Dark store é um tipo de loja que realiza a organização, montagem e entrega de pedidos realizados em uma loja virtual, sem abrir espaço para visitação como acontece nas lojas físicas. É uma alternativa eficaz para lojistas com maior fluxo de caixa, que desejam ter menos envolvimento com a operação e otimizar as entregas dos pedidos.
Ter uma dark store é a solução para quem busca mais agilidade na entrega de pedidos para clientes e menor envolvimento direto com a operação do e-commerce.
Esse formato não é novo, mas teve um crescimento maior a partir de 2020 e 2021, com o aumento do isolamento social devido a pandemia de Covid-19.
A necessidade de consumo não diminuiu e as lojas precisavam de uma alternativa para seguir enviando produtos aos clientes, com o menor contato e o mais rápido possível.
Se você ainda não conhece o conceito, está na hora de aprender tudo. Talvez, essa seja a opção ideal para a sua loja virtual vender mais com menos esforço.
O que é uma loja dark store?
Dark store (em tradução literal, “loja escura”) é um tipo de loja desenvolvida especialmente para operações de e-commerce. Consiste em um espaço de armazenagem terceirizado que contém todo o estoque da loja virtual, um sistema próprio de controle e funcionários.
A loja não permite visitas, como uma loja física comum – por isso, alguns chamam também de loja fantasma. É apenas um centro de controle e distribuição de pedidos realizados, localizado em centros urbanos movimentados, o que agiliza o tempo de entrega – como nas opções de compra e entrega no mesmo dia.
Mas existem alguns casos em que a loja física pode alugar um espaço para operações de dark store, principalmente quando o local fica próximo de grandes centros urbanos.
Existe um conceito similar, que é o de dark kitchen (em tradução literal, cozinha escura), que são espaços que vendem alimentos prontos através de aplicativos de delivery, mas não possuem a opção de comer no local, servindo apenas como um espaço para produção e controle de entrega.
Dark store é a mesma coisa que dropshipping?
Dropshipping e dark store parecem similares, mas são dois tipos de comércio com objetivos e operações diferentes.
Sim, ambos envolvem a entrega otimizada para o cliente a partir da compra em uma loja virtual com estoque terceirizado.
Mas, no caso do dropshipping, os produtos saem do fornecedor direto para o endereço de quem realizou a compra. São fornecedores internacionais e nacionais, e o lojista virtual é um intermediário, que negocia tanto com quem vende quanto com quem compra.
Por outro lado, na dark store o lojista é responsável pela operação e, ainda que o estoque esteja em um lugar terceirizado, é necessário arcar com funcionários e com o sistema de operação e entrega dos produtos.
Em resumo, o dropshipping:
- Usa vários fornecedores;
- Envio de responsabilidade do fornecedor;
- Não possui estoque próprio.
E, na dark store:
- Não faz diferença a quantidade de fornecedores, desde que os produtos sejam direcionados para o mesmo local;
- Estoque controlado pelo lojista, no espaço contratado;
- Envio de responsabilidade da dark store, contratada pelo lojista.
Como uma dark store funciona?
Vamos entender como, na prática, funciona uma operação em formato dark store.
Antes de tudo, existe o e-commerce. É a interface visual que apresenta e formaliza as vendas entre clientes e lojistas, como as lojas criadas na Yampi.
Após escolher o pedido e finalizar a compra, os pedidos são enviados, através de um sistema proprietário – como um ERP – que conecta o estoque com a disponibilidade apresentada no e-commerce.
Os pedidos são recebidos por funcionários presentes na dark store, que processam a ordem, separando o pedido, montando a embalagem e colocando as etiquetas para envio.
O produto final é, então, enviado para entrega através de um parceiro de logística, entregadores contratados, ou balcão de entrega no local.
Ainda existe um outro tipo de dark store, que funciona em espaços compartilhados entre vários e-commerces, com funcionários que atuam para várias empresas ao mesmo tempo. Nesse tipo de formato, os lojistas contratam os serviços de armazenagem e gerenciamento de pedidos do local e fornecem os produtos da loja.
Benefícios da dark store para lojistas online
Ainda não sabe se investir em uma dark store é uma boa ideia para o seu e-commerce?
Confira alguns dos principais benefícios
Maior agilidade logística
Como as dark stores estão, geralmente, localizadas em centros movimentados, o envio ou entrega dos produtos é mais ágil.
A proximidade com parceiros logísticos auxilia a diminuir o tempo previsto de frete.
