Quando o assunto é vendas online, muita gente já provou que dá para ganhar dinheiro vendendo (quase) qualquer coisa. De meia à prova d’água até chapéu com ventilador: uma rápida busca na internet permite encontrar os produtos mais inusitados.
Isso só comprova que, além de lucrativo, o e-commerce é um território extenso e de grandes possibilidades para quem quer comercializar produtos. Mas não se engane: para prosperar na internet é preciso estudar o mercado, analisar plataformas e estar de olho no comportamento dos consumidores.
Neste artigo, você vai ficar por dentro de dicas para te ajudar a decolar nas vendas online. Confira 👇
O que é preciso para trabalhar com vendas online?
Para trabalhar com vendas online, a primeira dica é encontrar um nicho de mercado rentável. Isso significa escolher um segmento de atuação que seja do seu interesse, tenha boa margem de lucro e que não esteja saturado pela concorrência.
Além disso, é preciso traçar um plano de negócios detalhado, com estratégias de precificação, análise do mercado, descrição da persona, cronograma de ações, estratégia de marketing e descrição dos produtos. Ufa! Parece muita coisa, né?
A boa notícia é que escolher uma boa plataforma para criar a sua loja virtual vai te ajudar, e muito, a garantir que o seu negócio seja frutífero. Afinal, com os recursos certos é possível conquistar os clientes e atingir mais pessoas interessadas nos seus produtos.
Benefícios de vender online versus vender offline
Se você ainda tem alguma dúvida de que existem uma série de benefícios em comercializar produtos na internet, dá uma olhada nesse número: as vendas online cresceram 28% no Brasil, país que lidera o ranking mundial de vendas em canais digitais.
⭐Confira aqui as principais vantagens das vendas online:
Venda 24 horas por dia
Talvez a maior vantagem de vender online é poder emplacar novas vendas a qualquer momento do dia, em qualquer dia da semana, incluindo feriados. Afinal, no e-commerce as lojas virtuais ficam abertas 24 horas por dia, ao contrário da maioria das lojas físicas.
Leia também: E-commerce: o guia completo e atualizado para seus negócios [2023]
Maior alcance de público
Além de poder concretizar vendas online a qualquer momento, é possível também alcançar um maior número de pessoas. Os canais de vendas online podem ser acessados por usuários em qualquer lugar do mundo.
Baixo custo inicial
As vendas online dispensam, por exemplo, a necessidade de pontos de venda, aluguel de espaço e vendedores. Tudo isso contribui significativamente para a redução dos investimentos necessários para colocar um negócio no ar.
Renda extra
Já que estamos falando de orçamento, é bom ressaltar um dos grandes benefícios das vendas online: elas podem vir como uma renda extra! É uma maneira eficaz de complementar o seu faturamento, se o negócio prosperar bem, pode até substituir a renda principal.
Diversos canais de vendas
“Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”: não estamos falando do filme vencedor do Oscar, mas sim dos canais de vendas. Essa é uma grande vantagem de vender online: você pode criar diferentes meios para promover seus produtos, encontrar diferentes consumidores e aumentar a receita do seu negócio.
7 canais de vendas online
Os canais de vendas são os meios através dos quais uma empresa oferece e comercializa seus produtos para os consumidores. Quando falamos de canais digitais, isso significa que eles são o principal ponto de contato com os seus clientes.
Dessa forma, é preciso muita atenção na hora de escolher os canais de vendas online: eles são determinantes para um bom desempenho do seu negócio. Confira os principais:
Loja Virtual
Uma das principais formas de vender online, a loja virtual é um site onde são anunciados os produtos com fotos, vídeos, descrições, avaliações de outros clientes, entre outros recursos.
O diferencial deste canal de venda é que ele conta, necessariamente, com integração com afiliações de pagamento, checkout e envio de produtos. Além disso, a loja virtual deve ser altamente personalizável para se adaptar às necessidades do lojista.
Na Yampi, por exemplo, você consegue personalizar qualquer um dos seis temas disponíveis, além de poder deixar o Checkout Transparente com a cara da sua loja!
🎓Quer saber mais sobre como criar e personalizar sua loja virtual? Dá o play:
Marketplace
Este modelo de negócio funciona como um grande mercado, recheado de diferentes lojistas, vendedores e prestadores de serviços. Dessa forma, os clientes podem navegar e passear por diferentes vendedores, comparando preços e avaliações dos produtos para tomar uma decisão de compra.
