Como personalizar Loja Virtual Yampi: manual completo [2024]

Aurea Araujo 21/01/2024 6 min de leitura
Como personalizar loja virtual Yampi

Deixar sua loja na Yampi com a cara da sua marca faz toda a diferença! Personalizar o layout e as funções ajuda a atrair mais clientes, melhorar a experiência de compra e destacar sua loja no mercado. No e-commerce, ter uma identidade própria é o que vai te fazer crescer e vender mais!

Personalizar a loja virtual na Yampi é muito simples e intuitivo. Afinal, poder mudar elementos, escolher cores e adequar os recursos é fundamental para ter a loja virtual que você sempre sonhou, né? 

Se você quer aprender mais sobre personalização, continue por aqui! Vamos te ajudar a aproveitar ao máximo os recursos disponíveis na Yampi.

Portanto, prepare as anotações e mãos à obra!

A importância de personalizar sua loja virtual

Personalizar a sua loja virtual faz toda a diferença em como a sua marca se comunica com os clientes. Afinal, com o reforço de elementos visuais como cores, fontes, fotos e imagens em geral, você consegue construir uma identidade de marca forte e que conecta com o público-alvo que deseja. 

Além disso, uma boa personalização simplifica o acesso às páginas e produtos  mais importantes e torna a navegação mais fluida e prazerosa.

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 65% dos consumidores entrevistados desistem da compra após uma experiência ruim no site. Ou seja: já viu como é importante personalizar a loja virtual, né?

O objetivo é que o cliente – neste caso, visitante da loja virtual – localize as informações mais importantes para a experiência de navegação, tenha uma boa visualização dos produtos disponíveis e conclua a compra da maneira mais simplificada e intuitiva possível. 

Afinal, a personalização não tem só a ver com a estética da loja, mas também com a navegação e usabilidade.

Quais páginas da Yampi podem ser personalizadas?

Sua Loja da Yampi possui várias possibilidades de personalização. 

A começar pelos temas. Em todos os modelos de loja disponíveis, você pode fazer alterações:

  • No carrinho de compras;
  • No cabeçalho;
  • Nas cores;
  • Na tipografia;
  • Nos botões de clique;
  • Na vitrine de produtos.

A Yampi tem 6 temas diferentes para você escolher o que melhor combina com os produtos que deseja vender. Você pode conferir todos eles aqui!

Dentro das páginas da sua Loja Virtual Yampi, você também pode personalizar:

  • Página inicial;
  • Página de categorias;
  • Página de produtos;
  • Página promocional.

Ainda, em cada tipo de página, existem mais configurações personalizáveis, como:

  • Cabeçalho da loja;
  • Banner principal;
  • Sequência de banners;
  • Coleção de produtos;
  • Espaço para avaliações;
  • Rodapé;
  • Checkout.

São várias opções de combinação e infinitas possibilidades dentro de cada uma das configurações!

Leia também: Páginas importantes para ter na loja virtual

Como personalizar Loja Virtual Yampi em 10 dicas

Agora que você já entendeu quais são as possibilidades de personalização dentro dos modelos de loja que temos disponíveis, vamos ao que interessa: dicas práticas para tornar a sua loja mais atrativa e garantir mais vendas online.

Portanto, separamos 10 dicas de personalização voltadas tanto para lojistas iniciantes quanto experientes. Confira!

Personalização de loja virtual para iniciantes

Para começar a personalização da loja virtual, tenha atenção nos itens a seguir: 

1. Escolha cores e fontes adequadas à marca

Antes mesmo de abrir a sua loja virtual, você deve ter feito o dever de casa: trabalhar na construção de marca do seu negócio – o famoso branding.

Com o branding, você define quais elementos devem compor a estética que representa a sua loja, como fontes tipográficas e cores. Assim, replique no site para reforço de marca.

Por exemplo: lojas com estilos mais formais, sérios e corporativos costumam utilizar cores neutras e fontes básicas, como Verdana. Enquanto marcas mais divertidas têm mais liberdade de brincar com cores e fontes modernas, como a Roboto. 

🎓Crie um branding para a sua loja virtual agora mesmo:

2. Opte por uma organização minimalista

Sabemos que a vontade de incluir diferentes fotos, banners, imagens super coloridas e trabalhadas é grande. Mas, lembre sempre que, em termos de atenção, quanto menos informações competindo umas com as outras, melhor para o seu visitante.

Isso porque o excesso de informações visuais (os banners, imagens, fotos etc), torna o site poluído e dificulta a navegação do visitante, além de deixar a velocidade da loja lenta.

3. Crie uma página de Perguntas Frequentes

No menu de páginas, abra uma nova página e faça um espaço de perguntas frequentes, ou FAQ, com as principais dúvidas dos seus clientes: formas de pagamento, envio, onde localizar mais informações, e por aí vai.

Essa personalização auxilia, principalmente, no atendimento dos seus clientes. Veja dicas para atender seu cliente clicando aqui!

4. Deixe os canais de atendimento em evidência

Falando em atendimento, os ícones com os canais de comunicação da sua loja devem estar sempre disponíveis.

Dessa forma, opte por utilizar o rodapé da página para organizar e ter a certeza de que estarão sempre à vista durante a navegação do visitante.

5. Utilize o espaço de avaliações

Essa é mais uma dica de personalização com vários benefícios.

