Minerar produtos para dropshipping é uma atividade importantíssima, mas desafiadora. Entre escolher bons produtos, encontrar os fornecedores certos e garantir que tudo esteja integrado na sua loja: são muitos os pontos de atenção que o lojista deve ter para minerar de forma assertiva.
Se você está pensando em fazer parte do dropshipping, um mercado que só cresce, é fundamental saber o que é e como funciona a mineração de produtos. Sim, você precisa saber como minerar produtos para dropshipping da forma mais eficaz – mas a gente conta para você!
Essa é uma das etapas mais importantes para que a sua loja virtual sem estoque consiga se destacar, e ainda que encontrar produtos vencedores não seja tarefa fácil, com prática e as ferramentas certas você consegue otimizar seu tempo e encontrar os melhores produtos para o seu negócio.
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O que é a mineração de produtos?
“Minerar produtos” para dropshipping significa encontrar e escolher os melhores produtos para a sua loja virtual sem estoque. Como o seu negócio depende de boas ofertas para prosperar, essa é uma das etapas mais importantes para que ele se destaque.
A mineração de produtos é tão fundamental, que você deve estar imaginando que não deve ser uma tarefa fácil… É verdade: fazer a pesquisa e encontrar produtos vencedores com as melhores ofertas não é tão simples e pode demandar bastante tempo.
A boa notícia é que a mineração para dropshipping evolui com a prática e também pode ser facilitada através de algumas ferramentas. Com o tempo, você vai conseguir identificar produtos vencedores de forma mais rápida e assertiva.
🎥Dê play no vídeo e fique por dentro de como anda o mercado de dropshipping:
O que é um produto vencedor?
Antes de começar a mineração, é preciso, primeiro, saber o que é um produto vencedor: são produtos com alta demanda e forte apelo para o público-alvo da sua loja virtual.
Além disso, um produto vencedor precisa ter uma excelente margem de lucro para o seu negócio, deve ser bem avaliado pelos consumidores e, claro, ser de ótima qualidade.
Não para por aí: para garantir que você está encontrando um produto campeão, se atente à vida útil dele. Alguns itens que são novidade podem até ter uma grande demanda, mas é bem possível que você encontre forte concorrência e que em breve ele caia em desuso.
Outros produtos são sazonais, como roupas de inverno e árvores de Natal: cabe a você saber identificar se são produtos vencedores para o momento específico e para a sua loja.
Como minerar produtos no dropshipping?
Se você está começando sua operação de dropshipping e ainda não definiu um nicho de mercado, essa é a hora. O cenário do e-commerce é gigantesco e as possibilidades são inúmeras, portanto, determine sua persona e área de atuação antes de começar a mineração.
Entender o seu nicho e os seus consumidores também vai te ajudar a identificar quais produtos têm grande potencial para o seu negócio. Abaixo, elencamos algumas características que tornam um produto campeão:
Potencial
Ao se deparar com um produto, é importante se questionar: é possível escalar ele? Em outras palavras, avalie se, com o tempo, você consegue aumentar o volume da sua operação e se o produto continuará tendo demanda.
Por isso, vale a pena prestar bastante atenção às descrições técnicas e informações sobre o produto para facilitar essa avaliação.
Fornecedores
Um dos requisitos que torna um produto vencedor são os seus fornecedores. Eles são confiáveis? São bem avaliados por outros lojistas? Têm prazos de entrega rápidos?
Todos esses questionamentos devem ser respondidos para ter certeza de que você está diante de um produto campeão.
Competição
Outro ponto importante a se considerar é a competitividade que você vai encontrar no mercado ao vender esse produto. Seus concorrentes também estão vendendo este item? Ou alguma variação dele? Em caso negativo, o que faz com que os concorrentes não se interessem por ele?
É comum que muitas pessoas pulem essa etapa, mas ela é fundamental para identificar um produto vencedor. Afinal, se todo mundo estiver anunciando o mesmo produto, fica mais difícil que ele seja escalável.
Público-alvo
O produto resolve as dores e problemas da sua persona? Ou é uma fonte de prazer para o público-alvo da sua loja virtual? Afinal, é preciso que o item minerado seja atrativo para a sua audiência.
Compreender bem o público do seu negócio e do seu nicho de atuação pode ser uma carta na manga para identificar produtos com grande potencial.
Dica bônus
Uma boa dica para saber se você está diante de um produto vencedor é fazer uma análise de tendências do mercado. Ferramentas como o Google Trends te ajudam a visualizar volumes de busca por aquele item, se é um produto estável ou sazonal. Por exemplo, confira abaixo a pesquisa pelo termo “árvore de natal” ao longo do tempo:
💡Quer mais dicas para minerar produtos vencedores? Assista ao nosso webinar com Rafael Martins:
Qual ferramenta usar para minerar produtos de dropshipping?
