As redes sociais são aliadas poderosas na hora das vendas. Por isso, é importante que, para alcançar bons resultados na sua loja virtual, você também aprenda as principais táticas sobre como vender no Instagram.
Afinal de contas, a rede social é a 3ª rede social mais utilizada no Brasil em 2023, como mostra um relatório da We Are Social de julho de 2023.
Pensando nisso, criamos um guia completo com as melhores práticas e dicas úteis para aplicar no perfil da sua loja no Instagram e extrair o melhor da rede social.
Continue a leitura para aprender tudo sobre vendas no Instagram!
Quem pode criar uma loja no Instagram?
Antes de mais nada, precisamos entender como funcionam os recursos do Instagram para lojistas.
As funcionalidades do Instagram Shopping – hoje chamado de Compras no Instagram – existem desde 2018 e tem se tornado cada vez mais populares.
Um dado interessante apresentado pela Agência Mestre, com base em um relatório da YPulse, mostra que, dentre as diferentes funções da rede social, 20% dos Millennials e 15% da Geração Z utilizam o Instagram Shopping para fazer compras. Isso ilustra bem o uso da rede social além do compartilhamento de fotos e vídeos.
O primeiro passo para vender na rede social é ter um perfil comercial e atualizado no Instagram.
Além disso, você também vai precisar de:
- Uma loja virtual, ou um catálogo de produtos;
- Uma página no Facebook, porque os dois funcionam de maneira integrada;
- Conexão com o Gerenciador de Comércio do Meta Business Suite;
- Ao menos, 8 produtos cadastrados na loja virtual/catálogo/domínio.
Um outro ponto importante para levar em consideração é a experiência de compra que você deseja promover para os seus clientes.
Dentro do Instagram Shopping, você pode selecionar que as compras sejam finalizadas na plataforma ou em um site terceiro – no caso, a sua loja virtual.
💡 Quem tem a Loja Virtual da Yampi pode conectar o seu catálogo de produtos diretamente ao Instagram Shopping. Clique aqui e saiba como usar o Feed XML.
Como vender pelo Instagram: passo a passo
Mas não é só isso! Vender no Instagram também requer conhecimentos gerais, desde branding até como fazer boas publicações e utilizar anúncios pagos na rede social.
Separamos 20 dicas práticas, do iniciante ao experiente, para fazer com que o Instagram seja uma grande ferramenta para as vendas online da sua loja.
Confira!
Como começar a vender pelo Instagram do zero
Como falamos antes, para vender no Instagram, criar um perfil comercial da sua loja virtual é, sem dúvidas, o primeiro passo.
Com isso pronto, vamos seguir para as primeiras 10 dicas sobre como vender nessa rede social.
1. Prepare o perfil comercial da sua loja no Instagram
Complete o perfil com uma foto que representa a marca da sua loja, uma biografia informativa e um link para a loja online, utilizando o recurso de link na bio.
Tenha certeza de que o nome de usuário seja fácil de encontrar e relacionado ao seu negócio.
2. Reforce o branding
Isso vale para as publicações, para a imagem de perfil, para o nome de usuário e textos de apoio das publicações (as legendas). Mantenha sempre os elementos da marca da sua loja em destaque, como nome, segmento de atuação e paleta de cores da identidade visual.
🖌️Aprenda a criar um branding para a sua loja:
3. Compartilhe conteúdo de qualidade
O Instagram é uma rede social com foco no visual, então invista em fotos e vídeos de alta qualidade dos produtos.
Os recursos disponíveis como destaques, Stories, Reels e publicações no Feed possibilitam inúmeras variações de conteúdo. Use e abuse das variações para contar a história da sua marca e os diferenciais dos produtos.
4. Pense estrategicamente nas legendas
Os textos de apoio das publicações no Instagram podem ter até 2.200 caracteres. Dentro das boas práticas da rede, você não vai utilizar toda a capacidade, mas isso não impede de ter textos atrativos nas legendas.
