Utilizar copy para vendas faz parte do dia a dia de quem tem loja online. Simplificando, copy é o texto desenvolvido para convencer a pessoa leitora a realizar determinada ação, como uma compra ou um cadastro em uma newsletter, por exemplo.
As técnicas de copy para vendas envolvem desde gatilhos mentais até técnicas mais específicas para posicionamento de páginas em mecanismos de buscas, e são essenciais para o sucesso da sua loja virtual.
Ao final deste artigo, você terá aprendido com a gente como escrever copies que convertem para vender seus produtos e serviços online! Vamos nessa?
Acompanhe o texto na íntegra ou navegue pelo menu abaixo:
Copy para vendas: o que é e onde pode ser utilizada?
Para aprender tudo, vamos do início: copy para vendas nada mais é do que processo de escrever textos persuasivos e convincentes com o objetivo de promover um produto, serviço ou ideia.
O objetivo final, que se espera atingir com uma copy bem escrita e estruturada, é que o leitor realize uma ação. Esta, por sua vez, pode ser a compra de um produto, cadastro em um formulário, uma avaliação, entre outros.
No caso da copy para vendas, queremos que a pessoa compre o produto ou serviço. E é sobre isso que falaremos aqui.
Copy para vendas vem de Copywriting, um termo em inglês para se referir à produção de textos persuasivos. Aliás, escrever copy para vendas funciona muito em landing pages, e-mails marketing, descrição de produtos em e-commerces, entre outros pontos de contato com o consumidor.
Para nunca mais errar: copywriter é a pessoa especializada em escrever textos voltados para conversão, mas não é o mesmo que um redator. São duas funções similares, que trabalham com escrita, mas com finalidades diferentes.
O redator é o profissional especializado em textos longos, não necessariamente voltados para a conversão: podem ser informativos, opinativos ou subjetivos.
4 técnicas para fazer uma copy para vendas de alta conversão
Se você pensa que, para escrever uma copy para vendas na sua loja virtual, basta descrever os produtos e incluir um “compre agora”, temos muito trabalho pela frente!
Ao criar uma copy para vendas, é importante entender o público-alvo da loja virtual, conhecer as necessidades, desejos e dores dessas pessoas, e adaptar a linguagem e o tom de voz de acordo com o perfil do cliente.
Além disso, a copy deve ser clara, direta e convincente, transmitindo uma mensagem persuasiva que impacte os leitores e auxilie na tomada de decisão.
Existem 4 técnicas muito utilizadas para escrever copy de vendas que funcionam. Veja os detalhes de cada uma a seguir:
1. Gatilhos mentais
São frases e termos de impacto que geram um tipo de gatilho no leitor. Os mais comuns são:
- Escassez: Indicar que há uma quantidade limitada de produtos disponíveis ou que a oferta é por tempo limitado. Por exemplo: “Oferta válida apenas hoje! Últimas unidades disponíveis!”
- Urgência: Criar um senso de urgência para motivar o público a agir imediatamente. Por exemplo: “Compre agora e aproveite essa oferta exclusiva por tempo limitado!”
- Reciprocidade: Oferecer algo de valor gratuitamente, criando um sentimento de reciprocidade no público. Exemplo: “Baixe nosso e-book exclusivo gratuitamente!”
- Curiosidade: Despertar a curiosidade do público, fazendo com que queiram saber mais sobre o produto ou serviço. Exemplo: “Descubra como este produto mudou a vida dos nossos clientes!”
- Garantia: Oferecer uma garantia sólida e segura para transmitir confiança ao público. Exemplo: “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!”
- Exclusividade: Destacar que a oferta é exclusiva e não está disponível em outros lugares. Exemplo: “Apenas para compras no site oficial!”
2. Storytelling
Junto com o branding da marca, o storytelling é um dos pontos mais importantes na hora de desenvolver copy para vendas da sua loja.
Storytelling é a ação de contar a história do produto ou serviço, ou da marca como um todo, de maneira estruturada, com apelos emocionais e que gere conexão com o público-alvo.
Por exemplo: se a sua loja é especializada em biquínis artesanais, o storytelling dos seus produtos pode falar sobre como cada produto é único, “pensado e desenvolvido por profissionais apaixonados pela beleza dos corpos reais”.
Após contar a história por trás de cada produção, você convida a pessoa que está lendo a “vivenciar a experiência de ter um produto produzido com exclusividade”. Assim, você já tem a sua copy para venda de biquínis!
💡O branding e o storytelling andam juntos com a personalização da loja virtual. Veja como os temas da Yampi podem auxiliar na construção de um e-commerce de sucesso:
3. Prova social
Utilizar depoimentos, avaliações ou casos de sucesso como parte da copy de vendas demonstra que outras pessoas estão satisfeitas com aquilo que você vende.
