A chave para aumentar as vendas online no Dia dos Pais é combinar ofertas atrativas com uma experiência de compra fluida e personalizada. Para isso, é importante aproveitar o potencial das redes sociais, campanhas de e-mail e publicidade paga: esses canais fazem uma grande diferença no alcance e nas conversões.
Para alavancar as vendas no Dia dos Pais, é importante estar de olho em estratégias e tendências de consumo. Principalmente porque esta é a primeira grande data comercial do segundo semestre do ano e uma boa oportunidade para lojistas faturarem mais.
Afinal, muita gente aproveita a ocasião para presentear um familiar. Se você ainda tem dúvidas de que vale a pena investir em campanhas e produtos para o Dia dos Pais, continue a leitura e descubra como aproveitar a data para lucrar e vender mais.
Quando é o Dia dos Pais 2024?
O Dia dos Pais em 2024 será comemorado em 11 de agosto, o segundo domingo do mês. A data foi estabelecida em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O Globo. Bhering escolheu agosto por ser um mês de poucas comemorações e o segundo domingo para coincidir com a data de São Joaquim, pai da Virgem Maria, segundo a tradição católica.
O Brasil comemora o Dia dos Pais em uma data diferente do resto do mundo, principalmente porque cada país tem suas próprias tradições e razões para a escolha da ocasião.
Em muitos países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho. Esta diferença reflete as variações culturais e históricas de cada nação na adoção de datas comemorativas.
Benefícios da campanha de Dia dos Pais para seu e-commerce
Uma campanha de Dia dos Pais realmente eficaz deve se conectar diretamente com o público-alvo da loja virtual. Para isso, é fundamental utilizar diferentes canais de comunicação, como mídias sociais, e-mails, anúncios online, publicidade impressa, entre outros, para ajudar a ampliar o alcance da campanha.
Além disso, vale atentar para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Afinal, eles devem atender às expectativas dos consumidores, uma vez que uma boa experiência de compra pode levar a compras futuras e a recomendações para outras pessoas.
Confira os benefícios de criar uma campanha para o Dia dos Pais:
Aumento da demanda
O Dia dos Pais tende a aumentar a demanda por presentes, lembranças e experiências especiais para os pais. O que isso significa? Que as pessoas estão mais dispostas a gastar dinheiro para expressar seu carinho e gratidão nesta data.
Uma boa dica é utilizar recursos que ajudam a aumentar o faturamento, como Order Bump e Upsell, duas funcionalidades que criam ofertas especiais para impulsionar a compra de mais itens.
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Promoção da marca
Uma campanha de marketing bem planejada e criativa pode destacar sua loja virtual e seus produtos, aumentando o reconhecimento e a lembrança dos consumidores.
Em outras palavras, uma ação nesta data pode fazer com que a sua marca seja lembrada em outras ocasiões por compradores. Um relatório da MoEngage, inclusive, ressalta que os compradores tendem a ter contato com uma marca de 2 a 3 vezes antes de realizar a primeira compra.
Impulso para as vendas
Muitos consumidores estão indecisos sobre o que comprar e se de fato pretendem adquirir algo: 11% não sabem se vão às compras para o Dia dos Pais. É aí que entra a campanha de marketing da sua loja, para incentivar essas decisões de compra, fornecendo ideias e ofertas atrativas.
Aumento do tráfego e visibilidade
Campanhas bem executadas, tanto de forma orgânica quanto através de mídia paga, podem atrair mais clientes para sua loja física ou online, aumentando o tráfego e a visibilidade da sua empresa.
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Conexão emocional
O Dia dos Pais é uma data emocional, e uma campanha sensível e relevante pode criar uma conexão mais profunda com os consumidores, o que leva a relacionamentos mais duradouros com a marca.
Quais os produtos mais vendidos no Dia dos Pais?
Para saber exatamente quais produtos destacar na sua loja virtual, o primeiro passo é observar o comportamento da data em outros anos. Então, no seu e-commerce, o que vendeu mais em julho e agosto do ano passado?
Se você tem a sua loja há pouco tempo e ainda não sabe quais produtos podem fazer sucesso na data, vale olhar para as pesquisas de intenção de compra e utilizar ferramentas gratuitas como Google Trends, que mostram a tendência de busca na internet.
