Quando uma loja virtual está inacessível para os clientes, isso traz inúmeros problemas para os negócios, pois resulta em perda imediata de vendas e receita, além de prejudicar a reputação da marca. Clientes que encontram um e-commerce fora do ar podem se sentir frustrados e optar por comprar em concorrentes, afetando negativamente a fidelidade do cliente a longo prazo.
Um e-commerce fora do ar gera prejuízo e muita dor de cabeça para lojistas e clientes. Enquanto os empreendedores sofrem com a queda das vendas, os consumidores se sentem frustrados com a impossibilidade de realizar compras.
Por isso, é importante adotar ações para monitorar e mitigar os efeitos de uma possível queda e é sobre isso que vamos falar por aqui.
Continue a leitura e entenda por que a Yampi é a melhor escolha para ter um e-commerce sustentado e com segurança para você e seus clientes.
Os prejuízos de um e-commerce instável
Tudo o que o cliente espera é a melhor experiência possível ao comprar de um e-commerce.
Em um cenário onde existem quase 2 milhões de e-commerces registrados apenas no Brasil, a competição pela atenção do cliente é acirrada. Se um e-commerce estiver fora do ar, nada impede do visitante buscar outra loja com produto semelhante – e, assim, a primeira opção perde um potencial cliente.
Mas esse é apenas um dos possíveis problemas que os lojistas enfrentam com um e-commerce indisponível.
De acordo com a calculadora de custo de downtime (tempo de inatividade) desenvolvida pela Isitwp, um e-commerce que faturou até R$ 20.000 nos últimos 90 dias perde mais de R$ 1.000,00 a cada 23 horas fora do ar. Se for um problema recorrente, em uma semana, são quase R$ 8.000,00 perdidos, além dos problemas de imagem para a loja virtual.
Além disso, a indisponibilidade de uma loja virtual também tem impacto na confiabilidade por parte dos visitantes e clientes. Em um e-commerce, lidamos com informações pessoais e dados sensíveis.
Se um ataque cibernético for a causa da indisponibilidade, por exemplo, os dados das pessoas estão comprometidos. A reputação é um dos fatores mais complexos de recuperação, e é essencial para o sucesso de uma loja virtual.
Quais são as principais causas do e-commerce fora do ar?
Nem sempre a queda do site é culpa de um ataque de hackers. Vamos entender cada possibilidade e as soluções para evitar que o seu e-commerce fique fora do ar.
Sobrecarga de servidor
A sobrecarga de servidor acontece quando o número de visitantes ou transações na loja virtual excede a capacidade do servidor.
Esse tipo de problema costuma acontecer em períodos de grande demanda, como Black Friday ou Natal, e pode ser resolvido utilizando serviços de hospedagem escaláveis, como servidores em nuvem, que ajustam a capacidade automaticamente conforme a demanda.
Sistemas desatualizados
A plataforma de e-commerce precisa ser atualizada constantemente para evitar que um sistema desatualizado se torne frágil e, como consequência, seja atacado.
Para evitar esse tipo de problema, escolha uma plataforma de e-commerce que receba atualizações sistemáticas, seguindo protocolos de segurança mais recentes.
Provedor indisponível
Um provedor é como um site que abriga vários sites. No e-commerce, você define o provedor junto com o nome do domínio.
É importante ter atenção na escolha do provedor porque, em caso de indisponibilidade, o seu e-commerce também fica fora do ar.
Para evitar esse risco, vale utilizar mais de um provedor para ter um tipo de redundância e, assim, evitar que a queda de um resulte na indisponibilidade completa da loja virtual.
Domínio vencido
Domínio é o nome do seu e-commerce, que faz parte da URL – como, por exemplo, “minhaloja.com.br”. Esse nome personalizado é comprado e registrado em sites como Registro.br, GoDaddy e Hostinger.
Um domínio vencido pode fazer com que um site de e-commerce fique inacessível.
Para evitar que isso aconteça, monitore as datas de expiração dos domínios e configure renovações automáticas. Verifique as datas corretas para fazer os pagamentos e não ficar devendo para os sites de domínio.
Ataques
Os ataques cibernéticos, como DDoS (Distributed Denial of Service), podem derrubar um site de e-commerce.
Além de manter a plataforma atualizada, é necessário implementar medidas de segurança, como firewalls, sistemas de prevenção de intrusões e redes de entrega de conteúdo (CDNs), para ajudar na proteção da sua loja virtual.
