A 14ª edição do Fórum E-commerce Brasil 2023 chegou ao fim e trouxe muitas novidades sobre as tendências para o comércio eletrônico. O evento, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de julho, é o maior deste segmento na América Latina, além de uma fonte de conhecimento para quem quer ficar por dentro das últimas novidades.
A Yampi, como patrocinadora do evento, esteve presente não só com um estande, mas também na programação. Por isso, trouxemos aqui as principais estratégias apresentadas no Fórum E-commerce Brasil 2023 para você aplicar no seu negócio digital. Boa leitura!
4 maiores tendências apresentadas no Fórum E-commerce Brasil 2023
Com a expectativa de movimentar quase R$ 186 bilhões até o final de 2023, o e-commerce brasileiro não poderia estar mais aquecido. Por isso, aqueles que desejam abocanhar uma fatia generosa dessa quantia, devem estar de olho nas tendências do segmento.
No Fórum E-commerce Brasil 2023, foram apresentadas algumas novidades nas vendas online, que podem ser integradas no seu negócio, seja ele e-commerce ou dropshipping.
Confira as principais tendências apresentadas no evento:
1. Inteligência artificial generativa
A inteligência artificial veio para ficar e encontrou um ambiente propício para prosperar no e-commerce. Isso significa que agora é preciso pensar no negócio de forma mais estratégica e usar esse tipo de ferramenta para evitar trabalhos repetitivos e melhorar processos.
Por isso, o crescimento da inteligência artificial generativa, isto é, aquela que aprende a partir de comportamentos e padrões complexos, tem se tornado uma grande aliada do e-commerce.
Durante o Fórum E-commerce Brasil 2023, empresas como Mercado Livre e Boticário apresentaram como estão usando a tecnologia para otimizar documentações internas, identificar fraudes e melhorar o atendimento ao cliente.
2. Relacionamento com cliente
Quem tem loja virtual sabe: atender as expectativas dos clientes é um desafio e tanto. Por isso, cada vez mais, se torna necessário investir em estratégias de relacionamento em diferentes canais e plataformas.
Ainda mais desafiador, é garantir que esses canais ofereçam uma experiência fluida e integrada, também chamada de omnichannel. Uma das tendências apresentadas no evento foi justamente o uso do WhatsApp no atendimento ao cliente e a aplicação de CX (experiência do cliente) na navegação de lojas virtuais.
3. Influência
Uma das palestras do Fórum E-commerce Brasil 2023 foi sobre como o uso de redes sociais impacta diretamente no comportamento dos consumidores. A apresentação, realizada pelo professor do MIT, Ben Ryan Shields, levantou os benefícios de usar esse canal de comunicação nos negócios digitais.
Ele apresentou dicas para o setor de e-commerce e destacou como a influência nessas mídias pode ser uma ferramenta valiosa para as lojas virtuais. Ideia que também foi apresentada pelo TikTok, no Fórum, que mostrou como os conteúdos geram desejo de compra.
Para mim, ficou nítido que mais do que obter dados sobre o comportamento do consumidor, é importante aliar isso ao propósito da marca e buscar meios de criar conexão com seu público. Influência é algo que ajuda as empresas a atingirem marcos em sua operação, mas a junção disso com o propósito, é o que ajuda a garantir a perpetuação da marca.
Isabela Nascimento, Head of People & Culture na Yampi
4. Propósito e cultura
Além de coletar e analisar dados para tomar decisões mais assertivas e entender melhor os consumidores, ficou claro que é preciso trabalhar também o propósito e cultura da marca, mesmo no caso de lojas virtuais.
Isso porque, no ambiente online, onde há mais usuários do que “clientes fiéis”, é preciso encantar para fidelizar e garantir a recorrência. Por isso, é essencial utilizar os canais para divulgar a história da marca, criar emoções e deixar claro o posicionamento estratégico do seu negócio.
Leia também: Como tornar e manter um cliente recorrente?
A Yampi presente no Fórum E-commerce Brasil 2023
Assim como em 2022, a Yampi também esteve presente no Fórum E-commerce Brasil 2023, dessa vez com um espaço ainda maior e mais dinâmicas para o público. Estima-se que mais de 2000 pessoas demonstraram interesse nas soluções da Yampi nos três dias de evento.
Além de apresentar as nossas soluções para o público, como a nossa plataforma de Loja Virtual completa e o Checkout Transparente líder em vendas no Brasil, também tivemos a oportunidade de interagir e nos aproximar ainda mais de clientes, parceiros e dos participantes do Fórum
Lucas Colette, CEO da Yampi
Para deixar o momento mais descontraído e interessante, tivemos uma gamificação, na qual o visitante poderia adquirir Yampicoins, a serem trocadas por produtos na Lojinha da Yampi. Também tivemos um bolão com brindes exclusivos de parceiros e demonstrações dos nossos produtos.
E em 2024 tem mais: a Yampi já está confirmada na 15ª edição do Fórum E-commerce Brasil!