Minimize os investimentos iniciais do seu e-commerce utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet, desde edição de imagens até sistemas de ERP simplificados, que ajudam no controle e gestão da loja virtual. Confira, também, os modelos e planilhas gratuitas disponíveis no blog da Yampi.
Aproveitar ao máximo ferramentas de e-commerce gratuitas é uma ótima maneira de salvar dinheiro na gestão da sua loja virtual.
Existem opções que vão desde marketing até gestão completa do e-commerce, e que com certeza serão úteis enquanto o seu negócio está em crescimento.
Pesquisamos e encontramos 33 opções com planos gratuitos para uso, com versões limitadas e ilimitadas, e vamos explicar cada uma delas a seguir!
33 ferramentas de e-commerce gratuitas para sua loja
Buscamos e chegamos a uma lista de 33 ferramentas gratuitas para e-commerce verificadas.
Algumas ferramentas possuem planos de assinatura acessíveis, para quem pode investir um pouco mais para aprimorar os recursos. Confira!
1. Yampi
Nada mais justo do que começar essa lista com a plataforma de e-commerce que mais converte no Brasil – a Yampi.
Com o plano Basic sem mensalidade, você pode criar e gerenciar sua loja virtual com diversos recursos inclusos, seja para personalizar a loja, integrar meios de pagamento e gerenciar produtos e pedidos.
É ideal para quem deseja começar a empreender na internet, e as taxas pagas acontecem apenas quando há vendas. Saiba mais sobre o plano Basic da Yampi.
2. Checkout Transparente Yampi
Para quem possui loja virtual construída em outras plataformas, o Checkout Transparente Yampi está disponível para integração.
Funciona como uma página final de vendas, segura e intuitiva, que permite a finalização das compras e a Retentativa Transparente em vários meios de pagamento.
Saiba como incluir o Checkout Transparente da Yampi na sua loja virtual.
3. Upsell One-Click
Disponível na loja Yampi, o Upsell One-Click é uma ferramenta que auxilia no aumento da receita, oferecendo produtos após o checkout.
Assim, os clientes podem adquirir mais produtos relacionados sem a necessidade de visitar mais páginas do e-commerce, potencializando cada compra. Veja como configurar a funcionalidade na sua loja Yampi.
4. Order Bump
Similar ao Upsell OneClick, o Order Bump oferece produtos no momento do checkout, simplificando ainda mais o incremento da compra.
Aprenda a configurar essa ferramenta na Yampi.
5. Google Analytics
O Google Analytics ajuda a monitorar o tráfego do e-commerce, identificando quantas pessoas visitaram as páginas, de onde vêm, quais páginas acessam e como interagem com o conteúdo do site.
É uma ferramenta essencial para entender o comportamento do público e ajustar estratégias de marketing. Aprenda aqui a configurar o Google Analytics no seu e-commerce.
6. Google Trends
Com o Google Trends, você pode analisar tendências de busca no Google e descobrir o que as pessoas estão pesquisando em tempo real.
Essa ferramenta de pesquisa ajuda a identificar demandas sazonais, escolher palavras-chave e planejar conteúdos relevantes. Além disso, pode ser utilizada para pesquisar o interesse específico de produtos por região.
7. Google PageSpeed
Mais uma ferramenta da Google, o PageSpeed avalia o desempenho técnico do e-commerce, fornecendo informações sobre a velocidade de carregamento dos conteúdos.
Além de mostrar como está a experiência do cliente que visita o site por computador e dispositivos móveis, o PageSpeed oferece dicas para otimizar imagens, reduzir códigos e melhorar a experiência do usuário, fatores importantes para SEO.
8. Ubersuggest
É uma ferramenta gratuita para monitorar os seus esforços de SEO e também monitorar os seus concorrentes. A versão grátis do Ubersuggest pode ser um bom ponto de partida para conquistar mais tráfego orgânico.
9. Trello
O Trello é uma plataforma de gerenciamento de tarefas e projetos baseada em quadros, que permite organizar atividades, delegar tarefas para a equipe e acompanhar o progresso de cada etapa, garantindo maior produtividade no dia a dia.
É uma ferramenta gratuita para uso limitado, com até 10 quadros permitidos.