Em outras palavras, o marketplace funciona como uma vitrine online, onde é possível disponibilizar e exibir seus produtos para conquistar clientes. Bons exemplos deste canal de vendas são sites como Mercado Livre, eBay e Shopee.
Nessas plataformas, é preciso pagar uma mensalidade ou uma comissão a cada venda concretizada. Dessa forma, o marketplace é uma opção de canal para quem quer vender online de forma simples, mas também sem grande autonomia para personalizar a loja ou mesmo traçar estratégias de marketing.
Redes Sociais
Plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo, também são canais de vendas excelentes para aumentar a visibilidade e ter um contato mais próximo com os consumidores e potenciais clientes.
No Facebook, você pode criar uma página para a sua empresa e utilizar a ferramenta de marketplace para anunciar produtos para usuários da rede social. Já no Instagram, o recurso Shopping permite mostrar os preços dos produtos direto na foto, com link para o site ou loja virtual do anunciante.
Google Ads
Solução de anúncios da maior ferramenta de busca do mundo, o Google Ads também é uma forma de vender produtos.
Seja através da Rede de Display, que te ajuda a encontrar um público-alvo ideal e mostra as mensagens para possíveis clientes em outros sites, como também na Rede de Pesquisa, que mostra seus produtos como anúncios nos resultados de busca.
🎓Quer saber mais sobre como usar esse canal de vendas? Confira:
Aplicativos de mensagens
Você também pode utilizar aplicativos de mensagens instantâneas para realizar vendas. O WhatsApp, por exemplo, conta com uma versão Business, pensada para quem utiliza o app para se comunicar com clientes.
No Whatsapp, inclusive, é possível receber pagamento, exibir catálogo de produtos e cadastrar mensagens automáticas de saudação para não deixar ninguém sem resposta!
E-mail marketing
Para esse canal de venda, você precisa ter uma base de leads que se cadastrou para receber as suas mensagens. Ainda assim, é um ótimo meio de contato com os clientes, pois você pode segmentá-los em interesses para que recebam conteúdos interessantes sobre os seus produtos.
Por exemplo, quem está no início da jornada de compra pode receber materiais educacionais, que despertem a consciência sobre um problema ou uma solução que a sua loja resolve. Já pessoas que estão mais por dentro do assunto, podem receber propostas mais diretas de compra.
Google Shopping
O Google Shopping é uma poderosa vitrine para o seu negócio: você pode anunciar com esta ferramenta para que os seus produtos apareçam para um número maior de pessoas.
Vale lembrar que, além da sua loja, outros concorrentes também podem estar anunciando neste espaço. Isso torna este canal de vendas online extremamente competitivo.
Além dos produtos serem exibidos no próprio Google Shopping, eles aparecem em resultados de busca, na página inicial:
Qual o melhor produto para vender online?
Para ter sucesso com vendas online, é importante que você saiba quais os melhores produtos para anunciar e quais as tendências dos consumidores. Para você ter ideia, só em janeiro de 2023 o e-commerce brasileiro faturou R$ 237,5 milhões!
Quem quiser tirar uma fatia desse mercado promissor, precisa ficar de olho no que vender. De acordo com um relatório da Neotrust, os itens com maior faturamento no e-commerce são: smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, itens de moda e informática.
Não dá para dizer ao certo porque esses são os produtos mais procurados, mas uma pesquisa da Euromonitor destacou que, entre as tendências de consumo para 2023, estão itens eletrônicos sustentáveis e produtos do universo gamer.
Outra tendência para ficar de olho é que agora os consumidores estão mais cautelosos e desconfiados, principalmente quando o assunto é dados pessoais. Por isso, vale a pena investir em um Checkout Transparente que transmita segurança e credibilidade para a sua loja virtual.
Como fazer vendas online? 10 dicas do iniciante ao experiente
Se você quer começar a vender pela internet, mas não sabe por onde começar, ou mesmo se você já realiza vendas online, mas quer ganhar escala no seu negócio, confira aqui 6 dicas para te ajudar:
1. Defina os seus produtos
Esse é um dos primeiros passos de quem está começando nesse segmento. Para escolher os produtos que você quer vender online, não basta pesquisar apenas quais os mais vendidos na internet: é preciso definir o seu público-alvo e identificar quais suas dores e necessidades.
