Vendas realizadas? Hora de trabalhar no envio da encomenda para seus clientes!
No momento de definir qual será o modelo de envio de encomenda, você deve considerar pontos como empresas parceiras e prazo de entrega, assim como tipo de embalagem, práticas para que o produto chegue com qualidade ao cliente, e outros detalhes que falaremos por aqui.
Siga a leitura para aprender tudo sobre o envio de encomendas ou, se preferir, escolha o tópico de maior interesse no menu abaixo:
Quais são as formas de envio de encomendas no e-commerce?
Para pensar qual será o modelo de envio de encomendas do seu e-commerce, você precisa entender quais são os tipos disponíveis no mercado.
Atualmente, existem, ao menos, 4 tipos diferentes de envio de encomendas:
- Envio através de empresa de transporte;
- Envio através dos Correios;
- Envio por frota da empresa;
- Envio por entregador parceiro (motoboy).
Sem contar a possibilidade do seu cliente retirar o produto na loja ou em um espaço físico, como nas caixas postais dos Correios.
O frete, parte do envio da encomenda, é um dos fatores mais relevantes dentro de um e-commerce.
Uma pesquisa da Hedgehog Digital, intitulada State of Search Brasil, mostrou que 75% das pessoas que pesquisam produtos na internet desistem da compra porque o frete é caro. Em outras palavras, oferecer um frete mais barato pode ser um grande diferencial para a sua loja.
Por isso, o valor do envio, juntamente com a qualidade da empresa parceira, são de extrema importância para garantir o sucesso na experiência de compra do seu cliente. E o retorno na sua loja virtual, claro.
Como escolher a melhor forma de envio de encomendas?
Considerando os 4 tipos de envio que mencionamos, é preciso entender qual é o melhor método de envio de encomendas para a sua empresa.
Por isso, vamos ver, no detalhe, as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos.
Envio através de empresa de transporte
Essas são algumas das vantagens desse tipo de envio:
- Rapidez: as empresas de transporte geralmente possuem rotas estabelecidas e uma estrutura eficiente de logística, o que resulta em um prazo de entrega mais rápido;
- Rastreabilidade: normalmente, as transportadoras fornecem um código de rastreamento que permite ao remetente e ao destinatário acompanhar o progresso da encomenda;
- Segurança: essas empresas têm procedimentos de segurança para proteger as encomendas durante o transporte, incluindo valor de proteção embutido no frete.
Algumas das desvantagens do envio através de transportadoras:
- Preço: os serviços de empresas de transporte podem ser mais caros em comparação com outros métodos de envio, principalmente para pacotes de maior peso ou com destinos distantes;
- Limitações geográficas: algumas empresas têm cobertura limitada em determinadas áreas, o que pode resultar em atrasos ou a necessidade de envio alternativo.
Envio de encomendas através dos Correios
Confira as vantagens desse método.
- Cobertura abrangente: os Correios oferecem serviços de envio para praticamente todo o Brasil, sem contar as rotas internacionais;
- Preço acessível: costumam ter tarifas competitivas em comparação com empresas de transporte privadas, especialmente para pacotes menores e envios de baixo custo.
Essas são algumas desvantagens dos Correios:
- Tempo de entrega variável: dependendo da localização e do serviço selecionado, o tempo de entrega dos Correios pode ser mais longo do que o de empresas de transporte;
- Rastreamento limitado: mesmo que forneçam códigos de rastreamento, nem sempre o nível de detalhamento e atualização do rastreamento dos Correios é tão preciso quanto o de outras modalidades de envio.
Envio por frota da empresa ou motoboy
Entenda as vantagens do uso de frotas próprias ou motoboy.
- Agilidade: o uso de uma frota da empresa ou motoboys permite entregas rápidas, especialmente para envios locais ou regionais;
- Flexibilidade: em alguns casos, a empresa pode ter mais controle sobre o processo de entrega, podendo agendar horários específicos de coleta e entrega.
Assim como os anteriores, confira quais são as desvantagens desse modelo de envio de encomendas.