Além disso, para dark stores que fornecem um balcão de retirada, a depender da urgência pelo pedido, os clientes podem buscar o próprio pedido sem ter a necessidade de fazer grandes deslocamentos.
Gestão otimizada
Um dos pontos mais interessantes sobre as dark stores é que ter uma operação do tipo simplifica a gestão do e-commerce.
Mas como simplificar se o lojista precisa estar envolvido com um posto terceirizado de organização e entrega de produtos? Da seguinte maneira: a organização dos produtos, etiquetas e envio ou entrega em mãos são de responsabilidade da dark store – e dos funcionários envolvidos.
A gestão necessita fornecer os produtos e os valores envolvidos para manter uma operação do tipo, mas não precisa estar envolvida nos detalhes do cotidiano, o que abre mais espaço para focar em estratégias para aprimorar as vendas.
Maior alcance estratégico
Ainda sobre a localização dos espaços de dark store, estar em um local centralizado aumenta o alcance da loja para venda de produtos estratégicos.
Por exemplo, ao criar uma dark store no centro de uma cidade grande, próximo a prédios comerciais, o lojista conhece melhor o público e pode investir na compra e venda de produtos que façam mais sentido com esses consumidores.
Um diferencial, aqui, é ofertar esses produtos com a opção de entrega no mesmo dia, por um valor de frete específico, criando uma experiência de compra ideal para clientes que precisam de agilidade.
Clientes mais satisfeitos
Com custos de frete adequados e um menor tempo de entrega dos pedidos, os clientes se tornam mais satisfeitos com a experiência de compra geral, e isso aumenta a probabilidade de retornarem.
Com clientes retornando mais vezes, a loja aumenta os índices de retenção e fidelização – grandes objetivos de e-commerces duradouros.
Para qual tipo de loja virtual a dark store funciona?
Via de regra, uma dark store funciona para qualquer tipo de comércio realizado através de lojas virtuais, seja para quem vende produtos de vestuário, decoração, organização, entre outras opções.
O importante, aqui, é entender as necessidades do lojista, qual é a margem de investimento disponível e o nível de maturidade da loja virtual.
Por exemplo, vamos avaliar os seguintes perfis:
- Lojista iniciante, ainda com poucos pedidos finalizados, fluxo de caixa em desenvolvimento.
Ter um estoque pequeno, em casa ou em um espaço com menor custo de aluguel, vale mais do que investir em uma operação dark store.
- Lojista com mais anos de experiência, fluxo de caixa constante, pouco tempo para organização e dinheiro disponível para investimento.
Vale a pena investir em uma dark store para ter agilidade nas vendas e entregas, e não se preocupar em gerir o pedido.
Então, em resumo, a dark store funciona para vários tipos de comércio, o importante é saber qual é o momento certo de investir na operação.
Como associar uma dark store a uma loja online
Até aqui, você já entendeu se ter uma dark store faz sentido, ou não, para o seu momento de lojista virtual.
Se faz, ótimo! Vamos entender como converter a sua operação para esse tipo de loja.
Localize uma dark store
O primeiro passo é localizar as dark stores próximas dos centros em que você deseja estar presente.
No geral, considere os espaços onde estão localizadas as maiores parcelas de clientes recorrentes da sua loja virtual.
Existem franquias de armazéns que também atuam como dark store em várias regiões do Brasil, como a GrinStore, a Roger, a Guarde Mais e a Guarde Aqui.
Faça o envio dos produtos
A dark store é responsável por gerenciar os pedidos e fazer o processo logístico, mas o envio dos produtos ainda é por conta de quem vende.
Avalie quais são as opções de envio de acordo com a dark store e disponibilize seus produtos.
Defina as regras de frete
Com a dark store escolhida, é possível entender os novos prazos de frete, com tempo reduzido e a oferta de retirada no local, quando possível.
Um ponto interessante é entender qual é o limite de tempo para que um pedido tenha a entrega realizada no mesmo dia.
Informe aos clientes
A etapa de informação para os clientes é mais sobre o tipo de frete disponibilizado e os prazos com a mudança de estoque próprio para dark store.
Comunique como uma nova funcionalidade para melhorar ainda mais o relacionamento, com entregas mais rápidas onde o cliente estiver, quando precisar.
6 dicas para gerir uma dark store no seu e-commerce
Ter um e-commerce e utilizar a estratégia de dark store é possível e ajuda a melhorar a experiência de compra do cliente.
Para que o lojista também tenha uma experiência positiva, é necessário atentar para algumas boas práticas de gestão.