Uma boa dica é escolher segmentos que você tem interesse. Além de tornar o trabalho mais fácil e prazeroso, uma vez que você tem mais afinidade com a área que precisa pesquisar, isso também facilita para encontrar bons fornecedores e os melhores produtos.
💡Essa dica vale tanto para quem quer vender online com estoque próprio, quanto para quem quer ter uma operação de dropshipping.
2. Faça um plano de negócios
É a etapa mais importante de todo o processo: o plano de negócios vai nortear o caminho a ser percorrido. Aqui deve constar tudo o que a empresa precisa para operar e crescer.
O que você pode incluir no plano de negócios:
- Público-alvo/Persona
- Nicho de atuação
- Descrição dos produtos/serviços
- Diferencial competitivo/Mapa de Posicionamento
- Estratégia de precificação
- Análise de mercado/Análise SWOT
- Planejamento financeiro
- Planejamento operacional
- Plano de marketing
3. Invista no atendimento ao cliente
Mais do que tirar dúvidas e oferecer suporte no pós-compra, o atendimento ao cliente é uma importante estratégia para melhorar a imagem da marca, fidelizar clientes, gerar promotores da sua loja e conquistar novos consumidores.
Afinal, quem nunca deu preferência a uma empresa porque sabe que terá um bom atendimento, caso precise? Além disso, no atendimento você pode ajudar o cliente durante a sua jornada de compra e auxiliá-lo para a solução que melhor lhe atende.
Para isso, você pode oferecer diferentes canais de atendimento, já que cada cliente prefere uma forma comunicação, não é mesmo? Pode ser via aplicativo de mensagem, chat na sua loja, e-mail ou telefone.
4. Escolha os canais de venda certos
Não adianta querer atirar para todos os lados: sem uma estratégia certa, é impossível ter sucesso com vendas online. Estude bastante o seu público-alvo e entenda quais canais de venda fazem mais sentido para quem vai consumir os seus produtos.
A partir disso, verifique o que é viável para o seu negócio, quais canais são mais importantes e planeje ações para cada um desses meios.
5. Ofereça diversas formas de pagamento
Cada cliente tem uma preferência na hora de fazer o pagamento. Tem gente que prefere a praticidade do Pix, outros gostam de concentrar tudo no cartão de crédito e ainda há quem prefira a segurança dos boletos.
É importante que você ofereça opções para cada um dos seus consumidores. Portanto, conte com um bom Checkout Transparente, capaz de oferecer diferentes formas de pagamento e que seja seguro para os consumidores.
Vale deixar claro também a política de privacidade do seu site, o que pode ajudar a dar um empurrãozinho em quem estava desconfiado para comprar.
Leia também: 7 páginas importantes para incluir na sua loja virtual
6. Utilize o marketing de conteúdo
Essa dica é para quem já trabalha com vendas online e quer escalar o seu negócio! O marketing de conteúdo é uma poderosa estratégia para e-commerce: com ela, você distribui conteúdo relevante para pessoas em diferentes momentos da jornada de compra.
Por exemplo, você pode alimentar clientes que já adquiriram na sua loja com conteúdos que sejam do seu interesse, auxiliando o seu processo de compra e, de quebra, fidelizando o consumidor.
Para isso, é possível utilizar diferentes formas de conteúdo e comunicação, como e-mail marketing, redes sociais, vídeos, artigos para blog etc.
7. Análise de Dados:
Quem já vende online há algum tempo sabe que os seus melhores amigos são os dados. Eles te ajudam a compreender melhor o seu cliente, a entender como performaram suas campanhas de marketing, quais produtos são mais interessantes, entre outros pontos essenciais para garantir bons resultados.
Por isso, use ferramentas analíticas, como o Google Analytics, para entender o comportamento do usuário e até prever tendências de consumo. Analise dados sobre conversões, taxas de rejeição e fontes de tráfego para tomar decisões informadas.
Leia também: 12 métricas do e-commerce fundamentais para sua loja virtual
8. Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade desempenham um papel significativo no e-commerce: ajudam a reter clientes, aumentam a frequência e o valor médio das compras, reduzem custo na aquisição de novos clientes e garantem um diferencial competitivo para o seu negócio.
Por exemplo, você pode incluir descontos exclusivos para quem se cadastrar na sua newsletter, acesso antecipado a promoções e brindes.
9. Parcerias Estratégicas:
Colabore com outros negócios que compartilham o mesmo público-alvo que a sua marca. Isso pode incluir parcerias com influenciadores, participação em eventos conjuntos ou promoções cruzadas.
