Como funciona um gateway de pagamento e quais são os melhores? 

Aurea Araujo 01/10/2024 7 min de leitura
gateway de pagamento

Você sabe o que é um gateway de pagamento? Com certeza, já deve ter se deparado com  esse termo em algum momento, enquanto pesquisava sobre como criar uma loja virtual.

Um gateway de pagamento, resumidamente, é um serviço que facilita a transação entre a loja virtual e os clientes, servindo como um intermediário entre as duas partes e as instituições financeiras, garantindo a segurança da operação.

Vamos explicar com mais detalhes como funciona um gateway de pagamento, como escolher a melhor opção para a sua loja virtual, quais são as funcionalidades e configurações de gateway disponíveis na Yampi e muito mais. 

Fique com a gente para aprender tudo sobre gateway de pagamento!

O que é gateway de pagamento?

Explicamos brevemente o que é um gateway de pagamentos, mas vamos aprofundar um pouco mais agora.

Um gateway de pagamentos é um sistema terceirizado, conectado à loja virtual e às instituições bancárias. Ou seja: o serviço foi desenvolvido para tornar as transações financeiras nos e-commerces mais rápidas e com maior segurança.

Em tradução literal, “gateway” significa “porta de entrada” que, nesse contexto, faz total sentido com o objetivo da solução.

Usando um gateway de pagamentos, os clientes ganham mais agilidade na hora de finalizar as compras e as lojas evitam problemas recorrentes, como perder uma venda porque o sistema estava lento ou as páginas demoram muito para carregar.

Além disso, dentro de um mesmo gateway, você pode configurar vários meios de pagamento, como diferentes bandeiras de cartões de crédito e débito, boleto bancário, Pix e Pix parcelado, similar ao que faz um intermediador de pagamento.

Qual a diferença entre gateway e afiliação de pagamento?

Quando você integra um gateway de pagamentos na sua loja virtual, é necessário realizar uma série de configurações, selecionando quais meios e condições de pagamento podem ser utilizados pelos clientes.

Dessa forma, essas configurações são chamadas de afiliação de pagamentos.

Em outras palavras, uma afiliação é a conexão entre o gateway  e os meios de pagamento aceitos pela loja virtual, que podem ser cartões de crédito, débito, Pix e demais possibilidades.

Assim, enquanto o gateway é a solução que garante a segurança dos dados transmitidos no momento do pagamento, a afiliação se refere às configurações daquele gateway.

E o que é adquirente e subadquirente?

Além de gateway e afiliação de pagamento, é importante que você, como lojista, também esteja de olho em outros dois termos: adquirentes e subadquirentes. 

Afinal, o primeiro é responsável por estabelecer uma comunicação com as bandeiras dos cartões de crédito e com os bancos emissores para efetuar o processamento das transações. Assim, uma vez aprovada a compra, a adquirente se responsabiliza de receber os fundos dos bancos e transferir para o lojista. 

Em contrapartida, o e-commerce enfrenta requisitos rigorosos de segurança ao buscar credenciamento com uma empresa adquirente, demandando um investimento substancialmente mais elevado. 

Por outro lado, o subadquirente desempenha um papel crucial na facilitação dos pagamentos entre todas as partes envolvidas. Assim, é uma opção amplamente adotada por lojas de menor porte devido à sua praticidade, permitindo iniciar a aceitação de pagamentos online com uma única integração.

Como um gateway de pagamento funciona?

Uma operação financeira realizada dentro de um gateway de pagamentos passa por várias etapas em questão de segundos. Parece complicado, mas vamos explicar:

🛒 Na loja virtual, depois que o cliente escolhe os produtos e envia para o carrinho, chega a hora de efetivar o pagamento.

💳 Nesse momento, o cliente precisa escolher o meio de pagamento, preencher os seus dados e efetivar a transação.

ℹ️ Enquanto isso, o gateway de pagamentos, que recebeu os dados desse cliente, verifica junto à instituição financeira se as informações são verdadeiras, se o cliente possui crédito, se possui fundos na conta de débito, entre outros pontos.

📧 Com base no retorno do banco, o gateway libera ou não a efetivação da compra e, em seguida, envia uma notificação para o cliente confirmando a conclusão da transação financeira.

💸 Se está tudo certo e o pedido foi finalizado, o gateway de pagamentos inicia o processo de transferir os valores do cliente para a loja virtual.

