Integrar o estoque de loja física e virtual pode ser um desafio, com impacto direto nas vendas e no faturamento do negócio.
Afinal, é necessário garantir que os clientes da loja virtual tenham acesso ao catálogo completo de produtos, mas sem prejudicar quem visita o espaço físico. E isso vai muito além da gestão de estoque: com as ferramentas certas, é possível garantir uma experiência fluida e agradável sem dor de cabeça.
Neste artigo, você vai ver como integrar o estoque da loja física com a virtual é fácil e pode melhorar as suas vendas.
O que é um estoque integrado?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é um estoque integrado.
Se você já tem uma loja física, ter uma loja virtual permite expandir o alcance, além de garantir uma presença online para a sua marca. No entanto, é preciso compreender que existem dois estoques separados, embora muitas vezes o que está disponível no online é o mesmo comercializado virtualmente.
Considerando isso, um estoque integrado é a versão conjunta das duas modalidades. Assim, você tem uma única fonte de dados para consultar a disponibilidade dos produtos, emitir pedidos e dar baixa no que for vendido.
Benefícios de integrar estoque da loja física e virtual
Integrar o estoque da loja física com a virtual tem uma grande vantagem, que é o controle dos produtos de ambas as operações em um único lugar.
Mas existem ainda outros benefícios que mudam a maneira como o comércio é gerenciado, que são:
- Acesso à disponibilidade dos produtos: com o estoque integrado, as lojas possuem acesso simplificado ao que, de fato, está disponível para venda na operação física e virtual;
- Organização do estoque: as informações centralizadas dos produtos permite a liberação de quantidades do estoque específicas para a loja física e virtual, facilitando a análise do giro de estoque em cada uma das operações;
- Controle de cadastros em massa: em um estoque integrado, utilizando um sistema próprio para isso, é possível cadastrar diversos produtos de uma vez com informações padronizadas;
- Possibilidade de atuação omnichannel: uma tendência para 2024 são as operações omnichannel, utilizando a loja física e a virtual na experiência de compra do cliente. Com um estoque integrado, a compra e troca de produtos da loja virtual na física, por exemplo, se torna mais prática.
Como integrar estoque de loja física com virtual?
Vamos à etapa prática da integração de estoque entre loja virtual e física.
Dessa forma, você vai conferir 8 passos para realizar o processo da melhor maneira possível. Lembrando que essas etapas são gerais e podem ter mais pontos, a depender da complexidade das lojas e do tamanho do estoque.
Faça um levantamento do estoque
O processo de levantamento do estoque se chama inventário, e é o primeiro passo para quem deseja realizar o processo de integração de estoque.
Nesse momento, é importante ter uma ideia da quantidade que deve ser destinada para o comércio físico e para o virtual, mesmo que seja uma estimativa prévia.
Isso ajuda a entender, também, a necessidade de renovar o estoque antes de finalizar a integração.
Catalogue os produtos
Crie etiquetas, ou códigos de barras, com as especificações de cada produto, construindo um catálogo contendo todas as informações relevantes.
Geralmente, as informações que devem conter em cada etiqueta para compor o catálogo são:
- Nomenclatura do produto;
- Marca ou fabricante;
- Variações (tamanho, cor);
- Composição principal;
- Local de produção;
- Instruções de uso.
Para alimentos, considere também a data de vencimento e tabela nutricional.
Escolha um ERP
O sistema integrado de gestão empresarial, ou ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) é um tipo de software que combina diferentes funções para o gerenciamento de uma empresa, incluindo a gestão de estoque.
Portanto, investir nessa tecnologia ajuda a otimizar o processo de gestão de estoque e integração entre as operações físicas e virtuais.
Integre o ERP na loja virtual
Mas não basta apenas ter um ERP, ele precisa ser conectado com a plataforma de loja virtual, para que a atualização dos produtos e registro das vendas ocorra automaticamente.
Se você tem uma Loja Virtual da Yampi, é possível integrar com 3 diferentes ERPs – Bling, Softvar e Tiny. Vamos explicar mais detalhes sobre o funcionamento de cada um nos próximos tópicos.
Disponibilize o sistema na loja física
Para que tudo funcione corretamente, o mesmo sistema disponível na loja virtual precisa estar acessível na física.
Por isso, o hardware disponível (computador, tablet, notebook) para leitura de códigos de barras, etiquetas e conclusão de vendas devem conter o mesmo ERP.
Configure os dispositivos
Para a configuração do ERP na loja virtual e na física acontecer corretamente, adicione os módulos necessários e as configurações de atualização do estoque.