Listamos, a seguir, 6 dicas de gestão para quem tem uma loja virtual e deseja investir nessa modalidade:
Escolha um local estratégico
Como falamos, a escolha do local precisa estar relacionada com a localização dos próprios clientes.
Por isso, entender a fundo como se comporta e onde estão os clientes frequentes da loja demonstra o diferencial da operação.
Outra alternativa é selecionar o local com base nos clientes desejados – o público-alvo da loja virtual.
São jovens? Pessoas de meia idade? Ainda trabalham? Onde vivem? Essas perguntas são básicas, mas ajudam na definição do local.
Mantenha o estoque abastecido
Vale lembrar que, na maioria dos casos, a disponibilização dos produtos na dark store é de responsabilidade do lojista.
Garantir que o estoque esteja sempre abastecido com os produtos com maior saída facilita na entrega e faz com que a promessa de entrega rápida seja cumprida.
Faça a integração com a loja virtual
Os dados sobre vendas, estoque e faturamento podem e devem ser integrados entre o sistema da dark store e a loja virtual.
Com a Yampi, os lojistas têm acesso aos principais ERPs do mercado, que integra com outros sistemas de acordo com as especificações de cada fornecedor.
Entenda quais são os softwares envolvidos e garanta que a sua loja virtual esteja conectada com a dark store.
Invista em tecnologia
Falando em software, a tecnologia é, de fato, uma grande aliada para o sucesso das dark stores.
Desde o controle de etiquetas, estoque, distribuição e envio, investir em aplicativos e softwares que simplifiquem a gestão ajuda quem está do lado da loja e quem está na operação diária.
Leia também: Recursos essenciais de tecnologia para e-commerce
Considere criar um balcão de retirada
Essa não é uma obrigatoriedade, mas ajuda a criar mais uma opção de retirada no local para clientes.
Nem todos os fornecedores de dark store permitem isso, mas, caso seja em um espaço com essa opção, avalie os custos e leve em consideração a oportunidade de implementar a retirada por conta do cliente.
Isso pode anular o custo de frete e tornar a compra ainda mais atrativa.
Transforme uma loja física em dark store
Se você é um lojista com operação em loja física, mas que não está apresentando o retorno esperado, faça com que o espaço seja uma dark store.
Para isso, é necessário fazer algumas modificações no interior do espaço e “fechar as portas” para clientes externos, mas o retorno em entrega e agilidade compensam.
Exemplos de e-commerces brasileiros que utilizam dark store
Para entender as vantagens de uma dark store, podemos buscar exemplos que deram certo no mercado e avaliar como é possível colocar na realidade do e-commerce
Trouxemos grandes nomes que utilizam o sistema e quais os benefícios agregados em cada exemplo. Confira!
Marisa
A Marisa, uma loja especializada em moda feminina e masculina, é um exemplo de uso de dark store em grandes centros urbanos que deu certo.
O uso de dark store pela loja iniciou no período de isolamento social (em 2021, mais especificamente), e permitiu uma diminuição de 18% no valor do frete, segundo dados da Forbes.
A princípio, a operação com entrega simplificada a partir da dark store funcionou na cidade de São Paulo, o que representa bem a proposta de utilizar centros urbanos movimentados.
Mercado Livre
O Mercado Livre é um marketplace e, diferente de um e-commerce tradicional, concentra vários tipos de lojas virtuais em um mesmo espaço.
Porém, o que torna o Mercado Livre um bom exemplo de uso de dark store é a possibilidade de organização de estoque e distribuição nos centros especializados, que podem ser contratados por lojistas.
Isso permite o envio de produtos na modalidade envios full, que chega em menos tempo e, a depender do horário da compra, no mesmo dia.
Daki
A Daki é um mercado virtual, com produtos de mercearia, açougue, secos e molhados em geral.
Com atuação forte na cidade de São Paulo e Grande São Paulo, a Daki permite compras com entregas previstas no tempo mais adequado para o cliente, de acordo com a localidade.
Quem visita o site ou baixa o aplicativo desse e-commerce pode selecionar os produtos com a etiqueta “próximos de mim”. Os itens são entregues a partir de várias pequenas dark stores da loja virtual, localizadas em diversos bairros.
Dark store consiste em um espaço de armazenagem terceirizado que contém todo o estoque de uma loja virtual, um sistema próprio de controle e funcionários.
Maior agilidade logística
Gestão otimizada
Maior alcance estratégico
Clientes mais satisfeitos
Localize uma dark store
Faça o envio dos produtos
Defina as regras de frete
Informe aos clientes