O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma data estratégica para lojistas aumentarem as vendas e fortalecerem o relacionamento com seus clientes. Criada para homenagear e valorizar os consumidores, é uma ocasião marcada por promoções e descontos exclusivos.
Especial para o calendário de datas comerciais, o Dia do Cliente abre muitas possibilidades para quem quer inovar nas ações para vender mais no e-commerce nesta data.
Por isso, vamos aprender mais sobre como vender na ocasião e descobrir dicas práticas para aplicar na sua loja virtual no Dia do Cliente 2024!
Quando é o Dia do Cliente 2024?
Fique de olho para organizar o calendário de promoções da sua loja virtual: o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro.
Em 2024, o Dia do Cliente cai em um domingo, ótimo momento para lançar promoções com extensão para o final de semana inteira. Em outras palavras, existe a possibilidade de aumentar a conversão de vendas para os clientes com mais tempo livre.
Entenda a diferença entre Dia do Cliente e Dia do Consumidor
Apesar dos nomes serem parecidos, as duas datas são diferentes.
O Dia do Cliente tem uma história mais comercial. Isso porque a data foi uma iniciativa de um empresário brasileiro, que tinha o objetivo de parabenizar clientes e fidelizar as relações comerciais entre eles e as empresas. É uma data recente, firmada em 2003.
Já o Dia Mundial do Consumidor, que é celebrado em 15 de março, tem origem na área do Direito, e é muito mais sobre a conscientização dos direitos dos consumidores.
As duas ocasiões são importantes para e-commerce, pois representam uma oportunidade de aumentar as vendas, fidelizar clientes e alcançar novos públicos. Por isso, vale preparar a sua loja virtual para melhorar os resultados.
5 benefícios em investir em ações para o Dia do Cliente
O Dia do Cliente movimenta diversas lojas virtuais e físicas porque traz muitos benefícios para quem vende – e para quem compra, também. Vamos ver algumas dessas vantagens a seguir:
1. Aumento de visibilidade no site
As promoções do Dia do Cliente geram mais tráfego para as lojas virtuais, resultando em mais visitas, sessões e novos leads cadastrados na plataforma.
2. Aumento do ticket médio
Ainda falando sobre promoções, a oferta de produtos não essenciais com valores atrativos tem potencial para aumentar as vendas gerais do e-commerce.
Oferecer descontos especiais ou brindes faz com que as vendas aumentem, tanto em volume de produtos quanto em ticket médio, já que os clientes sentem que estão fazendo um bom negócio.
3. Fidelização dos clientes
Falamos dos benefícios para novos visitantes, mas precisamos destacar que criar promoções segmentadas para o Dia do Cliente 2023 para quem já é consumidor da sua loja traz um grande impacto na fidelização.
Ações voltadas para os clientes recorrentes fazem com que eles se sintam reconhecidos e importantes para a loja.
4. Aumento da lembrança de marca
As ações que costumam colocar o cliente em primeiro lugar tornam as marcas mais humanizadas e demonstram a importância do cliente.
Por isso, utilizar o Dia do Cliente como maneira de fidelizar impacta, também, na lembrança de marca – seus clientes vão lembrar de como você fez com que eles se sentissem especiais. Inclusive, a estratégia de branding auxilia as marcas a serem lembradas pelo público.
5. Engajamento nas redes sociais
O Dia do Cliente também oferece oportunidades para criar conteúdos envolventes e interativos nas redes sociais. Afinal, você pode usar a ocasião para divulgar produtos ou criar campanhas para gerar novas promoções, o que leva a um aumento nas interações, compartilhamentos e comentários. E, como consequência, aumentando a taxa de engajamento das redes sociais.
💡Leia também: Dicas para vender mais no Instagram
Quais os produtos mais vendidos no Dia do Cliente 2023?
Aqui vai uma dica muito valiosa para o seu e-commerce: foque seus esforços no que os clientes mais desejam comprar.
Os produtos mais vendidos no Dia do Cliente em 2023 refletiram a popularidade de algumas categorias que já vinham ganhando destaque em datas comerciais:
- Eletrodomésticos e eletrônicos: Produtos como TVs, celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos lideraram as vendas, impulsionados por descontos significativos.
- Moda e acessórios: Roupas, calçados e acessórios continuam sendo uma das categorias mais buscadas, com grande apelo em promoções.