Em outras palavras, a prova social é um ótimo meio para gerar autoridade para a marca, reforçando os valores que ela defende e como o público que consome seus produtos ou serviços está feliz com a experiência.
Experimente enviar pesquisas de satisfação após cada compra para coletar esses depoimentos, ou crie campanhas nas redes sociais, por exemplo.
Aliás, na Yampi você pode inserir avaliações de clientes que já compraram produtos na sua loja. Podem ser comentários, fotos ou até estrelas para te ajudar a convencer potenciais compradores!
4. SEO
A técnica de SEO – Search Engine Optimization – também pode e deve ser utilizada no desenvolvimento de copy para vendas.
SEO significa Search Engine Optimization, ou, em outras palavras, a estratégia de criar textos e conteúdos pensados para trazer bons resultados nos mecanismos de busca. Por isso, é tão fundamental que a descrição de produtos seja pensada para que eles também apareçam nas pesquisas orgânicas do Google.
Para utilizar essa técnica na criação de copy para vendas, vale pesquisar sobre as palavras-chave do seu negócio e incluir essas palavras na descrição dos produtos. Além disso, imagens também são importantes: não esqueça de incluir texto alternativo!
🎓Aprenda um pouco mais sobre SEO para e-commerce:
Utilizar copy para vendas pronta vale a pena?
Sabemos que é um caminho fácil e que nem sempre você terá toda a criatividade do mundo disponível para escrever, mas evite cair na tentação de utilizar copy para vendas prontas, por alguns motivos:
- Usando uma copy para vendas pronta, você pode ser penalizado pelo Google por utilizar conteúdo repetitivo de outro site, fazendo com que a sua página não seja bem colocada nos resultados de pesquisa;
- Ou, então, receber uma acusação de plágio de outros autores;
- Ainda, você corre o risco de impactar públicos que não tenham relação nenhuma com o seu produto ou serviço.
Em outras palavras, escrever copy para vendas é mais sobre técnica e pesquisa do que, necessariamente, criatividade. Confira os exemplos inspiradores que preparamos para você a seguir.
4 exemplos de copy para vendas inspiradoras
Até aqui, você já aprendeu o que é a técnica de copy para vendas e como utilizar no seu negócio, seja com gatilhos mentais, prova social ou contando a história do seu produto ou serviço.
Agora, para te inspirar a criar as suas, trouxemos exemplos de copy para vendas em 4 diferentes segmentos de atuação:
1. Copy para vendas de cursos:
- “Descubra o poder da transformação pessoal com o nosso curso exclusivo.”
- “Aprenda com os melhores especialistas do mercado e adquira habilidades que irão impulsionar sua carreira.”
- “Não perca a oportunidade de investir no seu futuro. Matricule-se agora e comece a trilhar o caminho do sucesso!”
2. Copy para vendas de roupas:
- “Vista-se com estilo e confiança. Nossas roupas foram cuidadosamente selecionadas para elevar o seu visual, destacando sua personalidade única.”
- “Do casual ao elegante, temos peças que irão encantar você. Descubra a moda que reflete quem você realmente é.”
- “Renove seu guarda-roupa hoje mesmo e sinta-se incrível em todas as ocasiões!”
3. Copy para vendas no WhatsApp:
- “Queremos te oferecer uma experiência personalizada e exclusiva. Converse diretamente conosco pelo WhatsApp e descubra produtos sob medida para as suas necessidades.”
- “Estamos aqui para ajudar e garantir que você encontre exatamente o que procura. Adicione nosso número e comece uma conversa agora mesmo. Vamos tornar suas compras mais fáceis e especiais!”
4. Copy para vendas de e-books:
- “Explore novos horizontes com o nosso e-book exclusivo. Conhecimento é poder, e nós queremos empoderar você com as informações mais valiosas.”
- “Descubra segredos, dicas e estratégias para alcançar o sucesso em sua área de interesse.”
- “Invista em seu autodesenvolvimento e adquira hoje mesmo o nosso e-book. Abra as portas para um futuro repleto de conquistas!”
Lembrando que esses exemplos são apenas inspiração. Afinal, o uso de copies prontas pode gerar consequências negativas para o seu negócio.
Para criar as suas próprias copies, foque em destacar os benefícios, resolver as dores do seu público e criar um senso de urgência ou exclusividade para motivar a ação que você deseja do seu cliente.
5 métodos de copy para vendas
Lembra quando falamos que escrever copy para vendas é mais sobre técnica do que criatividade? Agora é hora de ver com os próprios olhos.