Em 2023, os itens mais procurados para o Dia dos Pais foram:
- Moda e acessórios;
- Eletrônicos e informática;
- Itens esportivos;
- Beleza e cosméticos;
- Alimentos e bebidas;
- Eletrodoméstico e eletroportáteis.
Assim, em 2024, pode ser uma boa ideia apostar nestes nichos e segmentos para vender mais. Além disso, produtos do segmento de perfumaria têm crescido bastante na data: em 2023, um estudo da Nubimetrics revelou que este foi o segmento mais procurado para presentes.
Quando começar a personalizar a loja para o Dia dos Pais 2024?
Para planejar as ações para 2024, a dica é olhar para a performance do Dia dos Pais em 2023: no ano passado, 37% das pessoas deixaram para adquirir o presente na semana da data. Outros 25%, no entanto, começaram a comprar com duas semanas de antecedência.
É por isso que precisamos perguntar: você já personalizou sua loja virtual para a ocasião? Em caso negativo, a recomendação é que você comece o quanto antes.
Afinal, o ideal é começar os preparativos com um mês de antecedência. Vamos te explicar o porquê: além de conquistar aqueles clientes que compram com antecedência, essa atitude te ajuda a fazer com que sua loja virtual seja lembrada pelos atrasadinhos.
Em outras palavras, muitos consumidores podem até deixar para adquirir na última hora, mas grande parte já vem pesquisando e entrando em contato com marcas através de anúncios, redes sociais e indicações de amigos.
Portanto, é muito provável que, na hora de tomar a decisão de compra, o comprador opte por uma loja que já tenha visto antes.
16 dicas para fazer mais vendas no Dia dos Pais 2024
Não conte com a sorte: vender mais no Dia dos Pais requer uma estratégia bem pensada e criativa. Para te ajudar nessa missão, separamos aqui 15 dicas que você pode colocar em prática na sua loja virtual para turbinar os resultados na data especial:
1. Deixe sua loja temática
Pode parecer óbvio, mas a personalização da loja virtual é uma das ações que pode dar aquela ajudinha nas vendas no Dia dos Pais. Uma boa dica é utilizar elementos visuais e mensagens que transmitem sentimentos bons ligados à paternidade, como gratidão, amor e reconhecimento.
2. Destaque os produtos adequados
O primeiro passo é ficar de olho nas métricas do seu e-commerce e conhecer bem o que o seu público consome. A partir disso, identifique, na sua loja, quais produtos são mais adequados como presentes para os pais e os destaque em sua campanha e em banners no site.
Itens como roupas, acessórios, eletrônicos, produtos de cuidados pessoais e itens para hobby são boas opções.
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3. Faça promoções especiais
Uma das melhores formas de se destacar da concorrência e impulsionar a decisão de compra é através de ofertas irresistíveis.
Por isso, ofereça descontos e promoções especiais para os produtos selecionados. Descontos pontuais ou ofertas do tipo “compre um, leve o segundo com desconto” são ótimas estratégias para atrair os clientes e, de quebra, ainda aumentar o ticket médio.
Algumas ideias de promoções especiais para o Dia dos Pais:
- Compre um, leve 2
- Ganhe 50% de desconto no segundo item
- Compre junto: leve 3 itens pela metade do preço
- Desconto na primeira compra
- Desconto na próxima compra (cashback)
- Frete grátis para determinadas regiões (ou produtos)
4. Crie kits e combos
Quem disse que você precisa conquistar mais clientes para vender mais? Afinal, uma boa ideia é fazer os clientes que você já conquistou gastarem mais na sua loja.
Para aumentar o faturamento, a dica é oferecer kits com diversos produtos que se complementam e que oferecem uma experiência mais completa. Por exemplo, um conjunto com barbeador, creme de barbear e pós-barba pode ser uma opção.
Para isso, é possível utilizar quatro estratégias diferentes:
- Criação de Kits customizados previamente pelo lojista;
- Recurso de Compre Junto, que oferece um combo na própria página do produto que o cliente está visualizando;
- Upsell, funcionalidade do Checkout da Yampi que permite oferecer produtos com maior valor agregado na última etapa da compra;
- E Order Bump, que consiste em selecionar produtos complementares para criar uma oferta com desconto para o cliente, também na etapa de pagamento.
