O mercado de cosméticos brasileiro segue em crescimento e representa uma oportunidade de renda extra ou, até mesmo, renda principal para empreendedores digitais. Para aprender como vender cosméticos online, comece escolhendo o nicho específico de atuação, encontre bons fornecedores e abra uma loja virtual com o menor custo inicial, como a Yampi.
Vender cosméticos online é uma alternativa para quem deseja empreender na internet e ganhar lucro com produtos que estão sempre em alta. Se você chegou até aqui, é porque entende que esse é um segmento bom para faturar e gerar lucro – e com razão!
O Brasil é um dos líderes mundiais na comercialização de produtos cosméticos e perfumaria e, em 2024, foi registrada a abertura de cerca de 170 mil pequenos negócios de beleza, segundo a revista Exame.
A categoria “cosméticos” é muito abrangente, e compreende todos os produtos que tem como objetivo limpar, perfumar, proteger, modificar a aparência e corrigir odores na parte externa do corpo, como cabelos, pele, boca e unhas. Ou seja: desde maquiagens até shampoos e condicionadores, existe um universo a ser explorado quando falamos de vender cosméticos na internet.
Entenda como trabalhar online com venda de cosméticos, desde a escolha do segmento de atuação até a abertura de uma loja virtual neste artigo!
O que é necessário para vender cosméticos na internet?
Você deseja criar a sua operação de vendas de cosméticos na internet. Então precisamos estruturar o básico antes de iniciarmos com as compras de produtos.
Se essa é a sua primeira experiência criando um negócio online, mas você já definiu que beleza e cuidados pessoais serão o foco, já temos o primeiro passo.
A seguir, você precisa definir mais alguns itens primordiais, como:
- Nicho de atuação;
- Público-alvo;
- Produtos;
- Fornecedores;
- Identidade visual da marca;
- Loja virtual;
- Canais de comunicação.
Continue a leitura para encontrar o tutorial completo de como abrir uma loja virtual e trabalhar com a venda de cosméticos online. 😉
Quanto custa abrir uma loja de cosméticos online?
Definir o custo de uma loja virtual de cosméticos depende de vários fatores, principalmente dos que citamos no tópico sobre o mínimo necessário para começar a operação.
Além dos produtos e custo logístico, para trabalhar com venda de cosméticos online, você precisa de uma loja virtual.
O custo de manutenção das plataformas de e-commerce são variáveis, com opções para todos os bolsos, desde R$50,00 até mais de R$500,00.
Na Yampi, temos o plano Basic, que conta com uma loja completa sem custo de manutenção, e a cobrança de taxas por comercialização ocorre apenas quando a venda é realizada. Além disso, o certificado SSL já vem incluso na abertura da loja. E, enquanto você ajusta o domínio próprio, pode utilizar o padrão da Yampi: “https://nomedaloja.pay.yampi.com.br/”.
Domínio e hospedagem são dois outros custos que fazem parte da loja virtual de cosméticos. Esse custo parte de aproximadamente R$30,00 e pode ultrapassar R$150,00, a depender da hospedagem escolhida.
Outros pontos que também geram custos são o certificado SSL (Secure Socket Layer) e o registro do domínio.
A boa notícia é que, para quem escolhe a Yampi como provedora da loja virtual, esses custos são muito menores.
Qual é a margem de lucro na venda de cosméticos?
Um dos pontos mais importantes para abrir uma loja virtual é entender quanto cobrar por cada produto para obter uma margem de lucro favorável para o lojista e, ao mesmo tempo, justa para os clientes.
Agora, para revenda de produtos com estoque, a margem de lucro precisa ser maior para cobrir os demais custos.
Pesquisando na internet, encontramos sugestões que variam entre 10% até 60% de margem acima do preço de custo do produto. Na prática, altos preços costumam assustar clientes, que buscam por opções mais em conta em outros comércios virtuais.
