Como fazer a primeira venda na internet? 25 dicas para sua loja virtual

Aurea Araujo 21/08/2023 10 min de leitura
Como fazer a primeira venda

Entender como fazer a primeira venda é uma dúvida constante para quem inicia uma nova loja virtual.

Você pensa no tipo de negócio que quer desenvolver, cria o e-commerce, disponibiliza os produtos e aguarda ansiosamente para que os primeiros clientes apareçam.

Cada loja tem o seu tempo, sim, mas existem ações que auxiliam na descoberta do seu e-commerce pelo público e aceleram as vendas. E é sobre isso que vamos falar aqui.

Acompanhe o texto e aplique as dicas para ver as suas vendas decolarem!

Criei minha loja virtual. Quanto tempo demora para fazer a primeira venda?

A gente sabe  que você tem pressa e quer que o seu negócio ganhe muita notoriedade em pouco tempo. Mas alguns pontos são importantes para entender o tempo de maturação de uma nova loja virtual até realizar a primeira venda online

Precisamos entender que o processo de compra segue uma lógica de funil. Assim, vamos entender como é o funil de vendas na prática.

O funil de vendas possui 4 estágios:

  1. Descoberta
  2. Reconhecimento
  3. Consideração
  4. Conversão

Primeiro o seu cliente descobre que tem um problema ou necessidade, em seguida reconhece que existe uma solução para isso. Então, começa a  considerar a sua loja virtual ou produto como parte da solução e converte em uma compra.

Entre o processo de descoberta (topo do funil) e a conversão (fundo do funil), existem todas as ações de divulgação e comunicação da loja. Ou seja, é o seu papel, como lojista, despertar atenção para determinados problemas e mostrar que a sua loja tem a solução, estimulando desejo e atraindo para a compra. 

Desde o momento  que você abre o seu  e-commerce até a conversão da primeira venda: esse período pode levar entre 15 a 90 dias. Esse dado tem como base a evolução de um cliente, desde o primeiro acesso ao site até a conversão de fato.

Parece muito tempo para começar a lucrar, não é mesmo? . Pois é preciso levar em consideração, também,  que a sua loja ainda precisa ser descoberta para ser considerada como opção ao cliente em um mercado que faturou R$ 40 bilhões no primeiro trimestre de 2023.

Por isso, para te ajudar nessa missão, separamos a seguir 25 dicas práticas para  acelerar o seu processo de realizar a primeira venda.

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Como fazer sua primeira venda na internet? 25 estratégias cruciais

Seguindo a lógica do funil de vendas e dos quatro estágios que mencionamos, você precisa colocar em prática ações para atingir cada um dos momentos da jornada de compra  junto ao cliente ideal – descoberta, reconhecimento, consideração, conversão. 

Confira agora  25 estratégias para que você faça a sua primeira venda na internet com a sua nova loja virtual ✨ 

1. Escolha uma boa plataforma para abrir a sua loja virtual

A escolha da plataforma de e-commerce deve ser estudada, analisando pontos-chaves como custo, personalização, recursos nativos, integração com sistemas terceiros como de logística e frete, entre outros.

Opte por uma plataforma que tenha tudo isso e permita que você crie a sua loja sem gastar um centavo. A Yampi, por exemplo, é ideal para quem está iniciando no e-commerce ou dropshipping, além de contar com plano gratuito, sem mensalidade, para que o lojista só precise pagar algo quando já estiver lucrando. 

Leia também: O que é a Loja Virtual da Yampi?

2. Estude o seu público-alvo

Mas estude mesmo! Reflita sobre os produtos que você deseja vender e quem é o público ideal que compraria da sua loja.

Uma dica é buscar os perfis de pessoas similares a quem você imagina ser a persona da sua marca em redes sociais, entender os conteúdos que consomem, quais páginas seguem e como é a atividade em geral.

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3. Selecione o mix de produtos

Escolha os produtos que você vai vender com base nos estudos de público-alvo, focando em produtos que tenham demanda e estejam alinhados com os interesses e necessidades mapeados. 

Considere também a concorrência e a margem de lucro ao selecionar seu mix de produtos.

4. Estude sobre dropshipping

O dropshipping envolve trabalhar com fornecedores que mantêm os produtos em estoque e fazem o envio diretamente para os clientes quando uma venda é feita. 

É uma ótima opção para quem não possui muito capital de investimento no início, mas quer garantir as primeiras vendas.

