Vender doces pela internet é uma grande oportunidade para quem deseja empreender de maneira flexível e lucrativa. Com planejamento, uma loja virtual adequada e dicas para a rotina do negócio, é possível criar um e-commerce de sucesso.
Uma das maneiras possíveis de fazer renda extra em casa é vender doces pela internet.
O mercado possui disponível opções que vão desde doces gourmet, para paladares mais exigentes, até opções de doces dietéticos, que podem ser comercializados em lojas virtuais regionalmente ou pelo Brasil.
Vamos entender como vender doces pela internet no artigo a seguir, com informações desde os passos iniciais até estratégias eficazes para vender cada vez mais.
O que preciso saber para começar a vender doces online?
Todo novo negócio precisa de planejamento. O mesmo acontece com quem deseja vender doces pela internet.
O primeiro ponto é entender qual é o nicho de atuação da doceria e quem é o tipo de público com maior potencial para consumir de você.
Exemplos de nicho:
- Doceria gourmet;
- Doceria para restrição alimentar (sem glúten, sem lactose);
- Doces artesanais;
- Doces processados;
- Bolos e tortas;
- Doces para aniversários;
- Doces tradicionais;
- Doces de Páscoa.
Para entender o público-alvo, pesquise na internet pelo nicho escolhido e avalie as regiões onde mais aparecem resultados de pesquisa. Uma sugestão é utilizar o Google Trends para realizar essa pesquisa.
No caso dos doces artesanais, o desenvolvimento e processamento em casa requer um cuidado maior com a durabilidade e a qualidade dos insumos utilizados. Vender doces com tempo de validade reduzido não é um impeditivo na internet, mas requer atenção para que as encomendas cheguem no cliente final com qualidade.
Além disso, é necessário conhecer as regulamentações sanitárias e obter as licenças indicadas para operar de maneira legal, garantindo que os produtos atendam aos padrões de higiene e segurança exigidos no mercado.
Dados de venda de doces no e-commerce brasileiro
Analisar os dados sobre o consumo e crescimento do mercado de doces, no Brasil e no mundo, também faz parte do planejamento estratégico para vender doces pela internet.
Em 2024, segundo dados da Mordor Intelligence, o mercado de doces atingiu, aproximadamente, USD 69 bilhões ao longo de 2024. Até 2029, a expectativa é de que esse número atinja USD 83 bilhões até 2029, representando um aumento de 3,82%.
Na prática, podemos entender que o mercado está em ascensão, o que representa possíveis lucros para quem deseja empreender na área.
A mesma pesquisa aponta um aumento do interesse em doces sem açúcar, o que faz sentido considerando o aumento em indivíduos diagnosticados com diabetes – atualmente, mais de 10% da população brasileira.
Quanto custa montar uma loja de doces online?
Para tomarmos como base, vamos considerar que você optou por criar um e-commerce de doces.
Por exemplo: no plano Basic da Yampi, que é ideal para quem está iniciando um negócio, a loja virtual tem mensalidade grátis. Os pagamentos acontecem só sob pedido pago e representam 2,5% do valor do pedido. Ou seja, você só paga quando realizar uma venda.
Esse plano inclui todas as funcionalidades necessárias para ter uma loja virtual completa, como personalização de layout, integração com meios de pagamento e suporte técnico em português, o que facilita o gerenciamento da loja sem a necessidade de conhecimentos avançados em tecnologia.
Além dos custos com a plataforma de e-commerce, é importante considerar investimentos como compra de ingredientes e embalagens, possíveis despesas com licenças e regulamentações sanitárias e envio de produtos.
Estimamos um orçamento inicial de aproximadamente R$1.000 a R$3.000 para as primeiras compras da loja virtual, mas sem considerar os custos fixos mensais de logística e taxas para pagamento de pedidos.
Outro custo importante para ter em mente é o de maquinário ou utensílios para desenvolver os doces vendidos, no caso dos artesanais. A vantagem é que esse é um grande investimento, mas que acontece uma vez só ao longo da vida da loja de doces.
Exemplos de equipamentos necessários para produzir doces:
- Vasilhas;
- Batedeira;
- Liquidificador;
- Assadeiras;
- Formas;
- Refrigerador dedicado;
- Forno e fogão.