Para ter um preço final justo e, ainda, garantir um retorno bom para a loja, considere uma margem entre 15% e 35% de lucro.
Um ponto determinante para definir a margem de lucro da venda de cosméticos na internet é garantir a compra dos produtos por preços mais competitivos. No caso dos importados, que variam conforme a cotação de moedas como o dólar, a pesquisa e a compra em datas de baixa da moeda auxilia a ter taxas de lucro maiores.
Tutorial: como abrir loja de cosméticos online em 2025
Agora que você entendeu tudo o que precisa, quais são os custos envolvidos com a abertura de uma loja virtual e como estipular a margem de lucro dos seus produtos, vamos aprender a abrir uma loja de cosméticos online.
Faça um planejamento da loja virtual
Aqui, falamos sobre definir o público-alvo, com idade, gênero, interesses, necessidades, gostos, entre outros pontos.
Por exemplo: homens e mulheres, entre 25 e 40 anos, que estão descobrindo a necessidade de cuidar do corpo/pele/cabelo para envelhecer com saúde e beleza. São pessoas de classe baixa, que querem investir em cuidados pessoais, mas dentro de um orçamento reduzido.
Além disso, é necessário definir cores, identidade visual, logomarca, slogan, e mais detalhes importantes para comunicação e marketing, que vão destacar a sua loja virtual no mercado de venda de cosméticos.
Escolha o nicho de mercado
Beleza e cuidados pessoais é uma área de atuação. Dentro disso, temos vários nichos, como cosméticos veganos, orgânicos, para peles negras, para peles com sensibilidade solar, entre outros.
Defina qual é o nicho (ou nichos, você não precisa restringir apenas um) e encontre opções que combinem com o público-alvo. Lembrando que para vender cosméticos, você vai precisar de aprovação da Anvisa.
Estipule o modelo de negócio
Escolher o modelo de negócio para a sua loja de cosméticos online envolve, principalmente, entender se terá estoque ou não.
Para lojas sem estoque próprio, é possível atuar com dropshipping ou afiliado, que é quando você revende produtos de outros fabricantes e faz o intermédio entre eles e os clientes.
Para lojas com estoque próprio, é necessário levantar custos de armazenamento, logística, controle de estoque e gerenciamento.
Ainda, existe uma terceira alternativa, que é a fabricação própria de cosméticos, que requer mais cuidados quanto ao processamento da matéria-prima e outros detalhes de fabricação.
Selecione as marcas para comercializar
Considerando que a escolha foi comercializar produtos de outros fabricantes, com ou sem estoque próprio, chegou o momento de escolher quais serão as marcas vendidas na sua loja online de cosméticos.
Segundo o Mercado Livre, os produtos de cuidado facial mais vendidos em 2024 eram de marcas internacionais como La Roche Posay e L’Oréal Paris.
Em outro ranking, definido pelo portal mybest, especializado em recomendação de produtos e serviços, essas são as 10 principais marcas de maquiagem e cosméticos do Brasil:
- Jasmyne;
- O Boticário;
- Bruna Tavares;
- Natura;
- Vult;
- Quem Disse, Berenice?;
- Mari Maria Makeup;
- Océane;
- Payot;
- Tracta.
A pesquisa por marcas mais vendidas é apenas uma alternativa para auxiliar na escolha. Considere outros métodos, como marcas mais vendidas na região de atuação, recomendações de portais, entre outros.
Defina os fornecedores
Novamente, mesmo que sua loja tenha ou não estoque, os fornecedores devem ser escolhidos com cautela para garantir a qualidade dos produtos vendidos.
Busque por recomendações e lembre sempre de pesquisar cada fornecedor na internet e em sites especializados em avaliações, como o próprio Reclame Aqui.
Selecione a plataforma de e-commerce
Com todos os detalhes definidos, você precisa escolher a plataforma de e-commerce que vai sustentar a loja virtual de cosméticos.