Existem alguns tipos de ERP que atualizam o estoque uma vez ao dia, sempre em um mesmo horário. Assim, considere isso no momento da configuração.
Treine os colaboradores
Com a tecnologia configurada e o inventário ajustado, a equipe responsável pelas vendas e manutenção do estoque deve ser treinada para utilizar o novo sistema.
Afinal, é importante deixar clara a necessidade de cadastrar corretamente os produtos no ERP e de fazer a baixa toda vez que um novo produto é vendido.
Centralize em um documento informações específicas, como, por exemplo, o que fazer se for necessário mover quantidades ou promover valores diferentes entre a loja física e virtual.
Analise periodicamente
Nenhum sistema é a prova de falhas, nós sabemos.
Por isso, a etapa de análise é tão importante ao longo do processo de integração de estoques.
Dessa forma, confira se a atualização e registro de produtos segue normalmente e levante possibilidades de melhorias ao longo do percurso, para evitar um acúmulo de problemas.
Bônus: dicas para gerir estoque de loja física e virtual
Integrar o estoque da loja virtual e física é o primeiro passo para ter uma gestão eficiente de um negócio híbrido.
Por isso, compartilhamos aqui dicas para auxiliar os lojistas no decorrer do processo, com o objetivo de ter o melhor aproveitamento possível da integração.
Confira se a integração está funcionando
Se as configurações foram realizadas adequadamente, o ERP deve estar funcionando sem grandes problemas.
Mas, para estabelecer uma cultura de prevenção, estabeleça um período para análise e conferência entre os dados da ferramenta e a realidade do estoque integrado entre as lojas virtuais e físicas.
Mantenha o inventário em dia
Mesmo que o levantamento seja recente pela integração entre as operações físicas e virtuais da loja, o inventário deve ser atualizado constantemente.
Assim, esse processo ajuda a corrigir possíveis falhas, como perda de produtos ou compra de estoque em excesso.
Acompanhe os dados do estoque
Não apenas quando for necessário repor algum produto, mas sempre.
A análise de dados do estoque integrado ajuda a ter insights valiosos com, por exemplo: entender o giro de estoque, qual meio vende mais, qual das duas operações fatura mais para a empresa e quais produtos são melhor comercializados na loja virtual e na física.
Invista em operações omnichannel
A integração entre o estoque físico e virtual de uma loja é o primeiro passo para ter um sistema de vendas omnichannel.
Na prática, é possível criar links de pagamentos online para que o cliente retire na loja, ou simplificar a gestão de trocas e devoluções de produtos.
4 ERPs para integrar estoque de loja física e virtual
Escolher um ERP pode ser uma tarefa complexa, considerando a quantidade de opções disponíveis.
Para ajudar, compartilhamos 6 opções de sistemas de gerenciamento empresarial reconhecidas no mercado. Confira alguns detalhes a seguir.
Bling
O Bling é um ERP brasileiro, ideal para pequenas e médias empresas. Contém módulos de gestão de estoque, notas fiscais e gerenciador financeiro.
✨ Está disponível para integração na Loja Virtual Yampi.
Softvar
O Softvar é um sistema de ERP robusto, focado no atendimento a médias e grandes operações comerciais, voltado para operações omnichannel.
✨ Está disponível para integração na Loja Virtual Yampi.
Tiny ERP
O Tiny ERP é outro sistema de gerenciamento empresarial, ideal para empresas de qualquer tamanho.
Possui uma série de recursos em um hub de integração, inclusive com marketplaces populares.
✨ Está disponível para integração na Loja Virtual Yampi.
Pluga
A Pluga é uma integração disponível na Yampi que te conecta a mais de 90 outras ferramentas, incluindo a Conta Azul, ERP financeiro para emissão de notas fiscais, e a Omie, ERP que auxilia na compra, estoque e produção.
✨ Está disponível para integração na Loja Virtual Yampi.
Independente da escolha, tenha em mente que o sistema ERP precisa ser intuitivo, com custo-benefício interessante para a realidade da loja e com fácil conexão com a loja virtual. Na Yampi, você tem acesso a diversas integrações que te ajudam a integrar o estoque da sua loja de maneira rápida, simples e fácil.
Um estoque integrado é a versão conjunta da loja física com loja virtual. Dessa forma, é possível ter uma única fonte de dados para consultar a disponibilidade dos produtos, emitir pedidos e dar baixa no que for vendido.
Faça um levantamento do estoque
Catalogue os produtos
Escolha um ERP
Integre o ERP na loja virtual
Disponibilize o sistema na loja física
Configure os dispositivos
Treine os colaboradores
Analise periodicamente
Bling
Softjar
Tiny ERP
Pluga