O segmento de joias é um dos que mais cresce na internet. Aprenda como vender joias e semijoias de forma simples e didática
Aprender a como vender joias online é uma alternativa lucrativa para quem quer começar uma loja virtual ou está pensando em expandir os negócios.
Mesmo com baixo investimento e espaço reduzido de estoque, o segmento de vendas de joias e semijoias na internet é lucrativo, mas requer um esforço para divulgação e alcance do público-alvo.
E é sobre isso que vamos falar por aqui!
Quer entender como divulgar a venda de joias, calcular o preço e faturar com o comércio de joias e semijoias online? Acompanhe para saber tudo sobre o assunto!
É bom vender joias? Dá dinheiro?
Sim, o segmento de venda online de joias e semijoias é uma alternativa lucrativa para lojas virtuais!
O mercado brasileiro de consumo de joias vem ganhando destaque desde 2020, chegando, em 2022, a 37 milhões de compradores online de joias, segundo relatório da Mordor Intelligence.
Sobre o faturamento do setor, o mesmo relatório aponta que, em 2024, o mercado de joias no Brasil deve atingir a marca de US$ 3,59 bilhões – e, até 2029, US$ 5,34 bilhões.
O mesmo acontece com o consumo de semijoias, ou compra de bijuterias online, como também é conhecido o setor de acessórios sem metais e pedras preciosos e com baixo custo.
Por exemplo, em 2022, a importação brasileira de bijuterias da China movimentou mais de US$ 34 milhões, como mostram os dados do Statista.
Todo esse aumento nas importações e vendas de joias e semijoias online é justificado pelo aumento do consumo online das pessoas, que teve um disparo durante os anos de isolamento social devido a pandemia de Covid-19 e seguiu como uma tendência.
Como começar a vender joias pela internet? 7 dicas para iniciantes
Se você está pensando em como vender joias e iniciar o seu próprio e-commerce, é importante ter um plano sólido e seguir as etapas certas para garantir o sucesso e a continuidade do negócio.
A seguir, compartilhamos 8 dicas essenciais para começar uma loja virtual de joias e semijoias, desde a abertura do e-commerce até a escolha de parceiros estratégicos. Vamos lá?
1. Defina um ou mais segmentos de público
A identificação e definição do segmento de público vai ditar tudo sobre a sua loja virtual de joias e bijuterias.
Mas isso não quer dizer que você precisa se limitar a apenas um tipo de público – como, por exemplo, mulheres.
Ao iniciar um comércio de joias, selecione mais de um segmento de público para testar a saída de produtos.
Por exemplo: joias para homens, como anéis, pulseiras e correntes.
💡Leia também: Como escolher um nicho de mercado?
2. Selecione os fornecedores
Escolher bons fornecedores não é uma tarefa de fácil execução. Existem muitas opções no mercado tanto para quem quer vender joias preciosas quanto para semijoias do dia a dia.
Uma alternativa é realizar pesquisas e confirmar a reputação nas redes sociais e no Reclame Aqui.
Para dropshipping de joias e bijuterias, vale a mesma dica: pesquise a reputação da empresa além dos canais oficiais dela.
3. Crie uma loja virtual
Para escolher uma plataforma de e-commerce que atenda às necessidades de uma loja virtual de joias, você precisa considerar alguns pontos como suporte para fotos, banners personalizados, categorização e cadastro de produtos ilimitados.
Personalize a loja de acordo com a identidade visual da sua marca e garanta uma experiência de compra fácil e segura para os clientes.
Além disso, para evitar gastos extras no início das operações, pesquise por plataformas que possuam planos sem custo, como a Yampi.
4. Precifique as joias
Para saber como calcular o preço de venda de joias e semijoias no e-commerce, você precisa entender quais são os gastos e investimentos necessários, além da margem de lucro pretendida.
Considere o custo dos materiais, mão de obra, despesas operacionais e margem de lucro ao precificar seus produtos.
Experimente fazer uma pesquisa de mercado, avaliando os preços dos principais concorrentes, para entender se a sua precificação está dentro dos padrões do mercado e como é possível aplicar descontos.
5. Faça imagens atrativas
Vender joias e semijoias online depende muito das imagens produzidas. Por isso, entender como tirar fotos de joias é uma necessidade.
O cliente precisa ver o valor além do produto nas fotos, com sugestões de uso que o façam imaginar como seria utilizar aquela peça.
É importante, também, criar fotos do design das peças, como detalhes de pedraria e relevo.
📷 Nós criamos um guia completo sobre como tirar fotos de produtos para o e-commerce – com dicas práticas que você pode aplicar para fotos de joias. Confira aqui!
6. Pense nas embalagens
Saber como embalar joias para vender na internet de maneira correta é algo que pode fazer a diferença na experiência do cliente.
Joias e bijuterias, em geral, são produtos delicados, que requerem um cuidado extra na embalagem, com materiais que ajudam a evitar atritos nas peças.
Sempre que possível, crie embalagens personalizadas que transmitam a identidade da sua marca e agreguem valor ao produto, como caixas elegantes, sacolas de presente e cartões de agradecimento.
7. Escolha os canais de divulgação
A escolha dos canais para divulgar a venda de joias e semijoias precisa considerar que o apelo, especialmente desse nicho, é visual.
Ou seja, canais que sejam voltados para texto talvez não sejam a melhor escolha.
Opte por divulgar os produtos no Instagram, TikTok e, em alguns casos, até mesmo no Facebook. Lembre que os clientes precisam ver o produto, os detalhes das peças e sugestões de uso.
