Sua loja virtual está preparada para vender no TikTok?
Se você ainda não possui um perfil comercial na rede social, está na hora de considerar a abertura de um perfil oficial por lá e aproveitar todo o potencial de alcance e engajamento para transformar em conversões para a sua loja virtual.
Quer saber como? Nós explicamos aqui!
Continue a leitura para entender como vender no TikTok e, ao fim, aprenda a configurar a captura de dados da rede para a sua loja virtual na Yampi.
Por que utilizar o TikTok como estratégia de vendas online?
Para entender por que utilizar o TikTok para vender mais online, precisamos contextualizar o momento da rede social no mundo.
Utilizado por mais de 1,5 bilhão de pessoas diariamente, o TikTok é a 6ª rede social mais popular do mundo. No Brasil, está na 5ª posição.
Cada vez mais, é utilizada como fonte de pesquisa e descoberta de novos produtos, marcas e tutoriais de “como fazer”.
O relatório de tendências do TikTok para 2024 aponta que os usuários são mais propensos a concordar que a rede social apresenta conteúdo sobre tópicos que eles nem sabiam que gostavam.
Falando especificamente sobre o uso de TikTok por marcas, uma pesquisa recente da Opinion Box mostrou que 41% das pessoas que estão na rede social gostam de acompanhar marcas por lá. Os dados do próprio TikTok complementam essa ideia: 31% das pessoas que são impactadas por algum anúncio na rede são mais propensas a se tornarem fiéis à marca.
E mesmo sem investir financeiramente, com o alcance natural atrelado ao uso de algumas estratégias de conteúdo – falaremos melhor a seguir – é possível atingir bons resultados de visualização e alcance de conteúdo. Segundo dados da plataforma, empresas entendem que o TikTok é 2 vezes mais efetivo para distribuição de reconhecimento de marca do que outras redes sociais.
Em resumo: a rede social de vídeos tem uma potência maior do que apenas as famosas dancinhas. Para quem deseja vender mais e atingir públicos diferentes através da descoberta de conteúdos, investir no TikTok é uma ótima opção.
Quem está no TikTok?
Em dúvida se o público-alvo da sua loja virtual está presente no TikTok?
Confira alguns dados demográficos interessantes sobre o uso da rede social:
- As mulheres são maioria no aplicativo: 57% contra 43% de homens, segundo o Statista;
- No Brasil, 45% dos usuários do TikTok possuem entre 19-29 anos de idade, ainda com dados do Statista;
- 74% da geração Z (a parcela de pessoas nascidas entre 1990 e 2010) utiliza a rede social como pesquisa, como mostram os dados divulgados pelo Meio e Mensagem;
- 51% das pessoas afirma comprar algo após esse produto se tornar um viral no TikTok, como afirma a pesquisa da Her Campus Media.
Considerando essas informações e cruzando os dados com público-alvo da sua loja virtual, é possível entender se estar na rede social faz sentido para você.
Como vender no TikTok? 5 estratégias para colocar em prática
Até aqui, você já entendeu a importância do TikTok para atingir novos públicos e trazer mais vendas para a sua loja virtual.
Mas para que conteúdos se tornem conversões, é necessário estratégia.
Por isso, mapeamos 5 das principais estratégias para vender no TikTok, para lojas de vários tamanhos.
Programa de afiliados
Você já foi impactado por algum vídeo demonstrando o uso de um produto diferente, com uma pessoa narrando ao fundo? Esse é um tipo de conteúdo muito utilizado por quem trabalha com marketing de afiliados.
Em outras palavras, os afiliados compartilham produtos que não são vendidos pela pessoa ou loja, mas que, a cada venda finalizada através de um link personalizado, a pessoa que divulgou ganha um valor monetário.
Assim, no TikTok é possível criar vídeos apresentando produtos e compartilhando os links no espaço de bio ou na legenda da publicação, o que favorece o marketing de afiliados.
Anúncios
Investir em anúncios pagos na rede social auxilia no posicionamento da marca da sua loja virtual.