Pesquise e use, também, hashtags relevantes para aumentar a visibilidade das publicações. Isso ajuda as pessoas interessadas em produtos semelhantes a encontrarem o que buscam na sua loja.
5. Publique conteúdo regularmente
Mantenha uma programação consistente de publicações para deixar os seguidores envolvidos, criando um calendário de posts relevantes.
Uma ferramenta que auxilia na gestão de posts é o próprio Gerenciador do Instagram, disponível no Meta Business Suite. Por lá, você pode criar um calendário, agendar publicações com antecedência e ter uma melhor visualização da distribuição de conteúdo.
6. Interaja com o seu público
Sabemos que vender no Instagram é o objetivo, mas todas as ações com foco em engajamento na rede social auxiliam a criar uma comunidade ativa para a sua loja.
Responda aos comentários, mensagens diretas e interaja com os seguidores sempre que possível. Isso ajuda a construir relacionamentos e a aumentar a confiança dos clientes.
7. Crie um FAQ com o Instagram Stories
Mantenha as informações relevantes sobre a sua loja, sistema de compras, produtos disponíveis e demais perguntas frequentes (FAQ – frequently asked questions) em destaque no perfil do Instagram.
Para isso, publique os conteúdos através do Instagram Stories e, após, salve nos destaques – as bolinhas que ficam abaixo do nome e biografia do perfil.
8. Faça publicações gerais sobre a loja
No calendário de posts, desenvolva conteúdo além das vendas: bastidores da loja, utilização dos produtos, como as embalagens são feitas, entre outras ideias para contar a história da sua loja virtual e humanizar a marca.
9. Pense em conteúdo estratégico para vendas
Mas, também, crie publicações voltadas diretamente para a conversão.
Na legenda dos posts no feed, não é possível incluir links clicáveis, mas nos Stories sim. Então, uma boa dica ao criar uma publicação sobre um produto ou promoção é compartilhar o post no Instagram Stories com um link clicável para a loja virtual.
10. Reforce as provas sociais
Recebeu um bom retorno de um cliente ou um comentário positivo sobre a experiência de compra? Peça autorização da pessoa através das mensagens e compartilhe em formato de publicação.
Esse tipo de conteúdo impacta na percepção do público sobre a sua loja, fazendo com que se torne mais confiável.
Como alavancar vendas pelo Instagram
Com o básico bem feito, está na hora de aprender a como alavancar as vendas no Instagram. Agora, vamos entender as funcionalidades do Compras no Instagram, o uso de anúncios pagos e demais dicas avançadas para vender na rede social.
11. Utilize técnicas de SEO no Instagram
Sim, as técnicas de Search Engine Optimization também podem ser utilizadas no Instagram em locais como descrição do perfil e legendas das publicações.
Os textos com palavras-chave e hashtags fazem com que o conteúdo seja encontrado mais facilmente, inclusive no Google (isso mesmo, publicações de redes sociais aparecem nos resultados das pesquisas).
12. Configure o catálogo de produtos
Para que seja disponibilizado o recurso de loja no perfil da sua empresa no Instagram, você precisa configurar um catálogo de produtos dentro do Gerenciador de Comércio.
Isso é atualizado automaticamente a partir de uma integração simples entre loja virtual e Instagram. Vamos detalhar como fazer isso na Yampi logo mais.
13. Crie coleções
As coleções dentro do Instagram Shopping permitem que você organize os produtos da loja em categorias, como estação do ano, humor e outras possibilidades. Aproveite o recurso para tornar as suas vendas no Instagram ainda mais profissionais.
14. Capriche na página de detalhes dos produtos
Esse é mais um recurso disponível dentro do Instagram, que permite criar uma página com os detalhes do produto anunciado, enviando mais fotos e vídeos. Utilize o espaço para mostrar dicas de combinações e mais detalhes dos produtos.