Gateway de pagamento e intermediador de pagamento: quais as diferenças?

Então, um gateway de pagamentos possibilita a conexão entre o e-commerce, cliente e banco (ou instituições financeiras), como se fosse uma maquininha de cartões, mas virtual.

Um intermediador de pagamentos faz algo muito similar, mas com uma diferença importante: o intermediador assume os riscos da operação financeira.

Para que fique mais fácil de entender: enquanto o gateway faz uma conexão direta, abre uma porta com a instituição financeira, o intermediador atua como uma ponte, fazendo a ligação entre as partes mas com um trajeto um pouco maior.

O gateway de pagamentos possibilita que a compra seja finalizada dentro do e-commerce, enquanto o intermediador envia para um link alternativo. O gateway geralmente demanda a contratação de um sistema antifraude, enquanto o integrador possui por padrão.

Os dois podem ser utilizados ao mesmo tempo dentro do e-commerce, com o mesmo objetivo: garantir que o sistema de pagamentos esteja sempre disponível.

Mas quando saber se você deve utilizar um gateway de pagamentos ou um intermediador? 

Separamos alguns benefícios que podem te ajudar na decisão.

Benefícios de usar gateways de pagamento no e-commerce

Em dúvida sobre a escolha de um gateway como processador dos pagamentos do seu e-commerce? Veja algumas das principais vantagens do serviço para levar em consideração:

Segurança das transações

Gateways de pagamento são projetados para proteger as informações financeiras dos clientes. Isso porque utilizam criptografia avançada e padrões de segurança para garantir que os dados do cartão de crédito e outras informações confidenciais sejam transmitidos de forma segura.

Aceita diferentes meios de pagamento

Esse tipo de serviço geralmente suporta vários métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, carteiras digitais, boleto bancário, Pix e Pix parcelado. Assim, é possível ampliar as opções de pagamento para os clientes e pode contribuir para aumentar as vendas online.

Integração facilitada com as lojas virtuais

São projetados para serem facilmente integrados aos sistemas de comércio eletrônico e às plataformas de pagamento. Assim, simplificam o processo de configuração e operação.

Melhora na experiência do usuário

Ao fornecer um processo de pagamento suave e seguro, os gateways de pagamento contribuem para uma experiência do cliente positiva, o que pode aumentar a fidelidade e as recomendações.

Leia também: Como tornar e manter um cliente recorrente

Redução de riscos para os lojistas

Os gateways também ajudam a reduzir o risco de fraude financeira, uma vez que realizam verificações de segurança e autenticação do cliente junto às instituições bancárias. 

Notificação em tempo real

Durante a finalização da compra, os gateways de pagamento fornecem notificações em tempo real sobre o status das transações, permitindo que os vendedores processem pedidos e entregas mais rapidamente.

Análise de dados disponível

Além disso, os gateways de pagamento fornecem dados valiosos sobre o comportamento de compra dos clientes, permitindo que os vendedores tomem decisões baseadas em dados para melhorar as estratégias de vendas.

Botão para ler artigo sobre métricas no e-commerce

Quais são os melhores gateways de pagamento?

Chegou a hora de escolher qual será o gateway de pagamentos utilizado na sua loja virtual.

Portanto, separamos alguns dos mais populares, com base em categorias como preço, origem nacional ou internacional, e melhores opções para o dropshipping

Entre as categorias, existem nomes que se repetem por abrangerem características similares.

Confira!

Dicas de gateways nacionais e internacionais

Para iniciarmos, os principais gateways desenvolvidos e mantidos no Brasil são: Getnet, PagSeguro, Pagar.me e Cielo.

Entre as opções de gateways disponíveis no mercado, existem algumas internacionais, como o PayPal e Square Payments.

Dicas de gateway com as taxas mais atrativas

Todo intermediador ou gateway de pagamento possui uma taxa por transação realizada. Em 2023, alguns dos principais gateways de pagamento com as menores taxas de pagamento são: Mercado Pago, PagSeguro, PayPal, Pagar.me e Iugu.

Dicas de gateway para dropshipping

Se você utiliza a sua loja virtual como dropshipping, considere gateways que possuam taxas menores e repasse financeiro com menor tempo, além de proteção antifraude – que é importante para todos, mas tem um ponto a mais na confiança do dropshipping.