Para baratear os custos, você pode buscar por equipamentos de segunda mão em espaços como o Facebook Marketplace ou a OLX, por exemplo.
Os 12 doces mais vendidos na internet em 2024
Em 2024, alguns tipos de doces ganharam destaque nas vendas pela internet, que refletem alguns pontos que trouxemos anteriormente.
O iFood, aplicativo especializado em entrega de produtos de mercado, restaurante e farmácias, lançou um material informativo sobre quais são os pedidos mais realizados na plataforma ao longo de 2023.
Entre marmitas e sushi, estão doces como:
- Açaí;
- Sobremesas em geral;
- Bolos, tortas e doces de padaria.
Já o Mercado Livre apontou que as principais vendas de doces realizadas na plataforma são de doces processados, como:
- Balas de iogurte sabor morango;
- Doce de banana zero açúcar;
- Doce de goiaba zero açúcar.
Aliás, a venda de doces processados é um facilitador para quem deseja comercializar doces através da internet, porque diminui gastos que envolvem, efetivamente, fazer os doces.
Na Amazon, os produtos mais vendidos na categoria doces e balas são:
- Paçocas;
- Balas amanteigadas;
- Balas mastigáveis;
- Doce de leite;
- Brigadeiro de enrolar;
- Doce artesanal de leite na palha.
Como vender doces pela internet? 9 dicas que funcionam
Vamos aprender a construir um negócio de sucesso para vender doces pela internet.
Preparamos 9 dicas práticas, com exemplos de como executar cada etapa no desenvolvimento da sua loja virtual de doces.
1. Pesquise sobre o nicho de doces selecionado
Como falamos lá no início, compreender as preferências do público-alvo, identificar as tendências de mercado e analisar a concorrência são necessários para definir sua estratégia de negócios.
Por exemplo, se você decide focar em doces artesanais, é importante entender quais sabores estão em alta e quais tipos de apresentação são mais valorizados pelos consumidores.
Nesse sentido, as pesquisas de mercado específicas ajudam no fornecimento de dados para orientar as decisões. Além disso, participar de grupos online relacionados ao setor (nas redes sociais, existem vários), auxilia na compreensão do cenário local de venda de doces.
2. Crie uma loja virtual
Mesmo que o seu atendimento seja local, ter uma loja virtual para vender doces na internet funciona como um catálogo virtual e estruturado, o que demonstra seriedade no negócio que você está desenvolvendo. Ter um site próprio também te ajuda a vender em outros canais, como WhatsApp, Instagram e Facebook.
Com a Yampi, você pode personalizar o layout da loja para refletir a identidade da marca, adicionando imagens, escolhendo cores que transmitam a essência dos doces e organizando os produtos de maneira intuitiva.
Tenha atenção ao implementar métodos de pagamento seguros e variados, como Pix, cartões de crédito e débito para simplificar o pagamento dos clientes.
3. Faça boas imagens dos produtos
Invista em fotografias de alta qualidade que destaquem os detalhes e a atratividade dos doces vendidos na sua loja virtual.
Você não precisa de grandes equipamentos de fotografia para isso. Uma boa iluminação basta para realçar as cores e texturas.
Além disso, incluir imagens em contexto, como doces servidos em mesas decoradas para festas, pode ajudar os clientes a visualizarem como os produtos se encaixam em diferentes ocasiões.
4. Especifique o local de atendimento
Definir claramente a área de atendimento ajuda a evitar frustrações e garantir uma logística eficiente.
Se você pretende atender apenas uma região específica, como uma cidade ou estado, deixe isso bem claro na loja virtual e nos demais canais utilizados para divulgar a loja. Lembre sempre de manter os prazos de entrega realistas.
Caso opte por expandir para outras regiões, planeje uma logística que permita entregas rápidas e seguras, considerando a contratação de serviços de entrega expressa ou o estabelecimento de pontos de retirada em locais estratégicos.
5. Peça avaliações dos clientes
As avaliações dos clientes são uma poderosa ferramenta de marketing e confiança para a sua loja virtual de doces.
Incentive os clientes satisfeitos a deixarem comentários e avaliações sobre os produtos adquiridos após a conclusão da compra, enviando um e-mail agradecendo e solicitando o feedback.
Leia também: Como tornar e manter um cliente recorrente?