15. Marque os produtos nas publicações
Uma vez que o catálogo de produtos está organizado, você pode criar etiquetas para marcar os produtos dentro de publicações, facilitando na localização dos clientes.
16. Disponibilize a finalização da compra no Instagram
O seu cliente encontrou o produto, viu mais detalhes e agora quer fechar a compra. Que tal ativar a opção de finalizar dentro do Instagram? Assim, a experiência do cliente fica integrada na mesma plataforma.
17. Invista em anúncios pagos
Os anúncios do Instagram também podem ser feitos para divulgar os produtos e fazer com que atinjam mais pessoas. Entenda qual é o valor que a sua loja pode investir e crie anúncios com base em público e informações demográficas.
Leia também: Tráfego pago para e-commerce
18. Foque na criação de vídeos
Não é novidade que os vídeos e Reels são formatos que alcançam mais pessoas no Instagram. Por isso, criar vídeos para os produtos é uma ótima estratégia, ainda mais combinando com a marcação de etiquetas com informações do que você está vendendo.
19. Colabore com influenciadores
Assim como os anúncios, o marketing de influência traz grandes benefícios para a divulgação dos produtos, principalmente no Instagram. Selecione influenciadores que fazem sentido com o nicho de mercado que você quer atingir e proponha parcerias.
⚠️ Mas, atenção: campanhas com influenciadores precisam ser realistas para fazerem sentido. De nada adianta anunciar produtos que não combinam com o conteúdo que o influenciador produz. Vale o bom senso na hora de escolher as parcerias de trabalho.
20. Avalie os resultados e faça melhorias
A análise dos dados do perfil comercial no Instagram e do desempenho da loja estão disponíveis para que você tome as melhores decisões e refine as estratégias de vendas. Crie uma rotina de avaliar o desempenho sempre que possível.
As vantagens de vender pelo Instagram
Usar o Instagram é uma ótima maneira de expandir os negócios do seu e-commerce e nós te explicamos o por quê:
Você tem acesso a estatísticas de alcance, engajamento e conversões
Os dados de uma conta comercial no Instagram permitem que você acompanhe o alcance das publicações, as taxas de engajamento, cliques nos links e várias outras métricas que ajudam a entender o desempenho do perfil na rede social e, consequentemente, ter dados valiosos para tomar decisões estratégicas sobre o negócio.
Você interage diretamente com o público
Através de comentários e mensagens diretas no Instagram, seus clientes e potenciais novos compradores podem tirar dúvidas com você e receber um atendimento mais próximo e personalizado.
Leia também: Dicas para melhorar o atendimento ao cliente
Você integra a sua loja com a rede social
O catálogo de produtos disponível no Instagram Shopping é atualizado diretamente a partir da sua loja virtual, fazendo com que os dois canais fiquem integrados. Isso porque existe uma ferramenta, chamada de Feed XML, que possibilita conectar loja e rede social e manter seu catálogo atualizado automaticamente.
A seguir, veremos mais sobre o assunto.
5 benefícios de unir vendas do Instagram com loja própria
O volume de pessoas ativas no Instagram cresce cada vez mais.
Portanto, estar presente na rede social traz grandes benefícios para as lojas. Afinal, não é à toa que existem mais de 25 milhões de perfis empresariais no Instagram, segundo dados da própria rede.
Além disso, 90% de todos os usuários seguem, ao menos, uma conta comercial e interagem com os conteúdos.
Ou seja, ao utilizar o Instagram como uma ferramenta de vendas para a sua loja virtual, você:
Possibilita que seus produtos alcancem mais pessoas
Seja com o uso de hashtags ou o próprio compartilhamento das publicações e produtos pelas pessoas que seguem e consomem da loja virtual através do Instagram.
Aumenta as conversões da sua loja
O Compras no Instagram facilita a compra diretamente no perfil da sua loja, mas a rede social como um todo possui vários meios para que haja o aumento das conversões: link na bio, links nos stories, demonstração de produtos em conteúdos de qualidade, entre outros.