Algumas opções são: Appmax, Mercado Pago, e Dom Pagamentos.

Bônus: gateways e integradores de pagamento disponíveis na Yampi

Na sua loja virtual da Yampi, estão disponíveis alguns dos gateways e integradores de pagamentos mais populares, divididos de acordo com o plano contratado.

Por exemplo, no plano Basic da Yampi, você tem acesso ao:

Nos planos Starter e Pro da Yampi, além dos disponíveis no Basic, você também conta com integrações como:

Como escolher o melhor gateway de pagamento para minha loja?

Com tantas opções disponíveis, escolher o melhor gateway para o seu e-commerce demanda analisar alguns pontos relevantes, como:

  • Integração disponível: o quão fácil é configurar o gateway na plataforma em que está a sua loja virtual;
  • Taxas: quanto custa cada transação financeira ou os valores para pagamentos mensais;
  • Checkout transparente: se o gateway permite a integração em uma interface dentro da loja virtual, para que o cliente não seja redirecionado a outro endereço;
  • Sistemas antifraudes: quais são as medidas de segurança do gateway selecionado;
  • Meios de pagamento: quantos e quais são os meios de pagamento disponibilizados dentro do sistema;
  • Disponibilidade dos valores: em quanto tempo é repassado o valor das operações finalizadas.

Em resumo: o gateway de pagamento precisa ser seguro, de fácil configuração, com taxas que cabem no caixa da sua loja virtual e que proporcione a melhor experiência de compra para o seu cliente e para você, como lojista.

Como configurar gateway de pagamento na Yampi?

Para configurar o gateway de pagamentos da sua preferência na loja da Yampi, siga os seguintes passos:

  • Acesse o painel de administrador da Yampi;
  • No menu lateral esquerdo, selecione “Checkout” e, depois “Pagamento“;
  • Na sessão de “Afiliações“, procure pelo gateway ou integrador de pagamento de preferência;
  • Selecione a opção desejada e preencha o formulário com as configurações como nome da afiliação e nome que aparecerá na fatura do cartão;
  • Finalize salvando a configuração.

Após configurar a afiliação, você precisa selecionar quais meios de pagamento serão permitidos em cada uma das afiliações, que condizem ao gateway de pagamentos selecionado. Mas não se preocupe: o processo é feito após a seleção do gateway ou integrador, no mesmo menu “Afiliações”.

5 métricas para acompanhar junto ao gateway de pagamento

Os dados fornecidos dentro de um gateway de pagamentos são muito valiosos para os lojistas, que podem utilizar as informações para criar novas e melhores estratégias de vendas.

Além das informações que você acessa dentro do painel da sua loja virtual, como a taxa de abandono de carrinho e taxa de conversão, acompanhe também:

  1. A taxa de rejeição de pagamentos: se for elevada, pode indicar um problema na configuração do gateway;
  2. O tempo médio de processamento: como o exemplo anterior, se o tempo de espera for longo, pode ter um impacto negativo na experiência de compra;
  3. O valor médio da transação: para avaliar o ticket médio das compras realizadas;
  4. A taxa de conversão por meio de pagamento: para entender quais dos meios de pagamento possuem melhores taxas de conversão;
  5. E a taxa de conversão por dispositivo: para entender em quais meios os clientes finalizam as compras e, consequentemente, como está o desempenho do gateway nos diferentes dispositivos.

Agora que você chegou até aqui, tem todos os materiais para pesquisar, analisar e escolher o melhor gateway de pagamentos para a sua loja virtual. Portanto, basta fazer as integrações necessárias e ver as suas vendas decolarem!

O que é gateway de pagamento?

Um gateway de pagamento é um sistema terceirizado, conectado à loja virtual e às instituições bancárias, que serve para garantir a segurança e agilidade nas operações financeiras do e-commerce.

Quais os benefícios de usar gateway de pagamento no e-commerce?

Segurança das transações
Aceita diferentes meios de pagamento
Integração facilitada com as lojas virtuais
Melhora na experiência do usuário
Redução de riscos para os lojistas
Notificação em tempo real
Análise de dados 

Como escolher o melhor gateway de pagamento para minha loja?

Para escolher o melhor gateway de pagamento para sua loja virtual, avalie os pontos abaixo:
Integração disponível
Taxas
Checkout transparente
Sistemas antifraudes
Meios de pagamento
Disponibilidade dos valores

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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