Fazer dropshipping em 2024 se tornou mais caro. Todas as compras internacionais possuem taxação de 17% a 60%, o que impacta no preço final dos produtos. Portanto, será que ainda vale a pena fazer dropshipping? Existem vantagens e alternativas a esse modelo de negócio que podem ser uma opção vantajosa e lucrativa para novos empreendedores.
Empreendedores, novos lojistas virtuais, influenciadores digitais, todos questionam se ainda vale a pena fazer dropshipping em 2024.
Com as novas regras de taxação do Programa Remessa Conforme do Governo Federal, houve reajuste no preço final dos produtos enviados do fornecedor internacional direto para o cliente.
Agora, é aplicada uma alíquota de 20% sobre remessas internacionais de bens – regra que começou a valer a partir do dia 1º de agosto de 2024.
Mas, se você tem dúvidas se ainda vale a pena fazer dropshipping – e outras formas de lucrar no comércio online – fique sabendo que esse ainda é um setor em constante crescimento! A previsão é que esse mercado movimente mais de U$ 557,9 bilhões até 2025, segundo a Grand View Research.
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O que é o programa Remessa Conforme?
Você deve ter ouvido falar sobre o Remessa Conforme. Ou, como a internet popularizou, a “taxa das blusinhas”. Vamos entender como esse novo modelo de taxação funciona na prática.
O Programa Remessa Conforme (PRC) é um modelo de tributação que está em vigor desde agosto de 2023 para quem faz compras internacionais, tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.
A proposta do PRC envolve a aplicação de taxas para compras internacionais sobre o valor do produto e, também, sobre o frete.
No início do programa, em agosto de 2023, houve uma série de discussões, incluindo se haveria a taxação de compras internacionais com valores até US$ 50,00. Mas, atualmente, todas as compras recebem um tipo de imposto embutido e pago no ato da compra, independente de ser para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Como funciona o Remessa Conforme
A taxação do PRC é aplicada da seguinte maneira:
- Imposto único (ICMS): ao comprar um produto do exterior, a pessoa fica responsável por pagar 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o valor total da mercadoria (produto + frete + seguro).
- Imposto de importação (I.I.): além dos 17%, as compras internacionais recebem uma taxação de 60% sobre o valor total da mercadoria.
- Isenção: compras até US$ 50,00 de pessoa jurídica recebem uma taxação menor, que representa 20% do valor total da mercadoria.
Fora isso, empresas internacionais de comércio e varejo podem aderir ao Remessa Conforme, o que permite que as taxas sejam calculadas direto no carrinho de compras, evitando surpresas para os compradores e, também, simplificando o processo aduaneiro.
Sabe quando as compras internacionais ficam paradas na Receita Federal para avaliação aduaneira? Em tese, essa etapa é “pulada”, porque os impostos já foram pagos no ato da compra e está tudo em conformidade com a Receita.
Se a empresa internacional possui o certificado da Receita Conforme, o comprador recebe um desconto de US$ 20,00 sobre o valor total do imposto. Os maiores players do mercado, como o Aliexpress e 3 Cliques, são certificados no PCR.
Agora, se o comprador adquire algo de um site que não é certificado, é obrigatório o pagamento de todas as taxas, independente do valor da compra.
O que muda no dropshipping depois da Remessa Conforme?
A única possibilidade de isenção das taxas da Receita Conforme acontece nas transações realizadas entre pessoas físicas – ou seja, entre o vendedor internacional e o comprador.
No caso do dropshipping, o comércio acontece, geralmente, de pessoa jurídica para pessoa física. Então, independente do valor da compra, as taxas seguem a regra geral de 17% de ICMS sobre o preço total da mercadoria, mais 60% referentes ao imposto de importação.
Na prática: um produto internacional que antes custava US$ 100,00, agora passa a custar US$ 177,00 – US$ 17,00 de ICMS, mais US$ 60,00 de I.I.
Se a loja é conveniada ao PRC, US$ 20,00 são descontados do valor total de impostos.
