Ter uma loja virtual de sucesso é o sonho de quem quer empreender online. Afinal, o e-commerce deve movimentar R$ 185,7 bilhões em 2023, de acordo com a ABComm Forekast. Mas, para conquistar uma fatia desse mercado, a primeira pergunta que você deve fazer é: como ter uma loja virtual que se destaca na internet?
Já vamos te avisar que não existe uma fórmula pronta para ter sucesso no e-commerce. É preciso muito estudo, análise de mercado, dedicação e estratégias para alcançar bons resultados e conseguir altos faturamentos.
Por isso estamos aqui: para te dar uma ajudinha e tornar esse percurso mais fácil! Confira 10 dicas de como ter uma loja virtual de sucesso ✨
Como ter uma loja virtual lucrativa em 10 dicas
Um dos grandes desafios para ter uma loja virtual lucrativa é a alta concorrência no segmento do e-commerce. Por isso, uma das missões de quem quer ter sucesso nesse tipo de empreendimento é encontrar formas de se destacar e ganhar vantagens competitivas.
Quando há aumento de demanda, é importante turbinar as estratégias e encontrar maneiras de se diferenciar dos concorrentes.
Vamos listar aqui 10 dicas que podem ajudar o seu e-commerce a se destacar da concorrência e alavancar as vendas:
1. Defina metas para o seu e-commerce
O sucesso no e-commerce depende, principalmente, da gestão do negócio: é preciso definir objetivos, traçar metas e analisar constantemente os seus resultados.
Para isso, determine quais métricas da loja virtual devem ser observadas, os marcos que você deseja alcançar e, caso encontre problemas no caminho, saiba mudar a estratégia e traçar novos percursos.
Por exemplo: a taxa de carrinhos abandonados é uma boa métrica para se monitorar. Assim, é possível tomar atitudes para reverter esse cenário, aumentar as vendas e reconquistar esses clientes.
Inclusive, com a Loja Virtual da Yampi você consegue fazer disparos automáticos de lembretes e até incluir cupons de desconto para garantir a venda.
Outros dados importantes que você deve ficar de olho são:
- Custo de aquisição de novos clientes (CAC);
- Taxa de rejeição;
- Taxa de conversão;
- Taxa de aprovação de pedidos;
- Ticket médio da sua loja.
Para saber se você está no caminho certo, defina objetivos para cada uma dessas métricas e trace estratégias para chegar lá. Se preciso, reveja as metas e mude a tática.
📽️ Quer dicas para melhorar a recuperação de carrinhos abandonados? Dá o play:
2. Não deixe as oportunidades escaparem
Já imaginou chegar na Black Friday sem ter planejado nenhuma ação promocional? Isso só pode resultar em uma coisa: poucas vendas, baixo faturamento e sua loja sendo engolida pela concorrência…
Para evitar essa situação, planejamento é a chave. E com ele você consegue aumentar as vendas durante datas comemorativas e conquistar oportunidades para a sua loja virtual.
Na hora de arquitetar suas ações, vale pesquisar quais produtos têm grande demanda, pouca concorrência e boa margem de lucro. Analise o que os seus concorrentes estão fazendo e trace suas próprias estratégias.
Uma boa dica é criar um cronograma de ações para cada data comemorativa: você pode até aproveitar o calendário para programar ofertas, descontos e enviar e-mails temáticos para os seus clientes. Quanto mais organizadas as suas campanhas, maiores as chances de sucesso.
📖Leia mais: Como aumentar as vendas da sua loja virtual no fim de ano
3. Examine a tática da sua concorrência
Os resultados da sua loja virtual dependem, também, de uma boa análise da concorrência. Quais as estratégias deles? Como se comunicam com o público-alvo? Que produtos estão destacando? Todas essas questões são importantes para entender os pontos fortes e fracos dos concorrentes.
