Uma boa escolha de embalagens para e-commerce poupa tempo, dinheiro e ainda livra você de possíveis estresses com clientes no pós-venda.
Afinal de contas, se a embalagem não é adequada, não é um bom sinal sobre a qualidade do produto como um todo.
Ao final deste artigo, você terá aprendido a importância de escolher bem as embalagens para e-commerce, quais os tipos de embalagens que existem e quais evitar para não ter problemas com os Correios.
Acompanhe!
Quais são os tipos de embalagens para e-commerce?
Opções não faltam quando falamos de embalagens para e-commerce. Na hora de escolher os melhores modelos para a sua loja virtual, tenha atenção a detalhes como: tamanho, tipo de material, possibilidade de compra por lote, entre outros pontos.
Detalhamos as embalagens mais comuns a seguir:
Caixa de papelão simples
A caixa de papelão é a embalagem com melhor custo-benefício e, por isso, mais utilizada por e-commerces em geral.
Pode ser comprada em lotes de diferentes tamanhos por um custo acessível e são recicláveis.
Caixa de papelão personalizada
Um pouco mais elaboradas do que as caixas comuns, as caixas personalizadas contém mais cores e elementos visuais para identificar a marca, como o logotipo da empresa.
O custo é menos acessível do que a caixa comum, mas também gera mais conexão com o cliente e reforça a identidade de marca.
Embalagem de plástico
As embalagens de plástico possuem maior segurança por conta de um lacre autocolante, mas são indicadas para cobrir produtos maiores que já possuem uma embalagem própria, como itens de vestuário e calçados.
A compra pode ser feita por lotes, o que diminui os custos.
Envelope bolha
Esses envelopes com bolhas de ar são ideais para produtos leves, mas que precisam de maior atenção para evitar impactos que possam danificar a superfície.
A embalagem é muito utilizada para produtos pequenos, mas possui um custo maior que as embalagens comuns.
Porém, o custo é revertido em benefício com a prevenção de danos e, consequentemente, produtos retornados.
Envelope de papel kraft
Esse tipo de embalagem kraft possui uma composição mais amigável ecologicamente, mas frágil em comparação com as demais.
Ideal para produtos mais resistentes e que não sofram com pequenos impactos.
Tubo de papelão
O tubo de papelão é ótimo para o envio de itens longos e finos, como pôsteres, painéis e demais artes em papel.
Por ser um tipo de embalagem complexa, o custo geralmente é maior.
Embalagens de luxo
Para produtos de alto valor ou marcas premium, as embalagens de luxo personalizadas são feitas de materiais mais sofisticados e com acabamentos especiais, o que aumenta o valor investido.
Inclusive, a depender do material de confecção, esse tipo de embalagem pode não ser reciclável, o que traz um impacto ambiental negativo para a marca.
Embalagem própria dos Correios
Para produtos pequenos e leves, existem as embalagens dos Correios. Essa modalidade disponibiliza envelopes e caixas pré-pagas, que são enviadas diretamente para a residência do cliente.
O custo é unitário, o que pode ser inviável para quem tem e-commerce que possuem um grande volume de envios mensais.
Tipos de material para preenchimento de embalagens
Além da embalagem externa, é importante usar materiais de proteção interna, como plástico bolha, papel amassado, isopor ou espuma, para proteger os produtos de danos durante o transporte.
Afinal, com o uso desses materiais extras dentro da caixa, envelope ou ao redor dos produtos, o espaço vazio é preenchido e evita atritos entre os produtos e as laterais da embalagem, garantindo uma entrega mais protegida.
Embalagens para e-commerce aceitas pelos Correios
Falamos sobre um tipo de embalagem próprio, desenvolvido pelos Correios, o sistema de entregas e logística brasileiro. Mas você sabia que existem determinações específicas sobre os tipos de embalagens que podem ser transportadas nessa modalidade?
Os Correios possuem um guia técnico com recomendações de embalagens, de acordo com o tipo de material transportado.
