Como está o giro de estoque da sua loja virtual?
Saber, no detalhe, como está a entrada e saída de produtos, a quantidade de vezes em que o estoque é inteiramente renovado e quais são os produtos que ficam por mais tempo armazenados faz toda a diferença na gestão de um e-commerce.
Afinal, ao controlar o giro de estoque, o lojista entende quando precisa renovar o estoque de produtos ou fazer liquidações para vender o que está há mais tempo parado.
Aliás, existem maneiras para fazer o controle de produtos que todo gestor de e-commerce deve saber. E é sobre isso que vamos falar por aqui.
O que é giro de estoque?
Giro de estoque é uma métrica que aponta quantas vezes o estoque de um produto específico, ou de uma loja virtual inteira, foi reposto em um período específico de tempo.
Ou seja: esse indicador mostra quantas vezes o lojista precisou comprar mais de uma qualidade de produto, ou de vários, para suprir o estoque do e-commerce.
O giro de estoque também pode ser chamado de rotação de estoque.
A importância de calcular o giro de estoque no e-commerce
O giro de estoque é mais uma das métricas importantes para quem trabalha com gestão de e-commerce.
A partir desse dado, é possível entender:
- Quais produtos mais vendem;
- Quais produtos menos vendem;
- Qual é o período com maior reposição de produtos;
- Quando é necessário repor o estoque de algo;
- Quanto a pessoa lojista deve investir em estoque;
- Quais são os gastos com armazenagem;
- Como está o aproveitamento dos espaços de armazenamento de produtos;
- Se é necessário adquirir mais espaço para aumentar o estoque.
Resumidamente, o controle do giro de estoque tem impacto direto nas finanças da loja virtual. Afinal, se essa métrica está alta, é necessário investir em mais estoque. Assim, se está baixa, é preciso entender como incentivar os clientes a comprarem mais.
Como calcular giro de estoque no e-commerce: tutorial
Para calcular o giro de estoque, é necessário 3 métricas diferentes: período de tempo, quantidade de vendas e volume de produtos armazenados. Os valores são monetários.
Dessa forma, você pode escolher os períodos para o cálculo que mais fizerem sentido com o seu nicho de atuação. Por exemplo: se o seu e-commerce é de produtos alimentícios, provavelmente o período de reposição é menor do que um mês.
Vamos explicar como funcionam dois modos diferentes para calcular o giro de estoque de uma loja virtual, considerando um cálculo mensal e diário.
Cálculo do giro de estoque mensal
O primeiro cálculo considera a análise do mês. Para isso é necessário:
- Quantidade de produtos armazenados nos últimos 30 dias;
- Quantidade de vendas dos últimos 30 dias.
O cálculo fica assim:
Total de vendas ÷ Produtos armazenados = Giro de estoque do mês.
Por exemplo:
Uma loja virtual de sabonetes artesanais, nos últimos 30 dias, armazenou R$2.000,00 em insumos. O total de vendas no mesmo espaço de tempo foi de R$5.000,00.
5.000 ÷ 2.000 = 2,5 = número de vezes que o estoque precisou ser reposto.
Cálculo do giro de estoque em dias
O giro de estoque por dia segue a mesma lógica do cálculo por mês, mas deve ser avaliado diariamente.
É o tipo de cálculo mais utilizado por lojas que possuem grande saída de produtos ou trabalham com alimentos perecíveis.
O cálculo fica assim:
Total de vendas ÷ Produtos armazenados = Giro de estoque do dia.
Por exemplo:
Uma loja virtual de pães armazena R$50,00 em insumos para produção, e vende R$300,00 por dia.
300 ÷ 50 = 6 = número de vezes que o estoque precisou ser reposto por dia.
Além dessas duas possibilidades, os lojistas podem calcular o giro de estoque em outros períodos de tempo, como trimestre, semestre ou anual. Ou seja: basta substituir os valores de mês para a soma do período todo.
Qual é o giro de estoque ideal para uma loja online?
O valor ideal que representa um giro de estoque positivo para a loja virtual vai depender do investimento e das metas de vendas da loja.
Mas a regra geral é: quanto maior for o valor resultante do cálculo, significa que a loja está vendendo muito e precisando renovar o inventário mais vezes.
Ou seja: quanto maior, melhor.
Assim, se o resultado for um número muito baixo, como 1 ou 2, significa que a loja precisou renovar o estoque poucas vezes, e isso pode representar uma baixa nas vendas online.
Como controlar giro de estoque no e-commerce
Lembra quando falamos como o giro de estoque tem impacto no rendimento monetário da loja virtual?
Pois agora vamos entender como fazer a gestão para garantir que a saúde financeira esteja sempre em dia e evitar prejuízos.
Mantenha o inventário atualizado
Você só consegue fazer o cálculo do giro de estoque sabendo qual é a quantidade e o valor dos produtos armazenados.
Por isso, manter o inventário da sua loja virtual atualizado é uma etapa muito importante da gestão.
Aliás, independente do período que deseja analisar, o inventário da loja deve sempre estar atualizado, com as categorias de produtos definidas, quantidades e valor total.