O espaço de avaliação dos produtos, com feedbacks reais dos clientes, impacta, também, na confiabilidade do seu site.

Por isso, quanto mais reais as avaliações (sejam elas positivas ou negativas), maior a confiança que o e-commerce transparece. 

6. Faça ações de segurança

Além das avaliações, outros pontos dentro da personalização ajudam a aumentar a confiabilidade da sua loja virtual.

Como o uso de métodos de pagamento simplificados com fontes seguras, como o Checkout Transparente.

Na sua loja Yampi, dentro do menu “Checkout”, você pode personalizar cores e fontes do cabeçalho e elementos da página, além de incluir provas sociais, regras e informações, para que seu cliente fique seguro no momento de fechar a compra.

Personalização de loja virtual para experientes

Agora, vamos elevar a personalização da sua loja na Yampi a um novo nível.

Confira 4 dicas para deixar a sua loja ainda mais profissional e com a cara da sua marca.

1. Otimize o conteúdo

As técnicas de SEO – Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca – devem ser aplicadas em todas as páginas da sua loja virtual.

Ou seja: organização de títulos no formato H1, H2, H3 em diante, imagens com descrições alternativas (Alt Text), imagens em formato .webp e comprimidas para que carreguem mais rapidamente, e por aí vai. 

Nós temos um guia de SEO para e-commerce super completo para você aprender, de uma vez por todas, como utilizar esse conjunto de técnicas para aprimorar a experiência no seu e-commerce. Leia mais aqui!

2. Alterne os banners

Os banners disponíveis na página inicial da sua loja atraem a atenção dos visitantes para o produto ou segmento específico destacado na imagem, com link direto para a página de destino.

Assim, vale criar novos banners recorrentes para manter a loja sempre atualizada. 

Saiba mais sobre como criar banners na sua loja da Yampi no vídeo a seguir.

3. Faça melhorias de performance

Sim, personalizar sua loja virtual também envolve análise de dados!

Acompanhe as métricas de páginas mais e menos acessadas através de ferramentas como o Google Analytics e otimize o conteúdo sempre que os dados apresentarem queda.

Por exemplo: a sua página de Perguntas Frequentes teve um pico de acessos em determinado período, enquanto a página de produtos diminuiu. Uma melhoria de performance possível, nesse caso, é incluir links para a página de produtos dentro de um tópico específico no Perguntas Frequentes.

4. Revise as meta tags

As meta tags, como o título e descrição da loja, o logotipo, entre outros, devem ser atualizadas para representarem a marca e resumir o conteúdo do site. 

Avalie se as meta tags estão representando o conteúdo da sua loja e mantenha o hábito de alterar o texto das tags sempre que for necessário.

Neste artigo, nós explicamos como fazer o cadastro de meta tags na loja da Yampi.

De quanto em quanto tempo é indicado personalizar a loja?

Tenha em mente que quanto mais atrativa e de fácil navegação a sua loja virtual estiver, maiores são as chances de aumentar a permanência dos visitantes e – consequentemente – a conversão em clientes.

Então, a frequência de atualização e personalização da loja não precisa ter um tempo certo, mas deve seguir algumas regras. Por exemplo:

  • Quando o número de tempo de permanência no site estiver em baixa;
  • Quando o número de páginas visitadas por sessão estiver em baixa;
  • Quando for uma data comemorativa do comércio;
  • Quando houver o lançamento de novas campanhas ou produtos;
  • Quando houver atualizações nos atributos da marca (novo logo, novas cores, mudança nos textos conceituais);
  • Quando você entender que é necessário.
Botão para conhecer mais sobre a loja virtual da Yampi

Precisa de ajuda para personalizar sua Loja Virtual Yampi?

Precisa de uma ajuda profissional para personalizar sua loja virtual? Na Yampi, você conta com diferentes canais para receber auxílio na horam de personalizar o seu e-commerce:

  • No canal do YouTube, temos uma série de vídeos da Yampi Academy voltados para personalização.
  • O Blog da Yampi também tem conteúdos ricos para ajudar em cada uma das etapas da personalização, desde o branding até o SEO.
  • Na Central de Ajuda, temos artigos completos mostrando o passo a passo de cada configuração disponível.

Estamos à disposição para ajudar na missão de deixar a sua loja virtual com a cara do seu negócio! 

Como personalizar minha loja virtual?

Escolha cores e fontes adequadas à marca
Opte por uma organização minimalista
Crie uma página de Perguntas Frequentes
Deixe os canais de atendimento em evidência
Utilize o espaço de avaliações
Faça ações de segurança
Otimize o conteúdo para SEO
Alterne os banners
Faça melhorias de performance
Revise as meta tags

De quanto em quanto tempo preciso personalizar minha loja virtual?

Quando o número de tempo de permanência no site estiver em baixa;
Se a quantidade de páginas visitadas por sessão estiver em baixa;
Quando for uma data comemorativa do comércio;
Se houver o lançamento de novas campanhas ou produtos;
Quando houver atualizações nos atributos da marca (novo logo, novas cores, mudança nos textos conceituais);
Quando você entender que é necessário.

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

Revolucione suas
vendas online com nossa Loja Virtual completa e o Checkout Transparente que mais vende no Brasil!

Criar conta grátis