- Restrições geográficas: a frota da empresa ou parceiro motoboy podem ter uma área de atuação limitada, o que pode ser um problema para envios para locais distantes;
- Custos adicionais: dependendo do tamanho ou peso da encomenda e distância percorrida, o uso de uma frota ou motoboy pode resultar em custos mais altos em comparação com os serviços de transportadoras ou os próprios Correios.
E qual é a forma mais barata de enviar encomendas?
Vai depender de fatores como: peso do pacote, destino, distância, tempo de frete normal ou reduzido. Se for uma encomenda internacional, o pacote ainda pode ser taxado.
Então, não existe uma resposta certa e geral para definir qual é a forma mais barata de envio de encomendas de um e-commerce para seus clientes.
Estude os tipos de envio, as vantagens e desvantagens, e verifique o que melhor funciona para você.
3 empresas de envio de encomendas para conhecer
Considerar parceiros de logística no envio das encomendas requer muita pesquisa e compreensão do que faz ou não sentido para o seu negócio.
Conheça três empresas de tecnologia em logística que podem auxiliar no seu processo de envio de pacotes e encomendas.
Melhor Envio
A Melhor Envio é uma empresa que atua como uma plataforma de intermediação logística, oferecendo soluções de envio de encomendas para pequenas e médias empresas. Ou seja: a solução possibilita a cotação e geração de etiquetas em diferentes transportadoras.
A boa notícia é que você pode integrar a Melhor Envio com a sua Loja Virtual da Yampi!
💡Quer saber como? Dá o play:
Frenet
A Frenet oferece soluções integradas para o gerenciamento de envios e cálculo de fretes, com o objetivo de facilitar a logística de pequenas e médias empresas com lojas virtuais.
Com a Frenet, é possível calcular diferentes tipos de frete e integrar com plataformas de e-commerce, como a Yampi.
Intelipost
A Intelipost é especializada em soluções de gestão e automação logística. Oferece uma plataforma tecnológica desenvolvida para otimizar e simplificar os processos de transporte e logística de empresas de diversos segmentos. Também é possível integrar a Intelipost com a sua loja da Yampi.
Envio de encomendas nacionais e internacionais: atenção aos detalhes
Alguns pontos de atenção valem tanto para o envio de encomendas dentro do país, quanto fora.
Peso, tamanho, tipo de mercadoria e legislação vigente impactam no preço do frete, na permissão de envio e na maneira em que os produtos devem ser embalados.
Para o envio de encomendas internacionais, alguns detalhes são ainda mais relevantes, como a documentação exigida e o registro da empresa em órgãos governamentais.
Isso vale tanto para o envio para outros países quanto para a importação de produtos em uma operação de dropshipping.
Confira o artigo especial que fizemos com tudo o que você precisa saber sobre importação da China!
Como simular o frete do envio da encomenda?
Muitas plataformas de frete e parceiros de envio de encomendas possuem uma interface para simulação de frete.
Para quem está vendendo, é necessário disponibilizar informações prévias no sistema, como:
- Dimensões do pacote (altura, largura, comprimento);
- Peso aproximado da embalagem;
- CEP de origem do envio;
- Modalidades de entrega disponíveis.
Na visão do comprador, com essas informações, além de quais foram os produtos adquiridos, vale disponibilizar mais de um tipo de frete para que a simulação tenha comparativo com outras empresas de envio de encomendas.
Como integrar o envio de encomendas na sua loja virtual
A Loja Virtual da Yampi possui integração nativa com os Correios, Melhor Envio, Frenet e Intelipost, além de outras ferramentas de rastreamento, facilitando a gestão do frete do seu e-commerce.
Para fazer a integração da sua loja virtual, basta acessar o painel de controle, dentro da visão do administrador, e selecionar as opções que melhor se encaixam para o seu tipo de negócio.
Como enviar encomendas: passo a passo
Independente da empresa que você escolheu para ser o seu parceiro no envio das encomendas, existe um passo a passo que equivale para todas as modalidades. Saiba quais a seguir:
Embalagem
Escolha uma embalagem adequada para proteger a encomenda durante o transporte, que seja de material resistente e possibilite lacrar da melhor maneira possível. Lembre de preencher espaços vazios com materiais de proteção, como papel amassado ou plástico bolha.