- Beleza e cuidados pessoais: Cosméticos, produtos de skincare, perfumes e itens para cuidados com cabelo apresentaram alta demanda.
- Produtos para casa e cozinha: Itens como panelas, utensílios de cozinha, roupas de cama, mesa e banho também tiveram um aumento considerável nas vendas.
- Móveis e decoração: As pessoas aproveitaram as promoções para renovar móveis ou decorar a casa.
Quando começar as promoções para o Dia do Cliente 2024?
O Dia do Cliente, como você já sabe, acontece na primeira quinzena de setembro. É uma data que se repete todos os anos, no mesmo período. Ou seja, você pode fazer um planejamento mais elaborado para a sua loja virtual.
Na hora de personalizar a loja virtual, vale utilizar um dos sete temas disponíveis na Yampi. Afinal, é possível criar banners, mudar cabeçalho, definir cores e deixar a loja pronta para converter mais. O recomendado é personalizar com um mês de antecedência.
Sabemos que o dia a dia pode ser corrido, mas estudar com antecedência o calendário de datas relevantes para o comércio e pensar como a sua loja virtual pode participar faz toda a diferença no sucesso das ações.
8 ideias para vender mais no Dia do Cliente 2024
Vamos conhecer 8 tipos diferentes de ações para colocar em prática no seu e-commerce e vender mais no Dia do Cliente:
1. Cupons de desconto
Utilize as redes sociais e demais canais de relacionamento com seus clientes para disparar cupons de desconto estratégicos para determinados produtos ou setores da loja virtual.
Mais do que aumentar as vendas, isso contribui para iniciar um relacionamento no pós-venda. Além disso, confirme as compras com mais um código de desconto exclusivo para a próxima visita do cliente ao e-commerce.
🎥Quer saber como criar cupons de desconto? Aperta o play:
2. Promoções “leve mais, pague menos”
Em produtos que estejam com grande estoque na sua loja, crie ações em que o cliente possa comprar mais produtos e pagar menos.
Assim, aumenta o seu ticket médio de venda no período e ainda libera espaço no estoque para incluir novos produtos.
3. Desconto progressivo
Similar à promoção anterior, o desconto progressivo é utilizado para quantidades de produtos. Ou seja, quanto mais comprar, maior é o desconto, independente da categoria.
Na sua Loja da Yampi, você pode configurar faixas de desconto de acordo com valor mínimo da compra e quantidade de produtos.
4. Frete grátis nas compras do período
Essa é uma das ações que mais gera resultado. Portanto, como o Dia do Cliente em 2024 acontece em um domingo, libere o frete grátis durante o final de semana. Neste conteúdo você pode conferir dicas para oferecer frete grátis aos seus clientes sem prejudicar o financeiro da sua loja!
Leia também: Dicas para ter frete mais barato
5. Ações de indicação
Uma ação que funciona muito bem em datas como o Dia do Cliente é a de promover indicações de amigos.
Dessa forma, você pode criar cupons de desconto compartilháveis, em que o seu cliente indica amigos para a sua loja e, em troca, ganha pontos ou desconto para comprar os seus produtos.
6. Envio de brindes
Essa ação pode ter condicionais de valor mínimo do carrinho, quantidade de produtos, regiões de envio, entre outros.
Os brindes podem ser produtos menores, produtos personalizados como copos e souvenirs e, até mesmo, cupons de desconto para uma próxima compra.
7. Sorteios
As redes sociais podem e devem ser usadas para sua campanha no Dia do Cliente. Assim, uma possibilidade é sortear brindes e fazer transmissões ao vivo, utilizando ferramentas de contagem e seleção aleatória de nomes.
Mas atenção: tenha cuidado com legendas de publicações que incentivem o sorteio diretamente, como “curta e compartilhe para participar”. Algumas redes sociais podem penalizar contas que forçam o engajamento em textos e imagens.
8. Lançamentos de hora em hora
Essa estratégia é ótima para reter a sua comunidade nos seus canais digitais e causar uma antecipação positiva.
Portanto, semanas antes da data, anuncie a dinâmica do lançamento dos produtos novos e exclusivos nos canais de comunicação que você utiliza para o e-commerce, e siga alimentando o desejo até o período.
No dia (ou no final de semana), siga com os lançamentos de acordo com o que foi programado.