💡Leia também: Guia completo de marketing para e-commerce
Como aumentar as vendas online de joias e semijoias
Para aumentar as vendas de joias e semijoias na sua loja virtual, vale adotar estratégias específicas em diferentes áreas como, por exemplo, atendimento e divulgação.
Confira 5 práticas que podem potencializar suas vendas desse nicho na internet.
Destaque o valor agregado das peças
Valor agregado de produtos, como joias e semijoias, inclui os benefícios além do preço das peças.
Por exemplo: o valor agregado de uma peça de prata pode ser a durabilidade e a prevenção a alergias.
Destaque o que o seu produto pode fazer pelos consumidores, além de ser um acessório e do preço praticado.
Ofereça vantagens extras aos clientes
Para quem pesquisa joias e semijoias na internet, contar com vantagens ajuda na decisão final de compra.
Sempre que possível, ofereça frete grátis a partir de um determinado valor de compra, descontos em épocas específicas do ano e outros tipos de benefícios que valorizam a relação com o cliente.
Crie promoções sazonais
Algumas datas comerciais favorecem a venda de joias e semijoias, como Dia dos Namorados e Dia das Mães.
Selecione as principais datas do segmento e desenvolva campanhas sazonais na sua loja virtual, com promoções além das praticadas no dia a dia.
🎙️No YampiCast, você confere como criar campanhas sazonais:
Além da sua loja própria, invista em marketplaces
Os marketplaces, como o Mercado Livre e o Magazine Luiza, ajudam a espalhar os produtos da loja para vários segmentos de público.
Experimente criar perfis do seu e-commerce nos principais marketplaces brasileiros e avalie a relação entre custo das plataformas e retorno sobre investimento.
Utilize os recursos de vendas das redes sociais
Tanto o Instagram como o Facebook possuem recursos de vendas, que podem e devem ser explorados pelo seu comércio virtual de joias e semijoias.
Além das publicações para manter a comunicação e a divulgação da marca, construa as lojas dentro do Compras no Instagram e no Facebook Marketplace. Esses espaços funcionam como vitrines de produtos e auxiliam a atingir novos públicos a partir de pesquisa e recomendações personalizadas
5 fornecedores brasileiros de joias para vender online
Pesquisar e estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis de joias e bijuterias requer pesquisa e avaliação.
O que considerar ao escolher um fornecedor de joias e semijoias:
- Qualidade das peças;
- Preço;
- Certificado de garantia (principalmente para joias);
- Variação de preço entre atacado e varejo;
- Sistema de entrega;
- Suporte ao cliente.
Para auxiliar na escolha, separamos 5 fornecedores de joias e semijoias brasileiros populares. Confira os detalhes de cada um:
Raríssima Joias
A Raríssima Joias possui loja física e online, e também conta com variados tipos de peças em joias e semijoias para diferentes estilos, e com garantia de qualidade comprovada.
Rubi Atacado
A Rubi Atacado é uma empresa que atende exclusivamente lojistas. Por isso, costuma praticar preços mais competitivos em relação aos demais concorrentes. Fornece garantia de até 2 anos para peças banhadas em ouro e prata.
Herreira Joias
A Herreira Joias é uma empresa que fabrica peças de alta qualidade, fazendo com que os produtos tenham um preço mais elevado em relação às outras opções do mercado. Também conta com certificados de garantia das peças.
Atacadista de Semijoias
A Atacadista de Semijoias tem foco na fabricação de peças com banho em ouro e prata, que possuem certificados de garantia vitalícios.
Paris Semijoias
A Paris Semijoias fornece uma variedade de peças, como pulseiras, brincos, pingentes, correntes e colares, com garantia prevista entre 6 meses e 1 ano, a depender da peça.
⚠️ Antes de escolher a opção de fornecedor ideal para você, lembre sempre de pesquisar e entender a opinião de outros compradores em relação entre a qualidade do material, o atendimento ao cliente e a confiança geral do fornecedor.
A plataforma de e-commerce ideal para vender joias
Como falamos, escolher a plataforma para criar a sua loja virtual de joias é um dos principais passos para iniciar um e-commerce do segmento.
Na Yampi, você consegue ter uma loja completa, seja ela com estoque próprio ou usando o estoque de parceiros, como no drop!
- Loja virtual de fácil personalização: com 7 temas gratuitos e intuitivos, personalizar a loja na Yampi é muito mais simples;
- Recursos para aumentar o ticket das vendas: conte com as funções Upsell One-Click e Order Bump para aprimorar as compras dos clientes ao oferecer produtos complementares,
- Sem limites de produtos: teste a venda de quantas joias e semijoias desejar, não existe limite para cadastro de produtos na Yampi;
- Plano inicial gratuito: no plano Basic, você não paga nada pela manutenção da loja, e só paga as taxas semanais após vender.
Sim, vender joias dá dinheiro para lojistas virtuais. O mercado brasileiro de consumo de joias vem ganhando destaque desde 2020 e, segundo relatório da Mordor Intelligence, em 2024, o mercado de joias no Brasil deve atingir a marca de US$ 3,59 bilhões.
Defina um ou mais segmentos de público
Selecione os fornecedores
Crie uma loja virtual
Precifique as joias
Faça imagens atrativas das suas joias e semijoias
Pense nas embalagens estrategicamente
Escolha os canais de divulgação com apelo visual
Destaque o valor agregado das peças
Ofereça vantagens extras aos clientes
Crie promoções sazonais
Além da sua loja virtual própria, invista em marketplaces
Utilize os recursos de vendas das redes sociais