Quem empreende no e-commerce, inevitavelmente vai presenciar um momento de alta nas compras que resulta na falta de produtos para os clientes. Afinal, esse risco vem com qualquer negócio que dependa de estoque.
É por isso que é tão importante ter um estoque mínimo de produtos: isso evita estresses e gastos não planejados com a reposição de estoque, garantindo a continuidade das vendas entre uma reposição e outra.
Aprenda tudo sobre o estoque mínimo, a importância de manter o nível de produtos disponíveis no estoque e como fazer o cálculo com a Yampi!
Continue a leitura para saber mais.
O que é estoque mínimo?
O estoque mínimo é um sistema de armazenagem que considera a quantidade mínima que o e-commerce necessita para funcionar sem interrupções.
Dessa forma, a quantidade de produtos é determinada a partir de alguns fatores, internos e externos:
Fatores internos:
- Giro de estoque;
- Tempo de produção;
- Variedade de produtos.
Fatores externos:
- Demanda de compra dos clientes;
- Sazonalidade;
- Prazo de reposição por fornecedores externos;
- Preço de custo por quantidade.
No e-commerce, funcionar sem interrupções é, basicamente, ter os produtos em quantidade disponível o suficiente para que os clientes consigam comprar e a loja se mantenha ativa vendendo, dentro do prazo de recebimento de novos produtos (por exemplo: quinzenal, mensal, trimestral).
Qual a diferença entre estoque mínimo e estoque de segurança?
Para solucionar de uma vez por todas a dúvida sobre as diferenças entre estoque mínimo e estoque de segurança, vamos entender o que define cada uma.
Assim, ambos termos representam o mesmo conceito: um estoque que garanta a continuidade da operação, mesmo sem abastecimento imediato. Essa definição é entendida por muitos autores, entre eles Hamilton Pozo, especialista em administração de recursos materiais.
Além de estoque mínimo e estoque de segurança, é possível encontrar o mesmo conceito com o nome de estoque de reserva. Mas na prática, os três significam a mesma coisa.
Para quem o estoque mínimo é indicado?
Entendendo qual é a finalidade do estoque mínimo, vemos que a prática vale para todos os tipos de empresa.
Mas manter um estoque de segurança se torna fundamental em algumas áreas específicas, como:
- Varejo;
- Manufatura;
- Distribuição;
- Empresas de mercados voláteis.
Você deve estar se perguntando: “mas eu tenho uma loja virtual que trabalha apenas com vestuário, e a moda é algo que muda constantemente. Devo ter um estoque de reserva?”
A resposta é: depende. Isso porque é necessário entender o comportamento de consumo do público da sua loja, quais são os produtos com maior e menor saída, e quais são as peças-chave que se mantêm mesmo com a mudança de estilo e tendência.
Assim, o que vai determinar se a sua loja virtual precisa de um estoque de segurança é, em resumo, o comportamento do consumidor da loja.
Vantagens e desvantagens do estoque mínimo
Existem vantagens e desvantagens no uso do estoque mínimo, ou estoque de segurança, para lojistas virtuais.
Vamos explicar os principais a seguir:
Vantagens do estoque mínimo
Conheça algumas vantagens de utilizar o estoque mínimo.
- Otimização de espaço: com menor volume de produtos, os lojistas com estoque próprio podem armazenar em espaços menores, de maneira organizada;
- Diminuição de custos de armazenagem: o volume diminuído de produtos também permite que os custos com armazenagem sejam baixos, permitindo a contratação de espaços menores ou, até mesmo, organização na residência do lojista virtual;
- Aumento da rotatividade de produtos: o estoque mínimo para lojistas permite que o giro de estoque aconteça com frequência, evitando produtos “encalhados” no estoque e, como consequência, prejuízo financeiro;
- Melhoria na experiência do cliente: ter um estoque de segurança garante que o cliente sempre pode encontrar o produto de interesse na loja virtual, evitando que a falta de estoque ocasione a compra em outro e-commerce.
Desvantagens do estoque mínimo
Tenha atenção às desvantagens de estoque mínimo para a sua loja virtual.
- Menor poder de negociação: é comum para fornecedores oferecerem margens de preço menores para compras em quantidade. Com o estoque mínimo, o “poder de barganha” do lojista diminui, por sempre comprar menores quantidades;
- Maior necessidade de controle: ao mesmo tempo, o lojista precisa ter o controle total do estoque para entender quando é o momento de atualizar as compras ou apontar produtos indisponíveis no e-commerce, o que exige atenção e esforço diário;
- Criação de planos de contingência: além dos produtos com estoque mínimo, os lojistas precisam criar planos de contingência para eventuais momentos em que o estoque fica totalmente em baixa, como a substituição de produtos no comércio virtual.
O importante é entender que toda ação sobre o estoque mínimo tem impacto na experiência de compra do cliente, e isso deve ter atenção total dos lojistas.
Como calcular o estoque mínimo?
Algo que precisa ficar claro para os gestores: o estoque mínimo não deve baixar. Então, para evitar a falta de produtos, calculamos qual é a quantidade ideal para o estoque de segurança.
A fórmula para calcular o estoque mínimo para a loja virtual depende de outros dados, como consumo médio diário e tempo de reposição.
Consumo médio diário
O consumo médio diário é a quantidade de produtos consumidos (no caso da loja virtual, vendidas) todos os dias.