20 mensagens de Dia do Cliente para engajar com seu público
Ainda na ideia de facilitar o seu trabalho no Dia do Cliente, desenvolvemos algumas frases que você pode aplicar de acordo com o segmento da sua loja virtual.
✨ Dica: utilize as frases sempre em primeira pessoa, como se estivesse falando apenas com uma pessoa. Torna a comunicação mais personalizada e diminui a sensação do leitor de que é mais um na multidão.
- Clientes como você fazem nosso trabalho valer a pena. Feliz Dia do Cliente!
- Cliente satisfeito é a nossa maior conquista. Parabéns a você, que nos inspira a melhorar nossos serviços a cada dia!
- Neste Dia do Cliente, a gratidão é nossa maior oferta. Você é o coração do nosso negócio!
- Fazer negócios com clientes como você é um privilégio. Desejamos um Dia do Cliente repleto de alegria e prosperidade.
- Neste dia dedicado a você, nosso cliente, queremos retribuir um pouco do carinho que nos dá todos os dias. Obrigado por fazer parte da nossa família!
- O Dia do Cliente é a ocasião perfeita para reafirmarmos nosso compromisso com a sua satisfação. Muito obrigado por fazer parte da nossa jornada.
- No Dia do Cliente, renovamos nosso compromisso de oferecer a você o melhor serviço e produtos. Sua satisfação é nossa prioridade.
- No Dia do Cliente, nossa maior gratidão vai para você, que nos permite fazer o que amamos. Seu apoio é a força que impulsiona nosso sucesso!
- Para o melhor cliente do mundo, um Feliz Dia do Cliente repleto de alegria, recompensas e momentos inesquecíveis. Sua presença é um presente para nós!
- Neste Dia do Cliente, queremos lembrar que você é o coração do nosso negócio. Cada escolha sua nos inspira a ser melhores! Por isso, hoje a festa é sua, com surpresas que preparamos especialmente para você. 🎁💬 #DiaDoCliente
- Mais do que clientes, vocês são parceiros que fazem parte do nosso sonho. No #DiaDoCliente, queremos celebrar as conquistas que alcançamos juntos. Obrigado por cada passo dessa caminhada!
- Você faz parte do nosso sucesso, e hoje é o seu dia! Para celebrar, preparamos ofertas imperdíveis só para você. Aproveite e celebre o #DiaDoCliente com descontos especiais! 🛍️✨
- Nosso sucesso é resultado da sua lealdade. Neste Dia do Cliente, nosso presente para você é retribuir essa confiança com exclusividades e vantagens que só os nossos clientes mais especiais merecem. 🏅
- Hoje é o Dia do Cliente, mas para nós, todos os dias são seus! Cada detalhe que pensamos é para você se sentir especial. Obrigado por estar sempre com a gente! ❤️🌟 #DiaDoCliente #ClientesEspeciais
- Você merece o melhor, e no Dia do Cliente, quem ganha é você! 🎁 Aproveite nossos presentes e condições exclusivas, porque sua confiança é o nosso maior prêmio. #DiaDoCliente #PresentesEspeciais
- Juntos, construímos algo incrível. Hoje, no #DiaDoCliente, queremos agradecer por fazer parte da nossa comunidade. Que venham mais histórias, conquistas e, claro, muita satisfação!
- Hoje o dia é só seu! Exclusivo, especial e cheio de vantagens que você só encontra aqui. Porque quando você é cliente, você é VIP. ⭐ Aproveite o #DiaDoCliente com benefícios únicos!
- Neste #DiaDoCliente, agradecemos a você que nos escolhe e ainda ajuda a construir um futuro mais sustentável. Juntos, fazemos escolhas conscientes.
- Hoje celebramos você, que é a razão do nosso sucesso! 🎊 Obrigado por nos permitir fazer parte da sua história. Aproveite o #DiaDoCliente com surpresas especiais preparadas com todo carinho!
- Hoje é o dia de quem faz tudo acontecer: você, nosso cliente! Seu apoio nos motiva a continuar evoluindo. Obrigado por estar conosco em cada etapa dessa jornada. 🎉💼 #DiaDoCliente
Lembre de modificar as frases de acordo com o canal em que elas serão utilizadas, como redes sociais, e-mail marketing ou WhatsApp.
