Fazer promoções no e-commerce é essencial para manter a saúde financeira dos negócios online – até porque 92% dos consumidores brasileiros investem tempo procurando as melhores ofertas, segundo o Relatório Varejo 2023 da Adyen.
Mas não basta decidir que está na hora de fazer uma promoção. Isso porque essa atitude precisa ser tomada com estratégia, olhando o negócio como um todo, entendendo as promoções sazonais, quais são as mais populares e em quais meios vale a pena divulgar as ofertas da sua loja virtual.
E é sobre isso que vamos falar por aqui. Por isso, continue a leitura para aprender mais sobre promoções com a Yampi!
Quando fazer promoção no meu e-commerce?
Mesmo que não exista uma regra definida para seguir, alguns pontos são bem importantes para entender se o momento é o ideal para fazer uma promoção no e-commerce. Afinal, às vezes é melhor aguardar e preparar uma oferta melhor em um tempo.
Para saber quando fazer promoção no e-commerce, considere:
- Como está o faturamento da loja virtual;
- Qual é a quantidade de produtos que está disponível no estoque;
- Quais são os produtos que estão parados no estoque;
- Como está o fluxo de caixa;
- Se a saúde financeira da empresa permite descontos;
- Quando foi lançada a última promoção;
- Quais são as condições de entrega dos parceiros logísticos;
- Em quais regiões a loja pode fornecer o frete por um preço menor, sem comprometer as finanças;
- Quais são as datas festivas e sazonais mais importantes para o segmento de negócio;
- Quais são os produtos com maior saída;
- E quais são os que têm menor saída no e-commerce.
Esses são alguns dos pontos importantes para se ter em mente na hora de criar uma promoção para a loja virtual. Além disso, é preciso analisar se as condições financeiras do negócio estão saudáveis: verificar essas informações também ajuda a evitar desconfortos com os clientes.
Por exemplo: lojas que criam muitas promoções em um curto espaço de tempo dão a impressão de que há um acúmulo de produtos muito grande e, até mesmo, um certo desespero em vender. Você não quer que o seu cliente pense nisso, porque também impacta na confiança desenvolvida sobre a sua loja.
Ou, então, são criadas promoções com descontos muito grandes em um período de baixa de vendas. Mesmo que os clientes comprem, isso pode gerar um problema para as finanças da empresa a médio e longo prazo.
13 tipos de promoção mais populares no e-commerce
Existem promoções populares para o e-commerce por um motivo bem simples: elas funcionam. Claro, quando utilizadas com estratégia e relacionadas com os objetivos do negócio.
Assim, você pode fazer promoções em vários momentos do ano e da situação do e-commerce. Portanto, confira as 13 mais populares e faça as adequações seguindo a realidade do seu negócio:
1. Descontos por tempo limitado
Os descontos por tempo limitado são ofertas especiais por um período de tempo, como “oferta relâmpago” ou “promoção de 24 horas”. Dessa forma, são ótimas para quando a loja virtual está com estoque parado de um produto específico e deseja liberar espaço.
2. Frete grátis
O frete grátis faz a diferença para mais de 65% dos clientes, segundo a Opinion Box. Portanto, criar ofertas que cubram o custo de envio é uma promoção muito atrativa, especialmente para compras acima de um valor mínimo.
Leia também: 6 dicas para ter frete mais barato
3. Cupons de desconto
Fornecer cupons de desconto é uma boa opção em vários momentos, mas tem um apelo especial para primeira compra e em datas comemorativas, como aniversário do cliente. Os códigos promocionais podem servir para que os clientes obtenham descontos ou brindes.
🎥Saiba mais sobre como criar cupons de desconto:
4. Compre 1 e leve 2
A proposta de levar dois produtos pelo preço de um ajuda a liberar estoque e funciona muito bem, especialmente, com produtos de consumo constante, como limpeza, higiene e cuidados pessoais. Isso porque esse tipo de promoção também incentiva compras em maior quantidade e pode aumentar o ticket médio do seu e-commerce.
