
Como definir nicho de mercado para seu e-commerce
A escolha do nicho do seu e-commerce deve ser uma decisão estratégica, alinhada com o seu plano de negócios. Claro, sempre é possível mudar o seu nicho lá na frente, mas vale lembrar que isso vem junto com custos e dificuldades de reposicionamento no mercado.
Portanto, dedique algum tempo para a escolha do seu nicho. Veja aqui algumas dicas para tornar essa decisão mais fácil:
Identifique um segmento que você gosta
Já dizia o filósofo Confúcio: “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. O mesmo vale para e-commerce: quando você escolhe a plataforma de e-commerce certa e, também, um segmento do seu interesse, tudo fica mais fácil.
Além de te manter motivado, um nicho de mercado do seu interesse vai permitir que você se aprofunde no tema e invista mais tempo no seu negócio.
🎥Veja como é fácil criar um e-commerce com a Yampi:
Pesquise tendências e demanda do mercado
Realize pesquisas de mercado para identificar tendências emergentes e áreas com alta demanda. Analise dados de mercado, converse com potenciais clientes, participe de fóruns e grupos de discussão online e observe o que está sendo discutido nas redes sociais.
Para isso, você também pode usar ferramentas como o Google Trends, que te auxilia a descobrir quais termos e palavras estão sendo buscados pelos usuários.
Conheça bem o seu público-alvo
A melhor maneira de resolver as necessidades e as dores de um grupo específico é conhecendo bem os hábitos, costumes e interesses do seu público-alvo. Assim, é possível segmentar bem o seu nicho, criar campanhas de marketing assertivas e oferecer os produtos certos, com os melhores preços.
Veja o que é importante observar:
- Preço que estão dispostos a pagar (descontos, promoções)
- Qualidade do produto/serviço que desejam (básico, premium e gourmet, por exemplo)
- Geografia (onde residem)
- Demografia (gênero, idade, escolaridade, poder de compra)
- Aspectos culturais (interesses, valores, hábitos)
Para identificar esses itens, faça pesquisas e crie uma buyer persona para te auxiliar a entender as necessidades do cliente e como você pode melhorar o seu negócio.
A buyer persona é um personagem fictício, baseado nos comportamentos e características observados no seu público-alvo.
Pesquise bem o nicho escolhido
Não basta gostar do segmento escolhido: também é preciso se manter atualizado com as últimas tendências e notícias. Verifique se o nicho do seu e-commerce teve um bom desempenho nos últimos tempos, analise a concorrência, estude o setor e busque dados e referências.
Avalie sua capacidade de fornecer valor
Analise suas próprias habilidades, recursos e capacidades para determinar se você pode fornecer valor único aos clientes dentro do nicho escolhido.
Portanto, considere suas habilidades de produção, fornecimento de produtos, capacidade de branding, estratégias de marketing e serviço ao cliente.
Teste sua ideia
Antes de mergulhar de cabeça em um nicho de mercado, primeiro teste sua ideia. Em outras palavras: crie um MVP (Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável) e lance uma campanha piloto para validar a demanda do mercado.
A partir disso, observe as respostas dos clientes, colete feedback e ajuste sua estratégia conforme necessário.
Refine e adapte
Esteja preparado para adaptar sua estratégia conforme você aprende mais sobre seu nicho de mercado.
Este é um processo contínuo e dinâmico, que demanda acompanhamento e escuta ativa. Portanto, esteja aberto a experimentar novas ideias, ajustar sua oferta de produtos e serviços e refinar suas estratégias de marketing com base no feedback dos clientes e nas mudanças no mercado.
Bônus: 5 nichos de mercado em alta para 2024
Se você quer tirar o seu negócio do papel em 2024, é importante se atentar às tendências de consumo e demandas do mercado: alguns nichos estão mais em alta do que outros e podem ser uma oportunidade lucrativa para quem souber aproveitar.
Separamos aqui os nichos de mercado que vem apresentando crescimento constante nos últimos anos:
Cosméticos sustentáveis
O segmento de cosméticos vem crescendo exponencialmente nos últimos meses e, consequentemente, traz uma série de nichos interessantes para quem quer ingressar neste mercado. O destaque vai para os produtos naturais e amigos do meio ambiente – seguindo a tendência de consumo consciente.
Assim, entram neste nicho produtos como shampoos em barra, maquiagens cruelty-free (que não são testadas em animais), loções e hidratantes produzidos de ingredientes naturais, itens de produção artesanal e com embalagem reciclada.
Alimentos e Bebidas
Por mais improvável que pareça, o ramo de alimentos e bebidas encontrou no e-commerce um terreno fértil para prosperar. Dentro deste amplo segmento, é possível explorar nichos como o de bebidas artesanais (cervejas, kombuchas, cafés orgânicos, etc), alimentos gourmet e até suplementos fitness.