No exemplo: US$ 77 (impostos) – US$ 20 do desconto = US$ 157,00, que é o preço final do produto.
Estamos usando o dólar para exemplificar porque o comércio internacional segue a variação dessa moeda. Para ter o valor em reais, basta converter segundo a cotação do momento da compra.
Então, para quem realiza dropshipping, os preços dos produtos aumentaram: isso acarretou mudanças em todo o cenário junto ao cliente final. Se tornou mais caro contar com fornecedores internacionais para manuseio e logística dos produtos para os clientes. Além disso, muitos compradores diminuíram as compras internacionais.
Para simular como seria uma compra atual seguindo PCR, utilize a calculadora de impostos desenvolvida pelo Governo Federal, que ajuda a simular o total de taxas a serem pagas no ato da compra.
Como participar do Remessa Conforme
Para que uma loja participe do Programa Remessa Conforme (PRC), instituído pela Receita Federal em agosto de 2023, a empresa precisa cumprir alguns requisitos e seguir um processo específico.
Confira:
- Registro no e-CAC: As empresas interessadas devem acessar o Portal e-CAC da Receita Federal e solicitar o serviço de “Certificação no Programa Remessa Conforme” dentro da seção de “Assuntos Aduaneiros”.
- Documentação: É necessário fornecer diversos documentos, como a conformidade tributária e aduaneira, a política de admissão e monitoramento dos vendedores cadastrados na empresa, além de contrato com os Correios ou uma empresa de courier.
- Benefícios: As empresas que aderem ao PRC recebem vantagens como parametrização antecipada da Declaração de Importação, processamento prioritário no despacho aduaneiro e isenção de Imposto de Importação (II) para remessas de até US$ 50. Acima desse valor, a alíquota do II é de 60%, e o ICMS também é aplicado, variando conforme o estado
Essas medidas visam aumentar a competitividade e o controle sobre as importações, especialmente nas transações feitas por lojas virtuais.
E ainda vale a pena fazer dropshipping em 2024?
Assim como você deve estar se perguntando, é uma dúvida popular se ainda vale a pena fazer dropshipping em 2024.
Tudo vai depender do investimento disponível, do segmento de mercado de atuação e do nicho de produtos.
É um fato, o mercado internacional possui uma variedade enorme de produtos, com custos de produção baixos em relação aos benefícios ofertados. Não é sem motivos que as compras internacionais cresceram 150% nos últimos 5 anos, segundo levantamento da Receita Federal divulgado no portal CNN.
Porém, com o PRC, o valor final dos produtos passou a receber um acréscimo significativo, o que assusta tanto dropshippers quanto compradores. Mas ainda costuma ser mais vantajoso do que iniciar uma loja virtual com estoque próprio, que requer investimento em logística e armazenagem de produtos.
Então, é importante pesquisar muito bem quais produtos são essenciais para manter o estoque da loja virtual e traçar estratégias para diminuir o custo para quem compra, seja diminuindo a margem de lucro ou oferecendo outras vantagens.
As vantagens de seguir fazendo dropshipping
Mas nem tudo está perdido. Se você ainda considera criar uma operação de dropshipping, existem grandes vantagens que contribuem para esse tipo de empreendedorismo.
Variedade de produtos
O dropshipping permite que as lojas virtuais tenham mais flexibilidade na hora de escolher os produtos. Como não há estoque, é possível fazer mudanças no mix de produtos com mais autonomia e facilidade.
Ou seja: é possível testar diferentes produtos e nichos sem o risco de ficar com estoque parado.
Sem custo de estoque
Como os produtos são enviados diretamente do fornecedor ao cliente, a loja virtual não precisa investir em um espaço para armazenar mercadorias.
Isso economiza custos com aluguel de depósitos e gestão de estoque. Mesmo calculando as novas taxas, é possível que o custo final do produto não supere o que seria gasto na manutenção de uma operação e estoque físicos.
Baixo investimento inicial
Como falamos, no dropshipping não é necessário comprar estoque antecipadamente. Você só paga pelos produtos quando recebe o pedido do cliente.