5. Faça anúncios certeiros
O segredo de uma boa campanha em data comemorativa está nos anúncios de mídia paga que você cria para a sua loja! Por isso, segmente o seu público de acordo com a estratégia da sua campanha para ter mais chances de concretizar as vendas.
No caso do Dia dos Pais, tenha em mente que geralmente quem compra os presentes são os filhos, e foque os seus esforços nesse público. Além disso, esposas, sogras, mães, amigos e demais familiares também podem adquirir produtos para presentear alguém.
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6. Ofereça presentes personalizados
Datas comemorativas que são mais emocionais, pedem por presentes que estejam à altura. Portanto, vale disponibilizar a opção de personalização de itens, como gravar uma mensagem ou o nome do pai em um produto. Presentes personalizados têm um valor sentimental maior e podem ajudar o seu cliente a se conectar com a sua marca.
7. Utilize o e-mail marketing
Não subestime o poder dos canais para vender mais: utilize o e-mail marketing para enviar mensagens personalizadas com sugestões de presentes e promoções exclusivas para a data.
E mais: não se limite ao envio de ofertas e use esse meio de comunicação como uma forma de estreitar o relacionamento. Vale criar conteúdo interessante para a sua audiência e oferecer dicas de produtos, ideias de presentes para fazer em casa e tutoriais de como cuidar dos itens adquiridos na sua loja, por exemplo.
8. Não esqueça das redes sociais
Uma das melhores formas de atrair visitantes para o seu site, tanto de forma orgânica, quanto através de mídia paga é através da criação de campanhas de marketing em redes sociais.
Por isso, use as mídias sociais para criar conteúdos temáticos e interativos, que gerem engajamento e incentivem os comentários. Uma boa dica é realizar sorteios, enquetes e concursos para engajar o público e aumentar a visibilidade da sua loja.
Leia também: Guia completo de marketing digital para e-commerce
9. Aposte na parceria com influenciadores
Conte com a ajuda de influenciadores digitais para promover seus produtos ou realize parcerias com outras empresas complementares para alcançar um público ainda maior no Dia dos Pais.
10. Facilite o processo de compra
Não só no Dia dos Pais, mas essa é uma dica que você, lojista, deve fazer com frequência. Monitorar a experiência do usuário no seu site te ajuda a encontrar formas de melhorar a navegação e o processo de compra, aumentando a sua taxa de conversão.
Desde a primeira página que o usuário entrou na sua loja virtual, até a finalização da compra no checkout: tudo deve correr sem ruídos e da forma mais intuitiva possível. Lembre-se: quanto mais ações o comprador precisa fazer, menores as chances dele finalizar a compra.
11. Ofereça serviço de entrega rápida
O frete e o prazo de entrega continuam sendo duas grandes exigências dos consumidores: 73% esperam que os e-commerces ofereçam entregas ultra rápidas. Isso significa que um quarto dos compradores está disposto a comprar em outra loja, se ela oferecer um frete mais barato ou um prazo de entrega menor.
Ou seja: é essencial oferecer opções de entrega rápida ou frete grátis para pedidos acima de um determinado valor, para incentivar os clientes a finalizarem suas compras.
12. Crie uma seção de presentes
Além de criar kits e combos de produtos em oferta, que tal criar uma categoria no seu site dedicada exclusivamente a presentes? Mais do que facilitar a navegação, essa ação torna a experiência de compra mais satisfatória e pode impulsionar a finalização do pedido.
Por isso, vale organizar uma seção dedicada exclusivamente para o Dia dos Pais, facilitando a busca e a decisão de compra dos clientes.
13. Use uma comunicação emocional
Use os sentimentos que giram ao redor do Dia dos Pais para criar textos e mensagens que geram uma conexão com os clientes. Isso vale tanto para copy de descrição dos produtos, quanto para as campanhas de marketing e mídia paga.
Ou seja, foque em transmitir emoção e conexão familiar, ressaltando o quanto é especial presentear o pai nesta data.
14. Pense em brindes exclusivos
Um dos principais gatilhos mentais para impulsionar a conversão de vendas online é a sensação de que se está fazendo um ótimo negócio. Isso pode ser atingido com boas ofertas, mas também através de brindes exclusivos.
Você pode criar recompensas para compras acima de um valor específico, incentivando os clientes a gastarem mais.