Cria novas e melhores experiências de compra
Em outras palavras: ao utilizar o Instagram Shopping conectado à sua loja virtual, o catálogo de produtos está sempre atualizado e o seu cliente pode escolher se prefere finalizar a compra no Instagram ou na loja virtual.
Recebe feedbacks constantes
Ao vender no Instagram, você pode compartilhar as provas sociais de seus clientes. Assim, você consegue incentivar as pessoas para receber mais opiniões sobre a experiência de compra na sua loja.
Impacta novos públicos
Cerca de 70% das pessoas que utilizam a rede social buscam por uma nova compra no Instagram. Ou seja, essa também é uma plataforma para expandir o seu mercado.
Como integrar o Instagram com a loja virtual Yampi
Com as configurações iniciais feitas no Instagram, no Gerenciador de Comércio e no Meta Business Suite, está na hora de configurar os produtos na loja do Instagram.
O sistema de upload de produtos na rede social funciona através de um Feed XML. Ou seja, é necessário gerar um documento com as especificações dos produtos disponíveis e subir o arquivo dentro do Gerenciador de Comércio.
Na Yampi, esse arquivo é gerado automaticamente caso o lojista utilize a solução de loja virtual. No entanto, apenas para quem usa a Loja Completa, para quem usa apenas o Checkout Transparente, essa funcionalidade não está disponível.
Dessa forma, para acessar o arquivo, siga o passo a passo:
1º Passo
- No painel administrativo da sua loja na Yampi, acesse o menu “Produtos” e, depois, “Feed XML“;
- Copie o link gerado para “Facebook“;
- Reserve o link em um lugar de fácil acesso, como no bloco de notas.
2º Passo
Agora, a próxima etapa é configurar o catálogo dentro do Meta Business Suite.
- Acesse o gerenciador de comércio;
- Selecione “Começar” e, em seguida, “Criar um catálogo“;
- Depois, siga em “Comércio eletrônico“;
- Selecione “Carregar informações de produto” e crie um nome para o catálogo;
- Por fim, selecione “Criar” e, depois, “Ver catálogo“.
3º Passo
Por último, você precisa subir os produtos no catálogo.
- Ainda no gerenciador de comércio, vá até “Catálogos” e, depois, “Itens“;
- Selecione o submenu “Adicionar itens“;
- Clique em “Data feed” e, em seguida, “Avançar“;
- Avance na etapa de carregar planilha clicando em “Sim“;
- Selecione “Usar uma URL“;
- Cole o link gerado na sua loja Yampi;
- Selecione qual será a frequência de atualização (recomendamos que seja diariamente às 8:00 AM, com o fuso horário de Brasília);
- Avance para selecionar a moeda padrão (BRL para Real);
- Por fim, selecione “Carregar“.
Seu novo catálogo de produtos está pronto!
⭐ Com a seleção de atualização de produtos diária, o gerenciador de comércio busca as informações mais atualizadas sobre o catálogo direto na sua loja da Yampi.
Bônus: o que mais vende no Instagram
Em linhas gerais, o Instagram é uma rede social com muito apelo visual. Por isso, produtos que tenham uma linha mais estética, com cores, formatos e variações nas demonstrações visuais tendem a vender melhor. Mas não é regra.
Em outras palavras, os lojistas podem e devem utilizar o Instagram como plataforma de venda para uma infinidade de produtos.
Além disso, a 48ª edição do relatório Webshoppers de 2023 mostrou que algumas categorias de produtos receberam um aumento no número de pedidos online. São elas:
- Perfumaria e Cosméticos;
- Casa e Decoração;
- Saúde;
- Alimentos e Bebidas;
- Eletrodomésticos;
- Esporte e Lazer;
- Moda e Acessórios;
- Artigos para Bebês;
- Informática;
- Telefonia;
- Eletrônicos.