Dessa forma, são 21 tipos de embalagens, divididas em 6 categorias:
- P – Pequeno;
- C – Comprida;
- M – Média;
- G – Grande;
- S – Super;
- H – Hiper.
Além das caixas, os Correios consideram 2 tipos de envelopes.
As categorias das embalagens também variam conforme o tamanho e dimensões da embalagem.
Quais embalagens não são aceitas pelos Correios?
No geral, as encomendas de e-commerce que são enviadas pelos Correios devem estar condicionadas em embalagens nos tamanhos recomendados.
Além disso, as embalagens também devem ser seguras, acomodarem bem os produtos e estarem devidamente vedadas.
Portanto, os Correios não aceitam embalagens muito frágeis ou que causem algum tipo de dano direto, como sacolas plásticas, envelopes muito finos, caixas de sapato reutilizadas, entre outros.
Aliás, você sabia que existem tipos de produtos que são proibidos no envio através dos Correios?
São eles:
- Produtos explosivos, como fogos de artifício;
- Materiais sólidos que podem produzir fogo, como fósforo;
- Substâncias corrosivas, como soda cáustica;
- Cigarros e demais derivados do tabaco.
Se o seu e-commerce trabalha com produtos que demandam embalagens especiais ou muito grandes, ou vende algum tipo de material que se encaixe nas categorias que não são transportadas pelos Correios, talvez seja melhor orçar o frete com transportadoras privadas.
Lista de fornecedores de embalagens para e-commerce
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de embalagens para e-commerce e quais são tamanhos indicados para os Correios, está na hora de escolher fornecedores de embalagens para a sua loja virtual.
Para embalagens comuns, selecionamos alguns dos principais fornecedores e plataformas onde você encontra embalagens com melhor custo-benefício e envio em lotes:
- Mercado Livre;
- Amazon;
- Shopee;
- Embala Web;
- Embalagens VIP;
- Embalagem Fácil;
- Embalaki;
- Mag Embalagens;
- Casa do Envio;
- Plastville Embalagens;
- Casa do Papelão.
Além disso, também existem empresas especializadas na fabricação de embalagens personalizadas, como:
Nas grandes plataformas de e-commerce como o Mercado Livre, Amazon e Shopee, você também encontra fornecedores de embalagens personalizadas, que podem ser negociadas dentro das plataformas.
10 vantagens de investir em embalagens para e-commerce
Investir em boas embalagens para o e-commerce faz toda a diferença na entrega dos seus produtos, além de trazer muitos benefícios para o negócio.
Portanto, confira a seguir 10 benefícios diretos do uso de embalagens adequadas para o e-commerce:
1. Proteção e segurança do produto
Embalagens apropriadas ajudam a proteger os produtos durante o transporte, reduzindo o risco de danos e devoluções. Assim, contribui para a satisfação do cliente e economiza custos de possíveis substituições ou reembolsos.
2. Experiência do cliente
Embalagens personalizadas e atraentes podem melhorar a experiência do cliente. Afinal, uma embalagem cuidadosamente projetada cria uma impressão positiva e pode aumentar a fidelidade do cliente, incentivando a recompra.
Mas, vale o lembrete: embalagens personalizadas costumam ser mais caras que as convencionais. O investimento deve ser feito desde que isso não prejudique a saúde financeira do e-commerce.
Leia também: 12 dicas de gestão financeira para e-commerce
3. Branding
Embalagens que contenham elementos da identidade visual da marca, como logotipo e cores, ajudam a reforçar o branding, tornando a presença da empresa mais memorável.
4. Diferenciação da concorrência
Ainda falando sobre embalagens personalizadas para e-commerce, versões únicas e criativas podem destacar a sua loja virtual dos seus concorrentes no mercado, atraindo a atenção dos clientes.
5. Marketing gratuito
Quando os clientes recebem embalagens atraentes, eles podem compartilhar fotos nas redes sociais, resultando nos conteúdos gerados pelo usuário (ou UGC – User Generated Content). Afinal, isso pode ampliar a visibilidade da sua marca.
