Quem aqui adora quando a loja virtual oferece frete grátis? ✋
Afinal, esse é um fator decisivo para o fechamento da compra para 65% dos compradores, segundo uma pesquisa da Opinion Box.
Essa vantagem é tão relevante no e-commerce que existe até uma data exclusiva para isso: o Dia do Frete Grátis – uma das ocasiões mais importantes no calendário comercial para o e-commerce.
Por isso, aprenda mais sobre a data e conheça estratégias para vender mais com a gente!
O que é o Dia do Frete Grátis?
Apesar de ser muito popular no Brasil, a data foi criada nos Estados Unidos.
A data original, chamada de Free Shipping Day, acontece no meio de dezembro e tem o objetivo de aumentar as compras de Natal. É celebrada desde 2008, por iniciativa de Luke Knowles, fundados do site freeshipping.org.
No entanto, no Brasil, a data foi alterada para abril como um motivo para incentivar as vendas em épocas menos festivas.
Quando é o Dia do Frete Grátis 2024?
A data comemorativa no Brasil acontece na última semana do mês de abril. Em 2024, o Dia do Frete Grátis está marcado para 28 de abril, último domingo do mês.
Em alguns anos anteriores, a data foi celebrada no país em dezembro, mas se tornou fixa em abril.
Para algumas empresas, a ocasião pode se extender para um final de semana ou, então, para uma semana inteira. A escolha vai depender, principalmente, do tipo de estratégia escolhida pelos lojistas virtuais para vender mais.
💡 Como em 2024 a data cai em um domingo, fica mais fácil – e vantajoso – expandir para o Final de Semana do Frete Grátis.
Vantagens do Dia do Frete Grátis para sua loja
Falando em vantagens, a data comercial vai além de apenas marcar presença no calendário comercial.
Isso porque participar do Dia do Frete Grátis traz muitas vantagens para os lojistas, e nós vamos explicar as principais a seguir.
Aumento das vendas
Falamos no início, mas vale repetir: oferecer entrega gratuita atrai mais clientes para a loja e incentiva as compras.
Dessa forma, os clientes valorizam a conveniência da entrega grátis e estão mais propensos a fazer uma compra quando essa opção está disponível.
💡Leia também: Dicas para ter frete mais barato
Redução de carrinhos abandonados
O alto custo do frete é o principal motivo que faz as pessoas abandonarem o carrinho de compras na etapa final.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box sobre abandono de carrinho, 66% das pessoas afirmam que o custo alto do frete é o que mais impacta.
Aumento do ticket médio
Uma dica é determinar um valor mínimo de compras para incentivar os clientes a levarem mais produtos e gerar um ticket médio maior para a loja virtual.
Assim, as estratégias combinadas também ajudam a diminuir o custo logístico do e-commerce.
💡Leia também: O que é Order Bump e como ele aumenta o ticket médio
Fidelização de clientes
Essa vantagem é resultado do Dia do Frete Grátis, mas com consequências que vão além e impactam no relacionamento entre o cliente e a loja.
Clientes que vivenciam uma boa experiência de compra na loja com entrega gratuita, sem atrasos ou surpresas na logística, estabelecem uma relação de confiança com a loja. Em outras palavras: um cliente satisfeito, como sabemos, é um cliente que volta.
Conquista de novos públicos
Além de vender para quem já compra da sua loja virtual, o Dia do Frete Grátis possibilita conquistar novos públicos a partir da principal vantagem – a entrega gratuita.
Com campanhas de marketing digital, por exemplo, o alcance de novos públicos se torna mais inteligente, porque permite selecionar a parcela de pessoas para quem você deseja vender mais.
O frete grátis não vai comprometer meu lucro?
Quando o frete gratuito é implementado estrategicamente, analisando os custos operacionais logísticos e o impacto no rendimento da loja virtual, não prejudica o lucro.
Assim, o processo logístico de entrega do e-commerce é um custo que entra na planilha de precificação dos produtos, como mostramos aqui. Para que não se torne um problema, o valor deve ser considerado e distribuído no preço para o consumidor final.
É importante entender que a principal vantagem é, justamente, o aumento das vendas. Por isso, aderir ao Dia do Frete Grátis 2024 é uma oportunidade para testar como os consumidores da loja virtual se comportam e analisar os resultados.
✨ Dica extra: para entender se o frete grátis vai ou não prejudicar o faturamento da sua loja virtual, responda às seguintes perguntas:
- Qual é o custo mínimo de envio do meu parceiro logístico?
- Qual é a minha margem de lucro em cada produto?
- Quantos produtos preciso vender para que o lucro cubra a taxa de envio?
- Qual é o ticket médio da minha loja virtual?
- Quais são as regiões que mais compram do meu e-commerce?
Cada resposta gera um dado que auxilia no cálculo do frete grátis e de possíveis ajustes na precificação dos produtos para cobrir os custos.
8 estratégias para aproveitar Dia do Frete Grátis 2024
Para ter um Dia do Frete Grátis lucrativo na sua loja virtual em 2024, anote as dicas a seguir!
1. Crie um planejamento
Todas as ações promocionais da sua loja virtual devem iniciar com um planejamento detalhado.