Para uma loja que vende bens de consumo não duráveis, como alimentação e limpeza, é necessário levantar as quantidades vendidas todos os dias e fazer a média, dividindo o valor total por período (por exemplo, 30 dias).
Se a loja vende bens de consumo duráveis, o período considerado talvez seja maior. Entenda como funciona para a sua loja e adeque o valor.
Tempo de reposição
O tempo de reposição representa o período entre a encomenda de novos produtos e o tempo de entrega do fornecedor.
Por exemplo, para a loja de produtos de limpeza, cada lote encomendado leva 20 dias para chegar.
Fórmula para calcular o estoque mínimo
A fórmula para o cálculo do estoque mínimo é a seguinte:
Estoque Mínimo = Consumo Médio Diário x Tempo de Reposição
Exemplo prático:
A loja vende 25 produtos de limpeza por dia, em média. A reposição acontece a cada 20 dias.
- EM = 25 x 20
- EM = 500 produtos de limpeza
Ou seja: quando o estoque dos produtos chegar a 500, a empresa precisa fazer uma nova encomenda junto ao fornecedor.
💡Leia também: Métricas essenciais para o seu e-commerce
Estoque mínimo e máximo: qual a relação entre os dois?
Até aqui, entendemos qual é o objetivo do estoque mínimo e como calcular o nível de produtos para que a loja virtual funcione sem interrupções.
O estoque mínimo possui relação com o estoque máximo. Como o próprio nome sugere, os dois são opostos.
Estoque máximo é o maior nível de produtos que a empresa ou loja virtual deve ter para evitar prejuízos com produtos parados, armazenamento ou perda por prazo de validade.
Para calcular o estoque máximo, precisamos de duas informações:
- Estoque médio;
- Lote de compra.
O estoque médio é a quantidade média de produtos disponíveis calculada entre períodos.
O lote de compra é a quantidade de produtos comprada de uma só vez.
Exemplo:
A loja tinha 500 produtos de limpeza no início do mês e, ao final dos 30 dias, contava com 300.
- Estoque Médio = (500 + 300) ÷ 2 = 400
A cada nova compra, são adquiridos 1.500 produtos.
Agora que temos todas as informações necessárias, vejamos a fórmula para calcular o estoque máximo:
Estoque Máximo: Estoque Médio + Lote de compra
O cálculo prático fica assim:
- Estoque Máximo = 400 + 1.500
- Estoque Máximo = 1.900 produtos
Ou seja: para que a loja não tenha nenhum tipo de perda financeira e prejuízo, no máximo pode ter 1.900 produtos disponíveis no estoque.
Vantagens e desvantagens do estoque máximo
O estoque máximo também possui vantagens e desvantagens para a gestão. Vamos entender algumas delas a seguir.
Vantagens do estoque máximo
Ter um sistema de estoque máximo estipulado traz vantagens como:
- Maior poder de negociação: com a compra em quantidades maiores, o estoque máximo permite que os lojistas tenham uma margem de negociação maior com os fornecedores;
- Otimização de recursos: a consequência de compras maiores é, geralmente, ter mais descontos na compra, o que otimiza os recursos financeiros para gestão de estoque;
- Prevenção de faltas: o estoque máximo permite que os lojistas tenham maior controle sobre a falta de produtos entre lotes de reposição, principalmente se o ramo de atuação for algo muito específico e com possibilidade de falta de fornecedores.
Desvantagens do estoque máximo
As desvantagens do estoque máximo impactam em:
- Maior custo de armazenamento: a compra de mais produtos gera a necessidade de ter um armazém ou espaço de armazenagem de estoque maior, resultando em mais custos;
- Maior risco de perda de produtos: quando o estoque está alto, existe um risco maior de que os produtos fiquem parados por muito tempo, gerando prejuízo para a empresa;
- Maior complexidade na gestão: com muitos produtos, o controle manual se torna mais difícil, e exige um trabalho maior por parte da gestão para ter as informações completas sobre o giro de estoque da loja virtual.
A plataforma de e-commerce para gestão de estoque
Fazer a gestão de estoque da sua loja virtual é simples com a Yampi.
Com uma plataforma de e-commerce completa, os empreendedores contam com um painel de administração acessível, que mostra dados de venda, estoque e faturamento.
O controle de estoque na Yampi é feito de duas maneiras: por análise de produtos e a partir de uma planilha com dados cadastrais (SKU). E todo o processo é intuitivo e de fácil entendimento, para que você invista tempo no que realmente importa: vender mais.
Crie a sua loja virtual grátis na Yampi e veja como é simples abrir um e-commerce!
O estoque mínimo é um sistema de armazenagem que considera a quantidade mínima que o e-commerce necessita para funcionar sem interrupções levando em conta fatores internos e externos.
Não há diferença entre estoque mínimo e estoque de segurança: ambos termos representam o mesmo conceito: um estoque que garanta a continuidade da operação, mesmo sem abastecimento imediato.
A fórmula para o cálculo do estoque mínimo é: Estoque Mínimo = Consumo Médio Diário x Tempo de Reposição.
Enquanto o estoque mínimo é o mínimo necessário de armazenagem para que um e-commerce funcione adequadamente, o estoque máximo é o maior nível de produtos que a empresa ou loja virtual deve ter para evitar prejuízos com produtos parados, armazenamento ou perda por prazo de validade.