💡 Além disso, o compartilhamento da opinião sobre a embalagem pode ser sugerido em bilhetes e materiais enviados junto ao produto.
6. Facilidade de manuseio
Embalagens bem projetadas facilitam o manuseio, estoque e empacotamento eficiente dos produtos. Dessa forma, aumenta a produtividade e reduz erros na hora do envio.
7. Sustentabilidade
Investir em embalagens ecológicas, como papelão e papel kraft, demonstra um compromisso da empresa com a sustentabilidade. Além disso, essa ação pode conquistar consumidores que valorizam esse posicionamento em um mundo cada vez mais preocupado com o impacto ambiental.
8. Redução de custos de envio
Embalagens adequadas podem ajudar a otimizar o tamanho e o peso das remessas, reduzindo os custos de envio. Aliás, isso é especialmente importante para empresas que oferecem frete grátis ou custos de envio reduzidos.
9. Proteção da privacidade
Em casos de produtos sensíveis ou de alto valor, embalagens discretas e seguras podem garantir a privacidade do cliente. Também é uma boa medido para evitar roubos.
10. Redução de resíduos
Embalagens com tamanho adequado para os produtos se adequam melhor. Além disso, diminuem o uso de materiais para preenchimento do espaço vazio, reduzindo o desperdício de material.
Embalagens para e-commerce e sustentabilidade
Sua loja virtual também precisa se preocupar com o destino das embalagens enviadas aos clientes.
Claro que isso não significa monitorar o que é feito com cada embalagem. Mas, sim, garantir que, independente do destino, as embalagens do e-commerce sejam biodegradáveis e recicláveis.
O Inquérito de Embalagem Pulse, desenvolvido pela empresa WestRock em 2022, trouxe dados importantes sobre o impacto do uso de materiais sustentáveis para as empresas.
Entre os entrevistados:
- Mais da metade toparia pagar a mais por um produto que fosse embalado em material biodegradável;
- 65% se sentem mais satisfeitos quando o pacote pode ser reciclado;
- 63% afirmam que a satisfação também aumenta se o pacote for do tamanho certo do produto, evitando o desperdício de material;
- 49% dos consumidores enxergam o papelão como o tipo de material mais sustentável de embalagem.
Esses dados são importantes para entender como é a percepção dos clientes sobre as embalagens do e-commerce. Além disso, você pode conferir como a sua loja virtual pode se beneficiar escolhendo materiais ecologicamente corretos para embalar os produtos.
Como medir embalagens de produtos para e-commerce?
Em todos os serviços de entrega, os custos de envio são de acordo com o comprimento, largura e altura da embalagem, junto com o peso total.
Para saber o tamanho total da embalagem e fazer o cadastro correto no sistema de envio, você vai precisar:
- Medir o comprimento: o comprimento é o maior lado da caixa. Utilize uma fita para ir de uma extremidade à outra.
- Medir a largura: a largura é o menor lado da caixa, quando visto de cima. Meça com uma fita de uma extremidade até a outra.
- Medir a altura: a altura é a medida entre a parte superior da embalagem e a superfície de contato. Também utilize uma fita métrica aqui,
- Multiplique largura e altura por 2: dado necessário para encontrar o perímetro;
- Sobre o dobro de cada medida: ou seja, 2x a altura + 2x a largura, que representa o perímetro da embalagem;
- Calcule o valor global da embalagem: você pode solicitar esse dado a algumas transportadoras e ele corresponde à soma do comprimento com o perímetro.
Um exemplo prático para que fique mais claro:
– Sua embalagem possui 30cm de comprimento, 15cm de largura e 5cm de altura.
– O dobro da largura e da altura são, respectivamente, 30cm e 10cm.
– A soma dos dois dados representa o perímetro: 40cm.
– A soma do comprimento com o perímetro é o tamanho global: 70cm.