15. Ofereça prazo estendido de trocas e devoluções
Apesar da alta aderência dos consumidores ao comércio eletrônico, ainda é preciso conquistar os indecisos e aqueles que têm dúvidas na hora de presentear outra pessoa. Dessa forma, vale a pena investir em campanhas com prazo estendido para trocas e devoluções após o Dia dos Pais.
Isso proporciona mais segurança aos clientes e pode estimular a compra.
16. Tenha um atendimento ao cliente exemplar
Garanta um atendimento ao cliente excepcional para garantir fidelização. Para isso, responda a dúvidas e solicitações prontamente, e esteja disponível para ajudar os clientes durante o processo de compra.
Além disso, vale disponibilizar atendimento ao cliente via chat ou WhatsApp para resolver dúvidas em tempo real, o que pode resultar em conversões mais rápidas.
Bônus: 14 frases para vender no Dia dos Pais
Uma boa dica para criar uma copy de vendas que converte é usar a conexão emocional da data para criar frases de Dia dos Pais que geram uma identificação com o público.
Portanto, é importante criar um “mote”, uma ideia central que você vai trabalhar em diferentes canais: redes sociais, e-mail marketing, na página inicial do seu site, na descrição de produtos e kits de presentes.
Algumas ideias de frases para vender mais que você pode trabalhar são:
- Celebre o amor incondicional neste Dia dos Pais! Encontre o presente perfeito que expressa todo o seu carinho e gratidão.
- Chegou a data mais especial do ano! Aproveite nossas promoções exclusivas para o Dia dos Pais e escolha um presente para retribuir todo o carinho.
- Ele é o melhor pai do mundo? No Dia dos Pais, aproveite para dizer “eu te amo”.
- No Dia dos Pais, agradeça a quem sempre esteve ao seu lado, apoiando e ensinando com amor.
- Celebre o herói da sua vida com um presente especial neste Dia dos Pais!
- Surpreenda seu pai com um presente que ele vai adorar!
- Demonstre seu amor com um presente inesquecível para o Dia dos Pais.
- Porque seu pai merece o melhor: ofertas imperdíveis para o Dia dos Pais.
- Diga ‘Eu te amo, pai’ com um presente exclusivo neste Dia dos Pais.
- Para o melhor pai do mundo, um presente à altura neste Dia dos Pais.
- Transforme o Dia dos Pais em um momento memorável com nossos presentes especiais.
- Valorize cada momento com seu pai: descubra nossos presentes únicos para o Dia dos Pais.
- Faça seu pai sorrir neste Dia dos Pais com nossas ofertas incríveis!
- Neste Dia dos Pais, celebre com estilo e carinho: veja nossas sugestões de presentes.
Loja virtual personalizada para vendas no Dia dos Pais
Personalizar a loja virtual é essencial para garantir bons resultados no Dia dos Pais e em datas temáticas. Afinal, é preciso colocar suas estratégias em prática: criar kits de produtos, publicar ofertas de Upsell e Order Bump, criar mensagens personalizadas para recuperar carrinhos abandonados…
A sorte é que na Yampi você pode fazer tudo isso (e muito mais) em poucos minutos – e de graça! Altamente personalizável, a Loja Virtual foi pensada para que os lojistas vendam mais e escalem seus resultados em períodos de alta demanda, como o Dia dos Pais.
O Dia dos Pais em 2024 será comemorado em 11 de agosto, o segundo domingo do mês.
Em 2023, os itens mais vendidos no Dia dos Pais foram:
Moda e acessórios;
Eletrônicos e informática;
Itens esportivos;
Beleza e cosméticos;
Alimentos e bebidas;
Eletrodoméstico e eletroportáteis.
Compre um, leve 2
Ganhe 50% de desconto no segundo item
Compre junto: leve 3 itens pela metade do preço
Desconto na primeira compra
Desconto na próxima compra (cashback)
Frete grátis para determinadas regiões (ou produtos)
Deixe sua loja temática
Destaque os produtos adequados
Faça promoções especiais
Crie kits e combos
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Publique nas redes sociais
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Facilite o processo de compra
Ofereça serviço de entrega rápida
Crie uma seção de presentes
Use uma comunicação emocional
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Ofereça prazo estendido de trocas e devoluções
Tenha um atendimento ao cliente exemplar