Em 2023, 28% dos usuários brasileiros afirmou que realizou uma compra após clicar em um anúncio do TikTok, como mostra o Statista.
Com a configuração do pixel do TikTok na sua loja virtual, o desenvolvimento de campanhas com anúncios pagos ganha uma camada extra de inteligência de dados, porque permite direcionar conteúdos para públicos de acordo com a interação nos conteúdos produzidos pelo perfil.
Leia também: Como fazer tráfego pago para e-commerce
Tendências/Trends
Outra estratégia para vender no TikTok é seguir as tendências de conteúdo. As trends surgem em formato de vídeo, em áudios originais, músicas em alta ou desafios.
Ao utilizar áudios e músicas que estão em alta, os conteúdos produzidos no perfil da empresa no TikTok têm maiores chances de receber visualizações vindas de quem busca pelo conteúdo relacionado ao áudio.
Em fevereiro de 2024, o TikTok retirou da plataforma uma série de músicas por direitos autorais. Então, os áudios originais são as melhores opções para complementar o conteúdo do vídeo.
Influenciadores
Ter a sua loja virtual ou produtos relacionados com influenciadores digitais no TikTok aumenta o potencial das vendas online. Afinal de contas, 64% das pessoas que utilizam a plataforma seguem algum influenciador, como mostra a Opinion Box.
Sabemos que o investimento em contratos com influenciadores digitais é algo que demanda alinhamento entre a loja virtual, os produtos e a pessoa influenciadora, além de investimento financeiro.
Mas, para quem está iniciando no mundo das vendas digitais, vale a pena pesquisar pelos microinfluenciadores de nicho e propor parcerias que trazem benefícios para todos os envolvidos.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo está inserida em todas as estratégias que mencionamos e, ainda assim, merece uma menção especial na lista.
Produzir conteúdo original e de qualidade para o TikTok, seguindo as recomendações e melhores práticas da plataforma, é o primeiro passo para atingir bons resultados em engajamento e, claro, conversão.
A própria plataforma disponibiliza artigos e materiais para auxiliar na criação de melhores conteúdos em vídeo – até porque o objetivo é manter as pessoas ativas lá dentro e, para isso, é necessário conteúdo.
Bônus: dicas para sua loja produzir conteúdo no TikTok
Em terra de dancinhas, conteúdo de qualidade no TikTok é rei – e vende mais!
Quem determina quais são os assuntos mais importantes para a loja virtual é você, mas nós podemos ajudar com recomendações no desenvolvimento e compartilhamento de conteúdos no TikTok.
Seja original
Falamos em conteúdo de qualidade antes, mas precisamos reforçar a importância da originalidade do conteúdo para o TikTok.
Isso não quer dizer que você não deve utilizar modelos prontos de edição ou áudios em alta na plataforma. Pelo contrário: utilize, mas deixe com a cara da sua loja virtual.
Com exceção dos conteúdos protegidos por direitos autorais, tudo pode ser ajustado para combinar com a proposta da sua loja ou dos produtos que deseja compartilhar, tornando a produção original.
✨ Dica extra: para se inspirar e conferir o que outras marcas, no Brasil e no mundo, estão fazendo, quais são as hashtags do momento e as tendências em conteúdo, acesse a Central de Criativos do TikTok.
Evite reutilizar conteúdo de outros canais
O algoritmo do TikTok, assim como todas as redes sociais, costuma distribuir melhor o conteúdo criado dentro da própria plataforma.
Por exemplo: se você criou um vídeo para o Instagram Reels e quer usar o mesmo no TikTok para testar a abrangência, não faça o download do vídeo em uma rede e publique diretamente na outra.
Ao invés disso, utilize aplicativos externos para edição e exportação do vídeo em alta qualidade. Então, publique no TikTok e nas demais redes que preferir.
✨ Dica extra: o CapCut, aplicativo disponível para smartphones, é uma ferramenta muito útil para editar vídeos em diversos formatos, mas possui conexão direta com o TikTok, o que permite utilizar áudios em alta e que foram salvos na conta da rede social.
