Coletar e analisar dados é uma tarefa primordial de quem tem e-commerce: dessa forma, é possível melhorar a sua loja virtual e aumentar a satisfação dos clientes. Principalmente agora, com a atualização obrigatória do Google, é fundamental que você saiba como instalar o Google Analytics 4.
Afinal, esta é uma das ferramentas que permite conhecer mais sobre a jornada de compra do usuário, o comportamento dos clientes e quais produtos são mais visualizados.
Neste artigo, confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto e veja como instalar o Google Analytics 4 na sua Loja Virtual da Yampi.
A atualização para o Google Analytics 4 é obrigatória na minha loja?
Anota aí na agenda: a partir do dia 1º de julho de 2023, o GA Universal chegará ao fim e será substituído pelo Google Analytics 4. Essa atualização é obrigatória para todas as propriedades, já que o antigo GA deixará de processar novos dados em propriedades padrão.
O que isso significa? Que você precisa fazer a atualização para ter acesso a métricas e relatórios atualizados sobre a sua loja virtual.
Quem não migrar para o GA4 ainda poderá acessar dados processados até 1 de julho de 2023. Mas, após essa data, não será mais possível visualizar novas informações na plataforma.
Além disso, a versão nova do Google Analytics não trata dados da versão antiga e a exportação de dados do Universal só ficará disponível até seis meses após a sua descontinuação. Ou seja: você precisa exportar os dados da sua loja até janeiro de 2024.
É por isso que recomendamos a migração para o novo Analytics o quanto antes: isso te dá tempo para se familiarizar com a plataforma, ir criando dados históricos e, aos poucos, se preparando para a nova experiência.
Quais as diferenças entre o GA antigo e o Google Analytics 4?
O Google Analytics surgiu em 2005 e de lá para cá se tornou uma das principais ferramentas para coleta e análise de dados em sites. Com o GA é possível obter dados das páginas mais acessadas de um site, perfil dos usuários e muitas outras métricas importantes para qualquer e-commerce.
Apesar de inovador e de ter rompido barreiras para a otimização de sites, o GA Universal chegou ao fim. Agora, o GA4 traz novas funcionalidades e mais possibilidades.
Estruturado em machine learning, o novo Analytics oferece dados mais precisos e preditivos. Isto é, ele faz uma previsão dos próximos dados com base no aprendizado que teve do comportamento dos usuários.
Você também vai encontrar novas métricas e mudanças na forma de mensuração dos dados, que agora acontecem em forma de “evento”. Veja abaixo:
Isso significa que cada “hit”, ou interação do usuário no site, é um evento no Google Analytics 4, ao contrário da versão anterior em que o modelo era baseado em “sessões”.
Outra grande mudança é a estrutura: no Universal, as informações eram separadas em Conta, Propriedade e Vista. No GA4, a divisão da ferramenta é em Conta, Propriedade e Fluxo de Dados.
Além disso, novas métricas chegam para facilitar a análise de dados:
- Sessões engajadas
Quando o usuário mantém um site aberto por, no mínimo, 10 segundos. Não contabiliza abas abertas sem interação.
- Sessão engajada por usuário
Média de sessões que cada usuário engaja.
- Taxa de engajamento
Porcentagem de sessões com engajamento, isto é, em que o usuário passou mais de 10 segundos.
- Tempo médio de engajamento
Tempo médio que o site ficou aberto em primeiro plano na tela de um usuário.
6 benefícios da instalação do GA4 para sua loja virtual
São muitas as diferenças entre as duas versões do Google Analytics, mas a principal delas é a evolução significativa de uma plataforma fundamental para lojas virtuais.
Veja 6 benefícios de fazer a instalação do GA4:
1. Mais privacidade de dados
O novo GA traz ainda mais controles de privacidade, uma vez que não utiliza cookies para coletar informações e sim a tecnologia do aprendizado de máquina.
Em outras palavras, o Analytics 4 não armazena dados como IP dos computadores, o que traz mais privacidade para os usuários e permite que as propriedades estejam de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
2. Tendências de dados
Essa é, talvez, uma das mudanças mais substanciais da plataforma: a partir de agora, a modelagem de dados é feita com maior segurança, ao mesmo tempo que as análises são mais precisas.