5. Descontos progressivos
Os descontos progressivos são fornecidos para incentivar compras maiores também, aumentando o ticket médio do e-commerce. Por exemplo, 10% de desconto para compras acima de R$100 e 20% para compras acima de R$200.
6. Venda sazonal
As promoções sazonais são as queridinhas do e-commerce. Desse modo, são ofertas específicas para datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Natal, Black Friday e demais possibilidades.
7. Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade para o e-commerce são grandes meios para fidelizar clientes, mas também podem ser utilizados para criar ofertas. Por exemplo, tenha promoções, recompensas ou descontos exclusivos para clientes que fazem compras frequentes na loja.
8. Descontos para assinantes
De uma maneira parecida com os programas de fidelidade, os clubes de assinatura funcionam para engajar os seus clientes com vantagens exclusivas e personalizadas e, ao mesmo tempo, garantir um retorno financeiro recorrente para a loja.
Para incentivar a adesão, desenvolva promoções para os clientes que se inscreverem por um valor de assinatura recorrente, combinando com outras promoções, como frete grátis e cupons de desconto.
Leia também: Como tornar um cliente recorrente
9. Ofertas de pacotes
As ofertas por compra em pacotes ou combos também ajudam a liberar espaço no estoque e oferecem vantagens para clientes que compram em grandes quantidades. Além disso, também incentivam o aumento do ticket médio.
Portanto, experimente criar kits de produtos relacionados, como itens de limpeza com itens de higiene, e crie como um pacote com desconto.
10. Descontos para primeira compra
Os descontos para primeira compra, ou assinatura de newsletter se a sua loja contar com essa funcionalidade, incentivam o cliente a fazer um cadastro e seguir o relacionamento com a loja.
11. Promoções de aniversário
Oferecer condições especiais em promoções de aniversário é um tipo de oferta sazonal, mas vale o destaque pela abrangência de oportunidades e pelo apelo emocional.
A proposta de “você merece esse presente” como mote demonstra uma personalização da relação da loja com o cliente que funciona muito no e-commerce.
12. Descontos por recomendação
Os descontos por recomendação, ou Member Get Member (membro traz membro, traduzindo literalmente), são promoções especiais para os clientes que indicam amigos ou familiares para a loja, que recebem descontos em troca.
13. Cashback
A devolução de parte do dinheiro da compra – o famoso cashback – é uma grande promoção para o e-commerce. Assim, os valores podem ser definidos em números cheios ou porcentagem do valor total da compra, e disponibilizados como caixa na loja para as compras futuras.
Além disso, o cashback também incentiva compras futuras e um relacionamento duradouro, impactando no Lifetime Value (LTV) do cliente com o e-commerce.
Além dessas promoções individuais, você também pode mesclar diferentes tipos para criar condições especiais.
Por exemplo:
- Cashback maior na Black Friday;
- Programa de fidelidade com cupom de desconto exclusivo;
- Assinatura recorrente com preço promocional no aniversário do cliente.
Por isso, aproveite as variações para fazer o melhor uso das promoções no seu e-commerce!
Como fazer promoções para atrair clientes: passo a passo
Seguir uma estrutura na hora de colocar uma promoção no ar faz toda a diferença no desenvolvimento e nos resultados obtidos.
Pensando em ajudar nessa etapa, criamos um passo a passo simples, mas muito efetivo, sobre como criar promoções para lojas virtuais em 4 etapas. Confira!
1- Faça o planejamento
Comece por identificar o que deseja alcançar com a promoção. É aumentar as vendas online? Atrair novos clientes? Fidelizar os existentes? Liberar estoque?
Todos os pontos são válidos, desde que estejam de acordo com os objetivos comerciais gerais.