Portanto, conhecer bem o seu nicho de mercado é uma tarefa primordial. Analise minuciosamente as lojas virtuais que atuam no mesmo segmento que a sua e verifique o que elas estão fazendo para atrair mais clientes. Confira também quais produtos, ofertas e vantagens são oferecidos aos consumidores.
Dessa forma, você garante que a sua loja virtual tenha um diferencial competitivo e se destaque no mercado. Pode ser com preços mais atraentes, produtos melhores, estratégias de marketing digital mais assertivas e prazos de entrega menores.
4. Crie estratégias para atração de clientes
Depois de analisar a tática da concorrência e traçar os objetivos da sua loja virtual, é hora de atrair clientes para a sua loja.
Uma dica é destacar produtos estratégicos. Aposte em itens desejados pelo seu público, com boas margens de lucro, baixa concorrência e que ofereçam valor agregado para a sua persona!
Fazer uma seleção de produtos atraentes e criar ofertas específicas para diferentes ocasiões pode ser a grande diferença entre a sua loja e o restante.
Investir em anúncios pagos também pode ser uma estratégia ofensiva para atrair mais visitantes para o seu site. Outra opção é a criação de cupons de desconto. Na Yampi, você pode criar e editar cupons de forma rápida e simples, tanto através do nosso App, quanto no próprio Painel no computador.
5. Utilize ferramentas para aumentar o ticket médio
Às vezes os seus clientes precisam de um empurrãozinho para finalizar a compra, colocar outro item no carrinho ou escolher um produto mais caro.
Por isso, use e abuse do Order Bump, uma ferramenta que permite oferecer um produto complementar na última parte do checkout, na etapa de pagamento.
Assim, você aumenta o seu ticket médio e pode comemorar não só uma venda, mas duas de uma vez. Com a ajuda da Yampi, você ainda consegue personalizar tudo nessa etapa: quais as formas de pagamento, quais mensagens e textos devem vir na oferta e até configurar um preço promocional para impulsionar a compra.
A Loja Virtual da Yampi ainda oferece outro recurso para ajudar a sua loja a sair na frente: o Upsell. Essa facilidade vem para aumentar o faturamento, já que permite oferecer um produto ainda mais completo (e com maior valor também!).
📽️Entenda mais sobre o Order Bump da Yampi:
6. Personalize sua loja virtual em datas comemorativas
Datas comemorativas pedem uma identidade visual que acompanhe o momento. Vale mudar as cores da sua loja e personalizar o seu site para se conectar com o público de forma mais efetiva.
Apesar de ser uma atitude simples, traz grandes resultados: a mudança nas cores e imagens do seu site é uma maneira convidativa de fazer seus visitantes perceberem que a sua loja está em clima de comemoração. Você pode, inclusive, criar banners de destaque para cada ocasião.
Isso inclui não só a página inicial do seu e-commerce, mas também as postagens nas redes sociais, os cupons de descontos, os anúncios de mídia paga, as embalagens dos produtos e até os conteúdos produzidos.
No e-commerce, um dos aspectos que garante o aumento de vendas é a experiência do usuário no seu site!
7. Use provas sociais para vender mais
Produtos que possuem mais estrelas e avaliações de outros usuários podem ser o que o seu e-commerce precisa para deixar a concorrência comendo poeira.
As provas sociais são ótimas formas de convencer potenciais clientes de que aquele item é de fato como o anunciado. É um gatilho mental importante para acelerar as vendas: usuários estão mais inclinados a acreditar em outras pessoas que já adquiriram o item do que na descrição da sua loja.
Uma ótima forma de utilizar esse recurso é colocando as famosas estrelas, depoimentos de clientes satisfeitos e até páginas específicas para os produtos mais vendidos do seu e-commerce.
Na Yampi, a sua Loja Virtual ganha recursos de prova social ainda mais influentes: seus clientes podem incluir fotos nas avaliações para ajudar na decisão de compra de outras pessoas. Além disso, é possível exibir uma média de avaliações na vitrine de produtos e selecionar quais serão exibidas.