🎥Quer começar no drop? Dá o play:

5. Disponibilize diferentes formas de pagamento

Ofereça diversas opções de pagamento, como  cartões de crédito, débito, Pix, boleto, transferência e demais opções disponíveis. Por exemplo, na Yampi, ainda existe a possibilidade de oferecer a opção de Pix parcelado, o que traz mais flexibilidade e comodidade para os clientes, aumentando as chances de conversão. 

O processo de pagamento deve ser seguro e eficiente para aumentar a confiança dos clientes. 

💡Veja como o Checkout Transparente da Yampi pode auxiliar nessa etapa.

6. Personalize a sua loja virtual

A personalização da sua loja virtual ajuda a ter destaque na concorrência e a criar uma identidade visual única

Portanto, escolha um design que seja atraente, fácil de navegar e responsivo em dispositivos móveis, com cores, imagens e elementos visuais que transmitem o branding da sua marca.

7. Utilize técnicas de SEO

Otimize sua loja virtual para mecanismos de busca por meio de técnicas de SEO, pesquisando palavras-chave relevantes para o seu nicho e incluindo elas nas descrições de produtos, títulos e conteúdo do seu site.

🎥Confira como aplicar SEO para e-commerce:

8. Abra um perfil comercial nas redes sociais

Crie perfis nas redes sociais relevantes para o seu público e compartilhe conteúdo relacionado aos seus produtos, tendências do setor e história da marca. Isso contribui para que o público se relacione com a sua loja. Veja dicas para cada uma das redes:

Facebook

Ainda que a rede social esteja menos popular atualmente, o Facebook ainda concentra uma rede poderosa de compra e venda, que são os grupos. Em 2023, mais de 1,8 bilhão de pessoas no mundo todo utilizaram um grupo ou mais no Facebook.

Assim, vale investigar grupos relacionados com o seu nicho de mercado para participar com o perfil da empresa.

Instagram

O Instagram é popular para estilo de vida, imagens, vídeos e, principalmente, stories. Ainda possui o espaço de compras, para divulgação de produtos com preços e conexão com a loja para finalização.

Uma pesquisa internacional mostrou que os stories de marcas e perfis comerciais possuem uma taxa de visualização de 86%, o que significa que as pessoas querem consumir conteúdos comerciais, também.

YouTube

O YouTube possui mais de 2 bilhões de usuários ativos, sendo que o Brasil é o terceiro país com mais pessoas na plataforma.

Serve para divulgar vídeos mais longos que as demais redes sociais, ótimo para review de produtos e conteúdo educativo sobre a sua loja (por exemplo: como usar determinado produto ou como entrar em contato com o suporte ao cliente).

TikTok

O TikTok, apesar de muito conhecido pelos conteúdos de dancinha e dublagem de áudios engraçados, possui uma base de usuários cada vez maior no Brasil – 82,2 milhões de usuários acima dos 18 anos. 

Se tornou a segunda maior rede social de vídeos e tem grandes oportunidades de engajamento para marcas que queiram se aventurar, especialmente para lojas que atuam com um público mais jovem.

9. Divulgue seus produtos no marketplace

Ainda falando sobre redes sociais, Facebook e Instagram – as redes da Meta – possuem espaços destinados à compra e venda de produtos, os marketplaces.

Dessa forma, é importante iniciar a divulgação da sua loja por lá através dos perfis oficiais e entender qual é a recepção do público.

10. Acompanhe as métricas das redes sociais

Após criar perfis comerciais nas redes sociais, acompanhe as métricas relevantes para a sua loja, como alcance, engajamento, cliques e conversões. 

Afinal, isso ajuda a avaliar a eficácia das suas estratégias de marketing nas redes sociais e a identificar o que está funcionando melhor para atrair e envolver os clientes.

11. Acompanhe as métricas da loja virtual

Além de acompanhar as métricas das redes sociais, você não pode deixar de lado as métricas da loja virtual, como número de visitantes, tempo médio de permanência no site, taxa de rejeição e, claro, taxa de conversão. 

Isso porque esses dados fornecem insights sobre a eficiência do seu site e pontos que precisam ser otimizados.

12. Anuncie seus produtos no Google Shopping

O Google Shopping é uma plataforma que exibe seus produtos diretamente nos resultados de pesquisa do Google, mostrando imagens, preços e informações relevantes. 

Ou seja: é importante configurar anúncios no Google Shopping para aumentar a visibilidade da sua loja para um público que já está buscando por produtos semelhantes.