10 promoções para fazer na sua loja virtual no Dia do Cliente
Está com poucas ideias de quais promoções fazer no Dia do Cliente? Nós podemos ajudar!
Separamos aqui 10 ideias de fácil execução para vender mais no Dia do Cliente. Confira:
- Cashback: ofereça um cashback para as próximas compras dos seus clientes, incentivando para que voltem à loja;
- Flash sales: realize várias liquidações rápidas ao longo do dia, com produtos diferentes em oferta por um curto período de tempo, para manter os clientes engajados e retornando à loja;
- Happy hour de descontos: como a flash sale, mas em um período específico do dia, como um “happy hour” de descontos, em que certos produtos têm descontos especiais apenas no horário designado;
- Descontos por aniversário: ofereça um desconto especial para clientes que estão celebrando o aniversário durante o mês do Dia do Cliente;
- Cupom misterioso: envie cupons de desconto por e-mail para os clientes, mas não revele o valor do desconto até que o cupom seja aplicado na compra;
- Desafio de compras: crie um desafio de compras, em que os clientes que atingirem um certo valor de compra recebem um desconto adicional na próxima;
- Desconto por avaliação: disponibilize um desconto adicional para clientes que deixarem avaliações sobre os produtos comprados;
- Desafio de indicação: crie um desafio de em que os clientes são recompensados por indicarem novos clientes;
- Lançamento exclusivo: aproveite a data para fazer lançamentos de novos produtos, oferecendo com exclusividade no Dia do Cliente;
- Personalização gratuita: ofereça a gravação de iniciais ou nomes para personalizar produtos que permitam essa ação aos clientes que comprarem na data.
Atenção a esses pontos para se preparar para o Dia do Cliente
Para garantir o sucesso da campanha, é fundamental que o negócio esteja bem preparado. Desde o planejamento de ofertas e campanhas de marketing até a otimização da experiência do usuário no site: cada detalhe conta para proporcionar uma jornada de compra satisfatória.
Aqui estão algumas dicas e pontos de atenção para lojistas virtuais iniciantes se prepararem para essa data importante:
1. Planejamento Antecipado
Defina metas claras e estabeleça objetivos de vendas e engajamento. Isso te ajuda a medir o sucesso da campanha. Quando o assunto é estoque, o planejamento antecipado também garante que você tenha produtos suficientes para atender à demanda. Afinal, estoque adequado evita frustração do cliente e atrasos na entrega.
2. Ofertas Atrativas
Prepare ofertas exclusivas e descontos atrativos para destacar seu e-commerce. Para isso, vale apostar na criação de combos de produtos, descontos progressivos ou frete grátis.
Como o Dia do Cliente acontece só uma vez no ano, crie promoções de tempo limitado para gerar urgência e aumentar a conversão.
3. Personalização
Ofereça cupons personalizados para clientes antigos, incentivando a recompra. É uma estratégia inteligente para aumentar a fidelização, portanto, capriche na personalização para criar uma conexão mais forte com o cliente.
Isso vale para as campanhas via e-mail: envie mensagens personalizadas, focadas em grupos específicos de clientes, de acordo com suas preferências e comportamentos de compra.
4. Experiência do Usuário
Antes da data comercial chegar, tenha certeza que seu site está intuitivo, fácil de navegar e rápido. Isso vale também para dispositivos móveis: confira se a loja está responsiva e atraente para telas menores. Afinal, uma boa experiência de usuário aumenta as chances de compra!
Não esqueça de verificar se o processo de checkout está funcionando perfeitamente. Remova obstáculos como campos desnecessários ou passos complicados. Não menos importante: conte com uma plataforma de e-commerce estável para suportar picos de tráfego sem comprometer o desempenho do site.
Uma plataforma confiável, como a Yampi, assegura que o site funcione perfeitamente durante grandes eventos promocionais, evitando quedas e lentidões que podem prejudicar as vendas.
5. Marketing Estratégico
Utilize campanhas de marketing pagas no Google, Facebook e Instagram para atrair novos clientes e reengajar os atuais.
Mas não esqueça que tráfego orgânico também é valioso no mundo do e-commerce e utilize as redes sociais para criar posts envolventes e criativos sobre as promoções. Vídeos, stories e lives podem atrair a atenção e aumentar o alcance da sua marca.
