Como precificar um produto de dropshipping? 12 estratégias para lucrar

Aurea Araujo 07/09/2023 8 min de leitura
precificar produto no dropshipping

Como precificar um produto no dropshipping é uma dúvida comum de quem inicia na área. 

Para que a sua loja venda muito e seu lucro aumente, você precisa entender o que deve ser considerado para calcular o valor final do produto. 

Por isso, estamos aqui para ajudar!

Continue a leitura e aprenda estratégias de precificação para colocar em prática na sua operação de dropshipping e veja as suas vendas decolarem 🚀

A importância de precificar produtos corretamente no dropshipping

Dropshipping é uma modalidade de vendas de produtos de fornecedores terceiros. 

Enquanto a sua loja virtual fica responsável por fazer a divulgação e ser a interface com o cliente final, os fornecedores escolhidos fazem a produção, logística e envio de produtos.

Por isso, os custos de quem quer atuar com dropshipping não envolvem gastos com matéria-prima, produção e armazenagem de produtos

Então, quando você decide empreender em dropshipping, precisa entender como funciona a precificação dos produtos e como essa atividade pode impactar .

Dessa forma, uma boa precificação de produtos é importante para:

  • Garantir o lucro e a sustentabilidade do dropshipping;
  • Destacar a sua loja virtual da concorrência;
  • Ganhar a confiança das pessoas que visitam o seu site;
  • Vender mais. 

Resumindo: ter uma boa estratégia de precificação para o seu dropshipping é um dos pontos que vai definir o sucesso do negócio.

Quais fatores levar em conta na hora de precificar no drop?

Para que você tenha produtos com preços adequados, isto é, que tragam lucros saudáveis para o seu negócio, é preciso considerar algumas questões: 

  • Custos que você tem com a operação de dropshipping;
  • Avaliar o mercado do nicho que você atua;
  • Os preços praticados pela concorrência;
  • Qual o valor agregado de cada produto da sua loja;
  • E a percepção de valor do consumidor. 

Entender bem que é o seu público-alvo, hábitos de consumo e poder aquisitivo também ajuda a precificar da melhor forma.

Em outras palavras: tudo isso precisa ser bem avaliado na hora de precificar produto no dropshipping. 

A importância da margem de lucro na precificação para drop

Primeiro, vamos entender melhor o que é margem de lucro com um exemplo prático: 

Você comprou um produto por R$20,00 do fornecedor. Assim, esse mesmo produto vai para a sua loja custando R$30,00. Seu lucro, tecnicamente, é de R$10,00 sobre esse produto específico. 

Mas calma,  é preciso considerar mais detalhes.

Para calcular a margem de lucro ideal no dropshipping, você precisa considerar todos os custos relacionados à despesa do negócio.

Então o que são despesas do drop?

  • Pagamento da plataforma de e-commerce;
  • Compra de novos produtos com fornecedores;
  • Abertura de conta bancária;
  • Processamento dos pagamentos no banco;
  • Softwares (por exemplo, para lançamento de notas fiscais);
  • Contador;
  • Funcionários;
  • Entre outros.

Seguindo o exemplo anterior: se o produto custou R$20, você cobrou R$30, mas teve R$5 de despesa, seu lucro ficou em R$5 (25% do valor investido para comprar junto ao fornecedor – 25% é a sua margem de lucro).

Essa é uma visão otimista e simplificada do processo de precificar produto no dropshipping, mas funciona para que você entenda o que é a margem de lucro.

O que é considerado uma boa margem de lucro no dropshipping?

Considerando os pontos do tópico anterior, podemos resumir que uma boa margem de lucro é aquela que supre as necessidades de manutenção do seu dropshipping e gera um fluxo de caixa saudável. 

O SEBRAE, órgão brasileiro que atua no apoio às pequenas empresas, definiu a margem de lucro de alguns setores como indústria (6% a 8%), Atacadista (4% a 6%), Comércio (10% a 15%) e Serviços (20%).

Quando o assunto é dropshipping, essa margem de lucro varia bastante, principalmente pelo custo baixo de investimento em novos produtos importados (como os da China). Alguns segmentos de dropshipping podem render até 30% de lucro, como aponta este outro dado (conteúdo em inglês). 

Botão para ler artigo sobre como importar da China

12 estratégias para precificar um produto de dropshipping 

Assim como no e-commerce, você pode utilizar estratégias para precificar produto no dropshipping. 

Calculando as despesas e somando ao percentual de margem de lucro que você pretende ter, é possível chegar a um valor final para o produto. Correto?

Sim, mas não é só isso. As estratégias de precificação existem para que você consiga fazer mais com o lucro da sua empresa. 

Por isso, vamos falar sobre as mais comuns e de simples execução, até chegar nas estratégias avançadas de precificação.

