Encontrar bons fornecedores para e-commerce é um desafio que requer pesquisa e análise das várias empresas disponíveis no mercado. Selecionar mais de um fornecedor por nicho, buscar recomendações e entender as avaliações em sites especializados auxilia a levar apenas os melhores produtos para a loja virtual, para aumentar a satisfação dos clientes.
Com tantas opções no comércio, escolher fornecedores para e-commerce é um desafio constante para os lojistas virtuais.
Para quem está em busca de uma boa lista de fornecedores confiáveis para abastecer o e-commerce e garantir os melhores produtos para os clientes, está no lugar certo.
Vamos entender como realizar uma pesquisa adequada de fornecedores e listar opções reconhecidas no mercado, a partir das categorias mais vendidas no e-commerce.
Continue a leitura para saber mais!
A importância de encontrar bons fornecedores para sua loja
Bons fornecedores garantem produtos de qualidade, entregas pontuais e preços competitivos, o que impacta na fidelização dos consumidores e na reputação da loja online.
Basta uma experiência negativa de compra no e-commerce para fazer com que mais da metade das pessoas desista de comprar novamente em uma mesma loja, como aponta o CX Trends 2024, desenvolvido pela Opinion Box. Ainda, o mesmo estudo mostra que a qualidade dos produtos é o principal meio de avaliação da experiência de compra.
A escolha de fornecedores adequados, com produtos que agradem a audiência, aumenta a confiança dos clientes na loja virtual. E, como sabemos, cliente feliz é um cliente que retorna.
Existe um desafio adicional ao encontrar fornecedores para e-commerce: criar uma lista de empresas por categoria. Contar com mais de uma opção previne a perda de clientes por falta de estoque.
Como encontrar fornecedores para e-commerce?
Para saber como encontrar fornecedores de produtos para e-commerce, vamos considerar que existem 2 etapas principais: a busca e a análise.
A busca por fornecedores acontece, geralmente, de 4 maneiras diferentes:
Pesquisas na internet
Identifique empresas fornecedoras de produtos por categoria utilizando os motores de busca (exemplo: Google, Bing e até mesmo YouTube).
É uma etapa básica, mas permite que você monte uma lista preliminar de empresas e comece a entender o cenário do mercado.
Pesquisas em sites especializados em fornecedores
Sites como Econodata e Central dos Fornecedores concentram grandes quantidades de empresas por setor, com filtros para encontrar as opções de acordo com o que o e-commerce vende.
Vale explorar cada um desses sites e incrementar a lista prévia de fornecedores.
Outra alternativa é buscar empresas cadastradas na plataforma Quem Fornece, repositório de fornecedores em diversas categorias de produtos e serviços.
Comunidades de empreendedores
Participar de comunidades permite a troca de experiências, dicas e, claro, fornecedores entre profissionais de um mesmo setor, como os empreendedores de e-commerce.
No Brasil, além de grupos nas redes sociais, existem espaços como o Clube do Empreendedor, Comunidade E-commerce e Comunidade Sebrae.
Feiras e eventos do setor
Outro meio para encontrar bons fornecedores é participar de eventos e feiras.
As principais para o setor de e-commerce são a Intermodal South América, o Fórum E-commerce Brasil e a Empreende Brazil Conference.
Indicação de outros lojistas
Por fim, a indicação de outros lojistas para empresas que fornecem produtos inclui uma camada de confiança na seleção, uma vez que alguém próximo testou e aprovou o uso.
Esse tipo de indicação acontece, principalmente, entre comunidades ou parceiros próximos.
Realizada a primeira etapa para encontrar, vamos entender como avaliar cada um dos fornecedores.
Pesquise o CNPJ da empresa
Antes de fechar qualquer parceria, verifique o CNPJ da empresa. Essa pesquisa ajuda a confirmar se o negócio é legítimo e está regularizado perante a Receita Federal, além de buscar possíveis processos em sites como o JusBrasil.
Ao checar o CNPJ, você garante que está lidando com uma empresa séria e evita possíveis fraudes.
Avalie as notas no Google
Algumas empresas possuem a página do Google Meu Negócio ativa, e isso permite com que usuários publiquem comentários e avaliações.
Ler esse tipo de comentário de outros clientes ajuda a ter um vislumbre sobre a qualidade dos produtos e do atendimento, o que permite identificar rapidamente pontos fortes e eventuais problemas com o fornecedor.
Busque por possíveis reclamações
Além das avaliações, pesquise se existem reclamações sobre a empresa em sites como Reclame Aqui ou nas redes sociais.
Verificar essas informações ajuda a entender melhor o histórico do fornecedor e a evitar surpresas desagradáveis, para você e seus clientes.
Teste e aprenda
Após toda a pesquisa, faça um pedido teste para avaliar a qualidade do produto, o prazo de entrega e o atendimento.
O envio de testes costuma ser uma prática comum no mercado de compra e venda de produtos, principalmente em atacado (venda de empresas para outras empresas), e ajuda a ter uma visão mais aprimorada sobre o fornecedor.
Seguindo essas etapas, você pode criar a própria lista de fornecedores com maior critério e mais personalização, de acordo com as necessidades do seu e-commerce.
Lista de fornecedores brasileiros 2025
Para criar uma lista prévia dos principais fornecedores brasileiros para e-commerce, consideramos as categorias de produtos mais vendidos em lojas virtuais em 2024, com base no E-commerce Trends 2025 da Opinion Box:
- Roupas e vestuário em geral;
- Calçados;
- Artigos de higiene e beleza;
- Eletrônicos;
- Eletrodomésticos;
- Artigos esportivos;
- Itens de decoração.