13. Crie anúncios pagos nas redes sociais

Além das postagens orgânicas, investir em anúncios pagos nas redes sociais ajuda a ampliar o alcance do seu perfil comercial.

Plataformas como Facebook, Instagram e TikTok oferecem opções de segmentação avançada, permitindo que você atinja pessoas mais próximas do seu público-alvo.

14. Crie anúncios pagos no Google

A publicidade paga no Google, através do Google Ads, permite que seus produtos apareçam nos resultados de pesquisa em diferentes canais para suas palavras-chave. 

Portanto, é necessário configurar campanhas bem segmentadas, com públicos bem definidos, com palavras-chave relevantes ajuda a atrair tráfego qualificado para sua loja virtual.

🎥Aprenda a anunciar seus produtos:

15. Desenvolva promoções

Oferecer promoções, descontos e ofertas especiais é um incentivo para atrair clientes e impulsionar as vendas, principalmente no começo. 

Dessa forma, pense nas promoções com estratégia, alinhadas aos interesses do seu público-alvo e viáveis financeiramente para a sua loja.

16. Divulgue a loja localmente

Não deixe de lado a famosa divulgação boca a boca

Por isso, promova a sua loja virtual na comunidade local fazendo pequenas ações, convidando para curtir as páginas nas redes sociais ou, até mesmo, distribuindo panfletos em outros estabelecimentos que permitam esse tipo de interação.

17. Trabalhe com marketing de conteúdo

Criar conteúdo relevante e valioso para seus clientes é uma maneira eficaz de atrair tráfego orgânico para sua loja virtual. 

Desenvolva conteúdo para blog, artigos, vídeos e materiais visuais que abordam temas relacionados aos seus produtos e interesses do seu público.

18. Invista em marketing de influência 

Colabore com influenciadores que têm seguidores que se encaixam no seu público-alvo para expandir sua presença no digital.

Em outras palavras, influenciadores podem promover seus produtos e compartilhar experiências com a sua loja virtual, ajudando a aumentar a confiança dos futuros clientes.

19. Crie campanhas sazonais

Aproveite datas comemorativas, feriados e eventos sazonais para criar campanhas temáticas, oferecendo produtos ou promoções específicas para essas ocasiões.

Para saber quais são as datas mais importantes para os lojistas, confira o nosso calendário de datas comerciais.

20. Faça concursos nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais será um dos seus melhores amigos na hora de divulgar a sua loja virtual.

Fazer concursos ou sorteios nas redes sociais é uma maneira divertida de envolver seus seguidores e aumentar a visibilidade da loja.

21. Crie um bom processo de atendimento

O processo de atendimento deve ser claro e disponível em diferentes canais dentro da sua loja virtual. De preferência, em uma página destinada a perguntas frequentes.

Lembre de integrar um sistema de CRM na sua loja virtual para auxiliar no atendimento aos clientes.

WhatsApp

Integre sua loja ao WhatsApp para fornecer maior agilidade nas respostas e dar mais comodidade para os seus clientes.

E-mail

Envie e-mails transacionais e utilize esse meio de comunicação para resgatar carrinhos abandonados, por exemplo. É uma importante ferramenta para auxiliar nas vendas. 

Redes sociais

Nas redes sociais, o atendimento em tempo real é o mais indicado, direcionando para os canais corretos a depender do assunto tratado pelo cliente.

22. Integre sua loja com outras plataformas

Sabe o CRM utilizado no atendimento? Ele não é o único sistema que pode ser integrado na sua loja virtual para melhorar a experiência de compra do cliente.

Plataformas de gestão de frete, de marketing, redes sociais, logística, entre outros, podem ser integradas ao seu e-commerce. Na Yampi, você pode conferir os apps que podem ser integrados na sua loja, diretamente no Painel Administrativo. 

23. Participe de eventos

Participar de feiras, exposições, mercados locais e outros eventos relacionados ajuda na promoção do seu e-commerce.

Mesmo que a atuação seja digital, estar presente em eventos presenciais permite que você se conecte pessoalmente com clientes em potencial e desenvolva relacionamentos.

24. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing ajuda a manter os clientes engajados e lembrando da sua loja.

Por isso, crie uma lista de assinantes por meio do seu site e envie e-mails que forneçam informações relevantes, atualizações de produtos, promoções especiais e conteúdo exclusivo. 

25. Avalie a estratégia e repita

Após colocar as 24 dicas em prática, está na hora da 25: avaliar tudo o que deu certo, melhorar o que for necessário e repetir o ciclo.