É possível minerar produtos para dropshipping de forma manual ou por meio de ferramentas. Vamos falar sobre ambas as formas a seguir:
Mineração manual
É quando você realiza a busca por conta própria, tanto em ferramentas de busca como o Google, quanto em redes sociais como Facebook, Instagram e Tik Tok.
Nas redes sociais, é possível interagir com anúncios para que a plataforma passe a exibir produtos e anúncios relacionados. Também vale a pena observar os comentários de consumidores para identificar como o produto é recebido pelo público.
Mineração com ferramentas
A mineração de produtos para dropshipping pode ser mais fácil e prática com a ajuda da Yampi.
Além de ser possível montar sua própria loja virtual de forma totalmente gratuita, cadastrar quantos produtos quiser e pagar somente quando vender, você também pode utilizar o nosso Checkout Transparente que mais converte para simplificar o fluxo de pagamento dos seus pedidos.
Tem mais: a Yampi ainda conta com integração com ferramentas de mineração, que auxilia na hora de encontrar produtos com alto potencial de venda. Com o uso de inteligência artificial, ela faz mineração e análise de produtos a partir de milhares de fornecedores.
3 melhores ferramentas grátis para minerar produtos para dropshipping
Existem várias ferramentas gratuitas que podem ajudar você a minerar produtos para dropshipping de forma simples, mas eficaz.
A primeira delas é o Google Trends, que permite acompanhar as tendências de pesquisa ao longo do tempo e descobrir quais produtos estão ganhando popularidade. Por exemplo, você pode usar essa ferramenta para identificar picos sazonais de interesse e entender o comportamento de pesquisa dos consumidores.
Já o Google Keyword Planner é uma excelente ferramenta para pesquisar palavras-chave relacionadas aos produtos que você está considerando vender. Isso pode te ajudar, por exemplo, a entender o volume de pesquisa e a competição por palavras-chave específicas, bem como descobrir novas ideias de produtos com base nas consultas dos usuários.
Outras opções gratuitas incluem as disponíveis no AliExpress, em seu Dropshipping Center, como o Hot Products, que destaca os produtos mais populares na plataforma, e o AliExpress Insights, que fornece dados sobre tendências de produtos e análises de mercado.
Extensões do Chrome para minerar produtos podem ser utilizadas?
É comum que muitos empreendedores utilizem extensões no Google Chrome para minerar produtos. Mas será que elas podem ser utilizadas?
A resposta é: depende! Isso porque a mineração de produtos sem permissão é considerada antiética e muitas vezes viola os termos de serviço de várias plataformas de comércio eletrônico, como Amazon, AliExpress e eBay, muito utilizadas na mineração de produtos.
Além disso, outras extensões podem não ser muito úteis para minerar produtos de fornecedores nacionais.
Por isso, caso opte por usar extensões para o Google Chrome, escolha algumas bem consolidadas. Uma das mais populares é a da Dsers, que permite importar e sincronizar produtos do AliExpress com a plataforma deles. Outra famosa é Dropship.io, para encontrar e monitorar lojas e produtos.
Mas lembre: atente-se às políticas de uso das plataformas.
A Yampi tem as melhores integrações para dropshipping
Encontrar os produtos certos para a sua loja virtual é uma tarefa importante, mas não precisa ser complicada. Nessa hora, a Yampi te ajuda a minerar produtos vencedores de forma simples, assertiva e rápida.
Além de contar com recursos poderosos para colocar seu negócio de pé, como a Loja Virtual e o Checkout Transparente, você ainda aproveita as nossas integrações com ferramentas de mineração para dropshipping e plataformas com milhares de fornecedores:
- Já a Dropi permite que você conecte o seu negócio a fornecedores internacionais e nacionais;
- A integração da Yampi com a Nimble, oferece a realização e gerenciamento de pedidos no Aliexpress de forma automática;
- A Wiio, por outro lado, te conecta com fornecedores internacionais e funciona como uma alternativa ao AliExpress, com um amplo catálogo de produtos;
- Por fim, a SourcinBox também tem integração com fornecedores de drop, e te ajuda a automatizar os pedidos com a plataforma.
Vamos dar o próximo passo e começar a lucrar com dropshipping agora mesmo?
Mineração de produtos para dropshipping é a prática de encontrar e escolher os melhores produtos para uma loja virtual sem estoque. Essa é uma das etapas mais importantes para que uma loja de drop se destaque.
Um produto vencedor são produtos com alta demanda e forte apelo para o público-alvo da loja virtual, além de terem uma excelente margem de lucro para os negócios.
Existem alguns passos que ajudam a minerar produtos no dropshipping corretamente:
Tenha definido previamente seu nicho de mercado e persona
Entenda o potencial de escalabilidade do produto
Analise se os fornecedores do produto são confiáveis
Avalie se o produto é muito competitivo
Reflita se o produto resolve dores e problemas da sua persona
Analise o mercado para entender se produto é estável ou sazonal
Dropi
Nimble
Wiio
SoucinBox