Para eleger a sua escolha, considere pontos importantes como custo de manutenção da loja virtual, personalização, ferramentas disponíveis, conexão com outros serviços de gestão de estoque, financeiro e marketing.
🎥 Assista a como abrir sua loja virtual com a Yampi:
Abra os canais de comunicação da loja
Sua loja virtual precisa chegar até os clientes, certo? Isso é possível através dos canais de comunicação.
Sim, estamos falando sobre redes sociais, e-mail marketing, disparos para base de contato através do WhatsApp Business, anúncios nas redes sociais e no Google, entre outras opções.
Mas esteja presente em canais que fazem sentido com o público-alvo. Por exemplo: LinkedIn não é uma rede social recomendada para vender cosméticos online, diferente do potencial do Instagram para o mesmo nicho.
💡Leia também: Como divulgar loja virtual?
Desenvolva um serviço de atendimento ao cliente
Ainda que a loja esteja iniciando, definir um serviço de atendimento ao cliente desde o princípio previne falhas comuns, como a falta de atenção às necessidades dos compradores e resolução de possíveis problemas com a venda de produtos.
Para organizar o atendimento, disponha de um número para atendimento (por mensagem ou ligação, de acordo com a capacidade da sua empresa), e um e-mail. Ainda, crie um endereço de e-mail exclusivo para atendimento e indique todas essas informações em uma página da loja virtual.
Quais as melhores marcas de cosméticos para revender?
No Brasil, o interesse por cosméticos é muito variável. A popularidade de marcas consolidadas como O Boticário, Natura e Avon é incontestável, mas abre espaço para a comercialização de cosméticos internacionais.
Vamos apresentar mais algumas estratégias de pesquisa para identificar marcas em ascensão e destaque para investir e vender na sua loja de cosméticos virtual.
Marcas de cosméticos internacionais
Entre as marcas internacionais de produtos para cuidados pessoais mais vendidas em 2024, estão em destaque:
Ao longo de 2024, houve um crescimento do interesse em skincare (cuidados com a pele), impulsionado pelas redes sociais. Por isso, as listas dos produtos mais vendidos sempre resultam em marcas voltadas para cuidados com a pele.
Marcas de cosméticos nacionais
No mercado nacional, além das marcas consolidadas, outras ganharam destaque por meio da internet, como:
- Lola Cosmetics;
- Eudora;
- Guava;
- Bruna Tavares;
- Skala Cosméticos;
- Boca Rosa Beauty;
- Niina Secrets;
- Ollie;
- Above Cosméticos.
Marcas de cosmético com destaque na internet
O portal Zeeng listou as novas marcas em ascensão a partir do aumento no engajamento das redes sociais, outro fator importante para quem deseja variar os produtos e seguir tendências. Entre os listados, estão:
Fornecedores de cosméticos para dropshipping
Para quem deseja fazer dropshipping, as opções de marcas internacionais são ainda mais variadas, e podem ser conferidas entre os principais fornecedores da modalidade.
Destacamos três opções de fornecedores a seguir:
- Atacadão dos Cosméticos: conta com marcas consolidadas e também opções com melhor custo-benefício;
- DropMake: dropshipping específico para maquiagens;
- BRCosméticos: especializada em produtos cosméticos para uso profissional.
7 dicas para impulsionar as vendas de cosméticos
Sua loja está pronta e você tem tudo o que precisa para trabalhar vendendo cosméticos na internet. Agora, vamos entender como impulsionar as vendas de verdade.
Confira 7 dicas práticas e acessíveis para auxiliar no aumento das vendas da loja virtual.
Destaque as datas sazonais
As datas comemorativas são excelentes para aumentar as vendas de cosméticos online. Em momentos como o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Black Friday e Dia da Mulher, invista em campanhas específicas.
Exemplo:
- No Dia das Mães, ofereça kits de cuidados com a pele ou maquiagens em embalagens especiais e com descontos.