10. Airtable
O Airtable combina funcionalidades de planilhas e banco de dados, permitindo organizar informações, criar relatórios e gerenciar projetos de maneira visual e colaborativa.
Similar ao Trello, possui um plano limitado gratuito para até 5 colaboradores.
11. QRCode Generator
O QR Code Generator permite criar códigos QR personalizados que redirecionam para links, páginas de produtos, WhatsApp e mais.
É ótimo para usar em embalagens ou materiais promocionais para facilitar o acesso dos clientes.
Com o plano gratuito, não é possível editar links dentro dos QR Codes.
12. ILoveIMG
O ILoveIMG é uma ferramenta gratuita para edição de imagens online.
Com ela, é possível redimensionar, comprimir, recortar e converter imagens, garantindo qualidade visual em banners e produtos do e-commerce.
Existem outras ferramentas do mesmo grupo, como o ILovePDF, que servem para edição e otimização de recursos visuais.
13. Sejda
Ideal para editar PDFs, o Sejda tem uma versão grátis que conta com diversos recursos, como editar, cortar páginas, comprimir arquivos grandes e converter para outros formatos.
14. ChatGPT
O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia na criação de textos, conteúdos, resposta a clientes e ideias para marketing em geral.
Ele ajuda a agilizar tarefas, desde redação de textos até resolução de dúvidas.
15. Gerenciador de Negócios da Meta
O Gerenciador de Negócios da Meta permite acompanhar o desempenho de publicações, criar anúncios no Facebook e Instagram.
Além disso, também permite criar, gerenciar e analisar campanhas de anúncios pagos.
16. WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp voltada para negócios.
Oferece funcionalidades como mensagens automáticas, catálogos de produtos e etiquetas para organizar conversas com clientes, o que facilita o serviço de atendimento.
Para ter acesso a uma conta Business, basta ter um número de celular alternativo e baixar o aplicativo gratuito.
17. Portal de Gestão NFS-e
O Portal de Gestão NFS-e facilita a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas.
É uma funcionalidade do Governo Federal para organizar documentos fiscais e garante que a empresa esteja em conformidade com as exigências legais.
18. Cora
A Cora é uma conta digital voltada para empresas, que oferece serviços bancários sem tarifas.
Com essa conta, é possível emitir boletos e pagamentos e ter maior controle financeiro do e-commerce, sem custo.
19. Odoo
O Odoo é um sistema integrado de gestão empresarial de código aberto, que oferece módulos para vendas, marketing, finanças e mais.
Por ser open source, o Odoo não é pago para utilização, mas possui assinaturas de suporte para quem deseja fazer mais com as funcionalidades disponíveis.
20. Fox Manager
O Fox Manager é um software de gestão que organiza processos administrativos, como controle de estoque, emissão de notas fiscais e relatórios financeiros.
Por ser gratuito, é útil para pequenas empresas e e-commerces em início de operação.
21. MarketUP
O MarketUP é mais uma plataforma gratuita de ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais), que integra funções de gestão, como emissão de notas fiscais, controle de estoque, vendas e relatórios, em uma única solução.
Também é gratuito para uso limitado.
22. Bitrix24
O Bitrix24 combina CRM (Customer Relation Manager, ou gestão de relacionamento com o cliente), gestão de tarefas, comunicação e automação de marketing em uma única ferramenta.
Essa é uma solução completa para gerenciar vendas e equipes, com plano gratuito inicial.
23. Typeform
O Typeform é uma ferramenta gratuita para criar formulários e pesquisas interativas, com design intuitivo e amigável.
Funciona para coletar feedback de clientes, fazer pesquisas de público ou criar cadastros personalizados, de maneira mais intuitiva que outras ferramentas do segmento.
24. Canva
Popular nas redes sociais, o Canva é uma plataforma de design gráfico que oferece templates para criar conteúdos visuais, como posts para redes sociais, banners e cartões.
Por ser fácil e intuitivo, é uma ferramenta ideal para quem não possui experiência com design, mas deseja editar e criar imagens esteticamente bonitas e que representam a identidade visual da marca.
25. CapCut
O CapCut é um aplicativo para edição de vídeos rápidos, disponível em smartphones Android e iOS. Também possui um aplicativo para download em computadores.