Falha humana
Nenhuma empresa está imune de passar por situações em que a falha humana resulte na queda do site. Faz parte da vida.
Basta uma configuração errada ou exclusão acidental de arquivos para que o e-commerce fique fora do ar.
Evitar esse tipo de erro demanda a contratação de profissionais especializados para lidar com a parte técnica do site, como o código-fonte, e treinar a equipe que será responsável por atualizações.
Como identificar se minha loja está fora do ar?
Identificar que o e-commerce está fora do ar parece uma tarefa simples – basta entrar na URL e verificar se o site está normal, certo?
A verdade é que depende. Por vezes, os navegadores que utilizamos para acessar o nosso e-commerce acumulam cache e, mesmo que haja algo estranho, aparece “normal” no acesso local.
Por isso, a atenção aos detalhes precisa ser colocada em prática todos os dias. Como, por exemplo, o próprio retorno dos clientes através das redes sociais e canais de comunicação oficiais do e-commerce.
Outro ponto importante é se inscrever nos informativos de segurança da plataforma de e-commerce utilizada, assim como do servidor e da hospedagem do site.
Aqui na Yampi, temos orgulho em dizer que nossa plataforma é estável e, mesmo em datas de grande movimento, como a Black Friday, nossos lojistas contam com segurança para que suas lojas virtuais não fiquem fora do ar.
Além disso, enviamos comunicados automáticos por e-mail para todos os lojistas sempre que realizamos alguma atualização importante, que pode impactar na disponibilidade do e-commerce.
Estamos sempre de olho para que tudo siga dentro da normalidade, e nossos lojistas são os primeiros a saberem.
5 ferramentas grátis para verificar o status da sua loja virtual
Além dos cuidados mencionados, existem ferramentas disponíveis para avaliar a disponibilidade de um site ou e-commerce.
Veja os detalhes de uma delas a seguir e salve nos favoritos do navegador para utilizar na hora de conferir se o seu e-commerce está fora do ar.
Uptime Robot
O UpTime Robot é uma ferramenta que monitora a disponibilidade de uma URL por até 4 horas, no plano gratuito, e envia notificações se estiver fora do ar.
No plano pago, o monitoramento ocorre 24 horas por dia.
Para utilizar, basta fazer um registro simples e indicar a URL a ser monitorada.
Downdetector
O Downdetector é uma das ferramentas mais utilizadas para avaliar a queda de sites.
Além de possuir uma tela inicial mostrando a disponibilidade dos principais serviços na internet, como aplicativos de mensagem, de bancos e redes sociais, você também pode informar a URL do site ou e-commerce e verificar a disponibilidade instantaneamente. É gratuito para consulta, mas possui planos para negócios.
Is It Down Right Now?
A ferramenta Is It Down Right Now? (em tradução literal: “está desligado agora?”) aponta, de maneira simplificada, se a URL pesquisada está disponível ou não.
Também mostra a disponibilidade dos principais serviços pesquisados no mundo, como streamings e redes sociais.
Down for Everyone or Just Me
Seguindo a mesma linha de mostrar se o e-commerce está fora do ar ou não, a Down for Everyone of Just Me (em tradução literal: “desligado para todo mundo ou só para mim”) mostra se a URL pesquisada está disponível para mais pessoas, ou se apresenta algum erro que está fora do ar para todos.
Também mostra, na tela inicial, os erros mais recentes de queda (outages) de grandes provedores.
Service Uptime
A Service Uptime também é uma ferramenta de monitoramento de disponibilidade para e-commerces e sites em geral. Na versão gratuita, é possível realizar uma pesquisa e avaliar o resultado na tela inicial.
Para quem desejar, a ferramenta permite uma assinatura mensal para utilizar o serviço de monitoramento e receber alertas em caso de queda.
Minha loja está fora do ar. O que faço?
Ainda que você monitore a plataforma de e-commerce, é possível que, em algum momento, sua loja virtual fique fora do ar por um período de tempo.
Nesse caso, ter um plano de contingência é importante, tanto para comunicar aos clientes quanto para solucionar junto ao provedor.
Ao identificar que a loja virtual está indisponível, siga os seguintes passos:
✔️ Confirme se é um problema isolado: experimente abrir em um novo navegador, limpe o cache e verifique em uma das ferramentas se está indisponível para você ou se é geral;
✔️ Faça uma checagem do domínio: a compra do domínio pode vencer após 12 meses, verifique se é o caso e atualize.