8. Ofereça diversas formas de pagamento
Os consumidores estão cada vez mais exigentes: oferecer apenas um meio de pagamento não é mais uma opção para quem deseja ter um negócio lucrativo.
De acordo com uma pesquisa da OpinionBox, as formas de pagamento favoritas dos brasileiros são: cartão de crédito e débito, pix e dinheiro. Como não dá para aceitar dinheiro físico em loja virtual, você pode oferecer boleto, depósito bancário ou transferência.
Aliás, sabia que oferecer diferentes meios de pagamento traz uma série de vantagens para a sua loja? Veja:
- Mais agilidade;
- Maior taxa de conversão;
- Mais conveniência para você e para os clientes;
- Mais segurança.
Quem usa o Checkout Transparente da Yampi, ainda conta com o checkout líder em vendas no Brasil e pioneiro em oferecer o pagamento via pix: já geramos mais de R$ 680 milhões em pedidos através desta forma de pagamento!
Isso sem falar em um recurso simples, mas poderoso da Yampi: a Retentativa Transparente, capaz de recuperar até 20% de pedidos que seriam recusados na hora do pagamento.
9. Ofereça promoções
Não poderia faltar essa dica no manual de “como criar uma loja virtual”. Afinal, as promoções, ofertas e descontos são ótimas formas de atrair clientes, fidelizar aqueles que a sua loja virtual já tem e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Um dos maiores benefício dessa estratégia ainda é o aumento das vendas e o impulsionamento do faturamento! Também é uma boa se a sua loja precisa vender estoques excedentes e gerar engajamento no lançamento de novos produtos e coleções.
Existem diversas formas de criar ofertas, descontos e promoções. Veja algumas:
- Brindes;
- Amostra grátis;
- Cupons de desconto;
- Desconto no produto;
- Desconto no frete;
- Desconto em pacotes;
- Cashback;
- Troca de produtos antigos por desconto em novos.
10. Foque na experiência do cliente
Sim, é verdade: os clientes estão mais exigentes, imediatistas e querem ser bem atendidos. Portanto, se tem uma dica que você deve levar deste artigo é essa: foque sempre na experiência do consumidor.
Uma pesquisa da PwC destacou que para 80% dos consumidores, a experiência é mais importante do que o produto em si. Isso vale não só para o atendimento ao cliente e o suporte no pós-venda, mas também (e principalmente) para a navegação na loja virtual.
Pensar na interface e na usabilidade do seu site é o primeiro passo para que o visitante se sinta confortável na sua loja virtual. Isso inclui ainda o uso de celulares: 61% das pessoas saem rapidamente de sites que não oferecem uma boa navegação no celular.
Por isso, você deve dedicar algum tempo à escolha da plataforma para a criação da sua loja. Verifique se ela conta com recursos pensados para oferecer a melhor interface, experiência e usabilidade aos usuários, ao mesmo tempo que permite a personalização.
Como ter uma loja virtual gratuita?
Ter uma loja virtual de sucesso depende não só de seguir as dicas desse artigo, mas também de contar com uma plataforma que ofereça recursos focados na conversão de vendas.
Se você está pensando que é impossível ter um e-commerce de sucesso com baixo investimento inicial, a gente tem uma boa notícia: na Yampi, você cria uma loja virtual gratuita e só paga quando vender.
Significa que você não paga nada para criar, personalizar e cadastrar produtos na sua loja virtual. Ainda tem acesso ao nosso Checkout Transparente de alta conversão, todos os recursos da Loja Virtual completa e diversas outras funcionalidades.
💡Veja o que você pode fazer com a loja virtual gratuita da Yampi:
Loja Virtual Completa
Além de completamente personalizável para você se destacar da concorrência, a nossa Loja Virtual ainda conta com recursos importantes. Por exemplo: aplicação de descontos, botão de compra rápida e mini carrinho lateral.