Invista no marketing digital
Falamos sobre a necessidade de estar presente nas redes sociais como parte de uma estratégia de marketing digital, tanto para encontrar novos clientes quanto fortalecer sua presença no mercado.
O desenvolvimento de campanhas pagas também auxilia a atingir o público ideal a partir das redes sociais.
Exemplo:
- Crie uma campanha paga de máscaras faciais hidratantes no Instagram Ads para mulheres de 25 a 45 anos interessadas em skincare.
Detalhe as essências dos produtos
Na venda online de cosméticos, os consumidores buscam detalhes sobre os aromas e benefícios dos produtos para entender qual é a essência do produto.
Por isso, seja específico nas descrições, destacando ingredientes e funcionalidades.
Exemplo:
- Para um creme corporal, descreva: “com notas de baunilha e lavanda, este creme proporciona hidratação profunda enquanto relaxa os sentidos”.
Inclua depoimentos de uso
Depoimentos de clientes ajudam a construir confiança e mostram os resultados reais dos produtos, a partir do ponto de vista de quem já utilizou.
Incentive os compradores a compartilharem experiências e avaliarem os itens.
Exemplo:
- Após a compra, envie um e-mail solicitando feedback e ofereça um desconto para a próxima compra em troca de um depoimento. Compartilhe o resultado na página do produto.
💡Leia também: Como incluir avaliações de produtos na sua loja virtual
Aposte na criatividade em imagens e textos
Imagens e textos criativos fazem toda a diferença para destacar o valor dos produtos vendidos.
Use cores vibrantes, fundos temáticos e frases envolventes para atrair a atenção, além de investir na produção de vídeos representando o uso.
Exemplo:
- Crie vídeos verticais mostrando uma rotina de cuidado com a pele, com transições dinâmicas para destacar diferentes produtos.
🎥Confira como criar fotos e vídeos para o seu e-commerce:
Faça sugestões de venda consultiva
A venda consultiva consiste em sugerir produtos baseados nas necessidades do cliente.
Ofereça guias e orientações para que o consumidor escolha o que melhor se adapta ao tipo de pele, perfil, uso e demais detalhes.
Exemplo:
- Sugira combinações nas páginas de produtos, como cremes faciais: “complete sua rotina de cuidados: use o tônico revitalizante antes de aplicar o hidratante anti-idade”.
Pesquise por tendências de produtos nas redes sociais
As redes sociais são excelentes para descobrir o que está em alta no mercado de cosméticos. Muitos produtos que ganharam destaque entre os mais vendidos no e-commerce brasileiro possuem relação com tendências que surgiram na internet.
Exemplo:
- Pesquise por hashtags como #SkincareRoutine e #CleanBeauty nas redes sociais TikTok e Instagram e adapte a oferta às preferências do público, dentro da realidade da loja virtual.
Tudo pronto para começar a sua loja virtual de cosméticos e vender muito em 2025? Conte com a Yampi para ter o e-commerce que mais converte no Brasil!
Faça um planejamento da loja virtual.
Escolha o nicho de mercado
Estipule o modelo de negócio
Selecione as marcas para comercializar
Defina os fornecedores
Selecione a plataforma de e-commerce
Abra os canais de comunicação da loja
Desenvolva um serviço de atendimento ao cliente
O Boticário;
Natura;
Avon;
Lola Cosmetics;
Eudora;
Bruna Tavares;
Skala Cosméticos;
Boca Rosa Beauty;
Niina Secrets;
Ollie;
Above Cosméticos;
Lancôme;
CeraVe;
Maybelline;
Nivea;
Neutrogena;
L’Occitane;
Sheglam;
Princípia;
Salon Line;
Creamy;
Forever Liss Professional;
Wepink.
Destaque as datas sazonais
Invista no marketing digital
Detalhe as essências dos produtos
Inclua depoimentos de uso
Aposte na criatividade em imagens e textos
Faça sugestões de venda consultiva
Pesquise por tendências de produtos nas redes sociais