Como calcular custos com embalagens para e-commerce?
Para calcular o custo investido na embalagem para e-commerce, você precisa do valor total pago ao fornecedor da embalagem. Em seguida, é só fazer a divisão pela quantidade de pacotes comprados para ter o custo individual.
Certo? Nada disso!
O custo da embalagem engloba outros fatores, como:
- Uso de materiais de preenchimento;
- Etiquetagem;
- Mão de obra;
- Armazenamento logístico.
Mais um exemplo prático para ajudar na visualização:
Por exemplo: digamos que na sua loja virtual, você usa caixas de papelão (R$2 cada), fita adesiva (R$1 por rolo) e plástico bolha (R$0,50 por pedaço) para embalar os produtos da sua loja virtual.
Em média, você usa uma caixa, uma fita adesiva e dois pedaços de plástico bolha para cada pedido.
O custo médio de embalagem por pedido fica assim:
R$2 (caixa) + R$1 (fita adesiva) + R$0,50 (plástico bolha) + R$0,50 (plástico bolha) = R$4 por pedido.
Além disso, digamos que você gaste R$0,50 em etiquetas de remessa e leva cerca de 5 minutos para embalar cada pedido, com um custo de mão de obra de R$5 por hora. Se cada pedido levar 5 minutos (1/12 de uma hora) para embalar, o custo de mão de obra seria R$5 / 12 = R$0,42 por pedido.
Dessa forma, vamos fazer o cálculo total de quanto custa a embalagem:
R$ 4 (materiais) + R$ 0,50 (etiquetas) + R$ 0,42 (mão de obra) = R$ 4,92
Assim, você pode calcular o custo da embalagem, que deve fazer parte da precificação dos produtos.
Bônus: como embalar um produto para e-commerce
Chegou a hora de colocar a mão na massa – ou na caixa, melhor dizendo.
Por isso, salve esse tutorial para não esquecer nenhum passo na hora de embalar as encomendas do seu e-commerce:
1. Escolha a embalagem
Selecione a embalagem que melhor se ajusta ao tamanho e formato do produto, e que seja resistente o suficiente para proteger o conteúdo.
2. Proteja o produto internamente
Use material de proteção interno, como plástico bolha, papel amassado, isopor ou espuma, para evitar danos durante o transporte.
- Para produtos líquidos: faça a vedação das tampas de cada embalagem interna e coloque em sacos fechados individualmente.
- Para vidro ou produtos frágeis: use embalagens internas de proteção, como divisórias de papelão ou molduras de espuma.
- Para roupas: Dobre ou enrole as roupas para evitar amassados desnecessários e reforce com sacos plásticos ou sacos de tecido para manter as roupas limpas e protegidas contra a umidade.
- Para eletrônicos ou produtos sensíveis: opte por utilizar embalagens internas à prova de choque, como plástico-bolha ou isopor.
3. Inclua personalizações
Pode ser um bilhete escrito à mão, um toque de perfume ou essência, brindes, cupons de desconto. Enfim, qualquer tipo de item extra que faça o destinatário lembrar da sua marca além do produto.
Leia também: Como fazer relacionamento com cliente
4. Faça a selagem
Feche a embalagem de forma segura, utilizando fita adesiva de boa qualidade, própria para envios seguros. Além disso, lembre de passar a fita em todas as partes da embalagem que possam ser abertas.
5. Cole as etiquetas
Em lugares visíveis, adesive as etiquetas com informações sobre remessa, remetente, destinatário e demais documentações necessárias.
6. Anexe a documentação
Estamos falando sobre nota fiscal e declaração de conteúdo – esse último é essencial para envios que são feitos através dos Correios. Portanto, você deve fixar os documentos com fita ou plástico de segurança no lado externo da embalagem.
Dessa forma, com essas informações, você está pronto para vender mais e enviar suas encomendas de maneira mais segura e eficiente para os seus clientes.
Conte com a Yampi para tornar o seu e-commerce cada vez mais profissional!
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