Além da definição de objetivos, a etapa de planejamento também engloba outras questões, como:
- Público-alvo: entenda quem são os clientes da sua loja, os hábitos de compra e preferências desse público;
- Tipo de promoção: com base nos objetivos e no conhecimento do público, selecione o tipo de promoção que melhor se adequa, como descontos, frete grátis, brindes, entre outros;
- Orçamento: estabeleça um orçamento claro para a promoção, considerando o impacto nos lucros e custos associados;
- Tempo de duração: determine por quanto tempo a promoção estará ativa. Pode ser uma promoção de tempo limitado, uma promoção de um dia ou uma promoção contínua;
- Condições de participação: defina as regras da promoção, como se aplicará a todos os produtos ou apenas a categorias específicas, se há um valor mínimo de compra para se qualificar, entre outros detalhes importantes.
2- Promova a promoção
Faça a divulgação da promoção por meio de canais de comunicação, como WhatsApp Business, e-mail marketing e redes sociais. Se fizer parte da sua estratégia, anúncios pagos nas principais redes sociais utilizadas também são uma opção.
3- Monitore o desempenho
Acompanhe o desempenho da promoção em tempo real, avaliando métricas como taxa de conversão, cliques no link, vendas e retorno sobre o investimento. Esses dados auxiliam, principalmente, no próximo passo.
4- Faça ajustes e avalie os resultados
Com base nas análises de desempenho, faça ajustes na sua promoção, como tempo de duração, aumentar ou diminuir o desconto, ou realizar anúncios pagos para direcionar aos públicos específicos.
Após o término da promoção, avalie os resultados em relação aos objetivos estabelecidos, o que funcionou e o que pode ser melhorado para as próximas versões.
Onde divulgar as promoções da minha loja?
Com as promoções da sua loja virtual organizadas e prontas para serem publicadas, o último passo é escolher os canais adequados para divulgar cada tipo de promoção.
Por isso, se você utiliza e-mail marketing, redes sociais e/ou Whatsapp Business para fazer a gestão do seu negócio, já tem acesso aos principais canais para divulgar promoções e ofertas. Assim, basta entender como cada um se comporta no contato com o cliente.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um ótimo canal para divulgar promoções sazonais, descontos para aniversário e todas as possibilidades que podem ser automatizadas com algumas regras simples.
Por exemplo: em promoções para aniversário, se você utiliza um CRM junto à loja virtual, é possível incluir uma regra para disparar um cupom de 10% de desconto em toda a loja no dia do aniversário do cliente, com base nas informações preenchidas por ele.
Redes sociais
As redes sociais (como Instagram, Facebook e TikTok), são os canais mais gerais e permitem alcançar perfis variados de pessoas organicamente. Dessa forma, é recomendado utilizar as redes sociais para divulgar promoções mais gerais, como datas específicas (Black Friday, Dia do Cliente).
Para promoções regionais, como frete grátis para a região sul e sudeste, vale a pena investir em anúncios pagos que distribuam o conteúdo ao público de interesse (nesse exemplo, pessoas que moram nas regiões citadas).
WhatsApp Business
O WhatsApp é uma rede social de mensagens instantâneas, com contato mais próximo e direto ao consumidor. Por isso, prefira utilizar esse meio promoções personalizadas e descontos exclusivos, evitando gerar mensagens exaustivas e sem interesse para os seus clientes.
São muitas as possibilidades de criar promoções e a Yampi oferece todas elas: de cupom de desconto a cashback e ofertas no checkout.
Não existe uma regra definida de quando se deve fazer promoção em uma loja virtual. Contudo, os pontos abaixo devem ser considerados pelo lojista:
Faturamento da loja
Quantidade de produtos disponíveis no estoque
Quais produtos do estoque estão parado
Estado do fluxo de caixa
Estado da saúde financeira do e-commerce
Quando foi lançado a última promoção
Condições de entrega dos parceiros logísticos
Onde se pode oferecer fretes mais baratos
Datas comemorativas
Produtos com maior saída
Produtos com menor saída
Descontos por tempo limitado
Frete grátis
Cupons de desconto
Compre 1 e leve 2
Descontos progressivos
Venda sazonal
Programas de fidelidade
Descontos para assinantes
Ofertas de pacotes
Descontos para primeira compra
Promoções de aniversário
Descontos por recomendação
Cashback
Faça o planejamento
Promova a promoção
Monitore o desempenho
Faça ajustes e avalie os resultados