6. Utilize as redes sociais para divulgação
Hoje em dia, se o seu negócio não está nas redes sociais, é quase como se não existisse. Plataformas como Instagram e TikTok permitem que você alcance um público amplo e diversificado de maneira rápida e eficaz para vender mais doces na internet.
Um formato de conteúdo que está em alta é o vídeo, e essas redes sociais possuem ferramentas que facilitam a criação de vídeos dinâmicos, mostrando todos os ângulos dos doces que você comercializa.
As redes sociais também permitem que o lojista interaja com os seguidores, respondendo comentários e promovendo engajamento com conteúdos como enquetes, perguntas, fotos, e muito mais. Isso fortalece a relação e auxilia na conversão de seguidores em clientes.
7. Crie catálogos online no WhatsApp
O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para a criação de catálogos online e interação direta com os clientes.
Utilize o recurso de catálogo do WhatsApp Business para listar os produtos com descrições detalhadas, preços e fotos de alta qualidade.
Por exemplo, você pode organizar seus doces por categorias, como brigadeiros, trufas, cupcakes e doces veganos, facilitando a navegação dos clientes e os pedidos diretamente no aplicativo de mensagem.
Leia também: Como criar catálogos de produtos no WhatsApp
8. Ofereça produtos complementares
Para aumentar o ticket médio e proporcionar uma experiência de compra mais completa aos clientes, ofereça produtos complementares aos doces principais.
Por exemplo, se você vende brigadeiros gourmet, considere oferecer bebidas que harmonizam bem com esse tipo de doce, como cafés especiais e chás.
Outra opção é disponibilizar embalagens personalizadas para presentes, que podem incluir itens como caixas decorativas, laços e cartões personalizados.
Leia também: Como oferecer produtos complementares com Order Bump
9. Venda em aplicativos de entrega
Ainda que você tenha um catálogo disponível através da sua loja virtual e no WhatsApp Business, vender em aplicativos de entrega é uma maneira alternativa de aumentar a conversão e o lucro da loja de doces.
O iFood, por exemplo, simplifica o acesso ao público mais regional, próximo do ponto de distribuição dos doces da sua loja. Existem outras alternativas também, inclusive de aplicativos proprietários que funcionam apenas em cidades específicas.
Vale pesquisar e encontrar as opções que mais se adequam ao seu tipo de negócio e considerar as taxas envolvidas nas vendas.
Crie sua doceria virtual com a Yampi
A Yampi é uma plataforma perfeita para quem está começando a vender doces pela internet e nós explicamos o por que:
- Design amigável: as lojas virtuais criadas com a Yampi são responsivas e se adequam a todos os tipos de dispositivos, como computadores e celulares, o que facilita a visualização dos produtos pelos clientes;
- Loja sem mensalidade: é uma plataforma que permite criar lojas completas de maneira gratuita, sem nenhuma taxa escondida e pagando apenas quando uma venda é efetivada;
- Facilidade na integração com outras ferramentas: para vender mais doces na internet, é necessário que a loja virtual tenha conexão com as redes sociais, mas também com outras ferramentas de marketing e gestão. Com a Yampi, você tem tudo isso;
- Planos acessíveis: que a loja tem mensalidade grátis com o plano Basic, você já sabe. Mas quando o negócio escalonar, temos mais planos que cabem no bolso e crescem junto com a loja;
- Modelos personalizáveis: temos 7 modelos de loja virtual disponíveis e altamente personalizáveis, o que vai deixar a sua loja virtual de doces linda e acessível para os clientes.
Com a Yampi, vender doces na internet é simples – e você lucra muito mais!
Açaí;
Sobremesas em geral;
Bolos, tortas e doces de padaria;
Balas de iogurte sabor morango;
Doce de banana zero açúcar;
Doce de goiaba zero açúcar;
Paçocas;
Balas amanteigadas;
Balas mastigáveis;
Doce de leite;
Brigadeiro de enrolar;
Doce artesanal de leite na palha.
Pesquise sobre o nicho de doces selecionado
Crie uma loja virtual
Faça boas imagens dos produtos
Especifique o local de atendimento
Peça avaliações dos clientes
Utilize as redes sociais para divulgação
Crie catálogos online no WhatsApp
Ofereça produtos complementares
Venda em aplicativos de entrega