Antes de adotar essa estratégia, no entanto, analise bem o seu parceiro para evitar dores de cabeça com prejuízos à imagem do seu negócio.
Saiba tudo sobre Microinfluenciadores para e-commerce
10. SEO Avançado
Para vender online com maestria, é preciso que os seus produtos sejam encontrados. E o melhor jeito de fazer isso de forma orgânica é através do SEO (Search Engine Optimization). Se você já usa esses recursos na sua loja virtual, saiba que ainda dá para ir além.
Além das práticas básicas de SEO, como utilizar palavras-chave na descrição de produtos, explore estratégias avançadas. Por exemplo: otimização de meta tags, pesquisa de cauda longa e aprimoramento da experiência do usuário para melhorar o ranking nos motores de busca.
💡Aprenda sobre SEO para e-commerce:
Bônus: qual o melhor produto para vender online?
Para ter sucesso com vendas online, é importante que você saiba quais os melhores produtos para anunciar e quais as tendências dos consumidores. Para você ter ideia, só em janeiro de 2023 o e-commerce brasileiro faturou R$ 237,5 milhões!
Quem quiser tirar uma fatia desse mercado promissor, precisa ficar de olho no que vender. De acordo com um relatório da Neotrust, os itens com maior faturamento no e-commerce são: smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, itens de moda e informática.
Não dá para dizer ao certo porque esses são os produtos mais procurados, mas uma pesquisa da Euromonitor destacou que, entre as tendências de consumo para 2024, estão itens eletrônicos sustentáveis e produtos do universo gamer.
Outra tendência para ficar de olho é que agora os consumidores estão mais cautelosos e desconfiados, principalmente quando o assunto é dados pessoais. Por isso, vale a pena investir em um Checkout Transparente que transmita segurança e credibilidade para a sua loja virtual.
5 erros comuns de quem trabalha com vendas online
O comércio eletrônico está recheado de oportunidades para quem quer trabalhar com vendas online, mas é preciso destacar que nem tudo são flores. Decisões erradas, tanto nos primeiros passos como ao decorrer da operação, podem prejudicar o seu negócio, afastar clientes e impedir que a sua loja cresça.
Veja os erros mais comuns de quem trabalha com vendas online e anote tudo para não repetir:
1. Achar que não precisa de loja virtual
Sim, é verdade que as redes sociais são um grande facilitador para vender online, já que elas trazem mais visibilidade e alcançam novos clientes. Mas você sabia que dá para ir ainda mais longe com uma loja virtual?
Ter um domínio próprio passa mais segurança e profissionalismo aos clientes, além de possibilitar que você realize vendas online a qualquer momento do dia, mesmo que esteja longe do celular.
Mais do que isso: você tem mais praticidade no seu dia a dia, mais controle das suas operações e, no caso de uma Loja Virtual da Yampi, ainda tem acesso a relatórios e métricas detalhadas sobre o desempenho do seu negócio.
🎥Aprenda como usar a Loja Virtual da Yampi:
2. Não diversificar os canais
Depender de um único canal de vendas não é aconselhável: isso pode te deixar refém de alguma instabilidade ou problema inesperado. Já imaginou concentrar todos os seus esforços em uma rede social e ela ficar fora do ar?
Não cometa esse erro! Diversificar os canais de venda é essencial não só para evitar essas situações, como também para atingir públicos diferentes e ampliar a visibilidade da sua marca.
3. Não definir o público-alvo
Se você não conhece quem vai comprar os seus produtos, como você vai definir os canais de venda, as comunicações e até mesmo como vai planejar as descrições dos produtos? Sem conhecer o público-alvo é impossível ser bem-sucedido com vendas online.
Faça uma pesquisa sobre a sua audiência e crie uma persona – a representação fictícia de quem seria o seu cliente ideal. Com base nisso, você consegue definir táticas de marketing, estratégias de vendas e direcionar as melhores ações que vão trazer lucro.
4. Não estudar o mercado e a concorrência
Antes de mais nada é importante esclarecer que analisar a concorrência é diferente de copiar o que está sendo feito. Aliás, pular esta etapa é um dos erros mais comuns de quem vende online.
Estudar o mercado e os seus concorrentes permite identificar pontos fortes e fracos, tanto deles quanto do seu próprio negócio, e tomar atitudes em relação a isso. Seja para corrigir algo que não está saindo como esperado ou para aproveitar uma oportunidade que não havia sido mapeada.