Se a sua marca já está consolidada no mercado, considere parcerias com influenciadores para aumentar a visibilidade das suas ofertas.
6. Preparação Logística
Reforce a parceria com transportadoras e verifique prazos de entrega. Isso porque o pós-compra também é importante! Cumprir o prazo é fundamental para garantir uma boa experiência do cliente.
Uma boa dica para destacar a sua marca perante os concorrentes no Dia do Cliente é oferecer condições de frete atrativas, como frete grátis ou descontos no envio, principalmente para compras acima de um valor mínimo.
7. Pós-Venda
Após a compra, envie uma mensagem de agradecimento e informações sobre o status do pedido. Se você usa a Yampi, pode configurar os e-mails transacionais, enviados automaticamente para os clientes informando sobre cada etapa da compra.
Aproveite o momento para incentivar os clientes a deixarem avaliações sobre a experiência de compra. Isso ajuda a gerar confiança em novos clientes.
8. Monitoramento e Ajustes
Se essa é a primeira vez que você faz uma campanha comercial, saiba que é preciso monitorar as vendas ao longo do dia para evitar problemas. Esteja pronto para ajustar as promoções ou campanhas caso necessário.
Após a data, analise os dados de vendas e comportamento do cliente para melhorar as futuras ações.
Como personalizar a loja virtual para o Dia do Cliente 2024
Para mostrar que a sua loja entrou no clima de Dia do Cliente, além de fazer publicações e comunicados nos canais digitais, você pode personalizar a sua loja seguindo as nossas dicas:
1. Crie uma identidade visual para a data
Uma identidade visual nada mais é do que uma “roupa” que representa o seu e-commerce.
Normalmente, as lojas possuem uma identidade visual determinada no branding, mas que pode ser alterada em alguns aspectos, como cores e imagens, por exemplo.
Para mostrar que a sua loja entrou no clima da data, crie um novo visual específico para o Dia do Cliente. Isso porque a mudança de cores e aspectos chama a atenção do público, que vai ficar de olho para descobrir o que está acontecendo.
💡Aprenda como criar uma identidade visual para a sua loja:
2. Desenvolva uma página exclusiva para a data
Uma boa estratégia para vender mais no Dia do Cliente é a criação de uma landing page, isto é, uma página exclusiva para a data. Assim, você consegue destacar produtos e categorias, além de direcionar o seu cliente para a finalização direta do pedido.
3. Crie uma página de perguntas e respostas
Centralize as dúvidas frequentes sobre promoções e ofertas do Dia do Cliente em um mesmo espaço na sua loja virtual. Dessa forma, facilita o acesso dos seus clientes ao atendimento.
4. Atualize as fotos dos produtos em promoção
Pode ser produzindo novas fotos, criando artes com as fotos atuais e parte da nova identidade visual. Invista na sua criatividade e deixe a sua loja com a cara da data.
A plataforma de e-commerce para vender mais no Dia do Cliente
A escolha da plataforma de e-commerce certa pode ser o diferencial para vender mais no Dia do Cliente.
Em uma data com alto volume de acessos e vendas, contar com uma plataforma como a Yampi, robusta e confiável, é essencial para evitar quedas, lentidão e problemas no processo de compra.
Além da estabilidade, a Yampi oferece ferramentas que potencializam as vendas, como integrações com meios de pagamento variados, Order Bump, Upsell, Recuperação de Carrinho Abandonado, Retentativa Transparente e uma experiência de checkout rápida e eficiente.
Você conta com uma infraestrutura estável, preparada para picos de tráfego, além de funcionalidades avançadas que ajudam a otimizar o desempenho da loja e melhorar a experiência do cliente.
Escolha uma plataforma que te permite se concentrar nas estratégias de marketing e atendimento, enquanto a parte técnica é cuidada com segurança e eficiência.
O Dia do Cliente 2024 acontece em 15 de setembro, um domingo.
Cashback (dinheiro retornado da compra)
Flash sales (liquidações rápidas ao longo do dia)
Happy hour de descontos
Descontos por aniversário
Cupom misterioso por e-mail
Desafio de compras
Desconto por avaliação
Desafio de indicação
Lançamento de produtos exclusivos
Personalização gratuita de produtos
Eletrodomésticos e eletrônicos
Moda e acessórios
Beleza e cuidados pessoais
Produtos para casa e cozinha
Móveis e decoração