Isso acontece porque a solução conta com machine learning, ou aprendizado de máquina, uma inteligência artificial capaz de aprender sobre os comportamentos dos usuários conforme eles navegam e interagem no site.
Essa novidade também ajuda a fechar lacunas de dados ausentes no Universal.
Ou seja: o novo Analytics te alerta automaticamente sobre tendências importantes na sua loja para que você tome as atitudes necessárias. Por exemplo, você pode verificar no GA4 um aumento de demanda para um produto específico e preparar a sua loja virtual para que não falte estoque.
Além disso, é possível exportar para o Google Ads prováveis compradores com base nessas análises.
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3. Integração entre site e aplicativo
Com o Google Analytics 4 você tem uma visão geral de toda a jornada de compra do cliente, independentemente se ela aconteceu no site ou no aplicativo. Assim, é possível visualizar os dados de maneira unificada, o que facilita a tomada de decisão.
A coleta de dados pode ser feita em sites ou em sites e aplicativos, o que permite ter um entendimento melhor sobre o comportamento dos usuários e onde você pode melhorar.
É preciso ressaltar, no entanto, que o GA4 sozinho não é capaz de coletar dados de aplicativos. Para isso, você precisa ter uma conta no Firebase, ferramenta do Google que mensura e analisa aplicativos.
4. Integração com o Google Ads
Justamente por oferecer um monitoramento mais preciso da jornada de compra do usuário, o GA4 também chega com uma boa notícia: a integração com o Google Ads. Assim, você pode importar conversões do Analytics e gerar URLs de rastreamento de forma automática.
Além de poupar tempo, essa integração possibilita a criação de públicos-alvos mais detalhados e precisos nas suas campanhas de marketing digital, assim como relatórios mais completos.
5. Modelo baseado em eventos
Como já citamos, o Analytics 4 tem uma grande mudança em relação ao GA antigo: o modelo de mensuração de dados baseado em eventos.
Antes, cada evento tinha uma estrutura padrão, que consistia em Categoria, Ação, Rótulo, Valor e configurações. Isso gerava confusão, principalmente se não houvesse uma documentação da criação de cada evento.
No GA4, os eventos representam cada ação do usuário, como tempo que passou no site em primeiro plano, clique em páginas dentro do site, rolagem da tela, entre outras. Além disso, você pode analisar outros dados somados a esses eventos, para gerar métricas mais precisas e insights valiosos.
6. Personalização de dados e relatórios
Uma grande vantagem de instalar o Google Analytics 4 é a possibilidade de escolher quais dados e métricas você deseja analisar. Assim, você pode dar prioridade para informações que são mais relevantes para a sua loja virtual e criar relatórios específicos para as necessidades do seu negócio.
Isso é possível justamente pela nova estruturação do GA4 ser em eventos, o que permite escolher o que você deseja incluir nos relatórios gerados pela ferramenta, considerando as métricas mais importantes para a sua loja.
Como instalar Google Analytics 4 na sua loja virtual: tutorial
Agora que você já sabe os benefícios dessa ferramenta e como é urgente que você comece a usar a nova versão, vamos ao passo a passo para instalar o Google Analytics 4 na sua loja virtual da Yampi.
Existem duas possibilidades: ou você nunca teve uma propriedade no GA e quer configurar pela primeira vez, ou você quer migrar da versão antiga para a nova. Confira o tutorial que se adequa à sua situação:
Nunca tive propriedade no Google Analytics
Nunca instalou o Analytics na sua Loja Virtual? Essa ferramenta é essencial para entender melhor o comportamento dos seus visitantes e facilitar as suas estratégias de marketing. Confira como criar a sua propriedade:
Passo 1
Primeiro, faça login na sua conta Google e clique em Administrador, no canto inferior esquerdo, e “Criar Propriedade”.
Passo 2
Insira um nome para a sua propriedade, selecione o fuso horário e a moeda. Clique em “próxima”.
Passo 3
Essa parte é opcional: você pode inserir informações sobre a sua empresa, como número de funcionários e objetivos com o GA. Em seguida, clique em “Criar” e voilá: propriedade criada!