Dados de envio
Preencha corretamente os dados do remetente e do destinatário na etiqueta ou formulário de envio, como nome completo, endereço completo, número de telefone e, se necessário, informações adicionais.
Método de entrega
Dependendo do serviço escolhido, você pode ter diferentes opções de entrega. Pode ser o agendamento de uma coleta no local, a entrega em uma agência dos Correios ou a entrega em um ponto de coleta parceiro.
Pagamento
Efetue o pagamento do frete de acordo com o método disponível. Isso pode ser feito por meio de pagamento online, na agência dos Correios ou diretamente com a empresa de transporte, seguindo as orientações fornecidas.
Rastreamento da entrega
A maioria das empresas fornece um número ou código de rastreamento para acompanhar o status da entrega.
Verifique regularmente o sistema do serviço escolhido para obter atualizações sobre a localização e o progresso da encomenda, e tenha certeza de que seu cliente também tenha acesso a essa informação.
Não se esqueça da logística reversa
Sabemos que o seu produto é de qualidade e que a sua loja promoveu a melhor experiência de compra para os clientes. Mas você ainda precisa pensar e organizar como será o processo de logística reversa.
Você arca com o envio de volta? O cliente? Há um desconto nesse valor? Como será o processo de reembolso do pagamento? Estipule as respostas para as perguntas dentro da sua realidade para evitar surpresas.
4 práticas para embalar uma encomenda corretamente
Falando em embalagem, a organização do pacote faz toda a diferença na experiência de compra do seu cliente.
Como falamos, escolher o tipo de material, forrar os espaços vazios e lacrar com segurança o pacote são essenciais no processo. Mas temos dicas que podem ajudar ainda mais!
- Proteja os itens frágeis: isso pode ser feito preenchendo os espaços vazios com papel, plástico bolha e outros materiais, mas também deve ser sinalizado no próprio pacote para alertar as transportadoras;
- Reforce os cantos: em caso de caixas, o reforço das laterais e cantos pode ser feito com fita adesiva resistente e outros materiais autocolantes, para evitar que o pacote abra no transporte;
- Escolha materiais de qualidade: sejam eles fitas adesivas, colas, lacres, busque sempre materiais de qualidade profissional para fechar as caixas com segurança;
- Identifique a encomenda: não apenas com adesivos de material frágil, mas endereço de entrega correto, nome do destinatário e demais informações em letra legível.
Dica extra: o conteúdo do envio pode ter a cara da sua loja. Personalize a embalagem, incluindo papel-seda especial, aromas, brindes ou mimos para reforçar a lembrança de marca.
Problemas no envio de encomendas: o que fazer?
Você tem todas as informações que precisa para fazer um bom processo de envio de encomendas, mas ainda não está imune aos problemas. Afinal, alguns são imprevisíveis e podem acontecer a qualquer momento.
O seu maior aliado, se houver algum tipo de situação incômoda para o cliente no envio das compras, é o sistema de comunicação.
Isso significa que você deve manter sempre seus canais de atendimento abertos e disponíveis, em lugares visíveis no seu e-commerce, para que as pessoas possam acessar quando precisarem.
As integrações com plataformas de CRM ajudam muito nesse sentido, porque simplificam a interação entre cliente e empresa.
Além disso, vale a pena desenvolver uma sessão de Perguntas e Respostas, com indicações de logística reversa, estorno, pagamentos, entre outros.
Vale a pena ter seguro de encomendas?
O seguro das encomendas vale tanto a pena que as transportadoras incluem um valor/porcentagem dentro do preço final do frete.
Isso faz parte das obrigatoriedades previstas pelas ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Aliás, a tabela de frete do órgão regulamentador foi atualizada em fevereiro de 2023, vale conferir a portaria para entender o que muda no valor do frete.
Agilidade no envio das encomendas na sua loja Yampi
A plataforma de Loja Virtual da Yampi oferece todas as integrações necessárias para que o seu cliente tenha a melhor experiência de compra – e a sua loja tenha bons números de vendas!
Trabalhamos com fatos: as integrações nativas com empresas de tecnologia logística facilitam a gestão de frete e envio de encomendas, com opções diferentes e que melhor se adequam ao seu negócio.
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