Para utilizar os recursos mais populares e alguns modelos de edição, o aplicativo é gratuito e bastante intuitivo.
26. Wappalyzer
O Wappalyzer é uma extensão do navegador Google Chrome que avalia as tecnologias utilizadas em sites, como plataformas de e-commerce, sistemas de pagamento e ferramentas de marketing.
Serve para analisar concorrentes e descobrir novas soluções de maneira simples e gratuita.
27. Figma
O Figma é uma ferramenta de design colaborativa para criar protótipos de sites, aplicativos e outros projetos digitais.
A interface facilita o trabalho em equipe e o compartilhamento de ideias, e é gratuito para uso em até 3 arquivos colaborativos.
28. Freepik
O Freepik oferece uma vasta biblioteca de recursos gráficos, como ícones, vetores e imagens, para uso em materiais promocionais e conteúdos digitais.
Possui vários recursos gratuitos de imagem e modelos para edição, basta filtrar no ato da pesquisa.
29. Unsplash
O Unsplash disponibiliza imagens de alta qualidade e gratuitas para uso comercial, ideal para quem precisa de fotografias profissionais para e-commerces ou campanhas de marketing.
Também possui um serviço pago, mas basta filtrar por imagens gratuitas com licença comercial para ter acesso a imagens ilustrativas para o seu e-commerce.
30. Mailchimp
O Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing que ajuda a criar campanhas automatizadas, segmentar públicos e analisar os resultados para melhorar as estratégias.
Possui um plano gratuito para disparos de até 500 e-mails por mês.
31. Calculadora de preços e prazos dos Correios
A calculadora de preços e prazos dos Correios auxilia no levantamento de custos logísticos para o envio de produtos aos clientes.
Para utilizar, basta acessar esse link e incluir as informações de remetente e destinatário.
32. Manda Bem
A Manda Bem é uma plataforma de frete e logística, que calcula preços entre vários meios de envio para que você selecione o mais adequado para a sua loja virtual.
A plataforma não possui custo de uso e assinatura, e os pagamentos ocorrem apenas quando é realizado um envio através dela.
33. Portal do Sebrae
Diferente das ferramentas apresentadas até aqui, vamos falar sobre as possibilidades de aumentar o conhecimento na gestão do e-commerce.
O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – possui uma biblioteca de cursos à distância gratuitos sobre os mais diversos assuntos, desde marketing digital até regularização fiscal.
Acesse o site oficial e veja como adquirir novas habilidades.
Bônus: templates gratuitos para e-commerce
Aqui na Yampi, criamos uma série de materiais gratuitos que auxiliam na gestão do seu e-commerce, com soluções para precificação, desconto, planejamento e mais.
Veja cada um disponível na lista abaixo e aproveite para fazer o download:
➡️ Plano de marketing para e-commerce: saiba como ter uma marca forte no mercado e atingir o público-alvo para a sua loja virtual;
➡️ Criação de personas: confira o modelo gratuito para criar a persona ideal do seu negócio e criar estratégias de marketing mais assertivas;
➡️ Calendário para redes sociais: coloque em prática as estratégias de marketing e aproveite o potencial das redes sociais para impulsionar o seu negócio com conteúdos relevantes;
➡️ Fluxo de caixa: mantenha o controle financeiro do e-commerce com essa planilha gratuita e evite o risco de ter uma empresa no vermelho;
➡️ Margem de lucro: utilize a calculadora gratuita da Yampi para entender qual é a margem de lucro ideal para a venda dos produtos;
➡️ Calculadora de desconto: saiba qual é a porcentagem ideal de desconto para conquistar mais clientes, sem prejudicar as finanças do seu e-commerce;
➡️ Política de troca e devolução: aproveite o modelo gratuito para criar uma política de troca para o seu e-commerce, evitando ruídos na comunicação com clientes;
➡️ Controle de estoque: baixe a planilha gratuita da Yampi para controlar o estoque da loja virtual e garantir que os produtos estejam sempre disponíveis.
E não para por aí!
No blog da Yampi, você encontra artigos sobre e-commerce, gestão, dropshipping e vários outros tópicos, preparados por nossos especialistas e direcionados para quem deseja saber mais sobre o universo do e-commerce.
Quer conferir dicas de outras ferramentas essenciais para e-commerce?