Separamos três métodos comuns utilizados no desenvolvimento de copies para vendas, com detalhes de cada um e exemplos de como utilizar:
1. Método AIDA para copy
A sigla AIDA representa as etapas de Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esse método tem como objetivo chamar a atenção do público, despertar o interesse pelo produto ou serviço, gerar o desejo pelo que se está oferecendo e, por fim, incentivar a ação de compra.
Exemplo: “Ganhe destaque na praia com nossos biquínis exclusivos. Feitos com tecidos luxuosos e estilos modernos, eles realçam suas curvas e proporcionam conforto incomparável. Escolha o seu agora e aproveite o verão com confiança e elegância. Com estoques limitados, não perca tempo. Compre já!”
2. Método PAS para copy
O método PAS representa as etapas de Problema, Agitação e Solução. Esse método busca identificar um problema que o público esteja enfrentando, agitar as emoções em torno desse problema e, em seguida, apresentar uma solução que resolva o problema.
Exemplo: Cansou de biquínis comuns que não valorizam suas curvas? Experimente nossos biquínis exclusivos, feitos com tecidos luxuosos e estilos modernos. Ganhe a confiança que você deseja ter na praia. Garanta já o seu modelo exclusivo!
3. Método FAB para copy
A sigla FAB representa as características do produto (Feature), as vantagens que elas oferecem (Advantages) e como esses benefícios atendem às necessidades do público (Benefits). Ou seja, esse método busca destacar as características e benefícios do produto ou serviço de forma clara e convincente.
Exemplo: Nossos biquínis exclusivos são feitos com tecidos luxuosos e estilos modernos, realçando suas curvas e proporcionando conforto. Vá para a praia com confiança. Adquira já o seu modelo exclusivo!
4. Método BAB para copy
Esta técnica de copy para vendas é um acrônimo para Before (antes), After (depois) e Bridge (ponte). Assim, a grande vantagem do método BAB é que ele é muito fácil de aplicar e pode ser usado por quem está começando no assunto.
Nele, você deve apresentar um problema, mostrando o seu impacto negativo. Em seguida, mostre um cenário em que essa dor foi resolvida. Por fim, a solução para esse problema funciona como uma ponte, conectando o cenário antes e depois.
Exemplo: Biquínis convencionais não se adaptam a todos os corpos e causam desconforto na hora de curtir a praia ou a piscina. Agora imagine um biquíni feito sob medida para você, que realça suas curvas e não causa incômodo! É só clicar aqui para conferir os nossos biquínis exclusivos e artesanais.
5. Método 4U’s para copy
4U’s faz referência às quatro características que a sua copy para vendas precisa ter: útil, urgente, única e ultra específica. Portanto, na hora de construir o texto, destaque como o produto atende as necessidades do consumidor, crie um senso de urgência para agilizar a tomada de decisão, apresente os benefícios e seja objetivo, não divague.
Exemplo: Biquínis artesanais: feito sob medida para você ficar confortável neste verão.
A minha copy não está convertendo. E agora?
Você sabe tudo sobre como criar copy para vendas que realmente convertem, já entendeu como adequar técnicas e métodos para a sua loja, mas ainda está percebendo uma baixa conversão dos produtos?
Existem alguns pontos de análise para auxiliar na hora de entender o que pode melhorar na copy utilizada para o seu e-commerce.
Analise os dados do seu e-commerce
O primeiro passo é verificar, dentro do gerenciador da sua loja, como estão os dados de tráfego e conversão. Ou seja, quais páginas estão recebendo mais visitas, quais produtos estão sendo mais visualizados, entre outros pontos.
Avaliando isso, você pode escrever copy para vendas com gatilho de urgência e gerar promoções nos produtos menos vendidos, por exemplo.
E para te ajudar nessa análise, a Yampi conta com uma página de gestão que traz dados em tempo real sobre o seu negócio. Esses dados também ficam disponíveis no nosso app, para que você possa acompanhar seus resultados na palma da mão, de qualquer lugar.
Destaque os benefícios
Seu produto resolve as dores do cliente que você quer atingir? Então, deixe isso o mais claro possível dentro da copy desenvolvida.
Pesquise a fundo o seu público-alvo
De nada adianta ótimas copies se você não está atingindo o público de interesse.
Portanto, vale enviar pesquisas por e-mail para a base de pessoas cadastradas na sua loja e busque entender o que gera valor para essas pessoas, como produtos, benefícios ou diferenciais avaliados.
Leia também: O que é jornada de compra e como ela pode aumentar a conversão
Faça testes e ajustes
Utilizar copies que convertam não é uma ciência exata, você pode e deve testar modelos, técnicas e novos gatilhos para que sua loja converta.
Continue experimentando, analisando e ajustando até encontrar a abordagem que funciona melhor com seu público e gera as conversões desejadas. Com essas dicas, as vendas na sua loja virtual da Yampi vão decolar!