Por isso, levante os custos de logística, a tabela de precificação dos produtos, as regiões e categorias de interesse para incentivo de vendas e demais informações relevantes.
Dessa forma, com um planejamento adequado, aumenta o controle da ação e, consequentemente, o sucesso do que for executado.
2. Desenvolva uma LP especial para o Dia do Frete Grátis
Sempre mencionamos a importância da personalização da loja virtual para marcar a participação em datas comemorativas.
Para a data de 2024, a dica é criar uma landing page concentrando todas as informações sobre a data, bem como os termos e condições de uso.
Com essa alternativa, é possível complementar a divulgação e direcionar melhor os clientes.
3. Implemente um valor mínimo
O valor mínimo de compras garante a cobertura dos custos logísticos e aumenta o ticket médio da loja.
Ao invés de selecionar apenas produtos com maior rentabilidade para a loja e segmentar as escolhas dos clientes, estipule um valor final mínimo para que o carrinho de compras seja elegível ao frete grátis.
4. Defina regiões para o frete grátis
Essa é uma estratégia comum para empresas que realizam entrega gratuita em outros momentos do ano.
Para não se restringir ao óbvio, como frete grátis para as regiões sul e sudeste, experimente avaliar as métricas da sua loja virtual e entender em quais regiões estão concentrados os seus clientes. Assim você consegue oferecer o frete grátis nessas localizações.
5. Selecione categorias de produtos elegíveis
Melhor do que concentrar o frete grátis a alguns produtos, é selecionar categorias inteiras.
Por exemplo: incentive a oferta na compra de produtos para cama, mesa e banho, vestuário ou decoração.
Essa estratégia ajuda a aumentar o giro de estoque e promover o upgrade de compras dentro de uma mesma categoria. Afinal, quem compra uma toalha, por exemplo, pode preferir um conjunto de banho se o preço for mais atrativo – e com frete grátis.
6. Considere expandir o Dia do Frete Grátis
Existem e-commerces que utilizam a data comemorativa como um motivo para oferecer uma semana inteira de incentivo.
Portanto, atrelando essa estratégia com a anterior, de selecionar categorias para entrega gratuita, a loja virtual tem uma semana de incentivo e pode testar como ocorrem as vendas de variadas categorias de produtos.
7. Faça parcerias com empresas de logística
Muitas empresas que realizam entregas possuem pacotes promocionais voltados para datas como o Dia do Frete Grátis.
Por isso, entre em contato com o atendimento dos parceiros de logística da sua loja virtual e entenda quais são as possibilidades para a data.
Mas lembre de organizar e incluir nos termos e condições da data os prazos de entrega de cada parceiro.
💡Leia também: Manual completo de envio de encomenda para e-commerce
8. Documente todo o processo
Iniciamos com o planejamento e finalizamos documentando tudo o que for estabelecido para a ação de Dia do Frete Grátis.
Documentar o processo ajuda a ter controle das informações e a estabelecer a operação para novas ações e datas promocionais para o comércio.
Inclua um relatório de como foi o desempenho da campanha para entender como melhorar os resultados nas próximas oportunidades.
Checklist: Dia do Frete Grátis para lojistas
Pensando em simplificar a gestão do Dia do Frete Grátis na sua loja virtual, criamos um checklist básico de pontos que você deve ter atenção para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
A dica é: mantenha esse artigo nos favoritos do seu navegador e tenha sempre em mãos o checklist completo.
Antes do Dia do Frete Grátis
- Levantar os custos logísticos
- Pesquisar por pacotes de logística com as empresas parceiras
- Ajustar a precificação dos produtos
- Documentar os termos e condições da oferta
- Estabelecer as regiões com frete grátis
- Separar as categorias de produtos com frete gratuito
- Preparar o plano de comunicação
- Criar a landing page
- Desenvolver a divulgação da data
- Comunicar a ação nos canais da loja virtual
Durante o Dia do Frete Grátis
- Reforçar a divulgação da data
- Atualizar o estoque de produtos
- Acompanhar as vendas
- Analisar os acessos ao site
Após o Dia do Frete Grátis
- Levantar as vendas
- Avaliar os custos
- Entender o retorno sobre investimento (ROI) da ação (valor das vendas dividido pelo investimento na logística)
- Documentar o processo
- Avaliar melhorias para o próximo ano
Facilidade para configurar frete e realizar envios é na Yampi
Na Yampi, além de contar com uma plataforma completa para loja virtual, você tem à disposição um sistema de frete com fácil configuração.
Para vendas de lojas com estoque próprio, temos 5 integrações disponíveis com os principais parceiros logísticos do mercado:
No dropshipping, a configuração do frete simplificado auxilia a gerir as informações necessárias para que o fornecedor realize a entrega.
O Dia do Frete Grátis 2024 está marcado para 28 de abril, último domingo do mês. A data comemorativa no Brasil sempre acontece na última semana do mês de abril.
Aumento das vendas
Redução de carrinhos abandonados
Aumento do ticket médio
Fidelização de clientes
Conquista de novos públicos
Crie um planejamento
Desenvolva uma LP especial
Implemente valor mínimo
Defina regiões para o frete grátis
Selecione categorias de produtos elegíveis
Considere expandir o período de oferta
Faça parcerias com empresas de logística
Documente todo o processo