Fórum E-commerce Brasil 2024: inovações e tendências para ficar de olho

Marina Montenegro 14/08/2024 4 min de leitura
Tendências do Fórum E-commerce Brasil 2024

O Fórum E-commerce Brasil 2024, realizado em São Paulo, reuniu grandes nomes do varejo digital, oferecendo um espaço valioso para a discussão de inovações, tendências e desafios do setor.

A 15ª edição do Fórum E-commerce Brasil 2024 consolidou o evento como o maior e mais influente de comércio eletrônico da América Latina. 

Realizado anualmente em São Paulo, o evento é um ponto de encontro para os principais players do mercado. Afinal, é um ambiente para discutir as tendências emergentes, compartilhar inovações tecnológicas e traçar o futuro do e-commerce no Brasil e no mundo.

Este ano, o Fórum destacou a importância crescente do setor no cenário econômico global e reuniu milhares de profissionais do varejo digital. Desde empreendedores até grandes corporações, todos em busca de novas estratégias e soluções para aprimorar suas operações e conquistar novos clientes. 

A Yampi, como uma das líderes em plataformas de e-commerce no Brasil, esteve presente, apresentando suas soluções e participando ativamente das discussões.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo o que rolou e o que esperar para o e-commerce nos próximos anos.

O que é o Fórum E-commerce Brasil 2024?

O Fórum E-commerce Brasil é um evento anual que reúne os maiores especialistas, líderes e inovadores do comércio eletrônico no Brasil. O Fórum se tornou uma referência para quem deseja entender as mudanças do mercado, descobrir tecnologias e se atualizar sobre as melhores práticas de e-commerce.

Além de ser uma oportunidade para networking, o evento oferece uma rica programação com palestras, workshops e exposições que abordam diversos aspectos, desde marketing digital e logística até meios de pagamento e experiência do cliente.

Quando foi o Fórum E-commerce Brasil 2024?

O Fórum E-commerce Brasil 2024 ocorreu entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Durante três dias intensos, o evento atraiu mais de 20 mil participantes e contou com mais de 150 expositores, além de dezenas de palestrantes nacionais e internacionais.

Tendências do Fórum ECBR para o e-commerce

Palco de discussões, o Fórum ECBR trouxe algumas das tendências mais promissoras que moldarão o futuro do comércio eletrônico. 

Dentre os temas abordados, alguns merecem destaque pela relevância e impacto que terão nos próximos anos 👇

Omnicanalidade e experiência do cliente

A convergência entre os canais físicos e digitais continua a ser uma prioridade para o varejo. No Fórum E-commerce Brasil 2024, a omnicanalidade foi tema central em diversas palestras, refletindo a crescente necessidade de oferecer uma experiência integrada e personalizada para os consumidores. 

Isso porque a personalização baseada em dados, combinada com uma estratégia omnichannel, permite que as marcas ofereçam uma experiência de compra contínua e adaptada às preferências individuais dos consumidores.

Nas palestras do evento, foi discutido como as empresas estão utilizando CRMs (Customer Relationship Management) avançados, inteligência artificial e realidade aumentada para conectar o online e o offline. Os visitantes do Fórum tiveram acesso a cases de sucesso de marcas que já estão implementando essas tecnologias para proporcionar uma jornada de compra sem atritos e altamente personalizada.

Sustentabilidade no e-commerce

No e-commerce, a sustentabilidade se tornou uma prioridade, não apenas por questões éticas, mas também como um diferencial competitivo. Consumidores estão cada vez mais conscientes e exigem transparência sobre práticas sustentáveis. O Fórum destacou iniciativas como o uso de embalagens eco-friendly, logística reversa eficiente e a compensação de carbono.

Especialistas discutiram como a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo, especialmente entre consumidores mais jovens, que priorizam empresas alinhadas com seus valores. Foram apresentados exemplos de marcas que implementaram com sucesso práticas sustentáveis em suas operações, criando não apenas impacto ambiental positivo, mas também fortalecendo a fidelidade do cliente.

Pagamentos inovadores

As soluções de pagamento digital estão se diversificando. O destaque foi para as novas formas de parcelamento e integração com carteiras digitais, oferecendo mais flexibilidade e conveniência ao consumidor. O Pix Parcelado, por exemplo, aparece como uma solução promissora para aumentar a conversão de vendas.

Além de novas formas de pagamento, a segurança digital também foi um ponto relevante, com discussões sobre como as tecnologias emergentes estão ajudando a proteger tanto os consumidores quanto os lojistas de fraudes e outras ameaças. O foco foi na necessidade de criar um ambiente de pagamento seguro e confiável, que também seja conveniente para o consumidor.

💡Leia também: Como funciona um gateway de pagamento e quais são os melhores?

Inteligência Artificial e automação

Ela é a queridinha da vez e teve destaque no Fórum E-commerce Brasil 2024 também. A IA está redefinindo o e-commerce ao automatizar processos, melhorar a análise de dados e personalizar interações com os clientes. 

No evento, a inteligência artificial foi um dos assuntos mais discutidos. Especialistas apresentaram como a IA está sendo utilizada em áreas como atendimento ao cliente, recomendações de produtos e otimização de inventário. 

A automação também foi destacada como uma ferramenta indispensável para escalar operações de e-commerce, permitindo que as empresas respondam rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor e no mercado. Com a IA, o foco está em oferecer experiências mais personalizadas, aumentar a eficiência operacional e melhorar a tomada de decisões com base em dados robustos.

Yampi no Fórum E-commerce Brasil 2024

A Yampi teve uma participação expressiva no Fórum E-commerce Brasil 2024, destacando-se como uma empresa que não apenas segue as tendências do mercado, mas as lidera. Durante o evento, a Yampi apresentou sua solução de plataforma completa de e-commerce e o checkout que mais converte. 

Além do estande para interações e brindes, a Sala de Conteúdo da Yampi foi um sucesso, com palestras e oficinas que tiveram capacidade máxima de público. Destaque principalmente para as duas oficinas:  A Arte de Produzir Conteúdo com o Celular, com o videomaker Fill Rocha, e Dominando a Arte de Definir o Preço Certo, com Gabriel, CEO da Linda Casa.

O CEO da Yampi, Lucas Colette, também marcou presença e abriu a Sala de Conteúdo nos dois dias do evento com a palestra “Ferramentas essenciais para aumentar suas vendas”. Alguns dos recursos destacados pelo fundador da Yampi foram a Recuperação de Carrinho Abandonado, Order Bump, Upsell e Retentativa Transparente – todos eles nativos e gratuitos da plataforma. 

Ainda houve espaço para falar sobre o ChatGPT e como ele pode auxiliar os lojistas a criarem planilhas e inteligentes para a gestão do negócio. 

Assinatura Marina Montenegro

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