5. Escolher uma péssima plataforma
Ok, você decidiu criar uma loja virtual, mas não sabe bem qual escolher… Cuidado! Uma decisão errada aqui pode prejudicar as suas vendas e trazer muita dor de cabeça!
Isso porque é fundamental que você escolha uma boa plataforma para criar a sua loja. Muitos dos problemas de navegação no site, péssima experiência de compra e poucas opções de pagamento vem justamente da escolha de uma plataforma ruim para a sua loja.
Vamos ver a seguir como escolher a melhor plataforma de vendas online 👇
Qual a melhor plataforma de vendas online?
A melhor plataforma de vendas online é aquela que te permite personalizar sua loja virtual e cadastrar quantos produtos quiser, sem limites. Também deve contar com recursos nativos e gratuitos que são essenciais para o bom funcionamento do negócio, como criação de cupons de desconto, recuperação de carrinho abandonado e avaliações de produtos.
Além disso, atente-se às mensalidades escondidas nas entrelinhas! Na Yampi, por exemplo, o plano Basic não tem mensalidade alguma e o lojista só paga uma pequena taxa quando de fato concretizar uma venda – ou seja, quando já estiver lucrando.
Outro ponto que faz da Yampi a melhor plataforma de vendas online é o design responsivo, que se adapta a diferentes tamanhos de tela. Mais do que isso: a Loja Virtual conta com recursos pensados para o celular, como botão de compra flutuante, mini carrinho lateral e botão de compra rápida.
Tendências para quem quer inovar vendendo online
Na hora de vender online, é normal pensar que tudo já foi feito e que é impossível inovar neste segmento. Mas aqui vai um spoiler: quando falamos de e-commerce, há sempre espaço para novidades e revoluções.
Uma novidade que tem ganhado espaço é o Live Commerce, isto é, eventos virtuais que unem lojas virtuais, influenciadores e plataformas de streaming (ou redes sociais). É algo para ficar de olho, já que, através de uma experiência mais intimista e interativa, gera mais proximidade com o público-alvo de uma determinada marca.
Outro movimento para ficar de olho é o Marketing de Influência. Essa estratégia pode impulsionar a confiança na sua marca, aumentar o alcance, atrair o público certo e melhorar a rentabilidade do seu negócio.
Agora, a grande tendência para esse setor é a necessidade de estar presente em diferentes momentos da jornada do consumidor, seja ela física ou virtual. Em outras palavras, agora, mais do que nunca, os lojistas precisam pensar em estratégias omnichannel para conquistar novos clientes.
Mais do que variar os canais de venda, é essencial criar pontos de contato diferentes com os clientes, levando em consideração a sua jornada e a sua consciência sobre determinado assunto. Em outras palavras: o futuro do e-commerce está em colocar o cliente no centro das decisões
Lucas Colette, CEO da Yampi
A Yampi é a plataforma completa e gratuita para vender na internet
Agora que você já sabe como começar a trabalhar com vendas online, e principalmente, como escalar o seu negócio para conquistar bons resultados, é hora de colocar a mão na massa.
Para isso, conte com a Yampi para criar uma Loja Virtual que realmente vende mais. Afinal, você conta com uma série de recursos nativos e gratuitos para impulsionar a conversão e conquistar mais clientes!
– Venda 24 horas por dia
– Maior alcance de público
– Baixo custo inicial
– Renda extra
– Diversos canais de vendas
– Loja Virtual
– Marketplace
– Redes Sociais
– Google Ads
– Aplicativos de mensagens
– E-mail marketing
– Google Shopping
– Defina os seus produtos
– Faça um plano de negócios
– Invista no atendimento ao cliente
– Escolha os canais de venda certos
– Ofereça diversas formas de pagamento
– Utilize o marketing de conteúdo
– Realize análises de dados recorrentes
– Crie programas de fidelidade
– Tenha parcerias estratégicas
– Use estratégias de SEO avançado
A melhor plataforma de vendas online é aquela que te permite personalizar sua loja virtual e cadastrar quantos produtos quiser, sem limites. Também deve contar com recursos nativos e gratuitos que são essenciais para o bom funcionamento do negócio, como criação de cupons de desconto, recuperação de carrinho abandonado e avaliações de produtos. E na Yampi você tem tudo isso, inclusive no nosso plano Basic, que é gratuito.