Ninguém tem dúvidas de que o Facebook é uma rede social essencial para expandir o alcance das marcas, com um número expressivo de usuários e ferramentas que te ajudam a destacar produtos e serviços. É por isso que você precisa saber como vender pelo Facebook.
Só para você ter uma ideia, a base mundial de usuários ativos mensalmente do Facebook chegou a mais de 3 bilhões em 2023, segundo dados do Statista. No Brasil, a rede social é a 4ª mais utilizada, com 109 milhões de pessoas online.
Então, se você ainda não considera o Facebook como parte da estratégia de vendas da sua loja virtual, agora é a hora! Vamos te ajudar a usar todo o potencial da rede social e ensinar a como vender por lá. Acompanhe!
Quem pode vender no Facebook?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode vender no Facebook. A ferramenta é a mesma: Facebook Marketplace.
O Marketplace foi criado em 2016 e liberado no Brasil em 2018. Desde então, mais de 800 milhões de usuários mensais passaram pela ferramenta.
Para ter acesso, basta ter uma conta no Facebook.
Porém, para as empresas, o acesso ao Marketplace é através do Gerenciador de Comércio. É a mesma ferramenta utilizada para vender no Instagram.
Tem que pagar para vender no Facebook?
Para vender através do Gerenciador de Comércio do Facebook, não é necessário pagar. Acessando o painel de configurações, é preciso criar uma loja ou um catálogo e iniciar a divulgação dos produtos.
Porém, para ganhar destaque em meio aos produtos de outros vendedores, pessoas físicas ou lojas virtuais, é importante considerar o investimento em anúncios pagos.
Veja no exemplo abaixo: entre a categoria de decoração de interiores, o primeiro resultado no canto esquerdo aparece como “Patrocinado“.
5 benefícios de vender pelo Facebook
Vender pelo Facebook é uma ótima forma de expandir a visibilidade da sua loja virtual e alcançar mais pessoas. O alcance da rede ainda é muito representativo para empresas de todos os tamanhos, além de outros benefícios, que vamos falar a seguir.
Integração com o e-commerce
O Facebook permite a integração fácil com a sua loja online, facilitando o gerenciamento de estoque, pedidos e pagamentos diretamente pela plataforma, a partir de um feed XML (vamos falar melhor sobre isso logo mais).
Baixo custo inicial
Comparado a canais de marketing mais tradicionais, começar a vender no Facebook envolve pouco ou nenhum custo inicial, o que torna a rede social uma opção acessível para empreendedores.
Leia também: Guia de marketing digital para e-commerce
Interatividade e engajamento
Dentro do Facebook Marketplace, é possível ter uma interação direta com os clientes. As respostas às perguntas, comentários e mensagens diretas contribuem para o engajamento do público e para a construção de relacionamento com o cliente.
Análise de dados
O Facebook oferece ferramentas de análise de dados que permitem monitorar o desempenho das publicações e, também, dos anúncios. Isso torna mais fácil entender o comportamento do cliente e fazer ajustes estratégicos com base nas informações.
Segmentação de público-alvo
Com o uso de anúncios pagos dentro da plataforma, é possível segmentar públicos com base em dados demográficos e de interesse, permitindo que você direcione anúncios para usuários com maiores chances de se tornarem clientes da loja virtual.
Como vender pelo Facebook passo a passo
Vamos aprender, na prática, como iniciar as vendas da sua loja virtual no Facebook.
O primeiro passo, claro, é ter uma página comercial.
- Acesse o Gerenciador de Comércio do Facebook.
⚠ Atenção: para ter acesso ao Gerenciador de Comércio, mesmo que a sua loja tenha uma página comercial, é necessário ter acesso como pessoa física também. Por isso, garanta que o seu perfil pessoal esteja configurado dentro da página comercial com privilégios de administrador.
- Clique em “Começar” e, em seguida, “Criar uma loja”.
- Nas telas seguintes, escolha como será a visão geral da loja. Você pode alterar o e-mail de contato da loja com os clientes, os canais de vendas (que são as páginas de empresa que você tem para a sua loja virtual, como página no Facebook e Instagram).
- Escolha para quais países você envia os produtos e preencha o site que deseja conectar à loja no Facebook.
- Após, clique em “Concluir a configuração” e prossiga para a criação do catálogo de produtos da loja.
- A página inicial de configurações da sua loja no Facebook possui várias informações e dicas de como preencher para vender mais. Uma delas aparece no canto direito, chamada “Catálogo”.
- Clique em “Gerenciar“, depois em “Adicionar“, e prossiga para a configuração.
- Você pode disponibilizar produtos de três maneiras: manualmente, data feed ou pixel. Recomendamos a utilização do data feed para lojistas iniciantes.
⚠ Importante: o próprio Facebook disponibiliza uma planilha de modelo para subir os produtos da sua loja virtual para a rede social. Mas, se você utiliza a Loja Yampi, o arquivo é criado automaticamente e basta que você faça o upload dentro da ferramenta.
- Prossiga com o carregamento do arquivo utilizando um URL ou planilha e finalize as configurações dos produtos.
- Os próximos pontos envolvem configurar a periodicidade de atualização do catálogo e a moeda de finalização das compras.
Feito isso, salve as configurações e a sua loja no Facebook estará pronta!
10 dicas para aumentar suas vendas no Facebook
Agora que ficou claro todo o potencial do Facebook para vendas online, vamos compartilhar dicas para você colocar em prática e aumentar os lucros da sua loja virtual.
Acompanhe!
1- Crie a sua loja no Facebook
Para vender no Facebook, é essencial passar profissionalismo. Por isso, se você quer ter bons resultados, é preciso, primeiro, criar uma loja e um catálogo de produtos.