Cupons de desconto
Sabia que você pode criar e editar cupons diretamente no seu celular, com o App da Yampi, ou no próprio computador, se preferir? E ainda dá para personalizar e divulgar essas ações nas redes sociais da sua loja.
Checkout Transparente
Você não precisa criar uma Loja Virtual na Yampi para utilizar esse poderoso recurso! O Checkout Transparente pode ser incorporado a lojas da Shopify e do WooCommerce, ou landing pages!
O Checkout da Yampi centraliza todas as etapas do pagamento em um único lugar, passando mais confiança e credibilidade para os clientes e melhorando a performance do seu e-commerce.
Integrações essenciais para e-commerce
Na Yampi, você conta com mais do que recursos: seu negócio tem acesso a integrações essenciais para vender mais. E com a nossa plataforma, a gestão e o acompanhamento do seu e-commerce fica muito mais fácil.
Você pode integrar a sua Loja Virtual com plataformas de pagamento, marketing, logística, chat, ERP, segurança e comparadores de produtos. Tudo isso para que o seu e-commerce seja mais ágil e eficiente na hora de vender.
📖Leia mais: Como criar uma loja virtual na Yampi
3 dicas de gestão de loja virtual para iniciantes
Agora que você sabe como criar uma loja virtual lucrativa e gratuita, é hora de prestar atenção na gestão do seu negócio. Não é só ter bons produtos, ter um preço competitivo e trabalhar o marketing digital: é necessário, também, contar com um gerenciamento organizado, qualificado e detalhado.
Confira 3 dicas de gestão para iniciantes em lojas virtuais:
1. Organização é essencial
“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. Pitágoras nem sonhava que poderia existir algo como loja virtual, mas a sua frase expressa perfeitamente o que é preciso para gerenciar um e-commerce.
Manter as atividades da loja virtual bem organizadas é o primeiro passo para atingir bons resultados. Tenha controle dos gastos, das finanças, do estoque, dos pedidos, da logística, das vendas…
Pode até parecer muita coisa, mas pense que mais vale o trabalho para organizar do que a dor de cabeça de ter um negócio bagunçado. Além de prejudicar o funcionamento da loja, pode impactar negativamente os clientes e até trazer problemas financeiros.
2. Atenção na logística
A não ser que você tenha uma operação de dropshipping, que utiliza o estoque de fornecedores parceiros, a gestão da logística é uma atividade importante para administrar a sua loja virtual.
O ideal é que você consiga visualizar todas as etapas e monitorar o andamento da entrega para garantir que tudo saia perfeitamente e corrigir falhas, caso surjam.
Por isso é tão fundamental contar com uma plataforma de loja virtual como a Yampi, onde você consegue acessar, de forma simples e organizada, todas as suas vendas e o status de cada pedido.
3. Monitoramento de resultados
São os dados e as métricas da sua loja virtual que vão te ajudar a tomar decisões, construir estratégias mais assertivas e criar campanhas com altas taxas de conversão. Portanto, é mais do que fundamental acompanhar os resultados.
Na Yampi, você tem acesso a métricas do seu negócio em tempo real, pode corrigir rotas imediatamente e aproveitar oportunidades de maneira rápida e prática.
Aplique nossas dicas para ter uma loja virtual de sucesso
Criar uma loja virtual lucrativa pode parecer desafiador, mas esse primeiro passo fica mais fácil com as nossas dicas.
Não existe uma receita de bolo para ter um negócio de alta performance: é necessário estudar, dedicar tempo e conferir conteúdos relevantes para se inspirar e traçar estratégias.
Além, é claro, de contar com uma plataforma como a Yampi, onde você pode criar uma loja virtual gratuitamente e só pagar quando vender.
Então, que tal começar a explorar os recursos gratuitos da Yampi e colocar em prática o seu conhecimento? Bons negócios 💰