Estratégias de precificação para iniciantes no dropshipping

Veja 4 estratégias de precificação para quem está começando: 

1. Markup

Markup é a porcentagem de diferença entre o custo de vender um produto e o valor vendido. O cálculo é assim:

Preço de Venda = Custo do Produto + (Custo do Produto * Porcentagem de markup desejada)

Exemplo:

O produto custou R$50 e você deseja ter um markup de 100%, para garantir a cobertura das despesas e o lucro cheio. Sendo assim, o produto para o cliente final fica com valor de R$100. 

2. Análise da concorrência

Na análise da concorrência, você pesquisa os preços de produtos semelhantes oferecidos por concorrentes diretos e ajusta os preços da sua loja de dropshipping para serem comparáveis ou competitivos, evitando preços muito altos ou muito baixos em relação à concorrência.

3. Valor percebido

Ao invés de simplesmente comparar com os concorrentes, a estratégia de valor percebido se concentra em comunicar o valor único dos produtos que você vende aos clientes. 

Preços mais elevados podem ser justificados se for possível demonstrar como os produtos são superiores ou oferecem benefícios exclusivos.

4. Psicologia do preço

Com o custo do produto em mãos e a margem de lucro estimada, a psicologia do preço funciona assim: escolha o valor mais próximo do ideal, mas que seja mais atraente para o público.

Por exemplo: R$100 é um valor cheio e assusta. Afinal, são três dígitos. Já R$95,99 pode ser percebido pelo consumidor como “quase R$90”, e, por isso, menos de R$100. 

O mesmo efeito acontece com preços que terminam em 9 ou em 7. A psicologia explica. Inclusive, se você quiser entender mais, aqui tem um artigo inteirinho sobre o assunto. 

Estratégias de médio envolvimento para dropshipping

Essas são 4 estratégias para quem quer investir um pouco mais no processo de precificação no dropshipping.

1. Precificação de entrada

A precificação de entrada envolve definir preços iniciais baixos para atrair uma base de clientes significativa e conquistar uma fatia maior do mercado. 

À medida em que seu dropshipping ganha reconhecimento e lealdade dos clientes, você pode aumentar gradativamente os preços. Ou seja, é uma estratégia de penetração de mercado: sua loja conquista clientes pelo preço atraente e, aos poucos, passa a aumentar para garantir um bom retorno financeiro.  

2. Skimming

É quase o funcionamento contrário da precificação de entrada. No skimming, você define um preço alto para o produto e vai diminuindo conforme a demanda.

Essa estratégia funciona bem com produtos que ficam obsoletos com o tempo, como smartphones e outras tecnologias.

3. Frete incluso

Além de considerar as despesas e a margem de lucro, você inclui, também, um valor relativo ao que seria o custo de logística e entrega do produto.

Assim, quando o cliente tiver acesso ao produto final, junto com a informação de “frete grátis”, o valor se torna mais atrativo. 

Vale lembrar: o preço do frete é decisivo para o fechamento da compra – e essa pesquisa mostrou que 75% das pessoas desistem de comprar se o frete for caro.

Botão para ler artigo de frete mais barato

4. Preço de recorrência

Para produtos vendidos em quantidades recorrentes, como itens de limpeza por exemplo, a precificação por recorrência ajuda a prever uma renda constante e a fidelizar os clientes.

Funciona assim: caso a compra seja realizada uma vez, o preço é X. A cada nova compra, em períodos fechados, o valor do produto recebe um desconto percentual.

Essa estratégia é muito utilizada por grandes players, como a Amazon.

Estratégia avançadas de precificação no dropshipping 

As 4 últimas estratégias que vamos explicar demandam um pouco mais de investimento na hora de aderir, pois consideram pontos como variação de mercado, datas comemorativas para o e-commerce, flutuação de preços, entre outros pontos. Confira:

1. Elasticidade da demanda

A elasticidade é um conceito econômico que, simplificando, significa: o quanto a demanda por um produto aumenta ou diminui conforme a variação de preço.

Analisando os dados da sua loja virtual, é possível entender quando um produto recebe mais visitas do que outros. 

Se as vendas estiverem estagnadas, mas com muitos acessos, vale diminuir parte do valor final para avaliar como as compras seguem.

2. Segmentação de mercado

Essa estratégia é baseada na ideia de que diferentes grupos de clientes têm diferentes percepções de valor e disposições para pagar por um produto ou serviço. 

Ou seja, quando você identifica os segmentos de mercado, é possível ajustar os preços de acordo com as características e preferências de cada segmento, otimizando a precificação e fazendo com que o seu lucro final renda mais.

Por exemplo: você atua com  dropshipping de produtos de papelaria. As pessoas que compram de você são de dois perfis diferentes: profissionais (empresas) e estudantes. 

Para a classe de estudantes, que busca mais ofertas, você pode precificar os produtos e oferecer descontos.

Para a classe corporativa, você pode manter os preços e trabalhar melhor a comunicação do valor agregado do que é vendido no seu drop.

Botão para ler artigo sobre nichos de e-commerce

3. Sazonalidade

A sazonalidade como estratégia de precificação envolve ajustar os preços de produtos com base em variações sazonais na demanda e oferta. 