Apesar dos conteúdos na página da empresa serem muito úteis, utilizar o Gerenciador de Comércio adequadamente faz toda a diferença nas vendas através dessa rede social.
2- Integre a sua loja no Facebook com o seu e-commerce
Com o uso do feed XML ou do Pixel da Meta, faça a correta integração do Facebook com o seu e-commerce.
Assim, os produtos sempre estarão atualizados dentro da rede social, ao mesmo tempo em que forem configurados na loja virtual, e evita problemas como falta de estoque.
Não sabe o que é Pixel? Nós explicamos aqui.
3- Explore os anúncios
Os anúncios da Meta Ads funcionam muito bem no Gerenciador de Comércio.
Existem opções de anúncios de produtos, de loja, de categoria, entre outras variações para experimentar e fazer testes.
4- Não esqueça dos anúncios na página
Além do Gerenciador de Comércio, você também pode criar anúncios de publicações da página, que direcionam para produtos do seu catálogo.
Confira todas as opções de anúncios disponíveis na página de ajuda da Meta Ads.
5- Mantenha a página da empresa atualizada
A loja é importante, mas o feed da página da sua loja virtual no Facebook também. Por isso, mantenha um calendário de publicações atualizado e constante.
6- Desenvolva conteúdo em vídeo
Ainda na proposta de manter a página atualizada, publique conteúdo em vídeo também no feed do Facebook.
A rede social segue o movimento das demais, sendo o vídeo o formato com melhor distribuição para a audiência.
7- Considere vender no Instagram
Para criar uma loja no Instagram, basta selecionar o canal no momento em que estiver configurando a loja no Facebook.
Depois disso, é possível criar coleções, páginas de produtos e colocar mais detalhes no Instagram.
8- Conecte as experiências
Se você optar por vender no Facebook e no Instagram ao mesmo tempo, utilize a funcionalidade de experiências conectadas da Meta.
Essa ferramenta simplifica o gerenciamento dos dois canais. Veja como fazer a configuração neste tutorial.
9- Reforce o atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente deve ser uma constante em todos os momentos e canais da sua loja virtual.
Ao vender no Facebook, tenha atenção especial aos comentários e mensagens diretas, além dos comentários no catálogo de produtos.
Um bom atendimento, junto à qualidade dos produtos e experiência do cliente, é o que vai garantir a volta dessa pessoa na sua loja.
10- Analise os dados e faça ajustes quando necessário
Essa dica se repete em vários momentos da loja virtual.
Analisar os dados de acesso, de cliques e finalização de compras é essencial para entender se os esforços estão surtindo efeito ou se é hora de mudar a estratégia.
Como integrar o Facebook com minha Loja Yampi?
Falamos sobre o feed XML no passo a passo de como vender no Facebook. Essa é uma das maneiras de conectar a sua loja da Yampi com a loja dessa rede social.
- No painel de administrador do seu e-commerce na Yampi, acesse o menu “Produtos”.
- Clique em “feed XML” (é um botão que aparece no canto superior direito da tela).
- O botão vai gerar uma URL, e é esse link que você deve subir dentro da loja do Facebook, na etapa de “Adicionar itens“.
Após isso, você finaliza a configuração de atualização e moeda.
Como conciliar vendas no Facebook e na loja virtual própria?
Ao criar uma loja no Facebook, você ganha mais um canal de vendas. Isso é ótimo para o movimento do e-commerce, mas também exige um pouco mais de atenção aos detalhes.
Primeiramente, porque será mais um canal para gerenciar. Mesmo que você tenha um atendimento voltado para todos os pontos de contato com o cliente, ao utilizar o Gerenciador de Comércio, a sua página no Facebook se torna mais um “braço” do e-commerce.
A parte simples de tudo isso é que, se você seguir o tutorial e configurar corretamente o catálogo de produtos, a atualização de estoque, novos produtos e descrição acontece automaticamente.
Porém, o mesmo não ocorre se optar por upload manual de produtos.
A dica que deixamos é: integre a loja virtual com o Gerenciador de Comércio de maneira que as plataformas façam o “trabalho duro” por você.
Fora isso, crie um bom sistema de atendimento e mantenha a atenção para entender o fluxo de vendas no canal.
Tem dúvidas sobre o que você precisa para ter um e-commerce de sucesso? Criamos um checklist gratuito com todas as ferramentas para iniciar o trabalho de vendas na loja virtual!
Para vender através do Gerenciador de Comércio do Facebook, não é necessário pagar. Porém, para ganhar destaque em meio aos produtos da concorrência, é importante considerar o investimento em anúncios pagos.
Acesse o Gerenciador de Comércio do Facebook
Clique em “Começar” e, em seguida, “Criar uma loja”
Escolha como será a visão geral da loja
Escolha para quais países você envia os produtos
Preencha o site que deseja conectar à loja no Facebook
Clique em “Concluir a configuração” e prossiga para a criação do catálogo de produtos da loja
Após criar o catálogo, salve as configurações e sua loja no Facebook estará pronta
Crie a sua loja no Facebook
Integre a sua loja no Facebook com o seu e-commerce
Explore os anúncios
Não esqueça dos anúncios na página
Mantenha a página da empresa atualizada
Desenvolva conteúdo em vídeo
Considere vender no Instagram, também
Conecte as experiências nos seus canais de venda
Reforce o atendimento ao cliente
Analise os dados e faça ajustes quando necessário
No painel de administrador do seu e-commerce na Yampi, acesse o menu “Produtos”
Clique em “feed XML”
O botão vai gerar uma URL: insira-a dentro da loja do Facebook, na etapa de “Adicionar itens”
Finalize a configuração de atualização e moeda