Acompanhe os indicadores de vendas
O segundo dado mais importante para calcular a rotatividade do estoque é a quantidade de vendas.
Acompanhar essa métrica é essencial para entender, além da saúde financeira do negócio, quais são os produtos que estão vendendo mais ou menos, se é necessário aumentar o espaço de armazenamento ou se está na hora de liquidar estoques parados.
💡 Com o uso de um ERP integrado à loja virtual, é mais fácil fazer o acompanhamento de vendas quanto de outros indicadores importantes
Aumente a rotatividade do estoque
Estoque parado representa, na maioria dos casos, prejuízo para a loja virtual.
Por isso, aumentar a rotatividade de produtos e, como consequência, o giro de estoque, é uma atitude positiva.
Dessa forma, isso pode ser feito de algumas maneiras, como: reduzindo as quantidades na reposição, fazendo liquidações, trabalhando com produtos limitados.
Aplique a curva ABC na gestão do estoque
A curva ABC abrange 3 categorias principais de produtos: os que vendem mais, mas geram menos lucro; os que vendem médio e geram lucro médio; e os que vendem menos, mas são os que mais trazem lucro para o e-commerce.
Aplicar a metodologia na gestão ajuda a calcular qual é o melhor momento de investir mais ou menos em uma categoria específica de produto, que vai resultar em um maior giro de estoque ou menor, mas com mais rentabilidade.
5 dicas de como aumentar giro de estoque baixo
Se o giro de estoque bom é aquele que tem um número alto de reposições, o que fazer quando a métrica está baixa?
Em geral, isso significa que a loja precisa vender mais e liberar estoque. Considerando isso, temos 5 dicas para quem quer reverter o cenário de giro baixo. Confira!
1. Faça o levantamento dos produtos com menor saída
Os produtos com menos vendas podem ser a causa do seu giro de estoque estar baixo.
Portanto, identifique quais são esses produtos e aplique técnicas de vendas para aumentar a rotatividade.
💡 Por exemplo: crie uma página de “Outlet” ou “Saldos” na sua loja virtual para centralizar esses produtos, com descontos.
2. Invista em novos produtos em menor quantidade
Sim, adquirir mais produtos pode resultar em um aumento das vendas da loja virtual.
Não um número grande para criar mais estoque. Mas, sim, menores quantidades de produtos novos.
A ideia é variar as opções e, ao mesmo tempo, testar a saída com os clientes.
3. Crie promoções específicas
As promoções específicas devem ser feitas com os produtos de menor saída, mas também podem ser ajustadas para o estoque em geral.
Assim, ações como “Leve 2, Pague 1”, Upsell e Order Bump ajudam a vender mais produtos, aumentando o giro de estoque.
4. Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são frases utilizadas na promoção de produtos que auxiliam no aumento das vendas e, como consequência, em mais saídas de produtos.
Por isso, experimente criar uma sessão no e-commerce nomeada “últimas unidades” e centralize os produtos que estão com pouca saída na sua loja.
5. Faça liquidações periódicas
Alguns e-commerces possuem liquidações que acontecem em momentos específicos do ano, muito conhecidas do público.
Considere criar uma versão própria para liquidar o estoque da loja e renovar a cada ano, semestre ou de acordo com a movimentação da sua loja.
A Yampi é a plataforma ideal para gerenciar seu e-commerce
Sabe o que mais ajuda a aumentar o giro de estoque? Uma boa experiência de compra na sua loja virtual!
Na plataforma de e-commerce da Yampi, você abre uma loja gratuitamente e conta com muitos recursos para aumentar as vendas. Além do Upsell e Order Bump, a sua loja virtual também conta com as principais integrações e ferramentas para te ajudar a aumentar a saída de produtos.
Assim, é possível conectar sistemas de ERP, marketing, atendimento e muito mais diretamente na sua loja virtual.
Além desses benefícios, a sua loja é desenvolvida em uma plataforma pensada para promover a melhor experiência ao cliente, desde a navegação até a finalização da compra, tanto em computadores quanto smartphones.
O giro de estoque, também conhecido como rotação de estoque, é uma métrica que aponta quantas vezes um produto específico, ou de uma loja virtual inteira, foi reposto em um período específico de tempo. Dessa forma, ele mostra quantas vezes o lojista precisou comprar mais de uma qualidade de produto, ou de vários, para suprir seu estoque.
O valor ideal que representa um giro de estoque positivo para a loja virtual vai depender do investimento e das metas de vendas da loja. Mas a regra geral é: quanto maior for o valor resultante do cálculo, melhor, pois significa que a loja está vendendo muito e precisando renovar o inventário mais vezes.
Você deve escolher calcular por mês ou em dias. Nos dois casos, divida o total de vendas pela quantidade de produtos armazenados. Calcular o giro de estoque em dias é mais indicado para lojas que possuem grande saída de produtos ou as que trabalham com alimentos perecíveis.
Mantenha o inventário atualizado
Acompanhe os indicadores de vendas
Aumente a rotatividade do estoque
Aplique a curva ABC na gestão do estoque
Faça o levantamento dos produtos com menor saída
Invista em novos produtos em menor quantidade
Crie promoções específicas
Utilize gatilhos mentais
Faça liquidações periódicas