Mantenha rotinas de análise de dados e avaliação com períodos específicos, como mensal ou a cada 45 dias. 

Assim, você ajusta o que for possível para o próximo ciclo e aprende cada vez mais sobre o comportamento do seu cliente em potencial.

8 erros que impedem sua primeira venda acontecer

Mesmo com uma loja bem estruturada e com o processo de divulgação organizado, você ainda pode cair em erros comuns de principiante

Vamos te ajudar a entender os 8 principais erros de quem cria uma loja virtual que podem impedir que a primeira venda aconteça.

1. Expectativas fora da realidade

Esperar que as vendas aconteçam rapidamente, sem considerar o tempo necessário para construir uma base de clientes e ganhar visibilidade na loja pode gerar frustração.

2. Falta de pesquisa de mercado

Não entender o seu público-alvo, as necessidades e preferências de produtos, pode fazer com que a sua loja não atinja os possíveis clientes.

3. Fotos e descrições de baixa qualidade

Imagens e descrições ruins ou genéricas podem prejudicar a percepção do produto e diminuir a confiança do cliente na sua loja virtual.

4. Redes sociais desatualizadas

Não basta abrir os canais de comunicação, é necessário manter as páginas sempre atualizadas, com publicações frequentes mostrando os benefícios dos produtos.

5. Confiança baixa

Se a loja não parece confiável e profissional, com informações de contato e atendimento disponíveis, os clientes podem ter dúvidas na hora de compartilhar os dados de segurança e finalizar a compra.

6. Preços desalinhados

Preços muito altos podem afastar os clientes, enquanto preços muito baixos podem gerar desconfiança sobre a qualidade do produto. Um estudo de mercado e pesquisa nas lojas dos concorrentes ajuda a evitar esse erro.

Leia também: Como fazer precificação de produtos?

7. Baixa visibilidade

Se sua loja não aparecer nos resultados de busca, será difícil encontrar os produtos. Por isso, o SEO é tão importante para o e-commerce quanto é para os demais tipos de site.

8. Falta de atendimento ao cliente

Ignorar ou responder de maneira inadequada às dúvidas dos clientes pode afetar negativamente sua reputação, principalmente quando falamos sobre redes sociais. 

Com essas informações em mente, você pode contornar os possíveis erros planejando estratégias para a sua loja virtual.

Como analisar e gerir suas vendas online

Com as dicas e estratégias para gerar a sua primeira venda no e-commerce, e a atenção redobrada para os erros mais comuns que podem acontecer, sua loja virtual vai começar a ter uma rentabilidade maior. 

Mas, o aumento de renda a partir do e-commerce cria outra necessidade: a de analisar e gerir as vendas realizadas.

Dentro do painel de controle da loja da Yampi, você tem disponível métricas relacionadas aos produtos, vendas, carrinhos abandonados e taxas importantes para acompanhar.

Portanto, avalie periodicamente quais são os produtos que estão apresentando maior saída na sua loja, a taxa de cliques nos demais produtos e os acessos mensais no e-commerce.

Essas são as métricas base para gerir o seu negócio, mas existem outros KPIs úteis na sua estratégia de vendas. 

Mantenha as suas vendas em crescimento

Criar estratégias, colocar em prática, analisar o que deu certo, ajustar o que precisa melhorar e repetir o processo. Essa é a fórmula para que o seu e-commerce siga vendendo.

Conte com a Yampi para aprender tudo sobre e-commerce, branding, técnicas e performance da sua loja virtual.

Como fazer minha primeira venda na internet?

Primeiro, escolha uma boa plataforma para abrir a sua loja virtual. Em seguida, é hora de estudar sobre o público-alvo que você quer atingir, os modelos de negócios disponíveis, como o dropshipping, e qual o mix de produtos você deseja vender. Para colocar sua loja no ar é preciso personalizar e deixar ela com a cara do seu negócio. Depois, é hora de cadastrar produtos e aplicar técnicas de SEO para atrair visitantes. Aposte também em anúncios de mídia paga, crie promoções e divulgue sua loja.

Quais os principais erros que atrapalham as vendas online?


Alguns dos principais erros que atrapalham as primeiras vendas são: expectativas de negócio fora da realidade, falta de pesquisa de mercado, fotos e descrições de baixa qualidade, redes sociais desatualizadas, confiança baixa, preços desalinhados, baixa visibilidade e atendimento ao cliente ruim.

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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