Passo 4
É hora de instalar a propriedade na sua Loja Virtual e começar a coletar dados interessantes. Para isso, entre no seu Painel Administrativo da Yampi e selecione a opção Apps > Google Analytics 4 > Instalar.
Passo 5
Em seguida, coloque o ID de rastreamento (você vai encontrar no próprio GA4, na página de Fluxo de Dados). Não esqueça de clicar em Salvar quando terminar!
Quero migrar do GA Universal para o Google Analytics 4
Se você já tem o Google Analytics instalado na sua loja virtual e quer migrar para a versão nova, você pode manter as duas propriedades rodando dentro do seu site para fazer uma transição sutil.
Veja o passo a passo:
Passo 1
Acesse a área administrativa do seu Google Analytics e clique em Administrador. Em seguida, selecione a propriedade da sua Loja Virtual e clique em Assistente de Configuração do GA4.
Passo 2
É preciso criar uma nova propriedade no Google Analytics 4: não se preocupe, ela será conectada automaticamente ao seu site. Clique no botão Primeiros Passos e, em seguida, em Criar uma propriedade.
Passo 3
Agora, vamos instalar o GA4 na sua Loja Virtual. No Painel Administrativo da Yampi, no menu lateral esquerdo, selecione a opção Apps > Google Analytics 4 > Instalar.
Passo 4
Em seguida, coloque o ID de rastreamento (você vai encontrar no próprio GA4, na página de Fluxo de Dados). Não esqueça de clicar em Salvar quando terminar!
Como verificar se o GA4 foi instalado corretamente?
Alguns relatórios da ferramenta do Google podem demorar até 48 horas para ficarem visíveis. Por isso, não se desespere se as informações não começarem a aparecer para você imediatamente.
Mas é importante verificar rapidamente se o Google Analytics 4 foi instalado corretamente. Para tanto, você pode confirmar que está coletando dados de duas formas:
Tempo real
Se foi instalado corretamente, você pode verificar os visitantes do seu site na aba Relatório de tempo real. Aliás, esta opção mostra as atividades dos usuários nos últimos 30 minutos e está visível para qualquer usuário com acesso à conta do GA4.
Debug View
Este relatório geralmente é utilizado por desenvolvedores, pois permite monitorar eventos e auxiliar na hora de configurar parâmetros de um site ou app.
Google Analytics 4 na Yampi: quais eventos são enviados para a ferramenta?
Se a instalação do GA4 tiver sido bem-sucedida, você deve visualizar um ícone verde ao lado do aplicativo, na seção de Apps do seu Painel Yampi:
Portanto, a partir de agora, as interações dos usuários com a sua loja são enviadas em forma de eventos para a ferramenta do Google Analytics 4. Aliás, sabia que você também pode configurar e adicionar eventos personalizados?
Além dos eventos padrões, como cliques em anúncios, tempo de visualização e rolagem da página, a Yampi também envia eventos importantes para quem tem tanto o Checkout Transparente, quanto a Loja Virtual.
Checkout Transparente
As ações e interações dos usuários que são enviadas como eventos para o GA4 são:
Nome do evento | Ação que dispara o evento |
sign_up | Realizar um novo cadastro |
login | Efetuar o login pelo Compra fácil |
add_shipping_info | Selecionar um frete |
add_payment_info | Selecionar um meio de pagamento |
add_to_cart | Adicionar um item no carrinho através do Checkout |
remove_from_cart | Remover um item do carrinho |
purchase | Quando a compra é efetuada |
promocode_created | Adicionar um cupom de desconto no carrinho |
promocode_deleted | Remover um cupom de desconto do carrinho |
address_created | Cadastrar um novo endereço |
Loja Virtual
Já na Loja Virtual, os eventos são disparados quando o visitante realiza alguma das seguintes ações:
Nome do evento | Ação que dispara o evento |
remove_from_cart | Remover um item do carrinho |
view_search_results | Fazer uma pesquisa na loja |
add_to_cart | Adicionar um item ao carrinho (item avulso) |
add_to_cart | Adicionar um item ao carrinho (combo) |
4 dicas para aproveitar as análises do GA4 para sua loja virtual
Utilizar o Google Analytics na sua loja virtual tem uma série de benefícios. Quando bem configurada, essa ferramenta pode te ajudar a melhorar suas taxas de conversão e atrair visitantes mais qualificados, isto é, mais interessados nos seus produtos.