✔️ Confira o e-mail registrado: normalmente, as plataformas entram em contato com a pessoa proprietária para informar caso algo não esteja em conformidade com a loja virtual. Vale confirmar se recebeu algum informativo no período de queda.
Se, após esses passos, a loja seguir fora do ar:
✔️ Verifique a plataforma: busque por atualizações disponíveis e entre em contato com o suporte, informando os problemas.
✔️ Comunique aos clientes: faça uma publicação informando nos canais oficiais (redes sociais, WhatsApp, e-mail) sobre a indisponibilidade momentânea da loja;
✔️ Ofereça um substituto para realização de compras: como o próprio WhatsApp, se for possível e se o atendimento da loja permitir.
4 dicas extras para evitar e-commerce fora do ar
Quando falamos sobre as principais causas que fazem um e-commerce ficar indisponível, trouxemos soluções possíveis para cada caso.
Mas dicas extras para uma garantir uma boa operação de e-commerce sempre são bem-vindas.
Por isso:
- Invista em hospedagem de qualidade: ao selecionar o provedor de hospedagem, opte por um com bom feedback dos clientes e disponibilidade de atendimento;
- Tenha sistemas extras de segurança: garanta que a sua loja virtual possua certificados digitais de segurança, como o SSL, e faça um investimento extra em sistemas antifraude.
- Monitore o site: e, se possível, vá além do uso gratuito e faça um pequeno investimento para receber notificações em tempo real, em caso de falha no sistema do e-commerce;
- Escolha uma plataforma estável: pesquise por plataformas de e-commerce que possuam maior estabilidade, atualizações constantes e correções de erros.
Como escolher uma plataforma de e-commerce estável
Se você está iniciando no e-commerce e ainda não abriu a própria loja virtual, a segurança começa na escolha da plataforma.
Para acertar na seleção, existem alguns pontos importantes para ter em mente – e no papel, para não esquecer ao pesquisar.
- Atualizações: a plataforma deve contar com atualizações constantes e comunicadas com clareza, informando o que foi corrigido e o que impacta;
- Suporte: o sistema de suporte ao usuário/lojista deve ser constante, em horário comercial, mas com canal de atendimento para casos excepcionais;
- Comunicação: as modificações ou paradas programadas devem ser comunicadas com efetividade aos lojistas;
- Aplicativos: as integrações disponíveis devem fornecer maior segurança;
- Certificados: a plataforma deve contar com certificados e protocolos de segurança para evitar ataques;
- Pagamento: os gateways de pagamento devem ser seguros e oficiais, para garantir a segurança dos dados dos clientes;
- Planos: os planos de manutenção da plataforma devem fornecer suporte prioritário à medida em que a loja cresce.
E nós temos uma recomendação: a Yampi. 😊
A Yampi é garantia de estabilidade para seu e-commerce
Estamos em constante atualização para garantir que a Yampi seja uma plataforma estável, segura e ideal para a operação de e-commerce.
Contamos com certificado SSL (Secure Sockets Layer) disponível para todos os lojistas, desde o nosso planogratuito, o Basic. Os gateways de pagamento são confiáveis e garantem a segurança nas transações para os clientes dos nossos clientes.
Sem contar os recursos como autenticação em dois fatores via aplicativo ou e-mail, que contribuem com um camada extra, evitando fraudes de acesso por terceiros.
Nosso serviço de suporte especializado está disponível em horário comercial para todos os clientes, através do balão no canto inferior direito do site ou por e-mail: [email protected].
Além disso, com uma loja na Yampi, você tem acesso simplificado a várias integrações de serviços que complementam a gestão do e-commerce, como sistemas ERP, CRM e plataformas de marketing digital. Com isso, a sua loja virtual se torna mais profissional e, como consequência, melhora a confiança dos clientes.
Sobrecarga de servidor
Sistemas desatualizados
Provedor indisponível
Domínio vencido
Ataques cibernéticos
Falha humana
Uptime Robot
Downdetector
Is It Down Right Now?
Down For Everyone Or Just Me
Service Uptime
Para escolher uma plataforma de e-commerce estável, certifique-se de que ela:
Faça atualizações constantes
Ofereça um bom sistema de suporte
Comunique modificações e paradas programadas com antecedência
Tenha disponibilidade de aplicativos que ofereçam maior segurança
Possua certificados de segurança
Tenha gateways de pagamento seguros