Por isso, essa ainda é uma opção que reduz bastante o capital necessário para iniciar uma loja virtual.
Flexibilidade para testes
Dropshipping permite testar novos produtos ou segmentos de mercado, seguindo tendências de consumo de acordo com o tempo.
É possível adicionar ou remover produtos da loja virtual sem se preocupar com a perda financeira caso algo fique estacionado no estoque, por exemplo.
Para quem o dropshipping não compensa
O dropshipping é uma modalidade de e-commerce popular, que possui grande concorrência e pouca (ou nenhuma) fidelidade de fornecedores.
Então, é um mercado concorrido, em que muitos lojistas vendem produtos similares praticando preços próximos.
Portanto, para ganhar destaque é necessário investir agressivamente em marketing e na manutenção constante da loja virtual, seguindo tendências de consumo.
Considerando isso, o dropshipping não vale a pena para perfis de empreendedores que não possuem desejo de entrar em um mercado com tanta competição, ou que desejam comercializar produtos exclusivos.
Outro ponto importante a ser considerado é a quantidade de variações de mercado. Como o comércio de importações considera as mudanças da cotação do dólar, os preços são bastante variáveis. Manter um valor competitivo por produtos se torna mais desafiador.
Então, de maneira geral, empreendedores com perfil mais conservador talvez não sejam os mais adequados para apostar em dropshipping como primeira opção de venda.
6 estratégias para fazer dropshipping lucrativo e seguro
Mesmo com as novas regras de taxação, ainda é possível ter um e-commerce de dropshipping lucrativo e seguro, e nós explicamos como.
Opte por fornecedores nacionais
Uma alternativa lucrativa para não correr os riscos de taxação é optar por fazer dropshipping nacional. Esse modelo envolve a parceria com fornecedores locais, eliminando o risco de altas taxas de importação e atrasos na entrega.
Com fornecedores dentro do país, é possível oferecer prazos de entrega mais curtos, o que melhora a experiência do cliente e fortalece a confiança na marca. Além disso, o custo de envio é reduzido, e o empreendedor tem mais controle sobre a qualidade do produto, já que pode realizar testes mais facilmente.
Quem tem loja virtual na Yampi pode contar com nossos aplicativos parceiros para isso: com a Dropi, você conecta sua loja com fornecedores nacionais e evita problemas com importação e oferece fretes mais rápidos. Já a 3 Cliques permite reduzir os riscos de taxação ao trabalhar com fornecedores chineses que possuem estoque no Brasil.
Considere o print on demand
Além do dropshipping nacional e digital, o modelo de Print on Demand (POD) tem se tornado uma solução atrativa para empreendedores que desejam explorar o mercado de e-commerce com produtos personalizados.
No POD, o lojista vende produtos que só são fabricados após a confirmação da compra, geralmente itens como camisetas, canecas, pôsteres e acessórios personalizados com designs exclusivos.
O grande benefício desse modelo é que o empreendedor não precisa manter um estoque físico, e o produto é produzido sob demanda. Além disso, o processo de logística é totalmente automatizado, já que o fornecedor é responsável tanto pela produção quanto pelo envio direto ao cliente.
Para quem busca uma alternativa ao dropshipping tradicional, o Print on Demand oferece uma oportunidade de vender produtos únicos e personalizados, sem os obstáculos das novas regras de importação e com a possibilidade de criar um nicho altamente específico.
Na Yampi, os lojistas podem conectar sua loja à Montink, plataforma que permite personalizar e vender produtos como camisetas e canecas sem se preocupar com logística.
Crie tabelas com custos e taxas de importação
Calcular “na ponta do lápis” todos os custos, incluindo os de importação, deve ser o novo mantra da sua loja virtual.
Cada novo produto deve ser tabelado com o preço de custo, ICMS e I.I., além da margem de lucro estimada e o preço médio praticado por concorrentes.
Somente calculando os detalhes é possível desenvolver preços competitivos que sigam atraindo o público da sua loja virtual.