A partir disso, confira a lista de fornecedores por categoria que preparamos a seguir.
Fornecedores de vestuário para e-commerce
Lista de empresas que fornecem produtos de vestuário em geral para lojas virtuais:
- Liviana Atacado: vestuário feminino;
- Renillu Confecções: vestuário feminino e masculino;
- Atacadão da Roupa: vestuário em geral;
- Kaisan: vestuário em geral:
- Shopping Moda Online: vestuário em geral;
- Linda Rosa Atacado: vestuário feminino;
- Revanche: vestuário masculino e feminino;
- Zianel Atacado: vestuário em geral.
💡Leia também: Como montar uma loja de roupas do zero
Fornecedores de calçados para e-commerce
Veja a lista específica de fornecedores de calçados para lojas virtuais:
- Aracy Distribuidora: distribuidora de calçados em geral;
- Wilson Atacado: revenda de calçados em geral;
- Daniel Atacado de Calçados: geral, mas com foco em marcas como Grandene;
- Busca Shoes: fábrica e atacado de calçados;
- Roxê Atacado: foco em calçados femininos;
- Zapata: revenda de calçados em geral.
Fornecedores de higiene e beleza para e-commerce
Abaixo, listamos fornecedores de higiene, beleza, cuidados pessoais, maquiagem e relacionados:
- Loja do Varejo: revenda de produtos de beleza em geral;
- Revenda de Cosméticos: especializada em produtos de cuidados pessoais e maquiagem;
- Beleza na Web: conta com produtos de maquiagem, beleza, cuidados pessoais e higiene em geral;
- Shopping dos Cosméticos: especializado em cosméticos para revenda;
- Virtual Make: atacado online de maquiagem;
- Granado B2B: produtos da Granado e Phebo com condições especiais para revenda.
💡Leia também: Como vender cosméticos online?
Fornecedores de eletrônicos para e-commerce
A lista a seguir contém fornecedores de atacado para revenda de produtos eletrônicos:
- Mais Eletrônicos: atacado de produtos eletrônicos em geral, com garantia;
- Mirão Distribuidora: especializado em informática e eletrônicos;
- Hayamax: distribuidora para informática, produtos gamer e instrumentos musicais;
- Distribuidora Importline: foco em produtos importados do segmento;
- Inova Distribuidora: atacado de acessórios e eletrônicos;
- Maxtill Atacado: revenda de produtos eletrônicos nacionais e importados.
Fornecedores de artigos esportivos para e-commerce
Os fornecedores abaixos são nichos para produtos de esporte, confira:
- Mercadão dos Esportes: loja de materiais esportivos em geral;
- Lojão dos Esportes: materiais esportivos, uniformes e calçados;
- Giannini Sports: distribuidor de artigos esportivos;
- Bayard Esportes: acessórios e artigos esportivos para revenda;
- Expert Distribuidora: revenda de calçados, roupas, acessórios e suplementos esportivos.
Fornecedores de itens de decoração para e-commerce
A seguir, confira a lista de fornecedores de decoração e organização para lojas virtuais do segmento:
- Comercial Gomes: atacado de presentes e artigos de decoração em geral;
- Decor Centro: loja especializada em decoração;
- Martins Atacado: revenda de organizadores, decoração, tapetes, cortinas e demais itens para casa;
- Ativa Atacado: revenda de decoração para ambientes;
- Ultramarine Brasil: atacado de decoração;
- Zein Importação: revenda de produtos importados, incluindo decoração e organização.
Como ter uma boa relação com fornecedores?
Quando o lojista estabelece um bom relacionamento com os fornecedores, resolver problemas se torna mais fácil, além de abrir espaço para negociar melhores condições de compra e revenda, e assegurar que os produtos sejam entregues dentro dos prazos estabelecidos.
Para garantir uma boa relação, foque nos pontos a seguir:
Tenha uma comunicação objetiva e transparente
Manter uma comunicação clara e aberta é a base para qualquer relação bem-sucedida com fornecedores.
Por exemplo, enviar e-mails com informações precisas sobre pedidos, especificações dos produtos e prazos ajuda a evitar mal-entendidos.
Faça negociações adequadas ao cenário
Negociar de maneira justa e realista, considerando o mercado e a situação do fornecedor, ajuda a construir parcerias sólidas com base na confiança.
Por isso, mantenha limites adequados e controle os pedidos de desconto, evitando levar a negociação ao exagero, como ao pedir diminuição de preços que não condiz com a realidade do mercado.
Estabeleça prazos realistas
Definir prazos que reflitam a realidade do processo produtivo e logístico evita atrasos e frustrações.
Por exemplo, se um fornecedor precisa de tempo adicional para garantir a qualidade dos produtos, ajuste o cronograma de entregas e avalie outra alternativa para prover o material ou produto necessário para que a loja virtual siga em pleno funcionamento.
Construa uma relação de confiança
Investir em um relacionamento baseado na confiança mútua traz benefícios a longo prazo para o e-commerce e estabelece uma parceria duradoura com os melhores fornecedores do mercado.
Isso se torna possível com atitudes básicas, como respeitar prazos de pagamento e condições estabelecidas em negociação, além de fornecer avaliações e feedbacks sempre que possível.
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Faça pesquisas na internet
Pesquise em sites especializados em fornecedores
Entre em comunidades de empreendedores
Participe de feiras e eventos do setor
Busque indicação de outros lojistas
Pesquise o CNPJ da empresa
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Teste produtos dos fornecedores e avalie resultados
Tenha uma comunicação objetiva e transparente
Faça negociações adequadas ao cenários
Estabeleça prazos realistas
Construa uma relação de confiança