É normal que, com tantas informações ao seu dispor, fique difícil de filtrar aquilo que pode ser mais interessante para o seu negócio. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para você tirar o máximo proveito desta poderosa ferramenta:
1. Rastreie suas vendas e conversões
A melhor forma de saber como a sua loja virtual está performando é com o acompanhamento das vendas e conversões. Dessa forma, você deve se fazer as seguintes perguntas:
❓Quais são as páginas que estão obtendo mais conversões?
❓Como as pessoas chegaram nessas páginas?
❓Quais produtos são mais procurados pelos clientes?
❓Como você rastreia suas vendas online?
Tente responder essas perguntas, ao invés de se perder nos milhares de relatórios do Google Analytics. Aliás, com a ferramenta você pode criar metas com base nas respostas que você encontrar.
2. Utilize corretamente os parâmetros de UTMs
Os parâmetros UTM são responsáveis por rastrear as origens de tráfego. Em outras palavras: te ajudam a entender de onde vieram os seus clientes sempre que um usuário clicar em algum link.
Isso significa que as UTMs são essenciais para alcançar bons resultados no e-commerce, pois permitem compreender o comportamento da sua audiência. Afinal, a melhor forma de impulsionar as compras na sua loja é conhecendo os seus visitantes, né?
Você pode criar suas URLs parametrizadas com a ajuda do Construtor de URLs do Google. Veja os campos que você precisa completar:
- Origem: é identificada como source e se refere à página de onde o usuário está saindo.
- Meio: chamada de medium, essa UTM serve para indicar o meio através do qual o usuário chegou no seu site, como por exemplo mídias sociais, email, etc.
- Termo: é utilizado para rastrear palavras-chaves e para identificar aspectos diferentes do seu público.
- Conteúdo: este parâmetro pode ser utilizado para testes A/B em anúncios de mídia paga ou para diferenciar links que levam para uma mesma página.
- Nome da Campanha: serve para você ter mais controle das suas campanhas.
3. Utilize as Smart Audiences
Uma das grandes vantagens do Google Analytics 4 em relação à versão anterior é que ele consegue detectar anomalias nas métricas e prever comportamentos dos usuários.
Portanto, uma dica de ouro para melhorar os seus resultados é criar Smart Audiences. Através de inteligência artificial, essa ferramenta do GA4 permite identificar tendências e mostrar esses resultados nos seus relatórios.
Assim, você consegue prever, por exemplo, se haverá um aumento na procura por determinado produto e até estimar as conversões!
4. Entenda seu público-alvo
Use o Google Analytics 4 para entender exatamente quem é o público da sua loja: idade, gênero, localização geográfica, interesses, dispositivos que usam para acessar o seu site… Tudo isso ajuda a criar campanhas de marketing digital mais assertivas e trazer os visitantes certos para o seu site.
Mas sabia que você ainda pode ir além? Com o GA4, você consegue entender mais a fundo o comportamento da sua audiência.
A ferramenta User Explorer, por exemplo, permite segmentar grupos de usuários e detalhar todas as suas atividades. Isso te ajuda a compreender como é o processo de compra de pessoas com hábitos parecidos, além de personalizar a experiência desse público.
Por exemplo, é possível mapear visitantes que têm um valor de compra muito alto e entender melhor como foi o seu ciclo de compra.
Já o User-ID possibilita reconhecer o comportamento de usuários em diferentes sessões, dispositivos e plataformas, o que te dá uma visão mais global e precisa da sua jornada.
Hora de instalar o GA4 na sua Loja Virtual da Yampi
Instalar o Google Analytics 4 é fundamental para que você continue tendo acesso a relatórios completos e precisos sobre a sua loja virtual e a sua audiência.
Por isso, caso fique com alguma dúvida nesse processo, a nossa equipe de suporte está a postos para te ajudar. É só clicar no chat no seu Painel Administrativo ou entrar em contato através das nossas redes sociais.