Para usar essa estratégia, você precisa entender que a demanda de produtos pode flutuar ao longo do ano devido a fatores como estações do ano, feriados, eventos especiais e tendências sazonais.

O caso mais comum é a representatividade que as vendas do Natal têm para o e-commerce em geral: nos últimos 6 anos, o Natal foi três vezes mais lucrativo que a Black Friday no Brasil. 

Leia também: Como aumentar as vendas na temporada de fim de ano

4. Precificação automatizada

A precificação automatizada é feita através de planilhas com fórmulas que consideram despesas, investimentos, margem de lucro estimada, desejada e outras variações possíveis.

Também pode ser feito com aplicativos ou plataformas de precificação, como a Preço Certo e a InfoPrice. Essas funcionalidades geralmente precisam de um investimento financeiro para ter acesso.

8 ferramentas e softwares para precificar produtos no drop

Precificar produto no dropshipping pode ser uma verdadeira arte. Afinal, é esta atividade que faz com que o seu negócio seja lucrativo e capaz de crescer. 

Por isso, vale utilizar ferramentas que te auxiliam nessa missão. Seja na análise dos dados de mercado, dos acessos à loja virtual, ou no monitoramento da performance dos produtos. 

Vamos apresentar todas as que possuem integração nativa com a sua Loja Virtual da Yampi.

  1. Google Analytics – para monitorar dados e avaliar a performance do seu drop;
  2. Wiio – para ter uma solução completa em dropshipping;
  3. SourcinBox – para procurar produtos e ter a base de preço de custo do seu drop;
  4. Dropi – para integrar com fornecedores de drop;
  5. Nimble – para automatizar a integração com fornecedores da AliExpress;
  6. Profitfy – para centralizar e automatizar as informações financeiras da sua loja de dropshipping;
  7. Bling – para conectar as informações financeiras em um ERP completo;
  8. Tiny ERP – para facilitar a gestão da sua loja de drop.

Para acessar essas e outras integrações da Yampi, é só clicar em Apps, no  Painel da sua Loja Virtual.

Calculadora de margem de lucro grátis

Um dos pontos mais importantes na hora de definir a precificação na sua operação de dropshipping é a margem de lucro dos produtos.

Qual é o lucro total do drop que você tem em mente? Ou, talvez, o lucro por segmentação de produto seja mais interessante?

Nós da Yampi preparamos uma calculadora de margem de lucro automática para você!

Métricas para acompanhar a precificação no dropshipping

Além do custo total do produto, você deve ter atenção a outras métricas para garantir que a precificação do seu dropshipping está adequada. 

São elas:

Acessos ao site

As métricas de acesso à loja virtual mostram quais páginas recebem mais interesse e quantas pessoas novas e recorrentes estão visitando o domínio, indicando o interesse pelos produtos ofertados.

Taxas de cliques/conversão

A taxa de clique demonstra qual foi o volume de pessoas que chegou até o produto. A taxa de conversão aponta quantas dessas pessoas realmente finalizaram a compra.

Ciclos de sazonalidade

Com um calendário de datas importantes para o e-commerce, acompanhe a movimentação na loja de acordo com a sazonalidade.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Vale para investimento em mídia paga, como anúncios nas redes sociais, quanto para a compra de novos produtos no dropshipping. Relacione o custo do produto com o retorno financeiro para entender se a precificação está de acordo com o que você espera.

Taxas das plataformas

As plataformas utilizadas para abrir uma operação de dropshipping costumam cobrar pelo domínio e administração do negócio. Com a Yampi, você conta com mensalidade grátis no plano Basic.

Botão para saber mais sobre os Planos Yampi

O lugar para escalar no drop é na Yampi

Além da mensalidade gratuita no plano Basic, a Yampi só tem vantagens para quem quer iniciar uma operação de dropshipping ou gerir da melhor maneira possível.

Com a Yampi, o seu drop ganha:

  • Integração direta com o Aliexpress, um dos maiores fornecedores de produtos para dropshipping do mundo;
  • Interface personalizável para dar destaque ao seu drop;
  • Sistema de Checkout Transparente líder em conversão no Brasil;
  • Uma loja virtual completa. 
Botão para ler artigo sobre começar no dropshipping
Como precificar um produto no dropshipping?

Calcule o markup
Faça a análise da concorrência
Use a estratégia de valor percebido
Utilize a técnica de psicologia do preço
Considere a estratégia de precificação de entrada
Avalie utilizar a técnica skimmming
Disponibilize frete incluso nas compras
Use a técnica de preço de recorrência
Entenda a elasticidade da demanda
Estude sua segmentação de mercado
Considere a sazonalidade

Quais são as métricas para analisar a precificação de produto no drop?

Acessos ao site
Taxas de clique/conversão
Ciclos de sazonalidade
Retorno sobre o investimento (ROI)
Taxa das plataformas de vendas online

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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