Utilize a função “costurar”
Sabe aqueles vídeos que iniciam com uma pessoa e, em seguida, outra assume a tela complementando o assunto? Essa é uma função nativa do TikTok, que se chama Costurar.
A ferramenta permite conectar o seu vídeo junto ao vídeo de outro criador de conteúdo, desde que o conteúdo original disponibilize permissão para isso.
É uma opção excelente para que a sua loja virtual participe de conversas e “correntes” dentro da rede social.
Aplique legenda nos vídeos
Legendar vídeos parece algo simples, mas faz toda a diferença para o consumo do conteúdo no TikTok e nas demais redes sociais.
Ainda mais quando consideramos que 75% das pessoas assistem vídeos sem áudio, como mostra essa notícia da Associação Brasileira de Rádio e Televisão.
Além disso, as legendas nos vídeos tornam o conteúdo acessível para pessoas com dificuldades de audição.
O próprio TikTok permite a legenda automática de vídeos, além da inclusão de textos falados com vozes de inteligência artificial da ferramenta. Mas também é possível fazer a inclusão de texto através do CapCut.
Crie tutoriais
Como mostramos, o TikTok está cada vez mais se tornando uma rede social com função de pesquisa e aprendizado para os usuários, por conta dos vídeos em formato de tutorial.
Esse tipo de conteúdo para lojas virtuais é especialmente útil para apresentar produtos com sugestões de uso.
Ao publicar, pesquise por hashtags populares que indiquem do que se trata o tutorial e contenham as palavras-chave do produto demonstrado.
Como configurar o Pixel do TikTok na Yampi?
Além dos destaques na comunicação, o TikTok fornece dados importantes sobre o comportamento dos consumidores para a sua loja virtual.
Isso é possível através do pixel, um código que coleta dados dos usuários da rede social, como informações pessoais, número de telefone e e-mail, e dados de navegação, como visualização, engajamento e preferências de conteúdo.
Dentro da Loja Virtual da Yampi, é possível configurar o pixel do TikTok para que a loja “leia” esses dados e gere informações a partir deles. Com isso, ao criar um anúncio no TikTok Ads, por exemplo, você tem mais insumos para configurar o público e direcionar apenas para quem tem maior propensão a fechar uma compra na sua loja virtual.
🎥Para configurar o pixel o TikTok na sua loja virtual, confira o passo a passo a seguir – ou, se preferir, assista ao vídeo:
A instalação do pixel do TikTok possui duas etapas: uma na rede social e outra dentro da loja virtual.
No TikTok:
- Na conta profissional da sua loja no TikTok, acesse o TikTok Ads Manager;
- Selecione “Ativos” no menu superior e, depois, “Eventos”;
- Nas opções que surgirem, selecione “Eventos para web” e clique em “Gerenciar”;
- Clique em “Criar Pixel”;
- Preencha o nome do pixel e selecione a caixa “Pixel do TikTok”, continue no botão “Próximo”;
- Selecione a caixa “Instalar manualmente o Código do Pixel” e, depois, “Próximo”;
- Copie o código que surgir na tela e deixe reservado em um bloco de notas.
- Clique em “Avançar” para concluir a configuração;
- Copie a ID do pixel, disponível no canto esquerdo superior da tela ao final da configuração. Reserve essa informação.
Na Loja Virtual da Yampi:
- No painel de administrador, acesse “Marketing” e, depois, “Pixel”;
- Clique no botão “+ Novo pixel”;
- No menu suspenso, selecione TikTok e clique em “Salvar”;
- Preencha o nome do pixel e insira a ID copiada do TikTok;
- Marque “Sim” para todas as opções disponíveis e clique em “Salvar” para finalizar a configuração.
Se precisar de ajuda extra, entre em contato com a nossa equipe de suporte através do botão flutuante disponível no lado direito inferior da tela, ou por e-mail: [email protected].
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