Faça uma análise de tendências de produtos
Saber quais são os produtos mais rentáveis, quais as categorias que trazem mais retorno e onde está a maior procura dos consumidores: no drop, isso vale ouro! Por isso, vale a pena contar com uma ferramenta que indique os produtos mais vendáveis para que você tenha mais tranquilidade ao gerir o negócio e mais previsibilidade na receita.
A Joom Pulse é parceira da Yampi e oferece uma plataforma de dados com análises e recomendações. Além de descobrir produtos e categorias com maior potencial de crescimento, você também pode monitorar e acompanhar variações de preços.
E mais! É possível calcular o lucro de tudo: é só inserir os preços e custos, e deixar o restante com a ferramenta. Ela calcula automaticamente comissões, fretes e impostos, o que te ajuda a precificar corretamente e visualizar a margem e lucro dos produtos.
Conheça o drop digital
O dropshipping digital se refere à venda de produtos digitais, como e-books, cursos online, templates e softwares.
Esse modelo elimina completamente a necessidade de logística física, já que os produtos são entregues digitalmente, direto no e-mail do comprador. Como resultado, há margens maiores e nenhum custo com estoque ou frete, o que pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja operar com maior agilidade e menor complexidade.
Se você tem uma loja virtual na Yampi, pode integrar o seu site com o Drop Digital, um marketplace com diversas opções de infoprodutos para você revender na sua loja.
Crie a sua marca própria
Uma alternativa para você se destacar no mercado é criar a sua marca própria. Para isso, é importante contar com ferramentas que facilitem esse processo para você, como a JoomPro. Esse parceiro da Yampi, ideal para quem já está faturando e quer escalar ainda mais o negócio, te ajuda a importar mais de 18 milhões de produtos de 130 mil fornecedores da China em 3.700 categorias.
A melhor parte? Você pode customizar todos os produtos de acordo com as suas necessidades, com a aplicação de marca própria em itens, códigos de barras e até manuais traduzidos!
Os novos cuidados que você precisa ter
A Remessa Conforme promete simplificar o processo aduaneiro de liberação de compras internacionais a partir da taxação direto no pagamento. Mas isso, infelizmente, abriu brechas para vários golpes envolvendo o dropshipping.
O mais comum deles atualmente é o disparo de e-mail ou SMS informando que a compra foi barrada na Receita Federal por falta de pagamento de taxas, contendo um valor para pagamento e um boleto.
Como a discussão das taxas é algo recorrente na mídia, cair em um golpe como esse é algo possível. Por isso, para prevenir que seus clientes passem por essa situação desagradável, a transparência na comunicação é primordial.
Informe, no carrinho de compras, o valor total do produto com o aviso de que as taxas já foram pagas. Mantenha um fluxo de e-mails informando sobre o status da compra e abra canais oficiais apenas para o atendimento.
O excesso de informação, nesse caso, ajuda a evitar perdas financeiras e a manter uma reputação positiva para a sua loja virtual.
A plataforma para quem quer drop com resultado
Decidiu que ter um dropshipping em 2024 ainda vale a pena para você? Então vamos juntos construir um negócio lucrativo na internet.
Conte com a Yampi para ter uma loja virtual completa, com recursos disponíveis para manter seu dropshipping com um visual atrativo, atualizado e integrado a aplicativos que vão aprimorar a experiência de compra do seu cliente.
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O Programa Remessa Conforme (PRC) aplica taxas em compras internacionais feitas por Pessoas Jurídicas, que é o caso do dropshipping internacional. Nessa modalidade, independente do valor da compra, dropshippers deverão pagar a taxa de 17% de Imposto Único (ICMS) sobre o preço total da mercadoria, mais 60% referentes ao imposto de importação (I.I.). Dessa forma, para quem fazer dropshipping internacional, os preços dos produtos aumentaram.
Sim, ainda vale a pena fazer dropshipping em 2024 pois, mesmo com as taxas do Programa Remessa Conforme, ainda requer menos investimento do que ter uma loja com estoque próprio. Além disso, o drop segue contando com os diferenciais de variedade de produtos, baixo investimento inicial e flexibilidade para realizar testes.
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