Joias e Relógios
Semijoias, joias, bijuterias e relógios: estes itens são uns dos mais procurados no e-commerce pelos consumidores. E, claro, você pode encontrar um nicho que atraia um público específico, como o de joias personalizadas, biojoias produzidas com materiais naturais, bijuterias para casais e relógios de corda.
Ferramentas e Acessórios
Não, você não leu errado: o segmento de ferramentas é um dos que mais cresceu em 2023, com um aumento de 104% na procura. Isso se deve, em parte, a uma mudança nos hábitos dos consumidores, que buscam, cada vez mais, criar e montar seus próprios móveis e peças de decoração.
Por isso, vale apostar em não só em maletas de ferramentas, furadeiras e martelos, mas também em itens procurados por quem quer fazer a própria reforma em casa: pallets, espumas, tecidos e ripas de madeira.
Eletrônicos inteligentes
Fechaduras eletrônicas, smartwatches, lâmpadas automatizadas, interruptor inteligente, assistente virtual: tudo isso e muito mais continua em alta no e-commerce.
Esse nicho de mercado une duas grandes tendências de consumo: hábitos fitness, que podem ser monitorados com equipamentos conectados, e o bem-estar em casa, cada vez mais em alta após a pandemia.
Como se tornar autoridade no seu nicho de mercado
Prepare-se: é preciso muita dedicação, empenho, consistência e estratégia para se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado. Para te ajudar a traçar um plano e chegar lá, separamos aqui algumas dicas que podem ser um ponto de partida para você começar:
Produza conteúdo de alta qualidade
Crie conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo. Isso pode incluir blogs, vídeos, podcasts, infográficos, e-books, entre outros formatos. Assim, você se posiciona como uma autoridade naquele assunto ou tema, se tornando referência para outros. Mas atenção: o seu conteúdo deve ser informativo, útil e bem pesquisado, além de alinhado com as expectativas da sua audiência.
Seja consistente
Mantenha uma presença consistente e ativa no seu nicho. Isso significa publicar regularmente conteúdo novo nos seus perfis, interagir com seu público nas redes sociais, responder a perguntas e participar de discussões relevantes em diferentes canais.
Faça Networking
No e-commerce também é preciso fazer networking para prosperar! Conecte-se com outras autoridades e influenciadores em seu nicho de mercado. Por exemplo, faça colaborações em conteúdos nas redes sociais, participe de eventos do setor e contribua para publicações reconhecidas no seu ramo de atuação.
Ofereça soluções
Não tem como construir uma autoridade no seu nicho de mercado se o seu produto ou serviço não resolve uma dor, ou uma necessidade do público-alvo. Portanto, se concentre em fornecer soluções para os problemas e desafios enfrentados pela sua audiência e seja proativo em ajudar e oferecer suporte, o que ajuda a construir sua reputação como uma autoridade confiável.
Obtenha reconhecimento
Busque oportunidades para ser reconhecido como uma autoridade em seu nicho. Isso pode incluir participar de palestras, workshops, webinars, escrever para publicações do setor, conceder entrevistas e participar de prêmios relevantes.
Obtenha feedback e melhore
Esteja aberto ao feedback do seu público e use isso para melhorar continuamente. Ajuste suas estratégias com base no que funciona melhor e esteja sempre atento às mudanças no seu nicho de mercado.
Seja paciente e persistente
Talvez a dica mais difícil de seguir deste artigo. Mas é verdade, tornar-se uma autoridade em seu nicho leva tempo e esforço. Por isso, seja paciente e persistente em seus esforços, e não desista quando encontrar obstáculos ou contratempos. Continue focado em seu objetivo e comprometido com sua jornada.
Leia também: Saiba como construir sua marca com branding
Hora de colocar seu e-commerce no ar
Escolher um nicho para o seu e-commerce pode ser uma tarefa difícil, mas é uma ótima proposta para garantir bons resultados lá na frente.
Aliás, construir o seu plano de negócio requer tempo e atenção. Portanto, na hora de colocar sua loja no ar, prefira uma plataforma que facilite esse processo e permita que você se dedique a atividades mais estratégicas.
Na Yampi, você conta com uma série de recursos gratuitos, pensados para garantir altas taxas de conversão. Vamos colocar seu e-commerce no ar? Vem com a gente!
Nicho de mercado é uma delimitação de um grupo de pessoas com interesses, gostos e hábitos específicos. Portanto, um e-commerce de nicho é aquele que foca em atender e suprir as necessidades de uma fatia mais restrita do mercado.
Cosméticos sustentáveis
Alimentos e Bebidas
Joias e Relógios
Ferramentas e Acessórios
Eletrônicos inteligentes
Moda e acessórios
Saúde e bem-estar
Produtos personalizados ou exclusivos
Produtos sustentáveis e ecológicos
Alimentos e bebidas especializados
Hobbies e interesses específicos
Identifique um segmento que você gosta
Pesquise tendências e demanda do mercado
Conheça bem o seu público-alvo
Pesquise bem o nicho escolhido
Avalie sua capacidade de fornecer valor
Teste sua ideia
Refine e adapte